Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duarte Pacheco - não o Min. das OP mas a Subida !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duarte Pacheco - não o Min. das OP mas a Subida !

    Sempre gostei muito de perceber os fenómenos da Fisica.

    Como tal as questões da potência, binário, peso e como se conjugam sempre me fascinaram.

    Tinha como melhor marca imaginária, na subida do titulo, chegar ao topo a cerca de 165 o que equivale a 3.100 rpms em 6ª no A3. Também já tinha percebido que dificilmente faria melhor em 5ª e que mesmo partindo a mais velocidade, havia uma perca até aproximadamente este valor.

    Isto claro no meu mundo imaginário sem limites de velocidade, mas com condutores atentos e conscienciosos.

    Recentemente num otto, no qual já tinha constatado que havia ligeiras percas entrando na subida a 160/165 em 5ª, percebi hoje que um pouco mais depressa a coisa corre melhor.

    Fiz então 175 lá em cima a umas animadas 4.400 em 5ª, talvez ajudado pelo facto de estar muito frio (os motores a gasolina gostam disto para respirar melhor) e pelo facto de que já tinha andado mais de 50 km.

    Em 4ª de certeza que fazia melhor, mas mesmo em 5ª pelo que vi hoje também.

    Aqui a potência falou claramente mais alto que o binário
    Editado pela última vez por v7; 10 January 2009, 16:06.

    #2
    Eu tenho a opinião de que a potência determina muito mais o andamento do carro do que qualquer outra coisa (partindo de pesos e aerodinamicas iguais).

    O binário só pode indicar um tipo de resposta do motor a essa mesma rotação.

    No teu caso, o teu carro tem de chegar lá acima à mesma velocidade (aproximada) de qualquer carro com os mesmos 200cv (nºs redondos).

    Já agora: nos motores diesel também noto uma melhor resposta em tempo frio.
    No pico do calor, é notoria a menor velocidade de ponta do meu diesel de serviço.

    Comentário


      #3
      Muito gostas tu dessa subida

      Eu raramente gosto por causa do trânsito e dos empatas que andam por ali aos S's

      Só se for bem tarde, e por acaso gosto mais vindo da Ponte do que das Amoreiras...é que das Amoreiras conta mais a loucura de embalar antes...no outro é mais em força

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
        Eu raramente gosto por causa do trânsito e dos empatas que andam por ali aos S's
        Eu nunca apanhei aquilo suficientemente disponível para subir a fundo desde o início.

        Já os cabos d'ávila deram para expremer a sucata alemã toda, na vinda de um cafézinho.

        Comentário


          #5
          145/150 em 3ª para lá das 7000rpm tábom...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
            Muito gostas tu dessa subida

            Eu raramente gosto por causa do trânsito e dos empatas que andam por ali aos S's

            Só se for bem tarde, e por acaso gosto mais vindo da Ponte do que das Amoreiras...é que das Amoreiras conta mais a loucura de embalar antes...no outro é mais em força
            Tens de ver a quanto entras na curva...o maximo que fiz foi 120km/h...

            Comentário


              #7
              Epá acho que nunca dei mais de 90km/h nessa subida

              Nunca a fiz vindo das Amoreiras, mas sempre vindo da Pt. 25 de Abril.

              E é preciso estar pouco trânsito porque há sempre montes de pessoas a empatar. Mesmo na faixa da esquerda vejo montes de gente a 80-90 100km/h no máximo.

              Comentário


                #8
                Tenho de perguntar a um amigo quanto consegue no 120d.

                Uns 165-170km/h devem ser possíveis.
                Editado pela última vez por ClioIIIRS; 10 January 2009, 20:24.

                Comentário


                  #9
                  Nessa subida (Amoreiras-Cascais) depois do viaduto a 80km/h +-, consigo chegar até um bocado antes da saída para Monsanto a cerca de 140km/h em 6ª!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                    Muito gostas tu dessa subida

                    Eu raramente gosto por causa do trânsito e dos empatas que andam por ali aos S's

                    Só se for bem tarde, e por acaso gosto mais vindo da Ponte do que das Amoreiras...é que das Amoreiras conta mais a loucura de embalar antes...no outro é mais em força
                    sabendo ele que a Vel. Máx no viaduto é de 50km\h

                    PS.: e já agora a subida é a subida da Pimenteira

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                      Epá acho que nunca dei mais de 90km/h nessa subida

                      Nunca a fiz vindo das Amoreiras, mas sempre vindo da Pt. 25 de Abril.

                      E é preciso estar pouco trânsito porque há sempre montes de pessoas a empatar. Mesmo na faixa da esquerda vejo montes de gente a 80-90 100km/h no máximo.
                      Faço essa subida à anos e só mesmo à noite, quando já a malta dorme o seu soninho, é que aquilo está desimpedido para subir a "dar-lhe".

                      De resto, durante o dia, mais parece um slalom à la teste do alce...a subir.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                        sabendo ele que a Vel. Máx no viaduto é de 50km\h

                        PS.: e já agora a subida é a subida da Pimenteira

                        Não tenho a certeza, mas julgo que é 80km/h!

                        Comentário


                          #13
                          Adoro essa subida: à noite, com pouco (ou nenhum) trânsito, é o meu local de eleição para apurar as qualidades motoras dos automóveis.

                          Alguns registos:

                          BMW 530d (184cv), chega ao topo a 180km/h, em 5.ª;

                          Volvo S80 2.5 d (140cv), chega ao topo a 150km/h, em 5.ª;

                          MG TF 115cv, chega ao topo, em 4.ª, a cerca de 165, 170km/h;

                          Toyota Land Cruiser, 3.0 VX (125cv), a cerca de 130km/h.

                          Land Rover Série III, pick up curta, faz a subida toda a 60km/h :-)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                            Adoro essa subida: à noite, com pouco (ou nenhum) trânsito, é o meu local de eleição para apurar as qualidades motoras dos automóveis.

                            Alguns registos:

                            BMW 530d (184cv), chega ao topo a 180km/h, em 5.ª;

                            Volvo S80 2.5 d (140cv), chega ao topo a 150km/h, em 5.ª;

                            MG TF 115cv, chega ao topo, em 4.ª, a cerca de 165, 170km/h;

                            Toyota Land Cruiser, 3.0 VX (125cv), a cerca de 130km/h.

                            Land Rover Série III, pick up curta, faz a subida toda a 60km/h :-)
                            Valores porreiros e realistas, com excepção do MG que me parece muito optimista, não ?

                            Concordo que seja um excelente sitio para apurar as qualidades "motoras" dos automoveis

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Valores porreiros e realistas, com excepção do MG que me parece muito optimista, não ?
                              Esse teste ao MG foi feito há cerca de 4/5 anos...e se calhar posso estar equivocado.

                              O barulho era tal que se calhar nem consegui ver bem o velocímetro

                              Mas uma destas noites tiro isso a limpo

                              Ah, já fiz esse teste com o A3 do meu irmão (SB, sport, 140cv) e atingi os mesmos valores que referes...nesse carro não vale mesmo a pena fazer isso em 5.ª, porque a 6.ª aguenta tudo a partir dos 80km/h

                              Comentário


                                #16
                                Quando o transito está desimpedido, lá começo eu a descer das Amoreiras para o viaduto Duarte Pacheco com o pé no fundo, para dar "embalagem".

                                Gosto bastante de fazer essa subida, sem dúvida !

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu sou mesmo muito diferente

                                  Lá está, talvez se explique o que digo de gostar de acelerações e não recuperações.

                                  Eu gosto muito mais da subida do IC16 (Cril->Crel em Belas) ou da entrada da Crel em Alverca sentido Alverca-Cascais.

                                  Já nesta subida mais conhecida, sem trânsito, gosto vindo da 25 de Abril pois mais uma vez permite:

                                  Curva em apoio ir agarrando o carro
                                  Mudança baixa com o motor na zona de tiro
                                  Saír em força, pisar...
                                  E sentir a cavalage a trotear por ali acima

                                  Embalar, velocidade pura, recuperações ou "manutenções" de velocidade em subidas, já não acho piada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                    Eu sou mesmo muito diferente

                                    Lá está, talvez se explique o que digo de gostar de acelerações e não recuperações.

                                    Eu gosto muito mais da subida do IC16 (Cril->Crel em Belas) ou da entrada da Crel em Alverca sentido Alverca-Cascais.

                                    Já nesta subida mais conhecida, sem trânsito, gosto vindo da 25 de Abril pois mais uma vez permite:

                                    Curva em apoio ir agarrando o carro
                                    Mudança baixa com o motor na zona de tiro
                                    Saír em força, pisar...
                                    E sentir a cavalage a trotear por ali acima

                                    Embalar, velocidade pura, recuperações ou "manutenções" de velocidade em subidas, já não acho piada
                                    Eu também não mas apesar disso concordo que é um bom sítio para apurar certas coisas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                      Eu sou mesmo muito diferente

                                      Lá está, talvez se explique o que digo de gostar de acelerações e não recuperações.

                                      Eu gosto muito mais da subida do IC16 (Cril->Crel em Belas) ou da entrada da Crel em Alverca sentido Alverca-Cascais.

                                      Já nesta subida mais conhecida, sem trânsito, gosto vindo da 25 de Abril pois mais uma vez permite:

                                      Curva em apoio ir agarrando o carro
                                      Mudança baixa com o motor na zona de tiro
                                      Saír em força, pisar...
                                      E sentir a cavalage a trotear por ali acima

                                      Embalar, velocidade pura, recuperações ou "manutenções" de velocidade em subidas, já não acho piada
                                      Nesse aspecto somos parecidos. Também nunca me deu grande gozo

                                      acelerar ou fazer AE a fundo ou esse tipo de coisas que referes.


                                      Cpts e Viagens Seguras.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Déjà Vu...

                                        http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=58923

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                          Eu sou mesmo muito diferente

                                          Lá está, talvez se explique o que digo de gostar de acelerações e não recuperações.

                                          Eu gosto muito mais da subida do IC16 (Cril->Crel em Belas) ou da entrada da Crel em Alverca sentido Alverca-Cascais.

                                          Já nesta subida mais conhecida, sem trânsito, gosto vindo da 25 de Abril pois mais uma vez permite:

                                          Curva em apoio ir agarrando o carro
                                          Mudança baixa com o motor na zona de tiro
                                          Saír em força, pisar...
                                          E sentir a cavalage a trotear por ali acima

                                          Embalar, velocidade pura, recuperações ou "manutenções" de velocidade em subidas, já não acho piada
                                          DEixei de fazer essa subida da CREL assim que surgiu a A10 ! Que gozo de AE !

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como 95% da minha condução é feita em cidade ou em AE, gosto mesmo é de ter muita potência disponível sob o pé direito.

                                            E nada me dá mais gozo do que fazer uma AE, à noite, sem trânsito, com curvas largas a velocidades mais elevadas...desde que tudo seja feito com muuiito conforto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sitio ideal para picanço, para distinguir miúdos de homens... Ou melhor, carros de arrastadeiras...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                DEixei de fazer essa subida da CREL assim que surgiu a A10 ! Que gozo de AE !
                                                Eu também já há para aí ano e meio que não a faço desde que a A10, felizmente apareceu, melhorou a pior parte da A1...mas lembro-me bem.

                                                Ainda há o IC16, que agora faço muito para fugir à 2ª circular, e outras eheh

                                                Mas queria apenas ilustrar um ponto.

                                                Que é a tal coisa, eu não me entusiasma as recuperações e manutenções de velocidade -> falo de entusiasmo!!!

                                                No dia-a-dia, e ainda mais em AE quando se vai em trabalho e não queremos "conduzir" elas são fundamentais...

                                                Mas para curtir, e estes tópicos (para mim apelam a esse lado emocional)...prefiro nas palavras do nosso ilustre V7, "esgalhar o animal"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Muitos anos fiz eu essa subida vindo da Ponte 25 de Abril a caminho de Carcavelos. Como normalmente passava lá de noite e com pouco trânsito, era SEMPRE a espremer os carros até ao limite, para depois descansar na enorme descida seguinte.

                                                  Passei lá com muitos carros e vou dizer as velocidades que atingia no topo saindo da última curva do acesso da Ponte 25 de Abril a 80 Km/h:

                                                  Renault Mégane Coupé 1.4 16v 95 cv 1999 --> 140 Km/h em 3ª
                                                  Honda Cr-V 2.0 127 cv 1998 --> 140 Km/h em 3ª
                                                  Opel Astra 1.7 CDTi Cosmo 100 cv 2004 --> 135 Km/h penso que em 3ª
                                                  BMW X5 3.0d 184 cv 2002 manual --> um pouco mais de 140 Km/h penso que em 4ª
                                                  VW Golf IV 1.9 TDi 115 cv 2000 -> quase 145 Km/h em 4ª com a MAF boa...
                                                  Mercedes E 220 CDI 143 cv automático 2000 --> 140 Km/h em 4ª
                                                  Mercedes ML 270 CDI 163 cv automático 2002 --> 130 Km/h em 4ª
                                                  Mercedes SLK 200 Kompressor 163 cv manual 2006 --> 160 Km/h em 4ª
                                                  BMW 730d 218 cv automático 2004 --> 160 Km/h em 4ª

                                                  Devo ter lá passado com mais carros mas nem me lembro... Se me lembrar digo depois. Os Otto dão muito gozo ali pois permitem fazê-los gritar e conferem emoção. Assim deixo o melhor para o fim:

                                                  Mercedes 500 E 326 cv automático 1992 --> 195 Km/h em 4ª (daria mais se houvesse mais subida, ainda vai a desenvolver brutalmente quando chego ao topo)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                                    Muitos anos fiz eu essa subida vindo da Ponte 25 de Abril a caminho de Carcavelos. Como normalmente passava lá de noite e com pouco trânsito, era SEMPRE a espremer os carros até ao limite, para depois descansar na enorme descida seguinte.

                                                    Passei lá com muitos carros e vou dizer as velocidades que atingia no topo saindo da última curva do acesso da Ponte 25 de Abril a 80 Km/h:

                                                    Renault Mégane Coupé 1.4 16v 95 cv 1999 --> 140 Km/h em 3ª
                                                    Honda Cr-V 2.0 127 cv 1998 --> 140 Km/h em 3ª
                                                    Opel Astra 1.7 CDTi Cosmo 100 cv 2004 --> 135 Km/h penso que em 3ª
                                                    BMW X5 3.0d 184 cv 2002 manual --> um pouco mais de 140 Km/h penso que em 4ª
                                                    VW Golf IV 1.9 TDi 115 cv 2000 -> quase 145 Km/h em 4ª com a MAF boa...
                                                    Mercedes E 220 CDI 143 cv automático 2000 --> 140 Km/h em 4ª
                                                    Mercedes ML 270 CDI 163 cv automático 2002 --> 130 Km/h em 4ª
                                                    Mercedes SLK 200 Kompressor 163 cv manual 2006 --> 160 Km/h em 4ª
                                                    BMW 730d 218 cv automático 2004 --> 160 Km/h em 4ª

                                                    Devo ter lá passado com mais carros mas nem me lembro... Se me lembrar digo depois. Os Otto dão muito gozo ali pois permitem fazê-los gritar e conferem emoção. Assim deixo o melhor para o fim:

                                                    Mercedes 500 E 326 cv automático 1992 --> 195 Km/h em 4ª (daria mais se houvesse mais subida, ainda vai a desenvolver brutalmente quando chego ao topo)
                                                    Que animal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                      Muito gostas tu dessa subida

                                                      Eu raramente gosto por causa do trânsito e dos empatas que andam por ali aos S's

                                                      Só se for bem tarde, e por acaso gosto mais vindo da Ponte do que das Amoreiras...é que das Amoreiras conta mais a loucura de embalar antes...no outro é mais em força
                                                      Confirmo!

                                                      Entrar na ultima curva a 80km/h em 3ª para ter um misto de potência/binário, 2ª para ter potência máx. disponível, começar a fazê-la por fora, o mais tarde possível e ir gradualmente em direcção ao apex na saída da curva, sai-se dalí com um andamento...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                                        Muitos anos fiz eu essa subida vindo da Ponte 25 de Abril a caminho de Carcavelos. Como normalmente passava lá de noite e com pouco trânsito, era SEMPRE a espremer os carros até ao limite, para depois descansar na enorme descida seguinte.

                                                        Passei lá com muitos carros e vou dizer as velocidades que atingia no topo saindo da última curva do acesso da Ponte 25 de Abril a 80 Km/h:

                                                        Renault Mégane Coupé 1.4 16v 95 cv 1999 --> 140 Km/h em 3ª
                                                        Honda Cr-V 2.0 127 cv 1998 --> 140 Km/h em 3ª
                                                        Opel Astra 1.7 CDTi Cosmo 100 cv 2004 --> 135 Km/h penso que em 3ª
                                                        BMW X5 3.0d 184 cv 2002 manual --> um pouco mais de 140 Km/h penso que em 4ª
                                                        VW Golf IV 1.9 TDi 115 cv 2000 -> quase 145 Km/h em 4ª com a MAF boa...
                                                        Mercedes E 220 CDI 143 cv automático 2000 --> 140 Km/h em 4ª
                                                        Mercedes ML 270 CDI 163 cv automático 2002 --> 130 Km/h em 4ª
                                                        Mercedes SLK 200 Kompressor 163 cv manual 2006 --> 160 Km/h em 4ª
                                                        BMW 730d 218 cv automático 2004 --> 160 Km/h em 4ª

                                                        Devo ter lá passado com mais carros mas nem me lembro... Se me lembrar digo depois. Os Otto dão muito gozo ali pois permitem fazê-los gritar e conferem emoção. Assim deixo o melhor para o fim:

                                                        Mercedes 500 E 326 cv automático 1992 --> 195 Km/h em 4ª (daria mais se houvesse mais subida, ainda vai a desenvolver brutalmente quando chego ao topo)
                                                        Dados muito interessantes. Obrigado pela partilha de informação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                          DEixei de fazer essa subida da CREL assim que surgiu a A10 ! Que gozo de AE !
                                                          O record de velocidade da minha Fabia foi nessa AE... 201km/h medidos no GPS, o ponteiro marcava 219km/h.

                                                          Aquilo tem umas descidas porreiras e eu ia atrasado como o caraças!


                                                          Quanto à Pimenteira um dia destes faço o teste....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por topinhas Ver Post
                                                            Muitos anos fiz eu essa subida vindo da Ponte 25 de Abril a caminho de Carcavelos. Como normalmente passava lá de noite e com pouco trânsito, era SEMPRE a espremer os carros até ao limite, para depois descansar na enorme descida seguinte.

                                                            Passei lá com muitos carros e vou dizer as velocidades que atingia no topo saindo da última curva do acesso da Ponte 25 de Abril a 80 Km/h:

                                                            Renault Mégane Coupé 1.4 16v 95 cv 1999 --> 140 Km/h em 3ª
                                                            Honda Cr-V 2.0 127 cv 1998 --> 140 Km/h em 3ª
                                                            Opel Astra 1.7 CDTi Cosmo 100 cv 2004 --> 135 Km/h penso que em 3ª
                                                            BMW X5 3.0d 184 cv 2002 manual --> um pouco mais de 140 Km/h penso que em 4ª
                                                            VW Golf IV 1.9 TDi 115 cv 2000 -> quase 145 Km/h em 4ª com a MAF boa...
                                                            Mercedes E 220 CDI 143 cv automático 2000 --> 140 Km/h em 4ª
                                                            Mercedes ML 270 CDI 163 cv automático 2002 --> 130 Km/h em 4ª
                                                            Mercedes SLK 200 Kompressor 163 cv manual 2006 --> 160 Km/h em 4ª
                                                            BMW 730d 218 cv automático 2004 --> 160 Km/h em 4ª

                                                            Devo ter lá passado com mais carros mas nem me lembro... Se me lembrar digo depois. Os Otto dão muito gozo ali pois permitem fazê-los gritar e conferem emoção. Assim deixo o melhor para o fim:

                                                            Mercedes 500 E 326 cv automático 1992 --> 195 Km/h em 4ª (daria mais se houvesse mais subida, ainda vai a desenvolver brutalmente quando chego ao topo)
                                                            Boa partilha com as seguintes ressalvas:

                                                            Do SLK e do 730d creio que se pode esperar mais.

                                                            Vou tentar bater esse tempo do 500E, mas vai ser muuuuito díficil.

                                                            Ontem parti a 177 em 5ª e cheguei lá acima a 175 sempre em 5ª .... vai ser díficil reunir as condições para fazer esse teste à vontade

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X