Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Responsabilidade em acidente em cadeia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Responsabilidade em acidente em cadeia

    Boas.

    O meu civic na segunda feira esteve envolvido num acidente em cadeia.

    Estava parado numa fila de trânsito, quando o carro imediatamente atrás bateu no meu, empurrado por um terceiro carro.

    Na sequência do embate na traseira do meu carro (que amolgou bem), foi ainda projectado para a frente, estragando a frente do meu carro e a traseira de outro.


    Ora, no código da estrada diz o seguinte:


    Artigo 18.º
    Distância entre veículos
    1 O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que
    o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita
    paragem ou diminuição de velocidade deste.
    2 O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente
    para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma
    faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
    3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
    60 a 300 euros.
    Ora, não prevê este caso.

    Aqui não se tratou de não conseguir parar a tempo, mas sim de estar parado e ser empurrado por outro veículo.

    Como se mantém a distância de segurança de um carro parado ?

    Se nada acontece, não tem de parar porque parado já ele está.

    Se é empurrado, tanto pode ser empurrado 1mm se for uma bicicleta a bater, como vários metros se for um carro ou um camião desgovernado.


    Opiniões agradecem-se.

    #2
    Em primeiro lugar deves declarar o que aconteceu à tua seguradora.

    Depois, se tudo funcionar como deve, a seguradora perguntará ao
    condutor do carro onde o teu bateu se ouviu um primeiro embate e só
    depois sentiu o embate do teu carro no dele.

    Se não aceitarem a tua declaração, e / ou o condutor do carro à tua
    frente não confirmar as tuas declarações, a solução que te resta é provar
    que a primeira batida foi suficientemente forte para provocar a batida no
    carro da frente.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      Em primeiro lugar deves declarar o que aconteceu à tua seguradora.
      Aqui já funcionou mal (a minha seguradora).
      Disseram-me para apresentar reclamação na seguradora do carro que me bateu, e não na minha...
      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
      Depois, se tudo funcionar como deve, a seguradora perguntará ao
      condutor do carro onde o teu bateu se ouviu um primeiro embate e só
      depois sentiu o embate do teu carro no dele.

      Se não aceitarem a tua declaração, e / ou o condutor do carro à tua
      frente não confirmar as tuas declarações, a solução que te resta é provar
      que a primeira batida foi suficientemente forte para provocar a batida no
      carro da frente.
      Nota que isto envolveu 4 carros, portanto na pior das hipóteses haveriam 3 condutores a dizer o mesmo.
      Mesmo o que causou disse na altura que se dava como culpado (vale zero eu sei).

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Aqui já funcionou mal (a minha seguradora).
        Disseram-me para apresentar reclamação na seguradora do carro que me bateu, e não na minha...
        Não funcionou mal... Eu assumi que tivesses IDS (Indemnização Directa ao
        Segurado).

        Normalmente existe IDS na maioria dos casos. Quando não existe,
        havendo seguro de danos próprios pode funcionar como IDS.

        Antes de haver IDS também fazia assim. Accionava o seguro de danos
        próprios, e a seguradora entendia-se com a outra. Se eu fosse dado como
        culpado, pagava eu (agravamento do seguro). Se o outro fosse dado
        como culpado, era resolvido entre as seguradoras.

        Hoje em dia quase todas as seguradoras aderiram ao IDS. Apenas em
        acidentes com danos pessoais (feridos) é que o IDS não pode ser usado,
        mesmo que as seguradoras envolvidas tenham aderido ao IDS.

        Mas, para todos os efeitos, podes entregar a tua declaração na
        seguradora do que bateu no teu carro. Pode é demorar mais tempo.

        Com seguro de danos próprios (sem feridos), vais só à tua seguradora.
        Activas a apólice de danos próprios (como se fosses tu a pagar) com
        a declaração do acidente. Isto dá início IMEDIATO ao processo de
        peritagem+reparação, independentemente de quem venha a ser
        considerado culpado. Se não for assim, terás de esperar pela decisão de
        sobre quem recai a culpa para que se dê início à fase de peritagem +
        reparação (fase em que há direito a carro de substituição).

        Comentário


          #5
          Neste caso aplica-se o artº 24, nº 1 do C.E.

          " O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às caracteristicas e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstancias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente."

          A grande maioiria dos acidentes acontece por desrespeito a esta regra.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
            Neste caso aplica-se o artº 24, nº 1 do C.E.

            " O condutor deve regular a velocidade de modo que, atendendo às caracteristicas e estado da via e do veículo, à carga transportada, às condições meteorológicas ou ambientais, à intensidade do trânsito e a quaisquer outras circunstancias relevantes, possa, em condições de segurança, executar as manobras cuja necessidade seja de prever e, especialmente, fazer parar o veículo no espaço livre e visível à sua frente."

            A grande maioiria dos acidentes acontece por desrespeito a esta regra.
            Certo, de que serve isso para um carro parado ?

            Como regulas velocidade zero ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Certo, de que serve isso para um carro parado ?

              Como regulas velocidade zero ?
              Segundo o que me disseram, quem tem a culpa é sempre quem bate por trás...quem te bateu por trás tem de pagar o arranjo do teu carro (ou a seguradora) e a tua seguradora tem de pagar o arranjo sobre o carro onde bateste.

              Comentário


                #8
                a decisão das companhias de seguro vai depender do que vier escrito no auto da polícia e dos testemunhos dos intervinientes.

                mas o mais certo é te quererm imputar as culpas do toque que deste no carro da frente

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                  a decisão das companhias de seguro vai depender do que vier escrito no auto da polícia e dos testemunhos dos intervinientes.
                  Pois, eu penso o mesmo.

                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                  mas o mais certo é te quererm imputar as culpas do toque que deste no carro da frente
                  Pode acontecer. Mas se assim for, meto-os em tribunal.
                  Tenho no mínimo 3 condutores a dizer o mesmo (e no fundo com os mesmos interesses),

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Pois, eu penso o mesmo.



                    Pode acontecer. Mas se assim for, meto-os em tribunal.
                    Tenho no mínimo 3 condutores a dizer o mesmo (e no fundo com os mesmos interesses),
                    rca33: não te preocupes. Esse caso nãp pode ser IDS pelo nº de veículos envolvidos. Mas, curiosamente, a tabela prática de responsabilidades aplicável ao IDS, estabelece a resolução (entre as várias seguradoras) para os choques em cadeia. Na prática tudo depende da prova da sequência dos embates e se houve projecção entre os veículos. Esta pode ser a parte complicada, pois imagine-se que o veículo A embateu no B e este no C. Neste caso, com prova de projecção e da sequência dos embates, só o veículo A é responsável, contudo, tal depende da averiguação e declarações dos condutores e restante prova , pelo que, na demora, pode a seguradora do veículo B assumir o prejuízo do C, ficando subrogada nos direitos deste ("reembolso"). Mais complicado é, no mm exemplo o A ter batido no B que já havia batido no C, aqui o B pode embater 2 vezes no C, sendo que o segundo embate é o da projecção. Normalmente, os prejuízos desta projecção (2º embate) são quantificáveis em percentagem (tipo agravamento dos prejuízos em 25%). Bem..mas RESUMINDO: basta provares que estavas parado, facto que pode ser confirmado pelo condutor que ia à tua frente, para não teres preocupações. Qualquer coisa posso dar mais esclarecimentos por PM.
                    Cumps.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      (...) e a tua seguradora tem de pagar o arranjo sobre o carro onde bateste.
                      Não.

                      Isso é o que a seguradora do primeiro carro que bateu TENTA fazer.

                      A questão central é:
                      A violência do primeiro embate foi (in)suficiente para provocar um segundo
                      embate INDEPENDENTEMENTE de o condutor do primeiro carro batido ter
                      feito tudo para evitar um segundo embate?

                      Se provares que o primeiro embate foi de uma violência tal que não havia
                      maneira nenhuma de evitar o 2º embate, então o primeiro condutor paga
                      o 1º e o 2º embate (e 3º e 4º e até onde se provar que a violência do
                      1º embate poderia chegar).

                      Se não, a seguradora do primeiro terá de provar que a violência do embate
                      não seria suficiente para provocar um 2º embate do carro batido, caso
                      este estivesse TRAVADO e a uma distância SEGURA do da frente.

                      E a prova? A prova sou eu:

                      Em 2003 eu estava PARADO na fila das portagens. O carro à minha
                      frente estava a pagar. Eu estava à espera.

                      De um momento para outro, eu estava a olhar para o tejadilho do meu
                      carro com um braço partido. E pelos vistos era a minha vez de pagar,
                      porque passei a ocupar o lugar do carro que estava à minha frente, e
                      estava com a cabina da portagem ao meu lado.

                      Ou seja, fui batido e fui projectado contra o carro da frente.

                      Não paguei um tusto. Nem a portagem!

                      O condutor (seguro) do carro que bateu no meu pagou tudinho.
                      Reparações, indemnizações, hospital, salários, contribuições para a
                      segurança social, etc.

                      E deixou-me uma recordação e tudo... uma placa de metal de 13cm com
                      7 parafusos no úmero direito. Quando passo no aeroporto apito.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        Não.

                        Isso é o que a seguradora do primeiro carro que bateu TENTA fazer.

                        A questão central é:
                        A violência do primeiro embate foi (in)suficiente para provocar um segundo
                        embate INDEPENDENTEMENTE de o condutor do primeiro carro batido ter
                        feito tudo para evitar um segundo embate?

                        Se provares que o primeiro embate foi de uma violência tal que não havia
                        maneira nenhuma de evitar o 2º embate, então o primeiro condutor paga
                        o 1º e o 2º embate (e 3º e 4º e até onde se provar que a violência do
                        1º embate poderia chegar).

                        Se não, a seguradora do primeiro terá de provar que a violência do embate
                        não seria suficiente para provocar um 2º embate do carro batido, caso
                        este estivesse TRAVADO e a uma distância SEGURA do da frente.

                        E a prova? A prova sou eu:

                        Em 2003 eu estava PARADO na fila das portagens. O carro à minha
                        frente estava a pagar. Eu estava à espera.

                        De um momento para outro, eu estava a olhar para o tejadilho do meu
                        carro com um braço partido. E pelos vistos era a minha vez de pagar,
                        porque passei a ocupar o lugar do carro que estava à minha frente, e
                        estava com a cabina da portagem ao meu lado.

                        Ou seja, fui batido e fui projectado contra o carro da frente.

                        Não paguei um tusto. Nem a portagem!

                        O condutor (seguro) do carro que bateu no meu pagou tudinho.
                        Reparações, indemnizações, hospital, salários, contribuições para a
                        segurança social, etc.

                        E deixou-me uma recordação e tudo... uma placa de metal de 13cm com
                        7 parafusos no úmero direito. Quando passo no aeroporto apito.

                        Correcto e afirmativo.

                        Comentário


                          #13
                          A culpa é o do que bateu primeiro.

                          Já me aconteceu isso no meu C5 ( aliás, era a minha mae que ia a conduzir ). O carro da frente travou para uma passadeira, nos também, e vinha um lançado atrás de nós que me meteu a traseira a dentro, e eu ainda fui dar um beijinho ao da frente.

                          O gajo que nos bateu foi o culpado de tudo

                          Comentário


                            #14
                            Exemplos:






                            O teu caso é o 62...Don't worry. Be happy.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                              A culpa é o do que bateu primeiro.

                              Já me aconteceu isso no meu C5 ( aliás, era a minha mae que ia a conduzir ). O carro da frente travou para uma passadeira, nos também, e vinha um lançado atrás de nós que me meteu a traseira a dentro, e eu ainda fui dar um beijinho ao da frente.

                              O gajo que nos bateu foi o culpado de tudo
                              Certíssimo.
                              Já tive uma dessas onde o meu carro era o do meio. No IC19 parou tudo. Uma Hiace usou o meu carro como travão e eu ainda fui bater ao da frente.
                              A seguradora do tipo que bateu é que pagou tudo.
                              Tive o cuidado de referir na Declaração que o meu carro e o da frente estavam parados.

                              Comentário


                                #16
                                Havendo mais que dois veiculos envolvidos não há lugar a IDS.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quero agradecer a todos as respostas e ajudas, pois eu reconheço o meu desconhecimento destas questões.

                                  Só sei que tenho aqui um pincel para resolver e a minha companhia (Allianz) está a mostrar-se completamente indiferente à questão.

                                  Não sei se costuma ser assim quando se tem seguro de terceiros, mas estou bastante desagradado.

                                  Basicamente havia 3 carros parados no trânsito (o meu era o do meio) e veio um quarto carro que bateu num e levou os outros à frente.

                                  Quanto à violência do embate, penso que esta foto ilustra o que quero dizer:



                                  Até torceu um bocado a lateral (levando a pancada de trás).

                                  Cuto, se calhar vou chatear-te por pm.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Rca33, vê lá se não entra água com a mala assim.
                                    Uma vez bateram no Uno cá de casa e ficou com uma batida parecida à tua e começou a entrar água, se bem que o Civic tem uma construção que nem se compara.

                                    E como ficou a frente? Muita moça?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Quero agradecer a todos as respostas e ajudas, pois eu reconheço o meu desconhecimento destas questões.

                                      Só sei que tenho aqui um pincel para resolver e a minha companhia (Allianz) está a mostrar-se completamente indiferente à questão.

                                      Não sei se costuma ser assim quando se tem seguro de terceiros, mas estou bastante desagradado.

                                      Basicamente havia 3 carros parados no trânsito (o meu era o do meio) e veio um quarto carro que bateu num e levou os outros à frente.

                                      Quanto à violência do embate, penso que esta foto ilustra o que quero dizer:



                                      Até torceu um bocado a lateral (levando a pancada de trás).

                                      Cuto, se calhar vou chatear-te por pm.
                                      Reclama de imediato à seguradora do responsável. Até convém que ambos o façam (tu e a pessoa que estava à tua frente). Manda a reclamação por fax ou entrega pessoalmente e pede peritagem JÁ. Mais, se o teu carro não circular, pede para , desde já indicarem uma rent-a-car com quem trabalhem (podes alugar condicionalmente uma viatura), se preferires, avisa que vais pedir paralisação. QQ coisa dispõe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                                        E como ficou a frente? Muita moça?
                                        Está bastante melhor que a traseira, mas mesmo assim:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          Quero agradecer a todos as respostas e ajudas, pois eu reconheço o meu desconhecimento destas questões.

                                          Só sei que tenho aqui um pincel para resolver e a minha companhia (Allianz) está a mostrar-se completamente indiferente à questão.

                                          Não sei se costuma ser assim quando se tem seguro de terceiros, mas estou bastante desagradado.
                                          Dispõe sempre.

                                          E não fiques desagradado.
                                          Sem IDS e sem danos próprios é mesmo assim.
                                          Mas também reconheço que as seguradoras podiam fazer esse serviço,
                                          afinal somos clientes... e o cliente tem sempre razão (às vezes não).

                                          Boa sorte, e que o carro fique a 100%.

                                          Anima-te, que tristezas não pagam dívidas.

                                          Abraços!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                            Reclama de imediato à seguradora do responsável. Até convém que ambos o façam (tu e a pessoa que estava à tua frente). Manda a reclamação por fax ou entrega pessoalmente e pede peritagem JÁ. Mais, se o teu carro não circular, pede para , desde já indicarem uma rent-a-car com quem trabalhem (podes alugar condicionalmente uma viatura), se preferires, avisa que vais pedir paralisação. QQ coisa dispõe.
                                            Obrigado.

                                            Eu já tenho peritagem marcada para amanhã.
                                            Mas por indicação da minha seguradora, mandei para o que me bateu, e não o responsável.

                                            Devo também mandar para a do responsável ?

                                            Mando a mesma, ou faço outra ? (pergunto isto devido a não ter havido contacto directo entre o carro causador e o meu)...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Obrigado.

                                              Eu já tenho peritagem marcada para amanhã.
                                              Mas por indicação da minha seguradora, mandei para o que me bateu, e não o responsável.

                                              Devo também mandar para a do responsável ?

                                              Mando a mesma, ou faço outra ? (pergunto isto devido a não ter havido contacto directo entre o carro causador e o meu)...
                                              Pois, informaram-te mal. Se o respinsável está identificado é à seg. dele que deves reclamar. Não te apoquentes, reclama e a peritagem feita por uma seguradora é válida perante outra. Mias, a seguradora a que reclamaste pode amanhã indicar-te que não é responsável, ou pode assumir e dps ser reembolsada pela responsável. Aguarda pela peritagem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                Pois, informaram-te mal. Se o respinsável está identificado é à seg. dele que deves reclamar. Não te apoquentes, reclama e a peritagem feita por uma seguradora é válida perante outra. Mias, a seguradora a que reclamaste pode amanhã indicar-te que não é responsável, ou pode assumir e dps ser reembolsada pela responsável. Aguarda pela peritagem.
                                                Então recomendas-me que faça já a reclamação (também) à seguradora do causador, certo ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Então recomendas-me que faça já a reclamação (também) à seguradora do causador, certo ?
                                                  Aguarda pela peritagem, pode ser que estes assumam e peçam reembolso à responsável. Se a seguradora responsável assumir 1º perante o outro lesado, já sabes onde deves ir bater.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    quaisquer 50 cts arranja.se isso ...

                                                    para choques a frente e de tras a 18 cts cada mais pintura.. ainda por cima é preto limpinho... e endireitar o trinco do capo e apoios... não parece danos avultados!!!!

                                                    carrega lhes faz a participação á seguradora de quem te bateu...

                                                    normalmente a nossa seguradora nao tem nada a haver com o assunto...
                                                    tens sempre de participar é na dos outros.. é assim que funciona o sistema
                                                    tens de te mexer.

                                                    faz desenhos com os carros parados e o movimento do primeiro embate e entrega com a participação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O Cuto já explicou tudo e muitissimo bem.

                                                      Tudo irá depender do que foi escrito pelos vários e da prova que se faça das projecções.
                                                      Se for tudo claro não há problema, mais uns dias e tens uma resposta.
                                                      Por precaução para além da reclamação naquele que te bateu, reclamar no que "começou" os embates.

                                                      Quando complica as seguradoras tentam pagar as traseiras de cada carro e assumindo apenas uma parte da frente, provando a projecção (esperar que não seja o caso)

                                                      Quanto à tua companhia informou correctamente, ela está lá para pagar os danos que causes.
                                                      Para ajudar há uma cobertura chamada Protecção Juridica ou Defesa e Reclamação Juridica que podes activar e não tem custos!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só para actualizar, a companhia do carro responsável pelo acidente assumiu os danos todos, incluindo a traseira e frente do meu carro.


                                                        Quero agradecer aqui ao a todos e em especial ao Cuto, que foi uma excelente ajuda, sempre com paciência para me aturar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já estive envolvido num acidente semelhante:

                                                          Ia na faixa esquerda de uma via rápida a ultrapassar. Uns metros á frente a via ficava em apenas uma via e o trânsito não abrandou: PAROU!

                                                          O carro á minha frente parou, eu parei, levei com o carro de trás e batí no da frente. Um quarto carro bateu no terceiro, que bateu no meu, que bateu no da frente.

                                                          Não chamamos a polícia .

                                                          Eu recebí os dados do tipo atrás de mim, que também deu ao da minha frente. EU tambem fiquei com os dados da minha frente.

                                                          Foi um trinta-e-um!!!!

                                                          Eu participei 4 carros, mas o tipo do quarto carro participou o aciente noutro lado, pois o seguro dele é na Real e segundo o terceiro tipo a Real é uma bosta e meteram aquilo como IDS

                                                          Lá me pagaram a frente e traseira, foi o que valeu!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Só para actualizar, a companhia do carro responsável pelo acidente assumiu os danos todos, incluindo a traseira e frente do meu carro.


                                                            Quero agradecer aqui ao a todos e em especial ao Cuto, que foi uma excelente ajuda, sempre com paciência para me aturar.
                                                            Espera até veres a conta... ui ui!

                                                            Abraço

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X