Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Banir totalmente o uso de telemóvel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Banir totalmente o uso de telemóvel?

    Banir totalmente o uso de telemóvel e acessórios enquanto se conduz, é uma recomendação do National Safety Council (USA) para os legisladores americanos, a nível nacional (USA).

    Segundo eles, o uso de acessórios 'hands-free', causa tanta distracção, como o próprio uso do telemóvel em si.

    Segundo a NSC, o uso de auriculares 'bluetooth' (ou outros), fazem mais mal do que bem, pois actuam como placebos; dando aos condutores uma falsa sensação de segurança, e fazendo inclusivé que as pessoas telefonem mais do que o fariam se tivessem o telefone na mão.

    No texto referem tambem...e falar com a pessoa que vai ao lado? e até aqui existe uma explicação...


    O que acham disto? telemóveis ao volante?


    "National Safety Council Calls For Complete Ban on Cell Phones

    In a report released last week, the National Safety Council is recommending that top U.S. legislators pass a nationwide law to ban the use of any and all cell phones and accessories while driving.

    According to the New York Times, the council mostly based its report on a 2003 study by the Harvard Center for Risk Analysis, in addition to an eye-opening study from the University of Utah. The latter suggests that hands-free gadgets cause as much of a distraction for drivers as using a cell phone with your hands for calls or texting.

    The NSC is emphasizing findings that suggest hands-free laws and Bluetooth devices do more harm than good, serving as a psychological placebo for drivers. They say Bluetooth devices lull drivers into a false sense of security and actually make people call more than if they were just calling one-handed.

    When confronted over the possibility that talking with a passenger might offer the same challenge as talking over a Bluetooth device, an NSC rep mentioned that a passenger's awareness was more likely to help out a driver by censuring himself during a dangerous course than a remote speaker.

    The National Highway Traffic and Safety Administration is backing up the report and will likely use it to pressure local governments into creating tougher laws over the next year. Currently, laws that govern transportation in this country are determined by individual states.

    The National Safety Council is a 96 year-old non-profit that works on behalf of more than 55,000 companies in the U.S. and focuses on issues such as traffic and workplace safety and emergency preparedness. It is also a part of the World Health Organization's Safe Communities program.

    If you're a huge talking and driving multi-tasker and think there's no way a single non-profit will take your Bluetooth-enabled earpiece from your cold dead ear, think again. The NSC was one of the driving organizations behind the spread of tough (and mostly successful) laws against drinking and driving.

    The growth of cell phone usage over the last decade has led to more and more people using them on the road. The NIH has said that over 2,600 deaths are caused each year due to calling and driving, as well as 636,000 crashes, costing over $43 billion yearly. In the last year, many states passed laws banning the use of cell phones without hands-free devices, including California.

    I'd like to put this one out to the readers: Do you feel more in control of a car if you're completely silent, or does a Bluetooth device make no difference in your driving habits? '


    Texto completo em: http://blog.wired.com/gadgets/2009/0...al-safety.html

    #2
    O que dizem é verdade. Estando a falar ao telemóvel, dispersamos a nossa atenção por 2 coisas: condução e a conversa.

    Agora, daí até banir o uso do telemóvel vai uma distância muito grande.
    Senão tinha de proibir o rádio, fumar, conversar dentro do carro, etc, etc...

    Comentário


      #3
      Proíbam também o uso de cigarros enquanto se conduz, o uso de sandes quando se conduz, o uso de garrafa de agua, já agora proíbam o uso de passageiros quando se conduz, o uso de comichoes, o uso de peidos, o uso de tirar macacos do nariz, o uso de espirros..........




      epah porque não queremos ser distraídos sob risco de morrer ou matar alguém.
      Poupem-me...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
        O que dizem é verdade. Estando a falar ao telemóvel, dispersamos a nossa atenção por 2 coisas: condução e a conversa.

        Agora, daí até banir o uso do telemóvel vai uma distância muito grande.
        Senão tinha de proibir o rádio, fumar, conversar dentro do carro, etc, etc...
        Em relação a 'conversar dentro do carro' eles têm uma referência a isso e, numa situação de perigo, se estivermos distraídos, o 'pendura' alerta-nos (nem q seja com os olhos ) enquanto que quem estiver do outro lado da linha, nada faz (nem pode, dado não se aperceber)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por tobs Ver Post
          Em relação a 'conversar dentro do carro' eles têm uma referência a isso e, numa situação de perigo, se estivermos distraídos, o 'pendura' alerta-nos (nem q seja com os olhos ) enquanto que quem estiver do outro lado da linha, nada faz (nem pode, dado não se aperceber)
          Estava a ser irónico


          Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
          Proíbam também o uso de cigarros enquanto se conduz, o uso de sandes quando se conduz, o uso de garrafa de agua, já agora proíbam o uso de passageiros quando se conduz, o uso de comichoes, o uso de peidos, o uso de tirar macacos do nariz, o uso de espirros..........
          Quando espirro, fecho os olhos por uns milisegundos, nada de mais, mas conheço pessoal que dá 7 ou 8 espirros seguidos, sempre a fechar os olhos.

          Em velocidade, este piscar rápido altera-te a percepção das distâncias (dito por um deles), logo, é perigoso, logo, devia ser proibido

          Comentário


            #6
            Por acaso o fumar a conduzir deveria ser proibido.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
              Proíbam também o uso de cigarros enquanto se conduz, o uso de sandes quando se conduz, o uso de garrafa de agua, já agora proíbam o uso de passageiros quando se conduz, o uso de comichoes, o uso de peidos, o uso de tirar macacos do nariz, o uso de espirros..........




              epah porque não queremos ser distraídos sob risco de morrer ou matar alguém.
              Poupem-me...
              Uma das razões porque cá há tantos acidentes é que as pessoas que vão num carro, entre outras (tantas) coisas...guiam.

              Porque aquilo nem se chama 'conduzir', dado q o carro anda mais ao sabor da corrente (ou da distracção), passa faixas, sinais, cruzamentos, etc.

              Ora onde é que o meu carro me vai conduzir hoje, será que consigo chegar ao trabalho são e salvo depois de fazer a barba, tomar o pequeno almoço e ler as 'gordas' do jornal enquanto guio?

              Ou será que vou 'dar com os CORNOS num poste' e depois, se ainda falar, vou dizer que a M#%.. da estrada tinha óleo, gelo e o raio q a parta.

              Comentário


                #8
                Totalmente de acordo com a proibição total do telemóvel enquanto se
                conduz.

                Quanto à comparação entre fumar, comer, etc. e o uso do telemóvel, é
                descabida.

                O perigo do telemóvel (com kit de mãos livres) não é a ocupação das
                mãos (nem da boca ), é a ocupação do CÉREBRO! É a distracção!

                Falar diminui a concentração / atenção que se dá à condução.

                O telemóvel (com ou sem kit mãos livres) não é perigoso por ocupar as
                mãos. É perigoso por desviar a atenção.

                Ainda assim, fumar também é perigoso. Mas não por ocupar as mãos.
                É pelo perigo de cair a beata n... nas calças!

                Quanto ao perigo de ter as mãos ocupadas... isso depende de pessoa
                para pessoa.
                Há certas pessoas que nem com quatro mãos no volante conseguem
                conduzir tão bem quanto o Schumacher com as mãos atadas atrás das
                costas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                  Uma das razões porque cá há tantos acidentes é que as pessoas que vão num carro, entre outras (tantas) coisas...guiam.

                  Porque aquilo nem se chama 'conduzir', dado q o carro anda mais ao sabor da corrente (ou da distracção), passa faixas, sinais, cruzamentos, etc.

                  Ora onde é que o meu carro me vai conduzir hoje, será que consigo chegar ao trabalho são e salvo depois de fazer a barba, tomar o pequeno almoço e ler as 'gordas' do jornal enquanto guio?

                  Ou será que vou 'dar com os CORNOS num poste' e depois, se ainda falar, vou dizer que a M#%.. da estrada tinha óleo, gelo e o raio q a parta.


                  Brutal!

                  Comentário


                    #10
                    Tenho plena consciência que o uso de telemóvel me "desconcentra" ao telemóvel. Mas por motivos profissionais tenho que falar. Claro que tenho mãos livres, ou melhor, "Blue&Me"...

                    Comentário


                      #11
                      sou a favor dessa medida

                      e não tem comparação possível a utilização de um tlm com o fumar de um cigarro ,e atenção que eu não fumo!

                      porque a fumar (e até comer) qual é o grau de concentração que isso exige?? e durante quanto tempo??

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                        Uma das razões porque cá há tantos acidentes é que as pessoas que vão num carro, entre outras (tantas) coisas...guiam.

                        Porque aquilo nem se chama 'conduzir', dado q o carro anda mais ao sabor da corrente (ou da distracção), passa faixas, sinais, cruzamentos, etc.

                        Ora onde é que o meu carro me vai conduzir hoje, será que consigo chegar ao trabalho são e salvo depois de fazer a barba, tomar o pequeno almoço e ler as 'gordas' do jornal enquanto guio?

                        Ou será que vou 'dar com os CORNOS num poste' e depois, se ainda falar, vou dizer que a M#%.. da estrada tinha óleo, gelo e o raio q a parta.
                        Exacto. Sentam-se e vão guiando como se estivessem num parque de estacionamento deserto.

                        Querem falar ao telemóvel, encostem. Têm que falar constantemente, arranjem um motorista ou pelo menos um kit mãos livres.

                        Já vi várias vezes pessoas que vão a passear na rua mas quando chegam ao carro é que se lembram de telefonar. Telefonar e meter o carro em andamento na mesma altura deve ser algum "ritual social" que desconheço.

                        No outro dia, numa situação destas, fiquei a olhar para uma senhora e a pensar "Porque raio se lembrou de telefonar agora que vai iniciar a marcha? Ou porque não arranca quando acabar o telefonema?" Mas não disse palavra.
                        A senhora olhou para mim, desengatou a mudança e fez o seu telefonema calmamente, com o carro estacionado. Estive para lhe bater palmas.

                        Comentário


                          #13
                          trabalho na área e todos os estudos que vi até agora indicam que o grau de distracção é quase o mesmo, usando kit-mãos livres ou apenas o telemóvel na mão.

                          e se é proibido utilizar o telemóvel na mão porque distrai, então porque não se proibe tudo já que a distracção é igual?

                          eles devem mudar isso na mesma altura em que conseguirem explicar porque é que é proibido falar ao telemóvel numa bomba de gasolina...

                          Comentário


                            #14
                            eu tenho telefone embutido no rádio do carro e quando o uso (raramente, porque o cartão sim la metido é outro nº, só do carro) não me distrai de maneira nenhuma... é a mesma coisa que ir a falar com alguém que esteja ao meu lado.

                            aliás, embora pareça estranho, distraio-me mais facilmente sozinho do que se for com alguém.

                            Comentário


                              #15
                              Isto tb ja roça o ridiculo, entao façam carros so de um passageiro porque ir num carro com crianças la atras aos berros ou a chamar pelo pai e pela mae tb distrai.
                              As pessoas e este fanatismo por segurança ja irrita , ponham na cabeça que havera sempre margem para desastres n se consegue evitar tudo, senao n saiam de casa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                Isto tb ja roça o ridiculo, entao façam carros so de um passageiro porque ir num carro com crianças la atras aos berros ou a chamar pelo pai e pela mae tb distrai.
                                As pessoas e este fanatismo por segurança ja irrita , ponham na cabeça que havera sempre margem para desastres n se consegue evitar tudo, senao n saiam de casa.
                                Os carros foram feitos para transportar pessoas. Não foram feitos para
                                falar ao telemóvel.

                                Tens SEMPRE a hipótese de PARAR para falar ao telemóvel. Não é
                                imperativo teres de falar ao telemóvel para conduzir.

                                Por outro lado, sendo uma das funções do carro o transporte de
                                passageiros, as distracções por eles provocadas já não é algo que
                                possas abdicar tal como podes abdicar de falar ao telemóvel.

                                Ainda assim, se as crianças estão a fazer "porcaria" também tens a
                                opção de parar para acalmar as crianças antes de prosseguir viagem.

                                Não COMPARES é as duas situações, porque NÃO são comparáveis.

                                Falar ao telemóvel enquanto se conduz é tão necessário à condução
                                como beber bebidas alcoólicas antes de conduzir (ou mesmo durante).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                  trabalho na área e todos os estudos que vi até agora indicam que o grau de distracção é quase o mesmo, usando kit-mãos livres ou apenas o telemóvel na mão.

                                  e se é proibido utilizar o telemóvel na mão porque distrai, então porque não se proibe tudo já que a distracção é igual?

                                  eles devem mudar isso na mesma altura em que conseguirem explicar porque é que é proibido falar ao telemóvel numa bomba de gasolina...
                                  Eu não considero igual um kit mãos-livres e telemóvel na mão. Telemóvel na mão implica sempre uma mão ocupada e a preocupação de pousar o telefone, em alguma situação. Com o kit mãos-livres, acho que basta uma pessoa "desligar-se" do telefonema.

                                  De resto, não vejo o que pode distrair uma pessoa enquanto conduz. Basta não ser distraído de natureza e ter o bom senso de parar quando a situação o exigir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Entre falar ao telefone enquanto se conduz ou falar com o pendura e com o resto dos ocupantes tendo necessidade de olhar para eles tirando o olhos da estrada e as mão do volante para gesticular... como é muito comum ver-se... não sei o que será pior.
                                    Falar ao telefone é obvio, quanto a mim, que distrai... assim que desligam tentem lembrar-se do que viram nos ultimos 100 ou 200 metros... provavelmente não conseguem pk "não viram".
                                    No meu caso engano-me nas mudanças e até no caminho que queria seguir... normalmente tomo caminhos comuns involuntariamente, em piloto automático, como é o caso do caminho de casa... quando desligo é que caio em mim e volto a tomar a direcção inicial... mesmo com mãos livres.

                                    Acho complicado proibir e até multar com multas muito pesadas e sanções como a que existe actualmente em que se pode ficar sem carta... é colocar no mesmo saco o "falar ao telefone" e o "traço continuo" ou "excesso de alcool"... parece-me exagerado.
                                    Parece que andaram à espera que o mercado das telecomunicações moveis tomasse um tamanho consideravel e que as pessoas se "viciassem" no uso do telemovel para então começar a "cobrar" pesadamente... pk provavelmente já vale a pena... enquanto eramos poucos não era negócio.
                                    1º autorizam antenas ao longo das autoestradas, mais que muitas... pk as viagens são longas e malta sempre mata um tempinho a telefonar pros amigos e familia, e em parques de estacionamento... mas depois multam se apanharem alguem a telefonar enquanto conduz.
                                    Tem contornos de má fé.

                                    De qualquer forma em relação às "mãos-livres"... se além da distração ainda acrescentar-mos as mãos ocupadas ainda fica mais complicado, por isso, do mal o menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      proibam é o estado de construir mais estradas mal feitas, de não meter rails onde é preciso e de não sinalizar bem os cruzamentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                        Entre falar ao telefone enquanto se conduz ou falar com o pendura e com o resto dos ocupantes tendo necessidade de olhar para eles tirando o olhos da estrada e as mão do volante para gesticular... como é muito comum ver-se... não sei o que será pior.
                                        Falar ao telefone é obvio, quanto a mim, que distrai... assim que desligam tentem lembrar-se do que viram nos ultimos 100 ou 200 metros... provavelmente não conseguem pk "não viram".
                                        No meu caso engano-me nas mudanças e até no caminho que queria seguir... normalmente tomo caminhos comuns involuntariamente, em piloto automático, como é o caso do caminho de casa... quando desligo é que caio em mim e volto a tomar a direcção inicial... mesmo com mãos livres.

                                        Acho complicado proibir e até multar com multas muito pesadas e sanções como a que existe actualmente em que se pode ficar sem carta... é colocar no mesmo saco o "falar ao telefone" e o "traço continuo" ou "excesso de alcool"... parece-me exagerado.
                                        Parece que andaram à espera que o mercado das telecomunicações moveis tomasse um tamanho consideravel e que as pessoas se "viciassem" no uso do telemovel para então começar a "cobrar" pesadamente... pk provavelmente já vale a pena... enquanto eramos poucos não era negócio.
                                        1º autorizam antenas ao longo das autoestradas, mais que muitas... pk as viagens são longas e malta sempre mata um tempinho a telefonar pros amigos e familia, e em parques de estacionamento... mas depois multam se apanharem alguem a telefonar enquanto conduz.
                                        Tem contornos de má fé.


                                        De qualquer forma em relação às "mãos-livres"... se além da distração ainda acrescentar-mos as mãos ocupadas ainda fica mais complicado, por isso, do mal o menos.
                                        Mas os carros são monolugares? Os passageiros têm todo o direito de telefonar, para além de ser útil também em caso de avaria.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tudo isto é uma questão de negócio.
                                          “Viciaram” as pessoas no uso do telemóvel e depois colocam-nos nos carros com o sistema mãos-livres Bluetooth como um opcional, que hoje em dia toda a gente quer ter. Acontece o mesmo, por exemplo, com o volante multifunções que serve para os comandos do rádio, para o cruise control, para os comandos do telefone, etc. Acaba por ser quase como os telemóveis que já servem para tudo, menos para fazer chamadas. Neste caso o volante também é um elemento de distracção do qual também parece dependermos. Mais um extra para gastarmos dinheiro.
                                          São tantas as mariquices nos carros modernos que todos eles acabam muitas vezes por ser elementos de distracção.

                                          Na semana passada dentro da cidade ia atrás de um carro aos “S” e ainda era manhã cedo (por certo não estaria embriagado, pensei eu). Não fazia piscas, saia de faixa em linha recta dando de vez em quando uma guinada para voltar à faixa, enquanto os carros que vinham de frente afastavam-se e buzinavam e eu atrás cheio de pressa para o trabalho, a apreciar aquele espectáculo ia também buzinando, mas sem resultado.
                                          Mais à frente entrámos na circular à cidade e eu ao ultrapassar a figura, fiquei estupefacto: o individuo levava na mão esquerda um cigarro e na direita o telemóvel ao ouvido.
                                          Levava o cotovelo apoiado na janela enquanto ia deitando as cinzas para fora, dando de vez em quando um toque no volante para voltar à faixa (sempre que lhe buzinavam da faixa contrária). Nem sequer estava a ter noção do que estava a fazer.

                                          Para mim, falar ao telemóvel e fumar enquanto se conduz não deveria acontecer.
                                          A acontecer, que fosse sistema mãos-livres, mas mesmo este deverá ser evitável.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                            Isto tb ja roça o ridiculo, entao façam carros so de um passageiro porque ir num carro com crianças la atras aos berros ou a chamar pelo pai e pela mae tb distrai.
                                            As pessoas e este fanatismo por segurança ja irrita , ponham na cabeça que havera sempre margem para desastres n se consegue evitar tudo, senao n saiam de casa.
                                            Ridículo ou não...não sei.

                                            O que eu sei é que estou há 2 semanas sem carro, porque um senhor ia a guiar, a discutir com a mulher e com as filhas q iam no banco de trás...passou o vermelho (que por acaso eram 2 semáforos separados por 2metros) na 'calçada de carriche' e mandou uma 'passa' no meu carro que rodou 180º.

                                            Agora se é fanatismo de segurança, querer que as pessoas pelo menos parem nos semáforos, ou que conduzam com (mais) segurança (ao menos) quando levam os filhos (para a escola de manhã). Mas isto sou eu a dizer...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                              Tenho plena consciência que o uso de telemóvel me "desconcentra" ao telemóvel. Mas por motivos profissionais tenho que falar. Claro que tenho mãos livres, ou melhor, "Blue&Me"...
                                              Com o sistema Blue&Me, apenas se tem de carregar num botão (que está no volante) para atender ou, noutro para fazer uma chamada (pedir ao carro que a faça).
                                              Nâo é preciso olhar para o telemóvel nem consultar nenhuma agenda.

                                              Penso que podemos considerar três 3 níveis de 'alta-voz'.

                                              1 - Este que referi ou equivalente.
                                              2 - Bluetooth com o carro ou telemóvel incorporado, mas sem comandos vocais.
                                              3 - Sistema de alta-voz no próprio telemóvel.

                                              É claramente mais problemático ou com maior potencial de distracção, o último.
                                              EDIT:...mas ainda assim, é perfeitamente possível usar o último correctamente aproveitando paragens em semáforos, etc. ...como é possível usar incorrectamente o primeiro, andando por exemplo, a consultar cartões de visita à procura de um contacto.

                                              Se está em causa a distracção proporcionada pela conversa em si, é relevante também, pois trata-se claramente de um factor que divide a atenção do condutor. Mas aqui, entramos num campo muito vasto e que está mais relacionado com a natureza do condutor do que com o factor de distracção que tanto pode ser conversa com o telemóvel, como com outro passageiro, como com a vista ou os outros carros
                                              ...e que também para simplificar, vou dividir em 3:

                                              1- pessoas que conseguem interagir melhor com várias situações em simultâneo.
                                              2 - pessoas que têm mais dificuldade em fazê-lo e actuam em conformodidade.
                                              3 - pessoas que não têm consciência dessa sua dificuldade, ou das implicações de dividir as atenções.

                                              Conclusão: A diferença está sempre no condutor e o resto é paisagem.

                                              Michael
                                              Editado pela última vez por Mik; 22 January 2009, 20:22.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Totalmente de acordo com a proibição total do telemóvel enquanto se
                                                conduz.

                                                Quanto à comparação entre fumar, comer, etc. e o uso do telemóvel, é
                                                descabida.

                                                O perigo do telemóvel (com kit de mãos livres) não é a ocupação das
                                                mãos (nem da boca ), é a ocupação do CÉREBRO! É a distracção!

                                                Falar diminui a concentração / atenção que se dá à condução.

                                                O telemóvel (com ou sem kit mãos livres) não é perigoso por ocupar as
                                                mãos. É perigoso por desviar a atenção.

                                                Ainda assim, fumar também é perigoso. Mas não por ocupar as mãos.
                                                É pelo perigo de cair a beata n... nas calças!

                                                Quanto ao perigo de ter as mãos ocupadas... isso depende de pessoa
                                                para pessoa.
                                                Há certas pessoas que nem com quatro mãos no volante conseguem
                                                conduzir tão bem quanto o Schumacher com as mãos atadas atrás das
                                                costas.

                                                Concordo !

                                                Conduzir e falar ao telemovel ao mesmo tempo requere mais utilização do cérebro.

                                                Particularmente em determinadas situações, como por exemplo quando se pretende dar uma explicação lógica e elaborada de qualquer coisa.

                                                Aí estamos a querer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e na realidade, apesar de podermos dizer que já falámos ao telefone não sei quantas vezes, é um risco acrescido.

                                                Já me aconteceu ir no IC 19 ao telemovel, e ao desligar não saber exactamente em que parte do troço estava !!!

                                                Ou seja, eu ia apenas em piloto automático, reagindo às curvas, carros, etc, mas se houvesse uma situação em que pedisse muita atenção, não sei se estava lá.

                                                Aliás, eu nem acho que seja o ter o telemóvel numa mão que causa o maior problema (até porque aí há a tendência para reduzir velocidade). Acho que a distracção é o pior.


                                                Mas pronto, mexer no rádio ou no gps também distrai (e obriga a tirar os olhos da estrada)...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Os carros foram feitos para transportar pessoas. Não foram feitos para
                                                  falar ao telemóvel.

                                                  Tens SEMPRE a hipótese de PARAR para falar ao telemóvel. Não é
                                                  imperativo teres de falar ao telemóvel para conduzir.

                                                  Por outro lado, sendo uma das funções do carro o transporte de
                                                  passageiros, as distracções por eles provocadas já não é algo que
                                                  possas abdicar tal como podes abdicar de falar ao telemóvel.

                                                  Ainda assim, se as crianças estão a fazer "porcaria" também tens a
                                                  opção de parar para acalmar as crianças antes de prosseguir viagem.

                                                  Não COMPARES é as duas situações, porque NÃO são comparáveis.

                                                  Falar ao telemóvel enquanto se conduz é tão necessário à condução
                                                  como beber bebidas alcoólicas antes de conduzir (ou mesmo durante).
                                                  n tens sempre hipotese de parar para falar ao telemovel e para algumas pessoas falar durante se conduz é uma necessidade profissional, nao é para perguntar á mulher o que é o jantar. Depois qual é a diferença de ires a falar ao telemovel ou a falar com os passageiros principalmente os que vao atras?
                                                  Uma coisa é ir com o telemovel na mao que logico que afecta os movimentos, agora com os sistemas de maos livres que se conhece nao vejo problema.
                                                  O facto é que qualquer coisa pode distrair uma pessoa enquanto conduz, depende da pessoa se é menos ou mais distraida.
                                                  Como disse á medidas e medidas, e algumas simplesmente sao ridiculas e demasiado extremistas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    Totalmente de acordo com a proibição total do telemóvel enquanto se
                                                    conduz.

                                                    Quanto à comparação entre fumar, comer, etc. e o uso do telemóvel, é
                                                    descabida.

                                                    O perigo do telemóvel (com kit de mãos livres) não é a ocupação das
                                                    mãos (nem da boca ), é a ocupação do CÉREBRO! É a distracção!

                                                    Falar diminui a concentração / atenção que se dá à condução.

                                                    O telemóvel (com ou sem kit mãos livres) não é perigoso por ocupar as
                                                    mãos. É perigoso por desviar a atenção.

                                                    Ainda assim, fumar também é perigoso. Mas não por ocupar as mãos.
                                                    É pelo perigo de cair a beata n... nas calças!

                                                    Quanto ao perigo de ter as mãos ocupadas... isso depende de pessoa
                                                    para pessoa.
                                                    Há certas pessoas que nem com quatro mãos no volante conseguem
                                                    conduzir tão bem quanto o Schumacher com as mãos atadas atrás das
                                                    costas.

                                                    Só deve andar de carro no lugar do pendura, só pode!

                                                    o meu trabalho implica fazer mts km, e se fosse a parar sempre que o telefone toca ou tivesse que telefonar tava tramado! n fazia outra coisa!

                                                    é claro que uso um car kit! não ando com o telefone ao ouvido...pq dá multa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      (...) para algumas pessoas falar durante se conduz é uma necessidade profissional,(...)
                                                      Lamento mas isso não é verdade.
                                                      Antigamente não havia telemóveis, e as pessoas conduziam e trabalhavam
                                                      na mesma.

                                                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                      Depois qual é a diferença de ires a falar ao telemovel ou a falar com os passageiros principalmente os que vao atras?
                                                      É enorme.

                                                      Primeiro, eu nem tiro os olhos da estrada para falar com alguém que vá
                                                      dentro do carro. É certo que para falar ao telemóvel também não, mas
                                                      é uma linha de raciocínio. Serve para demonstrar.

                                                      Vou abrir aqui um parentesis:
                                                      (E quando vou à pendura, e o condutor é dos que olha para as pessoas
                                                      para falar, eu evito falar. Não quero morrer.)
                                                      Continuando o raciocínio:

                                                      Depois, a maior parte das vezes nem oiço o que as outras pessoas dizem.
                                                      Desligo mais facilmente da conversa do que da condução. Isto com
                                                      pessoas dentro do carro. Segue a linha de raciocínio...

                                                      Agora começa a grande diferença...

                                                      As pessoas que vão ao lado, não só entendem a razão pela qual não
                                                      estou a prestar atenção à conversa, como até pode alertar para perigos
                                                      eventuais.

                                                      Por outro lado...

                                                      As pessoas com quem falamos ao telemóvel estão sempre à espera de
                                                      respostas rápidas / prontas / imediatas pelo que solicitam muito mais
                                                      a nossa atenção. Como se não bastasse, muitas das vezes nem se
                                                      apercebem que vamos a conduzir pelo que, quando não respondemos
                                                      logo, começam com o irritante «ESTOU? ESTÁ LÁ? ESTOU? ESTÁS A
                                                      OUVIR?» a tentar saber se a chamada caiu.

                                                      Pode parecer que é igual falar ao telemóvel do que com as pessoas do
                                                      lado, mas não é. Nem que seja pelo facto de as pessoas do lado "estarem
                                                      no mesmo barco", ou seja, se houver um acidente também elas podem
                                                      morrer. Quem está do outro lado do telefone está-se a C@&@#, porque
                                                      se te espetares quem morre és tu, e não ele.

                                                      Além disso:

                                                      As leis são para todos, e não apenas para alguns.
                                                      Ou seja:

                                                      Até aceito que me digas que não te distrais, e que por isso a lei seria
                                                      ridícula. Mas, se fosse contra ti um tipo que ia distraído a falar ao
                                                      telemóvel, e se fosses para o hospital, e a tua família morresse, se calhar
                                                      já te lembravas que os outros não são tão atentos à condução quanto
                                                      tu.

                                                      Assim, todas as leis que possam contribuir para a segurança na estrada
                                                      são bem-vindas. Principalmente aquelas leis que não prejudicam NADA nem
                                                      NINGUÉM, como é o caso desta: Ninguém precisa de falar ao telemóvel
                                                      enquanto conduz. Há 20 anos não havia telemóvel e as pessoas
                                                      continuavam a trabalhar e a conduzir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                                        Só deve andar de carro no lugar do pendura, só pode!

                                                        o meu trabalho implica fazer mts km, e se fosse a parar sempre que o telefone toca ou tivesse que telefonar tava tramado! n fazia outra coisa!

                                                        é claro que uso um car kit! não ando com o telefone ao ouvido...pq dá multa
                                                        E há 20 anos, quando não havia telemóveis?
                                                        Ou será que nessa altura não havia trabalhos que implicassem fazer
                                                        muitos quilómetros?
                                                        Sinceramente...

                                                        Se eu só ando de carro no lugar do pendura, então eu digo:
                                                        Nasceu já com telemóvel colado ao ouvido... só pode!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          E há 20 anos, quando não havia telemóveis?
                                                          Ou será que nessa altura não havia trabalhos que implicassem fazer
                                                          muitos quilómetros?
                                                          Sinceramente...

                                                          Se eu só ando de carro no lugar do pendura, então eu digo:
                                                          Nasceu já com telemóvel colado ao ouvido... só pode!
                                                          sinceramente digo eu! vamos retroceder 20anos?

                                                          o sr é que parece ter ficado parado no tempo! só pode!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Lamento mas isso não é verdade.
                                                            Antigamente não havia telemóveis, e as pessoas conduziam e trabalhavam
                                                            na mesma.



                                                            É enorme.

                                                            Primeiro, eu nem tiro os olhos da estrada para falar com alguém que vá
                                                            dentro do carro. É certo que para falar ao telemóvel também não, mas
                                                            é uma linha de raciocínio. Serve para demonstrar.

                                                            Vou abrir aqui um parentesis:
                                                            (E quando vou à pendura, e o condutor é dos que olha para as pessoas
                                                            para falar, eu evito falar. Não quero morrer.)
                                                            Continuando o raciocínio:

                                                            Depois, a maior parte das vezes nem oiço o que as outras pessoas dizem.
                                                            Desligo mais facilmente da conversa do que da condução. Isto com
                                                            pessoas dentro do carro. Segue a linha de raciocínio...

                                                            Agora começa a grande diferença...

                                                            As pessoas que vão ao lado, não só entendem a razão pela qual não
                                                            estou a prestar atenção à conversa, como até pode alertar para perigos
                                                            eventuais.

                                                            Por outro lado...

                                                            As pessoas com quem falamos ao telemóvel estão sempre à espera de
                                                            respostas rápidas / prontas / imediatas pelo que solicitam muito mais
                                                            a nossa atenção. Como se não bastasse, muitas das vezes nem se
                                                            apercebem que vamos a conduzir pelo que, quando não respondemos
                                                            logo, começam com o irritante «ESTOU? ESTÁ LÁ? ESTOU? ESTÁS A
                                                            OUVIR?» a tentar saber se a chamada caiu.

                                                            Pode parecer que é igual falar ao telemóvel do que com as pessoas do
                                                            lado, mas não é. Nem que seja pelo facto de as pessoas do lado "estarem
                                                            no mesmo barco", ou seja, se houver um acidente também elas podem
                                                            morrer. Quem está do outro lado do telefone está-se a C@&@#, porque
                                                            se te espetares quem morre és tu, e não ele.

                                                            Além disso:

                                                            As leis são para todos, e não apenas para alguns.
                                                            Ou seja:

                                                            Até aceito que me digas que não te distrais, e que por isso a lei seria
                                                            ridícula. Mas, se fosse contra ti um tipo que ia distraído a falar ao
                                                            telemóvel, e se fosses para o hospital, e a tua família morresse, se calhar
                                                            já te lembravas que os outros não são tão atentos à condução quanto
                                                            tu.

                                                            Assim, todas as leis que possam contribuir para a segurança na estrada
                                                            são bem-vindas. Principalmente aquelas leis que não prejudicam NADA nem
                                                            NINGUÉM, como é o caso desta: Ninguém precisa de falar ao telemóvel
                                                            enquanto conduz. Há 20 anos não havia telemóvel e as pessoas
                                                            continuavam a trabalhar e a conduzir.
                                                            Sim, não haviam telemoveis á 20 anos, mas o meu pai, usa no trabalho dele telemovel ha sensivelmente 16 anos, quase logo que apareceu a tmn e ainda se usavam aqueles telefones fixos nos carros...

                                                            Usa porque realmente precisa e usa enquanto conduz, porque a vida nao esta facil e temos que fazer o tempo "durar mais", se fosse a estar parado por cada vez que tem que usar o telemovel, precisava de 1 dia para fazer 1 simples viagem de Vizela a Entre-os-Rios e voltar.. Nao, nunca teve nenhum acidente devido ao uso do telemovel e posso dizer que passa ao telemovel cerca de 800 minutos por mes, isto entre 2ª e sabado...

                                                            Já agora retirem os rádios de comunicações presentes nos carros das nossas autoridades... Nao vão eles distrairem-se com as "conversas" que têm com a central...

                                                            Se nao precisas de falar ao telemovel enquanto conduzes, lembra-te disso na proxima vez que tiveres com pressa e recebas uma chamada importante...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X