Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tirar a carta sem aulas de condução obrigatórias

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tirar a carta sem aulas de condução obrigatórias

    Acho que o título diz tudo.

    O que têm a dizer sobre o tema? Será que as aulas de condução mínimas obrigatórias são realmente necessárias ou andamos a encher os bolsos às escolas de condução?

    Para facilitar a aprendizagem aos "pré-condutores", irá ser facultada a legalização de pessoas com, pelo menos, 16 anos poderem conduzir com a presença de um tutor/pai.

    O que têm a dizer sobre isso?


    Para reforçar o tópico, uma opinião:

    Escolas de condução em risco de falência

    A Associação Nacional dos Industriais do Ensino da Condução Automóvel (ANIECA) contesta a proposta que consta na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015, que prevê que um candidato faça o exame de condução sem passar por uma escola de condução, refere o «Correio da Manhã».

    Para Eduardo Vieira Dias, presidente da ANIECA, a medida, que está em discussão pública, vai tornar as escolas de condução praticamente desnecessárias, pondo em risco o emprego das cerca de sete mil pessoas que trabalham no sector.
    Diz ainda o «CM» que, Eduardo Vieira Dias acredita que a medida em nada vai ajudar a reduzir a sinistralidade porque o problema não estão nas escolas mas nos exames de condução, onde, garante, o resultado é negociável. A ANIECA alerta para o facto de o exame de condução em Portugal 'não ser rigoroso' e propício à corrupção. Chegam-nos relatos de casos dos examinadores que pedem cem euros para garantir a aprovação, garante Eduardo Vieira Dias.


    Notícia em: http://diario.iol.pt/economia/portug...1229-4058.html

    PS: Por acaso fiz os exames na ANIECA. São bastante exigentes.
    Editado pela última vez por NaoInteressa; 09 February 2009, 19:19.

    #2
    Parece-me pura especulação e sensacionalismo jornalístico.

    Comentário


      #3
      Escolas de condução e exames são uma hipocrisia autêntica!
      Passam dos exames a guiar como as regras mandam, mas a partir daí é vê-los a cortar rotundas, a não fazer os piscas para ultrapassar (e mantê-lo ligado durante a ultrapassagem) e mudar de direcção, a andar pela faixa da esquerda (ou do meio) sem que seja para ultrapassar, a não parar nos "stops", a andar em excesso de velocidade em todo o lado, enfim a "guiar à campeão"...
      Para quê o exame?
      Só se for para ser aquilo que até agora é - um salvo conduto para fazer asneira no trânsito!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pedro230 Ver Post
        Parece-me pura especulação e sensacionalismo jornalístico.
        Talvez. Também acho estranho uma discussão destas num país como o nosso, cheio de burocracias. Mas não me parece uma ideia descabida.


        Aconselho a quem estiver interessado pelo tema, a partir dos 1.20 min.

        http://sic.aeiou.pt/online/video/inf...20092parte.htm

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
          Escolas de condução e exames são uma hipocrisia autêntica!
          Passam dos exames a guiar como as regras mandam, mas a partir daí é vê-los a cortar rotundas, a não fazer os piscas para ultrapassar (e mantê-lo ligado durante a ultrapassagem) e mudar de direcção, a andar pela faixa da esquerda (ou do meio) sem que seja para ultrapassar, a não parar nos "stops", a andar em excesso de velocidade em todo o lado, enfim a "guiar à campeão"...
          Para quê o exame?
          Só se for para ser aquilo que até agora é - um salvo conduto para fazer asneira no trânsito!
          eu acho absolutamente necessário existirem aulas de condução e exame. quem é que vai ensinar quem não sabe, tu? eu? outro qualquer sem formação? se as coisas são como são agora imagino sem aulas e exame. mais acho que as pessoas deviam ser todas submetidas a exames psicologicos e psiquiatras para aferir se têm cabeça para andar com uma arma nas mãos, e devia também existir uma forte componente civica nas aulas tanto de código como de condução. essas falhas que referes não é culpa das aulas/exames, é sim culpa da falta civismo das pessoas e da falta de fiscalização que existe em todos os sectores neste país.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
            eu acho absolutamente necessário existirem aulas de condução e exame. quem é que vai ensinar quem não sabe, tu? eu? outro qualquer sem formação? se as coisas são como são agora imagino sem aulas e exame. mais acho que as pessoas deviam ser todas submetidas a exames psicologicos e psiquiatras para aferir se têm cabeça para andar com uma arma nas mãos, e devia também existir uma forte componente civica nas aulas tanto de código como de condução. essas falhas que referes não é culpa das aulas/exames, é sim culpa da falta civismo das pessoas e da falta de fiscalização que existe em todos os sectores neste país.

            Errado!
            A culpa da forma vergonhosa como se guia, tem tudo a ver com a forma como se permite que as pessoas possam passar a guiar.
            Ou seja, faz algum sentido fazer um exame rigoroso para imediatamente depois de passar no exame quase ninguém guiar conforme lhe permitiu passar nesse exame?

            Acho muito bem que seja disponibilizadas aulas para quem não sabe, mas obrigatórias nunca!
            Aliás, aqui há uns anos ter aulas de condução não era obrigatório e mesmo o exame era muito simples.
            Quando eu tirei a carta, não era obrigatório ir a aulas de código. Escusado será dizer que ninguém lá punha os pés...
            As escolas de condução não passam duma negociata que é comandado por um lobby fortíssimo e que é necessário acabar com ele e consequentemente com esta estupidez que é obrigatoriedade de andar nessas pseudo aulas de condução e código.
            Quem acha que deve ir, vai, quem acha que pode ir a exame sem essa palhaçada, vai!

            Comentário


              #7
              Acredito que as escolas de condução não encarem esta situação com bons olhos.

              Aliás, eles até querem que se realizem mais aulas de condução...


              Uma coisa que sou completamente contra é ter de se pagar mais 5 aulas, pelo menos, para realizar novamente o exame de condução, quando reprovado.

              Acho que deviam ser facultativas... É que os exames de condução para além de avaliar a capacidade de condução é preciso ter um bocadinho sorte, principalmente quando é a primeira vez.. As pessoas estão nervosas e tal! Se há muitas que já têm carta há muito tempo e fazem asneira, quanto mais um inexperiente e a ser avaliado.

              Reprova-se e pumba... Mais 200 e tal euros. (Onde talvez metade vai para a escola)
              Editado pela última vez por NaoInteressa; 09 February 2009, 20:12.

              Comentário


                #8
                Acho bom para eles ganharem dinheiro com os exames. Vi a reportagem na rtp1 à hora do almoço...

                Então por exemplo, imaginemos. O nosso pai/mãe, irmão/irmã ou seja lá o que fôr dá-nos aulas, em vez da escola, até aqui tudo bem. Mas e os maus hábitos que os condutores habituais têm, fora aqueles que conduzem sempre na via mais à esquerda, não fazem piscas...enfim podíamos estar aqui uma noite inteira.

                A pessoa que está a aprender, vai aprender isso tudo de mal com o seu tutor.
                Eu não estou a dizer que as escolas são exemplares, nada disso, mas isto também me parece demasidamente radical, e sobretudo sem pés nem cabeça.

                Se a pessoa fosse obrigada a ir às aulas, mas também pudesse praticar sob vigilância do tutor tudo bem. Agora ser o tutor a ensinar, é bom para uma pessoa chumbar. Eu cumpri as 30 aulas de condução, que era o máximo na altura, e sempre me soube a pouco.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                  Errado!
                  A culpa da forma vergonhosa como se guia, tem tudo a ver com a forma como se permite que as pessoas possam passar a guiar.
                  Ou seja, faz algum sentido fazer um exame rigoroso para imediatamente depois de passar no exame quase ninguém guiar conforme lhe permitiu passar nesse exame?

                  Acho muito bem que seja disponibilizadas aulas para quem não sabe, mas obrigatórias nunca!
                  Aliás, aqui há uns anos ter aulas de condução não era obrigatório e mesmo o exame era muito simples.
                  Quando eu tirei a carta, não era obrigatório ir a aulas de código. Escusado será dizer que ninguém lá punha os pés...
                  As escolas de condução não passam duma negociata que é comandado por um lobby fortíssimo e que é necessário acabar com ele e consequentemente com esta estupidez que é obrigatoriedade de andar nessas pseudo aulas de condução e código.
                  Quem acha que deve ir, vai, quem acha que pode ir a exame sem essa palhaçada, vai!

                  eu tirei a carta a pouco mais de um ano e meio e tambem não fui obrogado a ir as aulas de codigo, nem de condução, simplesmente tive que as assinar...

                  Comentário


                    #10
                    O que devia acontecer era serem obrigatórias mais aulas e os instrutores serem obrigados a um programa rigoroso e adequado de aulas.

                    Ninguém perde por ter aulas a mais - quem já sabe conduzir pratica, e quem não sabe sempre aprende alguma coisa.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                      O que devia acontecer era serem obrigatórias mais aulas e os instrutores serem obrigados a um programa rigoroso e adequado de aulas.

                      Ninguém perde por ter aulas a mais - quem já sabe conduzir pratica, e quem não sabe sempre aprende alguma coisa.
                      Eu não concordo com o que está a bold.

                      Primeiro, teriam de aumentar o preço da carta. A carta em si já não é barata...

                      Depois, quem não se sentir suficientemente à vontade na condução, pode pagar mais aulas após ter frequentado as obrigatórias.

                      Acho que 32 aulas já são o suficiente e falo por mim, que tirei a carta há relativamente pouco tempo.

                      Não são as aulas de condução que nos fazem mais cívicos. Aliás... Eu admito que há STOP's que nem me dou ao trabalho de parar, coisa que fazia nas aulas de condução.

                      (Se um polícia me apanha lixo-me!)
                      Editado pela última vez por NaoInteressa; 09 February 2009, 20:22.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                        Acho que o título diz tudo.

                        PS: Por acaso fiz os exames na ANIECA. São bastante exigentes.

                        Eu tb fiz, cá em Linda-a-Velha...
                        Meu exame durou qualquer coisa como 55 minutos, com AE, rotundas até enjoar, estacionamentos que nem sei como consegui à primeira, sítios com sinalização dúbia, entre outras coisas... passei sem nenhuma falha
                        Editado pela última vez por Mazzeo; 09 February 2009, 20:25.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                          Eu tb fiz, cá em Linda-a-Velha...
                          Meu exame durou uns míseros 55 minutos, com AE, rotundas até enjoar, estacionamentos que nem sei como consegui à primeira, sítios com sinalização dúbia, entre outras coisas... passei sem nenhuma falha
                          Eu fiz o meu exame em 20 minutos e não fiz manobras nenhumas. Quem é que te calhou no exame, se quiseres dizer?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            Eu fiz o meu exame em 20 minutos e não fiz manobras nenhumas. Quem é que te calhou no exame, se quiseres dizer?

                            Não me importava de dizer, mas nao sei o nome do gajo...
                            Sei é que quando meu instrutor viu quem era, disse-me logo que tivesse calma porque o gajo mal visse que eu sabia conduzir, ia puxar por mim até que eu cometesse alguma falha...
                            btw, naquele dia chovia à potes...

                            edit:

                            fomos logo apanhar a A5 Lisboa, entramos pelo monsanto e a maior parte do meu exame foi naquelas ruas manhosas entre a Ajuda e Belém... detalhe é que nunca tinha ido pra lá, não podíamos sair do concelho de Oeiras :P
                            Editado pela última vez por Mazzeo; 09 February 2009, 21:13.

                            Comentário


                              #15
                              Eu fiz 7 e disse que queria meter para exame, ele concordou que estava pronto para isso, claro que paguei 30 e fiz 13 ou 14, enquanto esperava pelo exame e depois no dia do exame para apalpar "terreno", mas era escusado andar lá o tempo todo.

                              E vamos ser sinceros, não é na escola de condução que se aprende a conduzir, por isso, se um gajo fizer 40 aulas não se aprende metade do que um dia inteiro na "selva" sozinho.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                                Escolas de condução e exames são uma hipocrisia autêntica!
                                Passam dos exames a guiar como as regras mandam, mas a partir daí é vê-los a cortar rotundas, a não fazer os piscas para ultrapassar (e mantê-lo ligado durante a ultrapassagem) e mudar de direcção, a andar pela faixa da esquerda (ou do meio) sem que seja para ultrapassar, a não parar nos "stops", a andar em excesso de velocidade em todo o lado, enfim a "guiar à campeão"...
                                Para quê o exame?
                                Só se for para ser aquilo que até agora é - um salvo conduto para fazer asneira no trânsito!
                                E então por isso vamos acabar com as aulas e exames?

                                Secalhar devia-se era por em pratica medidas de fiscalização para não existir fraude nas escolas de condução. Nunca a expressão "tirar a carta pelo telefone" fez tanto sentido como nos dias que correm, devido á facilidade com que qualquer um tira a carta.

                                Os avaliadores são subornáveis e apenas consigo perceber esta medida se por alguma forma visar penalizar os avaliadores da condução dos exames.

                                Esta medida não irá invalidar que continuem a sair para a rua cada vez mais pessoas sem saberem os minimos de condução e regras de trânsito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu estou de acordo, totalmente aliás, que, actualmente, não é nas aulas de condução que se aprende mas sim depois, no dia a dia.

                                  O problema é que não devia ser assim.

                                  E não me venham dizer que é impossível, basta melhorar o ensino e adoptar maior exigência com alunos e instrutores, como noutros países.

                                  (Por ex.: Como é possível tirar a Carta sem nunca ter conduzido em AE)

                                  É inconcebível que o ensino da condução não prime pela excelência quando todos sabemos as consequências da má aprendizagem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                    O que devia acontecer era serem obrigatórias mais aulas e os instrutores serem obrigados a um programa rigoroso e adequado de aulas.

                                    Ninguém perde por ter aulas a mais - quem já sabe conduzir pratica, e quem não sabe sempre aprende alguma coisa.

                                    Para quê, se depois nunca mais guiam como deve ser, ou seja como tiveram que guiar no dia do exame?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                      Eu estou de acordo, totalmente aliás, que, actualmente, não é nas aulas de condução que se aprende mas sim depois, no dia a dia.

                                      O problema é que não devia ser assim.

                                      E não me venham dizer que é impossível, basta melhorar o ensino e adoptar maior exigência com alunos e instrutores, como noutros países.

                                      (Por ex.: Como é possível tirar a Carta sem nunca ter conduzido em AE)

                                      É inconcebível que o ensino da condução não prime pela excelência quando todos sabemos as consequências da má aprendizagem.
                                      Pois, a mim aconteceu tirar a carta no Verão durante o dia e depois quando peguei no carro a noite, para fazer meia duzia de km´s vi-me grego.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                                        Para quê, se depois nunca mais guiam como deve ser, ou seja como tiveram que guiar no dia do exame?
                                        A minha opinião é a seguinte:
                                        • as aulas de condução não devem ensinar apenas o "básico"
                                        • devia ser obrigatório ter x aulas para praticar algumas noções de condução defensiva - o que fazer quando vamos numa AE e temos de travar a fundo; o que fazer quando estamos envolvidos num acidente; praticar condução com piso molhado; etc...
                                        • se as pessoas depois não o fazem... o problema é delas e dos outros que andam na estrada. Eu ainda me lembro quando tive que ir para a AE no dia a seguir a ter tirado a carta e não foi muito agradável...
                                        • acho que as infracções de excesso de velocidade, condução perigosa, álcool, etc, devem ser severamente punidas nos primeiros anos de carta para ajudar a criar hábitos de condução mais prudente.
                                        • acho que, ainda antes de poderem tirar a carta, os jovens devem ser confrontados com a dura realidade de quem ficou com sequelas por ter arriscado um pouco mais, ou porque outros arriscaram

                                        Ninguém perde por estar bem preparado numa determinada área e a condução não é excepção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É...
                                          Eu vejo os "jovens" que tiram a carta e esperam anciosamente por tê-la para poderem finalmente fazer todo o tipo de cavalidades ao volante!
                                          Sobre o guiar em AE, não vejo qual é a dificuldade. Se não se tem experiência, anda-se mais devagar - na faixa da direita é cómodo e pouco perigoso, o portuguesinho moderno nem sequer por lá anda...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                            Eu estou de acordo, totalmente aliás, que, actualmente, não é nas aulas de condução que se aprende mas sim depois, no dia a dia.

                                            O problema é que não devia ser assim.

                                            E não me venham dizer que é impossível, basta melhorar o ensino e adoptar maior exigência com alunos e instrutores, como noutros países.

                                            (Por ex.: Como é possível tirar a Carta sem nunca ter conduzido em AE)

                                            É inconcebível que o ensino da condução não prime pela excelência quando todos sabemos as consequências da má aprendizagem.
                                            É fácil, tiras carta nos Açores. Eu tou a tirar carta e cá não temos auto-estradas. Temos só IC, que ainda faz diferença para AE.

                                            Quando alguém tem que ir para fora apenas tem que se habituar a conduzir em AE. Eu daqui a um ano e meio vou ter de ir para o Continente estudar e claro vou apanhar com AE sem nunca ter conduzido numa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                              A minha opinião é a seguinte:
                                              • as aulas de condução não devem ensinar apenas o "básico"
                                              • devia ser obrigatório ter x aulas para praticar algumas noções de condução defensiva - o que fazer quando vamos numa AE e temos de travar a fundo; o que fazer quando estamos envolvidos num acidente; praticar condução com piso molhado; etc...
                                              • se as pessoas depois não o fazem... o problema é delas e dos outros que andam na estrada. Eu ainda me lembro quando tive que ir para a AE no dia a seguir a ter tirado a carta e não foi muito agradável...
                                              • acho que as infracções de excesso de velocidade, condução perigosa, álcool, etc, devem ser severamente punidas nos primeiros anos de carta para ajudar a criar hábitos de condução mais prudente.
                                              • acho que, ainda antes de poderem tirar a carta, os jovens devem ser confrontados com a dura realidade de quem ficou com sequelas por ter arriscado um pouco mais, ou porque outros arriscaram
                                              Ninguém perde por estar bem preparado numa determinada área e a condução não é excepção.
                                              Porque só devem ser severamente punidos pelas infracções cometidas os condutores com poucos anos de carta?

                                              Não sei há quantos anos tens carta, mas não acredito que nunca tenhas excedido os limites de velocidade. Andas sempre a menos de 50 km/h dentro das localidades? Nunca ultrapassaste os 120 km/h?

                                              Não concordo é com os 3 anos de carta provisória. Então se pisar uma linha continua, isto é motivo para ficar sem carta? Uma estupidez autêntica, é o que é.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                                É fácil, tiras carta nos Açores. Eu tou a tirar carta e cá não temos auto-estradas. Temos só IC, que ainda faz diferença para AE.

                                                Quando alguém tem que ir para fora apenas tem que se habituar a conduzir em AE. Eu daqui a um ano e meio vou ter de ir para o Continente estudar e claro vou apanhar com AE sem nunca ter conduzido numa.
                                                Digamos que o teu caso é um bocado excepcional

                                                O que eu quis dizer é que, no Continente, há muito quem tire a carta sem nunca ter conduzido em AE.

                                                E não me parece que seja tudo uma questão de hábito e andar mais devagar porque se formos por aí agora até há carros que travam sozinhos (Volvo XC60 por ex.). Juntando a isso as caixas automáticas e os 1001 sensores isto é quase como na Playstation.
                                                Até ao dia em que é preciso saber lidar com uma situação mais complicada na estrada e aí...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                                  Porque só devem ser severamente punidos pelas infracções cometidas os condutores com poucos anos de carta?

                                                  Não sei há quantos anos tens carta, mas não acredito que nunca tenhas excedido os limites de velocidade. Andas sempre a menos de 50 km/h dentro das localidades? Nunca ultrapassaste os 120 km/h?

                                                  Não concordo é com os 3 anos de carta provisória. Então se pisar uma linha continua, isto é motivo para ficar sem carta? Uma estupidez autêntica, é o que é.
                                                  Acho que não leste com atenção
                                                  Devem ser severamente punidos os begginers e punidos todos os outros, obviamente.

                                                  Daí até dizer que pisar uma linha contínua é motivo para ficar sem carta - obviamente que em princípio não o é.

                                                  Em relação ao Código o único item que não cumpro por sistema é o dos limites de velocidade mas posso dizer-te que já devo ter feito cerca de 200.000km e o único acidente em que estive envolvido foi um pequeno toque por trás no meu carro.
                                                  Ah e também nunca fui multado. Será sorte e também bom senso acompanhado de alguma experiência.

                                                  Agora se me oferecessem um curso para melhorar a minha condução eu aproveitava já! Se as pessoas têm que pagar as aulas porque não aproveitá-las para aprender alguma coisa? Cada um no seu nível de conhecimentos de condução,claro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                                    Acho que não leste com atenção
                                                    Devem ser severamente punidos os begginers e punidos todos os outros, obviamente.

                                                    Daí até dizer que pisar uma linha contínua é motivo para ficar sem carta - obviamente que em princípio não o é.

                                                    Em relação ao Código o único item que não cumpro por sistema é o dos limites de velocidade mas posso dizer-te que já devo ter feito cerca de 200.000km e o único acidente em que estive envolvido foi um pequeno toque por trás no meu carro.
                                                    Ah e também nunca fui multado. Será sorte e também bom senso acompanhado de alguma experiência.

                                                    Agora se me oferecessem um curso para melhorar a minha condução eu aproveitava já! Se as pessoas têm que pagar as aulas porque não aproveitá-las para aprender alguma coisa? Cada um no seu nível de conhecimentos de condução,claro.
                                                    Ok, já percebi, pensei que te tivesses a referir só mesmo a quem fosse inciado na condução.

                                                    A acidentes estamos todos sujeitos, agora isso das multas é óbvio que é preciso ter alguma sorte. Nunca se sabe se alguém está a controlar as velocidades. Claro que as velocidades são sempre o mais dificil de cumprir.

                                                    Isso dos cursos as escolas é que deviam dar. É que 750 euros pagam muito bem esse curso. Nem precisava ser um curso. Bastava as escolas ter um determinado local onde nos colocasse alguns obstáculos que podemos encontrar na estrada. Tipo um animal a passar a frente, ter que travar bruscamente, enfim. Todo o tipo de perigos que um condutor possa encontrar na via publica. Não saia muito caro às escolas de condução e os alunos saiam com melhor preparação das escolas e volto a referir, os 750 euros que as pessoas têm de pagar para ter carta, pagam muito bem este tipo de condições.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                                      Digamos que o teu caso é um bocado excepcional

                                                      O que eu quis dizer é que, no Continente, há muito quem tire a carta sem nunca ter conduzido em AE.

                                                      E não me parece que seja tudo uma questão de hábito e andar mais devagar porque se formos por aí agora até há carros que travam sozinhos (Volvo XC60 por ex.). Juntando a isso as caixas automáticas e os 1001 sensores isto é quase como na Playstation.
                                                      Até ao dia em que é preciso saber lidar com uma situação mais complicada na estrada e aí...
                                                      Então mas isso é culpa do centro de exames.

                                                      Eu tive de fazer AE, e apenas fiz no dia do exame. Era obrigatório... Aliás, os nossos percursos, que são 5, estão todos interligados pela A5.

                                                      E para te ser sincera: Não senti grande diferença, visto que já tinha andado a esticar fora de AE.

                                                      Esticansos progressivos... Lembro-me que com 11 aulas dei os 80 Km/h... Fiquei super contente.



                                                      Outra coisa:

                                                      Acho que as leis não devem diferenciar assim tanto para quem tem menos anos de carta.

                                                      E... Nas aulas de código, pode sempre haver um ou outro instrutor que se dê ao trabalho de passar uns desfigurados, uns acidentes e tal. Já apanhei algumas aulas assim. Foram benéficas para o exame de código? Nem por isso, mas deixou mensagem.

                                                      Os instrutores podem sensibilizar à vontade, deve é haver muitos que não o fazem... Mas eles podem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PMCC Ver Post

                                                        Isso dos cursos as escolas é que deviam dar. É que 750 euros pagam muito bem esse curso. Nem precisava ser um curso. Bastava as escolas ter um determinado local onde nos colocasse alguns obstáculos que podemos encontrar na estrada. Tipo um animal a passar a frente, ter que travar bruscamente, enfim. Todo o tipo de perigos que um condutor possa encontrar na via publica. Não saia muito caro às escolas de condução e os alunos saiam com melhor preparação das escolas e volto a referir, os 750 euros que as pessoas têm de pagar para ter carta, pagam muito bem este tipo de condições.
                                                        Exactamente, não era complicado e prestavam um serviço muito melhor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                                          Digamos que o teu caso é um bocado excepcional

                                                          O que eu quis dizer é que, no Continente, há muito quem tire a carta sem nunca ter conduzido em AE.

                                                          [...]
                                                          Nos finais de 2003, quando tirei a carta já era obrigatório ter pelo menos uma aula em A.E..
                                                          O certo é que nunca lá tive nenhuma aula lá, aliás nem nunca engrenei a 5ª velocidade, no carro da escola. A primeira vez que entrei na auto-estrada, já encartado, foi um pânico do caraças.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                            Nos finais de 2003, quando tirei a carta já era obrigatório ter pelo menos uma aula em A.E..
                                                            O certo é que nunca lá tive nenhuma aula lá, aliás nem nunca engrenei a 5ª velocidade, no carro da escola. A primeira vez que entrei na auto-estrada, já encartado, foi um pânico do caraças.
                                                            Está previsto na Lei, leiam o artigo 17º da portaria 536/2005.
                                                            http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/port_536_05.pdf

                                                            Claro que para os candidatos a condutores que residam em Bragança ou Mirandela tal situação não é possivel, no entanto recordo-me que em 1991 quando tirei a minha carta tal situação não era possivel, no entanto fui preparado pelo meu instrutor para as situações que me iria deparar na condução em auto-estrada e quais os comportamentos a ter.

                                                            Concordo que haja lacunas importantes no ensino da condução, mas não acho que seja assim tão má como dizem.
                                                            O código da estrada é lido "á pressa" e na diagonal e muitas vezes passa muita informação importante em branco...
                                                            E claro a malta apanha-se com a carta na mão e acaba a educação e o respeito pelo próximo e salve-se quem puder.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X