Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Absolvido depois de ser apanhado a 202km/h

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Absolvido depois de ser apanhado a 202km/h

    Absolvido depois de ser apanhado a 202km/h

    Para o juíz o radar não tinha "fiabilidade suficiente".


    Em Espanha um homem foi absolvido depois de ter sido apanhado a circular a 202 km/h numa auto-estrada onde o limite é de apenas 120.

    Segundo o site espanhol 20 minutos, o juíz do Tribunal Penal considerou que o radar que detectou a velocidade do automobilista não tinha "fiabilidade suficiente".

    A sentença confirmou que o condutor seguia àquela velocidade, mas o magistrado entendeu que a "questão determinante, já que não se duvida da identidade do automobilista, nem da velocidade captada pelo radar, nem do seu perfeito estado de operacionalidade, é se o índice de medição pode ser correcto para tomar como certos os 202 km/h".

    Considera-se que acima dos 100 km/h o erro do radar pode atingir valores elevados que podem pôr em causa a sua fiabilidade.

    http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=40299


    que me dizem? comentarios precisa-se. sera que em portugal temos radares ou juizes assim?

    #2
    O homem que seguia lançando muito acima do limite legal, torna-se uma vítima porque o radar talvez se tenha enganado num 10 ou 15km/h.

    Espicacem muito os juízes e o governo com isso e não tarda nada passa a haver uma multa única que abrange os excessos indiferentemente de serem por mais 30km/h ou 120km/h. Depois queixam-se que paga o justo pelo pecador.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Expresso Ver Post
      O homem que seguia lançando muito acima do limite legal, torna-se uma vítima porque o radar talvez se tenha enganado num 10 ou 15km/h.

      Espicacem muito os juízes e o governo com isso e não tarda nada passa a haver uma multa única que abrange os excessos indiferentemente de serem por mais 30km/h ou 120km/h. Depois queixam-se que paga o justo pelo pecador.

      Nem mais!!!

      Comentário


        #4
        A maior parte dos radares utilizados em Portugal, têm erro. CONTUDO, se olharem para uma contra-ordenação, há sempre um campo em que a autoridade autuante desconta a percentagem de erro máximo que o aparelho pode dar.

        Eu fui apanhado a 140, onde se podia andar a 100. Feito o desconto da margem de erro máximo, ia a 107 km/h. Ou seja foi multado por 7 kms/h.

        Comentário


          #5
          Em espanha circular acima dos 200km\h dá pena de prisão, creio que seja um ano.
          Foi absolvido da pena mas terá de pagar na mesma a multa e a perca dos respectivos pontos.

          Comentário


            #6
            Essa taxa de erro é calculável, bastando atribuir à velocidade oficialmente registada o pior caso possível, isto é, subtrai-se à velocidade registada a taxa máxima de erro. É isso que é feito pelas forças de segurança em Portugal e obviamente também em Espanha.

            Em Espanha utilizam-se bastante os radares fixos nas autoestradas. Se for esse modelo basta darem uma vista de olhos por este estudo em que é provado que dependendo do ângulo de incidência a taxa pode variar, sendo a taxa de erro máxima no caso apresentado de 6,4%.

            Dependendo do modelo de radar esta taxa pode variar, mas para que o radar seja homologado essa taxa máxima tem que estar devidamente calculada e identificada, os polícias só tem que aplicar a taxa do modelo de radar que estão a utilizar.

            Agora se esse juiz for como a grande maioria dos majistrados portugueses, que não percebem nada de qualquer matéria que fuja da área do direito, não duvido nada que tenha acreditado no que um qualquer técnico disse ou, ainda pior, num discurso bonito e floriado (como eles tanto gostam) de um qualquer advogado que acha que física é desporto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cuto Ver Post
              A maior parte dos radares utilizados em Portugal, têm erro. CONTUDO, se olharem para uma contra-ordenação, há sempre um campo em que a autoridade autuante desconta a percentagem de erro máximo que o aparelho pode dar.

              Eu fui apanhado a 140, onde se podia andar a 100. Feito o desconto da margem de erro máximo, ia a 107 km/h. Ou seja foi multado por 7 kms/h.
              Com que equipamento é que eles te mediram a velocidade? Com uma fita métrica e um relógio de pulso?

              Isso dá uma taxa de erro de quase 25%! Não conheço nenhum modelo de radar que tenha uma taxa de erro tão elevada, andam geralmente entre os 5 e os 10%...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                Com que equipamento é que eles te mediram a velocidade? Com uma fita métrica e um relógio de pulso?

                Isso dá uma taxa de erro de quase 25%! Não conheço nenhum modelo de radar que tenha uma taxa de erro tão elevada, andam geralmente entre os 5 e os 10%...
                Vou ver se encontro a "multa" e ponho aqui o modelo do aparelho .

                Comentário


                  #9
                  Sim, por curiosidade também gostava de saber

                  quando dizes "fui apanhado a 140", é isso que está no auto da polícia, ou é o que te recordas de ver marcado no velocímetro do carro? (caso nesse instante te tenhas apercebido que ias ser apanhado pelo radar e olhaste para ver a quantos ias)

                  é que se os 140 forem do velocímetro, não esquecer o seu (provável) erro de leitura, de cerca de 8% (logo 128km/h), tirando o erro máximo, pressuposto em 10%, do próprio radar, já só serias multado por circular a 113km/h... mas afinal a multa foi de apenas 107, portanto, há aí alguma coisa a contar mal. Ou não.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                    Sim, por curiosidade também gostava de saber

                    quando dizes "fui apanhado a 140", é isso que está no auto da polícia, ou é o que te recordas de ver marcado no velocímetro do carro? (caso nesse instante te tenhas apercebido que ias ser apanhado pelo radar e olhaste para ver a quantos ias)

                    é que se os 140 forem do velocímetro, não esquecer o seu (provável) erro de leitura, de cerca de 8% (logo 128km/h), tirando o erro máximo, pressuposto em 10%, do próprio radar, já só serias multado por circular a 113km/h... mas afinal a multa foi de apenas 107, portanto, há aí alguma coisa a contar mal. Ou não.
                    Isso foi o que me aconteceu a mim...

                    Vi que ia a 120km/h, na multa vinha que ía a 111km/h e a multa foi passada a 105km/h...

                    O limite era 60km/h...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                      A maior parte dos radares utilizados em Portugal, têm erro. CONTUDO, se olharem para uma contra-ordenação, há sempre um campo em que a autoridade autuante desconta a percentagem de erro máximo que o aparelho pode dar.

                      Eu fui apanhado a 140, onde se podia andar a 100. Feito o desconto da margem de erro máximo, ia a 107 km/h. Ou seja foi multado por 7 kms/h.
                      Exacto, nunca vi a coima pela velocidade concreta que o radar apresenta..

                      Se fosse uma decisão de um tribunal PT....... ui....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                        Isso foi o que me aconteceu a mim...

                        Vi que ia a 120km/h, na multa vinha que ía a 111km/h e a multa foi passada a 105km/h...

                        O limite era 60km/h...
                        Pois, lá está, uma taxa de erro a rondar os 6%.

                        Os tais 140 deviam ser a velocidade que o cuto viu no conta km e não a que foi registada pelo aparelho.

                        Comentário


                          #13
                          Caraças..que ainda vou encontrar a coima!!!! Eram mesmo 140 pq ouvi o gajo que me parou a perguntar via rádio ao tipo que tava escondido num carro com o radar. 140...diz o gajo.."quer ver a gravação?" Pergunta o agente. Eu, não..não quero. Pago já que tou com pressa. Isto foi na A29 e sem olhar para o velocímetro tenho consciência que devia ir a essa velocidade, pq onde entrei, ou se espera eternamente....ou se arranca em potência (quem tiver carro), pq não há grande visibilidade em relação aos carros que vêm lançados. Aquilo é como um STOP. De modos que sei bem que os 211 póneis tavam a beber aí uns 50 L aos 100! O mais curioso é que o carro (oculto) estava em sítio onde eu já ia a abrandar...

                          Raio da multa que não aparece!!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            Caraças..que ainda vou encontrar a coima!!!! Eram mesmo 140 pq ouvi o gajo que me parou a perguntar via rádio ao tipo que tava escondido num carro com o radar. 140...diz o gajo.."quer ver a gravação?" Pergunta o agente. Eu, não..não quero. Pago já que tou com pressa. Isto foi na A29 e sem olhar para o velocímetro tenho consciência que devia ir a essa velocidade, pq onde entrei, ou se espera eternamente....ou se arranca em potência (quem tiver carro), pq não há grande visibilidade em relação aos carros que vêm lançados. Aquilo é como um STOP. De modos que sei bem que os 211 póneis tavam a beber aí uns 50 L aos 100! O mais curioso é que o carro (oculto) estava em sítio onde eu já ia a abrandar...

                            Raio da multa que não aparece!!!!
                            em k zona da A29 foi? passo todos os dias por la

                            Comentário


                              #15
                              Não duvido que este ia acima dos 100 km/h, mas, in dubio pro réu.

                              Comentário


                                #16
                                202 nem é muito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por focos Ver Post
                                  Absolvido depois de ser apanhado a 202km/h

                                  Para o juíz o radar não tinha "fiabilidade suficiente".


                                  Em Espanha um homem foi absolvido depois de ter sido apanhado a circular a 202 km/h numa auto-estrada onde o limite é de apenas 120.

                                  Segundo o site espanhol 20 minutos, o juíz do Tribunal Penal considerou que o radar que detectou a velocidade do automobilista não tinha "fiabilidade suficiente".

                                  A sentença confirmou que o condutor seguia àquela velocidade, mas o magistrado entendeu que a "questão determinante, já que não se duvida da identidade do automobilista, nem da velocidade captada pelo radar, nem do seu perfeito estado de operacionalidade, é se o índice de medição pode ser correcto para tomar como certos os 202 km/h".

                                  Considera-se que acima dos 100 km/h o erro do radar pode atingir valores elevados que podem pôr em causa a sua fiabilidade.

                                  http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=40299


                                  que me dizem? comentarios precisa-se. sera que em portugal temos radares ou juizes assim?
                                  Acho que o gajo que levou a multa é amigo do juiz e/ou uma pessoa influente.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A ser verdade que em Espanha a partir dos 200km/h é crime, então é da mais elementar justiça que o homem tenha sido absolvido desse crime.

                                    O mesmo acontece cá em PT em relação à taxa de alcool no sangue. Se o balão acusa 1,2 não vão ser condenados pela pratica do crime de condução sob efeito do alcool, pois o Juiz irá deduzir o erro máximo admissível e, por isso, a taxa legal passará a ser inferior a 1,2: deixa de ser crime, são absolvidos.

                                    Felizmente há já algum tempo que a justiça tem vindo a reconhecer que radares e "balões" têm um erro de medição, erro esse que tem que ser descontado no seu máximo admissível, sobretudo quando se trata de condenar alguém a uma pena. Se depois desse desconto o valor encontrado é inferior ao limite minimo previsto no tipo legal de crime, obviamente não há crime.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                      202 nem é muito.
                                      Depende do carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        se fosse cá em portugal o juiz teria de pedir desculpa ao infrator por lhe ter causado o transtorno de ter de se deslocar ao tribunal...

                                        Comentário


                                          #21
                                          E já não deve ser a 1º vez que isso acontece, em meados do ano passado cá em espanha foi apanhado um individuo num Audi A8 a 282km/h numa nacional, o caso foi muito publicitado apareceu em todos os jornais, no fim o homem foi absolvido porque o juiz considerou que além de não haver trânsito e a visibilidade ser muito boa o radar tinha uma margem de erro elevada; justificação do individuo: "Eu estava a experimentar o carro"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                            E já não deve ser a 1º vez que isso acontece, em meados do ano passado cá em espanha foi apanhado um individuo num Audi A8 a 282km/h numa nacional, o caso foi muito publicitado apareceu em todos os jornais, no fim o homem foi absolvido porque o juiz considerou que além de não haver trânsito e a visibilidade ser muito boa o radar tinha uma margem de erro elevada; justificação do individuo: "Eu estava a experimentar o carro"
                                            Estava desbloqueado portanto

                                            Mas sobre essa velocidade o mais espantoso é ter sido atingida em nacional e não numa boa AE.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                              Estava desbloqueado portanto

                                              Mas sobre essa velocidade o mais espantoso é ter sido atingida em nacional e não numa boa AE.

                                              Foi numa nacional, lembro-me de mostrar no telejornal a foto do radar!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                                                Foi numa nacional, lembro-me de mostrar no telejornal a foto do radar!
                                                Não digo que não mas essa velocidade sobretudo numa nacional é, para mim, surreal ainda que possível como é óbvio.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sei de várias pessoas que já deram bem perto da velocidade do A8 no Ip2... Cá no Burgo claro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por focos Ver Post
                                                    em k zona da A29 foi? passo todos os dias por la
                                                    No acesso da A1 (saída ponte do freixo, hospital) para o final da A29. Esse acesso fica quase em cima da saída da A29 para o Hospital Santos Silva, pelo que quem quer seguir para o Freixo ou para a E.N. 222 tem de contar com muito gajo lançado em direcção à saída para o hospital.

                                                    A vermelho, a zona onde entrei na A29 (entrada e saída muito parecida com a do acesso ao Continente e Gaia Shopping), a verde, no acesso à A20, estava o carro patrulha à espera.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                      Sei de várias pessoas que já deram bem perto da velocidade do A8 no Ip2... Cá no Burgo claro.

                                                      Devo ter lido mal, 282km/h no Ip2?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                        Sei de várias pessoas que já deram bem perto da velocidade do A8 no Ip2... Cá no Burgo claro.
                                                        Que zona, mais especificamente ?

                                                        Há rectas com bastante visibilidade e bom piso. Apesar de ser completamente suicida essas velocidades em nacionais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                          No acesso da A1 (saída ponte do freixo, hospital) para o final da A29. Esse acesso fica quase em cima da saída da A29 para o Hospital Santos Silva, pelo que quem quer seguir para o Freixo ou para a E.N. 222 tem de contar com muito gajo lançado em direcção à saída para o hospital.

                                                          A vermelho, a zona onde entrei na A29 (entrada e saída muito parecida com a do acesso ao Continente e Gaia Shopping), a verde, no acesso à A20, estava o carro patrulha à espera.

                                                          já fui multado aì
                                                          160km/h de radar, 140km/h na multa... menos mal...
                                                          é para aprender a andar mais devagar... 280 aerios há 3 anos....

                                                          de qqr maneira tive sorte, porque jà ia a travar para a curva de acesso ao freixo....

                                                          mas claro que nao sou só eu que passo lá àquelas velocidades... todos os dias vejo pessoas qeu circulam a essas velocidades lá

                                                          agora... se estiver lé o nissan almera... jovens já foram... e olhem que quilo dá nas vistas o carro é meio roxo...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Nessa curva de acesso ao freixo, tava aqui há uns 2 meses um TIR estampado. O gasóleo derramado, invisível por causa da chuva, fez com que atravessasse a banheira na saída para a 222. Como ia a 30 km/h, deu para segurar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X