Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta B1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta B1

    Como é que se tira a carta b1, em termos de aulas necessárias e exames?

    #2
    Continua a ser necessária a inscrição numa escola de condução. É assim desde sempre.

    Obs: Sem mais detalhes na pergunta, é esta a resposta possível de ser dada.

    Cpts.,

    Comentário


      #3
      Tambem estou interessado em saber a resposta

      Quero conduzir uma moto4
      Editado pela última vez por Pedro65; 08 March 2009, 19:29.

      Comentário


        #4
        Se for para conduzir um papa-reformas deixa-te disso, tira antes a A1 e mete-te numa 125 a 4T.
        Informa-te no site do IMTT e nas escolas de condução

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
          Continua a ser necessária a inscrição numa escola de condução. É assim desde sempre.

          Obs: Sem mais detalhes na pergunta, é esta a resposta possível de ser dada.

          Cpts.,
          Não é desde sempre, que ainda ha uns anos se condizia B1 com as licenças de condução.

          Quanto ao tópico, tens de te inscrever numa escola de condução, fazer o exame de código como todos os outros e ires a exame de condução. É igual aos ligeiros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pedro65 Ver Post
            Tambem estou interessado em saber a resposta

            Quero conduzir uma moto4
            Se tens a B, agarra nela e dá gas....

            A B1 é uma sub-categoria da B, se tens a B, logo tens a B1 sem ser preciso mais nada...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Tijolo Ver Post
              Se tens a B, agarra nela e dá gas....

              A B1 é uma sub-categoria da B, se tens a B, logo tens a B1 sem ser preciso mais nada...

              Nao funciona assim...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                Nao funciona assim...
                Funciona sim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                  Funciona sim.
                  Confirmo.

                  Penso que seja assim apenas para a categoria B.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Eu pelo menos quando tirei a carta há 2 anos, categoria B, vem lá a B1, que como aqui disseram é uma subcategoria.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por R4E Ver Post
                      Confirmo.

                      Penso que seja assim apenas para a categoria B.

                      Cumps
                      A / B / C / D

                      Funciona para elas todas.... Nao tinha logica tirares carta de mota sem limite de peso e nao poderes conduzir a de 125 cc...

                      Na C nao fazia sentido nao tares autorizado a conduzir pesados de mercadorias com menos de 7500kg de peso bruto...

                      Na D nao faria sentido nao estares autorizado a conduzir pesados de passageiros com menos de 17 lugares...

                      Na B acontece o mesmo... Ao tirar a categoria, as sub-categorias são automaticamente "preenchidas"...

                      Comentário


                        #12
                        Exacto, em todas as categorias a principal engloba as sub-categorias.
                        Quem tiver B pode conduzir B1.
                        Quem tiver A(P) pode conduzir A1
                        etc..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ^_Sniper_^ Ver Post
                          Eu pelo menos quando tirei a carta há 2 anos, categoria B, vem lá a B1, que como aqui disseram é uma subcategoria.
                          Tirei a carta em 98 e so la vem B nada mais.
                          Por isso PELO MENOS para mim isso nao é como dizem .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                            Tirei a carta em 98 e so la vem B nada mais.
                            Por isso PELO MENOS para mim isso nao é como dizem .
                            Mas a tua carta ja tem o "espaço" referente à B1??

                            Comentário


                              #15
                              Eu alterei a morada da carta de condução a menos de 2 anos e agora fui ver e também tenho a subcategoria B1. Já pesquisei e única coisa que percebi é referente a quem tem menos de 18 anos e poder tirar esta sub-categoria para poder conduzir. Corrijem-me se estiver errado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                Tirei a carta em 98 e so la vem B nada mais.
                                Por isso PELO MENOS para mim isso nao é como dizem .
                                Só por a tua carta não ter lá a dizer B1 então é porque não é!!!

                                Mesmo depois de tantos users confirmarem que é mesmo assim vir contrariar é pouco inteligente!

                                Também tirei a carta em 98 e também não tenho lá escrito B1 mas farto-me de andar de mota 4 e já fui mandado parar pela BT e olha eles sabem que quem tem a carta tipo B ou B1 pode conduzir uma moto 4!!!

                                Só para terminar. Se precisares de renovar a carta por alguma razão (morada,etc.) fica descansado que depois já lá vem averbada a categoria B1.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                  Eu alterei a morada da carta de condução a menos de 2 anos e agora fui ver e também tenho a subcategoria B1. Já pesquisei e única coisa que percebi é referente a quem tem menos de 18 anos e poder tirar esta sub-categoria para poder conduzir. Corrijem-me se estiver errado.
                                  Correcto. Pode ser tirada a categoria B1 a partir dos 16 anos para conduzir quadriciclos e afins.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                    Correcto. Pode ser tirada a categoria B1 a partir dos 16 anos para conduzir quadriciclos e afins.
                                    Obrigado pelo esclarecimento. Quer dizer que nosso caso é igual ao litro.

                                    Um abraço Nuno.
                                    Editado pela última vez por andred; 12 March 2009, 13:38. Razão: .

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu tirei categoria B e na carta de condução ja vem com B e B1 autorizadas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                        Só por a tua carta não ter lá a dizer B1 então é porque não é!!!

                                        Mesmo depois de tantos users confirmarem que é mesmo assim vir contrariar é pouco inteligente!
                                        Não é uma questão de inteligente, apenas disse o que está na minha carta, eu não teimei com ninguem :P

                                        Já agora B1 conduzes o q?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Moto4 por exemplo...

                                          quadriciclos de peso nao superior 750kg...penso k seja assim

                                          Sub-categoria: B1
                                          Triciclos e Quadriciclos


                                          ta ai...como eu gosto do Google...xD
                                          Editado pela última vez por AiRMaX; 12 March 2009, 16:53.

                                          Comentário


                                            #22
                                            eu queria a carta b1 para conduzir um quadriciclo sabe-me dizer ate que cilindrada posso conduzir com a b1?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AdrienCarvalho Ver Post
                                              eu queria a carta b1 para conduzir um quadriciclo sabe-me dizer ate que cilindrada posso conduzir com a b1?
                                              Do Regulamento de habilitação legal para conduzir: http://dre.pt/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf

                                              Artigo 3.º
                                              Cartas de condução
                                              1 — A carta de condução é única e contém averbadas
                                              todas as categorias de veículos que habilita o seu titular
                                              a conduzir.
                                              2 — Sem prejuízo do estabelecido nas disposições relativas
                                              à homologação de veículos, a carta de condução
                                              habilita a conduzir uma ou mais das seguintes categorias
                                              de veículos:
                                              a) AM — veículos a motor de duas ou três rodas, com
                                              exceção dos velocípedes a motor, e quadriciclos ligeiros,
                                              dotados de velocidade máxima limitada, por construção,
                                              a 45 km/h e caracterizados por:
                                              i) Sendo de duas rodas, por um motor de combustão interna
                                              de cilindrada não superior a 50 cm3, ou cuja potência
                                              nominal máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o
                                              motor for elétrico;
                                              ii) Sendo de três rodas, por um motor de ignição comandada,
                                              de cilindrada não superior a 50 cm3, ou por
                                              motor de combustão interna cuja potência útil máxima
                                              não seja superior a 4 kW, ou ainda cuja potência nominal
                                              máxima contínua não seja superior a 4 kW, se o motor
                                              for elétrico;
                                              iii) Sendo quadriciclos, por motor de ignição comandada,
                                              de cilindrada não superior a 50 cm3 ou ainda cuja
                                              potência nominal máxima contínua não seja superior a
                                              4 kW, se o motor for elétrico ou de combustão interna,
                                              cuja massa sem carga não exceda 350 kg;
                                              b) A1 — motociclos de cilindrada não superior a
                                              125 cm3, de potência máxima até 11 kW e relação peso/
                                              potência não superior a 0,1 kW/kg, e triciclos com potência
                                              máxima não superior a 15 kW;
                                              c) A2 — motociclos de potência máxima não superior
                                              a 35 kW, relação peso/potência inferior a 0,2 kW/kg, não
                                              derivados de versão com mais do dobro da sua potência
                                              máxima;
                                              d) A — motociclos, com ou sem carro lateral e triciclos
                                              a motor;
                                              e) B1 — quadriciclos de potência não superior a 15 kW
                                              e cuja massa máxima sem carga, excluindo a massa das
                                              baterias para os veículos elétricos, não exceda 400 kg ou
                                              550 kg, consoante se destine respetivamente ao transporte
                                              de passageiros ou de mercadorias;
                                              f) B — veículos a motor com massa máxima autorizada
                                              não superior a 3500 kg, concebidos e construídos para
                                              transportar o máximo de oito passageiros, excluindo o condutor,
                                              a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima
                                              autorizada não superior a 750 kg, desde que a massa
                                              máxima do conjunto assim formado não exceda 3500 kg;
                                              g) BE — Conjuntos de veículos acoplados compostos por
                                              um veículo trator da categoria B e um reboque ou semirreboque
                                              com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg;
                                              h) C1 — veículos a motor diferentes dos das categorias D1
                                              ou D, com massa máxima autorizada superior a 3500 kg
                                              e inferior a 7500 kg, concebidos e construídos para transportar
                                              um número de passageiros não superior a oito, excluindo
                                              o condutor; a estes veículos pode ser atrelado um
                                              reboque com massa máxima autorizada não superior 750 kg;
                                              i) C1E — conjuntos de veículos acoplados, compostos
                                              por um veículo trator da categoria C1 e reboque ou semirreboque
                                              com massa máxima autorizada superior a 750 kg,
                                              sendo que a massa máxima autorizada do conjunto formado
                                              não pode exceder 12 000 kg e o peso bruto do reboque
                                              não pode exceder a tara do veículo trator; conjuntos de
                                              veículos acoplados, compostos por um veículo trator da
                                              categoria B e um reboque ou semirreboque com massa
                                              máxima autorizada superior a 3500 kg desde que a massa
                                              máxima do conjunto formado não exceda 12 000 kg;
                                              j) C — veículos a motor diferentes dos das categorias D1
                                              e D, cuja massa máxima autorizada exceda 3500 kg, concebidos
                                              e construídos para transportar um número de passageiros
                                              não superior a oito, excluindo o condutor; a estes
                                              veículos pode ser atrelado um reboque com massa máxima
                                              autorizada não superior a 750 kg;
                                              k) CE — conjuntos de veículos acoplados, compostos
                                              por veículo trator da categoria C e reboque ou semirreboque
                                              com massa máxima autorizada superior a 750 kg;
                                              l) D1 — veículos a motor concebidos e construídos para
                                              o transporte de um número de passageiros não superior a
                                              16, excluindo o condutor, com o comprimento máximo
                                              não superior a 8 m; a estes veículos pode ser atrelado um
                                              reboque com massa máxima autorizada não superior a
                                              750 kg;
                                              m) D1E — conjuntos de veículos acoplados, compostos
                                              por veículo trator da categoria D1 e um reboque ou
                                              semirreboque com massa máxima autorizada superior a
                                              750 kg;
                                              n) D — veículos a motor concebidos e construídos para
                                              o transporte de um número de passageiros superior a oito,
                                              excluindo o condutor; a estes veículos pode ser atrelado
                                              um reboque com massa máxima autorizada não superior
                                              a 750 kg;
                                              o) DE — conjuntos de veículos acoplados, compostos
                                              por veículo trator da categoria D e reboque com massa
                                              máxima autorizada superior a 750 kg.
                                              3 — Para efeitos do disposto no número anterior, entende-
                                              se por:
                                              a) «Veículo a motor» o veículo com motor de propulsão
                                              utilizado normalmente para o transporte rodoviário de
                                              pessoas ou de mercadorias, incluindo os veículos ligados
                                              a uma catenária que não circulam sobre carris, designados
                                              de troleicarros, com exclusão dos tratores agrícolas;
                                              b) «Motociclo» o veículo de duas rodas com ou sem carro
                                              lateral, dotado de motor de propulsão com cilindrada superior
                                              a 50 cm3 se o motor for de combustão interna ou que,
                                              por construção, exceda a velocidade máxima de 45 km/h;
                                              c) «Triciclo» o veículo dotado de três rodas dispostas
                                              simetricamente e de motor de propulsão de cilindrada
                                              superior a 50 cm3 se for de combustão interna ou que, por
                                              construção, exceda a velocidade de 45 km/h.
                                              4 — As cartas de condução válidas, emitidas para as
                                              categorias indicadas no n.º 1 habilitam, ainda e respetivamente,
                                              os seus titulares a conduzir:
                                              a) Categoria A1: veículos da categoria AM;
                                              b) Categoria A2: veículos das categorias AM e A1;
                                              c) Categoria A: veículos das categorias AM, A1, A2;
                                              d) Categoria B: veículos das categorias AM e A1, se o
                                              titular for maior de 25 anos ou, não o sendo, se for titular da
                                              categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores;
                                              triciclos a motor de potência superior a 15 kW, se o titular
                                              for maior de 21 anos;
                                              e) Categoria B1: tratores agrícolas ou florestais simples
                                              ou com equipamentos montados desde que a massa máxima
                                              autorizada do conjunto não exceda 6000 kg, máquinas agrícolas
                                              ou florestais ligeiras, motocultivadores, tratocarros
                                              e máquinas industriais ligeiras;
                                              f) Categoria C: veículos da categoria C1 e tratores agrícolas
                                              ou florestais com ou sem reboque, máquinas agrícolas
                                              ou florestais e industriais;
                                              g) Categoria D: veículos da categoria D1 e tratores
                                              agrícolas ou florestais com ou sem reboque, máquinas
                                              agrícolas ou florestais e industriais;
                                              h) Categorias C1E, D1E, CE, e DE: conjuntos de veículos
                                              acoplados da categoria BE, máquinas industriais acopladas
                                              com massa máxima autorizada superior a 3500 kg e inferior
                                              a 7500 kg, compostos por um veículo trator e reboque ou
                                              semirreboque com massa máxima autorizada até 750 kg;
                                              i) Categorias CE e DE: conjuntos de veículos acoplados
                                              das categorias C1E e D1E, respetivamente;
                                              j) Categoria CE: conjuntos de veículos acoplados da
                                              categoria DE desde que o titular possua a categoria D.
                                              5 — As categorias de veículos abrangidas pela extensão
                                              de habilitação referidas no número anterior são também
                                              registadas na carta de condução, com exceção da categoria
                                              A1 quando obtida por extensão da categoria B.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu gostaria de saber se posso conduzir um buggy 250cc matriculado em estrada coma a carta b1

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Adorava que me responde sem rapido

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Frango112 Ver Post
                                                    Adorava que me responde sem rapido
                                                    No livrete/DUA, que categoria de veículo vem lá escrita? Quadriciclo ou automóvel ligeiro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Está aqui tudo:
                                                      (finalmente vejo escrito que um titular B pode conduzir um veículo com peso bruto até 4250 kg, desde que obedeça ás regras).

                                                      http://www.jpg.pt/files/errata.pdf

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X