Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente sem chamar a PSP (consequências?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente sem chamar a PSP (consequências?)

    Olá a todos.

    Ontem um colega meu teve um acidente.

    Foi apenas um ligeiro toque entre dois carros no qual os pára-choques ficaram riscados.

    Segundo a descrição que ele fez do acidente, parece-me que o culpado deveria ser o outro condutor, pois o mesmo terá mudado de faixa.

    O meu colega ainda chamou a polícia, mas devido ao tempo que estavam
    a demorar e ao engarrafamento que os carros estavam a provocar, decidiram retirar os carros.

    De seguida cada um deles "preencheu" a declaração amigável.

    Coloco aspas no preencheu, porque basicamente o meu colega ficou com o nome, nº de telefone e matrícula do outro condutor e o outro condutor a mesma coisa em relação ao meu colega.

    Nem documentos do outro carro/condutor ele viu.

    Eu sempre ouvi dizer (e sigo essa regra): "Se achas que não tens culpa, chama a polícia!".

    A minha pergunta é, que consequências poderá ter esta decisão do meu colega?

    O que poderá acontecer, por exemplo, se o outro condutor não fizer a participação ao seguro dele?

    Ou se o outro condutor fizer a participação, mas disser que foi o meu colega que mudou de faixa?

    As únicas testemunhas são as esposas dos condutores (cujo testemunho suponho, não servirá de muito tendo em conta o grau de parentesco com os envolvidos).

    Não quis estar a chatear a cabeça ao meu colega, mas parece-me que se o outro condutor não agir de boa fé, vai ser uma chatice resolver a situação.

    Felizmente foram apenas riscos!

    Cmpts,
    Rui

    #2
    Eu por acaso em toques pequenos nunca chamei a polícia e nunca tive problemas, mas saí sempre com a declaração amigável assinada por ambos com a descrição do acidente.

    Comentário


      #3
      Agora se chamares a PSP tens de pagar ... e bem !

      Comentário


        #4
        A consequência depende exclusivamente da boa vontade do culpado

        Comentário


          #5
          Então mas houve ou não consenso entre os dois relativamente a quem foi culpado do acidente na altura?

          Se não houve consenso deviam ter chamado a polícia, se houve é claro que não é preciso chamar a polícia, basta preencherem os 2 uma única declaração amigável e assinarem-na os 2. Já o fiz e não tive qualquer problema.

          Agora está dependente da decisão das seguradoras com base nas peritagens, no que foi descrito por ambos e de possíveis falsas testemunhas do lado dele...

          Comentário


            #6
            Se são apenas uns riscos, senão chegarem acordo, mais vale cada um ficar com as suas despesas, pois vai criar uma dor de cabeça para o teu amigo sem fim. Agora se não chamaram a policia, não podem fazer nada, apenas tem a vossa palavra. Em ultimo caso é meter tribunal, mas vai-se gastar tempo, dinheiro e recursos. Se são apenas riscos, baratos, mais valia dizerem, cada um ficar com o seu prejuízo.

            Comentário


              #7
              Dado que hoje em dia já não se atribui culpa na altura do acidente, desde que a declaração seja assinada pelos 2 condutores penso que não há problemas.

              Agora se o outro condutor não quiser assinar, aí a coisa já muda de figura e o melhor é mesmo chamar a autoridade ao local

              Comentário


                #8
                Eu sempre que tive acidentes tirei sempre fotos. Aliás só tive 1. Acabei por embatar num carro parado e mesmo tendo a culpa tirei para registo meu. Do estrago e tudo, para ela não invocar mais coisas. Acabou por invocar mais um problema, que após análise das fotos, acabou por ter razão e eu acabei por não criar problemas. Foi uma menina impecável, acabou por arranjar tudo mais barato para mim. E no fim, quando a fui conhecer e dar-lhe o cheque (para ficar registo, apesar de acreditar na menina, pois foi muito correcta, talvez pelo facto de ser de manha e não tar ninguem a ver o acidente e eu ter-me dado ao trabalho de chamar a policia para identificarem a dona do carro) era uma brutal loira, meu deus do céu!

                Comentário


                  #9
                  Pelo que ele me disse, ninguém assinou o que quer que seja.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rui_Unas Ver Post
                    Pelo que ele me disse, ninguém assinou o que quer que seja.
                    Conhecendo este país como conheço, o teu amigo que comece a pôr dinheiro de lado, pois o outro não mais o irá contactar para o que quer que seja...

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente tenho de concordar com essa afirmação. Como este país anda, mais vale ele fazer o que te disse antes. Cada um ficar com o seu prejuízo e está andar!

                      Comentário


                        #12
                        Atenção: as esposas podem ser testemunhas, tal como quaisquer outros parentes. O facto de não intervir a polícia apenas prejudica na parte em que são tomadas as declarações dos condutores. Mesmo assim, em caso de litígio a prova terá de ser realizada em tribunal.

                        Se o homem nada disser: reclamação à seguradora com a indicação das testemunhas que existirem (esposa ou não).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                          Atenção: as esposas podem ser testemunhas, tal como quaisquer outros parentes. O facto de não intervir a polícia apenas prejudica na parte em que são tomadas as declarações dos condutores. Mesmo assim, em caso de litígio a prova terá de ser realizada em tribunal.

                          Se o homem nada disser: reclamação à seguradora com a indicação das testemunhas que existirem (esposa ou não).
                          Até parece fácil... o problema é que por uns riscos mais vale ficar quieto, só de imaginar o tempo e dinheiro perdido em tribunal.
                          De qualquer das formas quando se preenche a declaração amigável tem de ficar tudo "preto no branco", senão a solução é mesmo chamar a polícia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                            Até parece fácil... o problema é que por uns riscos mais vale ficar quieto, só de imaginar o tempo e dinheiro perdido em tribunal.
                            De qualquer das formas quando se preenche a declaração amigável tem de ficar tudo "preto no branco", senão a solução é mesmo chamar a polícia.
                            Não me devo ter explicado bem... Não quis dizer que o caso vá para tribunal. É MUITO mais importante recolher informação de testemunhas do que chamar a polícia. Estou FARTO de ver Autos de Ocorrência que nada valem porque os intervenientes chamam a polícia e pensam que isso basta....depois são as medidas mal feitas...sem pontos de referência, etc. etc. Logo, antes de chamarem as autoridades tomem nota dos contactos de possíveis testemunhas. Se constarem do Auto..tanto melhor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                              Agora se chamares a PSP tens de pagar ... e bem !


                              Desenvolve, s.f.f.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                Agora se chamares a PSP tens de pagar ... e bem !
                                a sério?????????

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                  Agora se chamares a PSP tens de pagar ... e bem !
                                  Desde quando?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                    Dado que hoje em dia já não se atribui culpa na altura do acidente, desde que a declaração seja assinada pelos 2 condutores penso que não há problemas.

                                    Agora se o outro condutor não quiser assinar, aí a coisa já muda de figura e o melhor é mesmo chamar a autoridade ao local
                                    Nem nunca se atribuiu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                      Não me devo ter explicado bem... Não quis dizer que o caso vá para tribunal. É MUITO mais importante recolher informação de testemunhas do que chamar a polícia. Estou FARTO de ver Autos de Ocorrência que nada valem porque os intervenientes chamam a polícia e pensam que isso basta....depois são as medidas mal feitas...sem pontos de referência, etc. etc. Logo, antes de chamarem as autoridades tomem nota dos contactos de possíveis testemunhas. Se constarem do Auto..tanto melhor.


                                      Não ter chamado as autoridades não tem qq problema, para mim pior é não terem assinado a DAAA.
                                      Agora cada um diz o que lhe apetece o que pode dar barraca (já quando se assina às vezes é o que é...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                                        Agora se chamares a PSP tens de pagar ... e bem !
                                        Desde quando?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                          a sério?????????
                                          Andas com uma caixa registadora?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Desde quando?
                                            Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                                            Desde quando?
                                            Estamos um pouco repetitivos não?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Estamos um pouco repetitivos não?
                                              É do cansaço.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Estamos um pouco repetitivos não?


                                                Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                                                É do cansaço.
                                                E ainda agora comecei a maratona.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a semana passada numa retunda em sintra um zeca espetou me os dois poisa pés da mota na porta do scirocco e é claro que chamei os homens. só nao os chamo quando alguem se dá como culpado e o rapaz tem razao paga se, e bem.
                                                  eu paguei 16 centimos pela fotocopia do auto
                                                  se fosse o original eram 9€

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    rOOOOOOOOOOOtunda
                                                    burro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                                                      E ainda agora comecei a maratona.
                                                      Pois.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por manuelgrilo Ver Post
                                                        a semana passada numa retunda em sintra um zeca espetou me os dois poisa pés da mota na porta do scirocco e é claro que chamei os homens. só nao os chamo quando alguem se dá como culpado e o rapaz tem razao paga se, e bem.
                                                        eu paguei 16 centimos pela fotocopia do auto
                                                        se fosse o original eram 9€
                                                        Não, não tem razão, pois ele referia-se ao pagar por os chamar ao local, o que não corresponde á verdade. Só pagas se pedires certidão/cópia simples.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Andas com uma caixa registadora?
                                                          isso não mas o POS........
                                                          como é que sabes essas coisas?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                            isso não mas o POS........
                                                            como é que sabes essas coisas?
                                                            É do ramo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X