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Que futuro para os diesel???

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    Que futuro para os diesel???

    Os construtores estão cada vez mais a inovar nos gasosas. E os diesel. Que futuro terão?
    Como se poderão impor a esta nova vaga de motores a gasolina?
    Vamos armar-nos em nostradamus e lançar umas postas sobre este tema.
    Eu aposto na tecnologia biturbo em motores cada vez mais pequenos.
    Qlq coisa tipo 1.5 biturbo(diesel). Ou então a solução passa por acoplar motores electricos reduzindo ainda mais os seus consumos. Ou eventualmente as duas em conjunto.
    Aceitam-se mais sugestões.

    #2
    penso que essa ideia de acoplar motores elétricos aos diesel não se pode fazer,devido ao tipo de combustão dos diesel,acho eu.

    eu penso que os diesel cada vez vão ser menos utilizados,com os gasosas cada vez mais evoluidos,com mais potencia e a fazer consumos com cada vez menos diferença em relação aos diesel...a maior diferença continua no preço do combustivel/preço de compra...

    cumps

    Comentário


      #3
      Os diesel ao contrario dos otto ainda não estão completamente explorados. Por isso ainda não se sabe o futuro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por hlss Ver Post
        penso que essa ideia de acoplar motores elétricos aos diesel não se pode fazer,devido ao tipo de combustão dos diesel,acho eu.

        (...)
        cumps
        Pode se sim.

        Há um protótipo do golf IV Híbrido, com motor TDI ;).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
          Os construtores estão cada vez mais a inovar nos gasosas. E os diesel. Que futuro terão?
          Como se poderão impor a esta nova vaga de motores a gasolina?
          Vamos armar-nos em nostradamus e lançar umas postas sobre este tema.
          Eu aposto na tecnologia biturbo em motores cada vez mais pequenos.
          Qlq coisa tipo 1.5 biturbo(diesel). Ou então a solução passa por acoplar motores electricos reduzindo ainda mais os seus consumos. Ou eventualmente as duas em conjunto.
          Aceitam-se mais sugestões.

          Boas

          Essa questão acho que se pôs quando os Diesel se estavam a desenvolver cada vez mais (nos ultimos 10 anos) e os gasolina quase pararam!
          Acho que a evolução quer de consumos quer das tecnologias ou mesmo de tendencias de mercado é que vão ditar o futuro tanto dos diesel como os otto!
          A utilização como complemento de um electrico é ja um caminho a seguir visto que pelo que tenho lido tanto a Mercedes como o Grupo PSA são os que mais falam em acolpolar os diesel a um electrico parar reduzir os consumos!
          A redução de cilindradas é uma realidade e como nos otto é para evoluir, no mercado ja aparecem há uns tempos os 1.1, 1.4, 1.5 e 1.6 diesel ja com potências consideraveis e a equipar varios segmentos o mesmo acontece com os otto e cada vez mais...
          Logo como não sou vidente não sei o que se vai seguir, muito possivelmente o que vai influir mais como sempre será a tendencia do mercado, pode ser que se deixe de ter uma "diselização" e o mercado passe a apostar mais nos otto!!

          Abraços

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hlss Ver Post
            penso que essa ideia de acoplar motores elétricos aos diesel não se pode fazer,devido ao tipo de combustão dos diesel,acho eu.

            eu penso que os diesel cada vez vão ser menos utilizados,com os gasosas cada vez mais evoluidos,com mais potencia e a fazer consumos com cada vez menos diferença em relação aos diesel...a maior diferença continua no preço do combustivel/preço de compra...

            cumps
            Creio que essa noção está errada. A PSA apresentou há uns anos uns protótipos do C4 e, creio que do 307 CC com o 1.6 hdi + motor eléctrico. A VW tb apresentou um TDI hibrido.

            P.S: (a moderação) Este tópico não está inserido no local errado???

            Comentário


              #7
              E esta questão dos diesel de pequena cc. biturbo??? Acham viável ou descabida tendo em consideração os custos de produção/venda ao público? Acho que a ideia de por ex., um 1.5dci biturbo a debitar uns (vá lá) 135cv parece apetecível.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                Creio que essa noção está errada. A PSA apresentou há uns anos uns protótipos do C4 e, creio que do 307 CC com o 1.6 hdi + motor eléctrico. A VW tb apresentou um TDI hibrido.

                P.S: (a moderação) Este tópico não está inserido no local errado???
                ok,peço desculpa,mas era a ideia que eu tinha.

                e obrigado pelas aulas,ja aprendi mais qualquer coisa,afinal é para isso que pessoas com menos conhecimentos (como eu) aqui estão.

                outra coisa,qual a diferença entre os motores otto e os diesel?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por maap Ver Post
                  Os diesel ao contrario dos otto ainda não estão completamente explorados. Por isso ainda não se sabe o futuro.
                  Pq é que dizes isso?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                    ok,peço desculpa,mas era a ideia que eu tinha.

                    e obrigado pelas aulas,ja aprendi mais qualquer coisa,afinal é para isso que pessoas com menos conhecimentos (como eu) aqui estão.

                    outra coisa,qual a diferença entre os motores otto e os diesel?
                    LOL.
                    Não tens de pedir desculpa. É para isso que serve o fórum...
                    Quanto as diferenças... bem, as semelhanças são que ambos podem ser montados em automóveis, e funcionam com derivados de petroleo.
                    .

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                      LOL.
                      Não tens de pedir desculpa. É para isso que serve o fórum...
                      Quanto as diferenças... bem, as semelhanças são que ambos podem ser montados em automóveis, e funcionam com derivados de petroleo.
                      .
                      podias ter sido um pouco mais explícito...lol...ambos consomem gasóleo,certo? a diferença deve estar mais na estrutura e tipo de funcionamento,certo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                        podias ter sido um pouco mais explícito...lol...ambos consomem gasóleo,certo? a diferença deve estar mais na estrutura e tipo de funcionamento,certo?


                        Otto - gasolina
                        diesel - gasóleo

                        Comentário


                          #13
                          ai os motores otto sao os motores a gasolina???lol,até onde chega a minha ignorancia...

                          pronto,assim já tou esclarecido

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                            ai os motores otto sao os motores a gasolina???lol,até onde chega a minha ignorancia...

                            pronto,assim já tou esclarecido


                            No prob.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post


                              No prob.
                              nao sabia que os motores a gasolina tinha a designação otto...

                              mas parando com o off-topic e voltando à principal questão...acho melhor ficar calado a partir de agora

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                E esta questão dos diesel de pequena cc. biturbo??? Acham viável ou descabida tendo em consideração os custos de produção/venda ao público? Acho que a ideia de por ex., um 1.5dci biturbo a debitar uns (vá lá) 135cv parece apetecível.
                                Porquê a insistência nas fritadeiras?!

                                Não é o facto de ser biturbo que irá contribuir para um aumento significativo de potência. O facto de ser biturbo ajuda principalmente a minorar a latência e a aumentar a disponibilidade em baixas. No fondo, o que os TGV já fazem, mas sem a mesma eficácia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post


                                  Otto - gasolina
                                  diesel - gasóleo
                                  Wrong!

                                  Um Otto não usa necessariamente gasolina, nem um Diesel usa forçosamente gasóleo (o primeiro motor Diesel foi concebido para funcionar com "desperdícios" como óleo de amendoim e carvão em pó). Hoje, há a alternativa biodiesel.

                                  Quanto aos Otto, o calcanhar de Aquiles sempre foi o risco de detonação. Esse pode ser minorado usando combustíveis com I.O. superiores à gasolina, como o GN, GPL (de preferência em estado líquido), ou etanol.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Porquê a insistência nas fritadeiras?!

                                    Não é o facto de ser biturbo que irá contribuir para um aumento significativo de potência. O facto de ser biturbo ajuda principalmente a minorar a latência e a aumentar a disponibilidade em baixas. No fondo, o que os TGV já fazem, mas sem a mesma eficácia.
                                    e além disso ia estragar os tão aclamados bons consumos dos diesel

                                    ainda bem que inventaram ottos com DOHC como meu
                                    (alem de ter um ciclo de Miller(pseudo-5 tempos) ligeiramente modificado que faz o motor ainda mais económico e com excelentes performances)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                      e além disso ia estragar os tão aclamados bons consumos dos diesel
                                      Não necessariamente (até porque o ciclo Diesel é, e sempre foi, mais eficiente que o Otto).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Wrong!

                                        Um Otto não usa necessariamente gasolina, nem um Diesel usa forçosamente gasóleo (o primeiro motor Diesel foi concebido para funcionar com "desperdícios" como óleo de amendoim e carvão em pó). Hoje, há a alternativa biodiesel.

                                        Quanto aos Otto, o calcanhar de Aquiles sempre foi o risco de detonação. Esse pode ser minorado usando combustíveis com I.O. superiores à gasolina, como o GN, GPL (de preferência em estado líquido), ou etanol.
                                        a negrito:isso é???indice de octanas?

                                        tens razao,mas na generalidade faz-se a associação otto-gasolina,diesel-gasoleo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                          Não necessariamente (até porque o ciclo Diesel é, e sempre foi, mais eficiente que o Otto).
                                          sim, em estados semelhantes... agora um diesel biturbo a gastar menos que um otto atmosférico?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por hlss Ver Post
                                            a negrito:isso é???indice de octanas?
                                            Sim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                              sim, em estados semelhantes... agora um diesel biturbo a gastar menos que um otto atmosférico?
                                              Porque não?

                                              Se tiverem a mesma cilindrada, é quase certo (como disse, o ciclo é mais eficiente). Tudo depende do termo de comparação (dizer biturbo diesel vs otto atmosférico, não é termo de comparação aceitável).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Porque não?

                                                Se tiverem a mesma cilindrada, é quase certo (como disse, o ciclo é mais eficiente). Tudo depende do termo de comparação (dizer biturbo diesel vs otto atmosférico, não é termo de comparação aceitável).
                                                do mesmo modo que um diesel atmosférico nunca terá as performances de um otto atmosférico. acho que me fiz entender

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                                  Pq é que dizes isso?
                                                  simples, vê a evolução que ambos tiveram ao longo dos anos. e verás que no mundo dos diesel ainda a muito espaço para desemvolver, explorar.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                    do mesmo modo que um diesel atmosférico nunca terá as performances de um otto atmosférico. acho que me fiz entender
                                                    Mais uma vez, depende do que comparas. Se comparares motores com a mesma cilindrada, sem dúvida. Mais uma vez, não podes fazer esse tipo de afirmações sem contextualizar.

                                                    Mas continuo sem perceber porque achas que um biturbo diesel gasta mais que um td ou mesmo um Diesel atmosférico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por maap Ver Post
                                                      simples, vê a evolução que ambos tiveram ao longo dos anos. e verás que no mundo dos diesel ainda a muito espaço para desemvolver, explorar.
                                                      Isso só nos diz a evolução que tiveram. Tudo o resto é pura especulação (tua). E continuas sem fundamentar (fundamentos técnicos, sff, dispensamos "achismos").

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sou nenhum engº mecanico ou expecialista para estar com fundamentos tecnicos.
                                                        Especulação minha? Não creio que seja só minha.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por maap Ver Post
                                                          Não sou nenhum engº mecanico ou expecialista para estar com fundamentos tecnicos.
                                                          Especulação minha? Não creio que seja só minha.
                                                          É bom saber que tens companhia.

                                                          Nem por isso deixa de ser especulação.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                            É bom saber que tens companhia.

                                                            Nem por isso deixa de ser especulação.
                                                            É bom estar acompanhado

                                                            E sim claro que é especulação.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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