Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opiniao - Pequeno Toque

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Opiniao - Pequeno Toque

    Boas

    Tive um pequeno toque hoje, daqueles que custam a acreditar ...

    Entrei num lugar (a terriola é uma mini-aldeia que é considerado um lugar onde
    vivem 6 ou 7 pessoas ...) perto de Loures, onde circulei numa rua estreita até perceber
    que esta não tinha saida. Ao perceber isto comecei a recuar para fazer inversão de
    marcha mais atrás onde havia mais espaço.
    A rua tinha uma ligeira curva e gravilha no piso, e ao fazer marcha-atrás entra
    um carro de frente na curva que vem embater na minha traseira. Ainda travei mas
    como o carro do outro condutor escorregou na gravilha acabou por bater...
    O toque foi pequeno, não causou grandes danos. Mais no outro condutor que a mim...
    Era a pessoa que vivia na ultima casa da rua, que entrou ali também à confiança porque
    sabe que geralmente não vêm carros dali. Era muito pouco provavel acontecer um acidente
    ali, mas aconteceu ...

    Preenchemos a declaração amigável, a qual vou entregar na minha seguradora, visto
    ter sido a outra pessoa que me bateu por trás.

    De qualquer forma fico com a duvida...

    Apesar de ter sido o outro condutor a bater-me por trás, poderá ser-me atribuida
    culpa por estar a recuar numa estrada onde só cabe um carro mas que faz ligeira curva
    com pouca visibilidade ?
    A marcha-atrás não deixa de ser uma manobra perigosa...

    Qual é a vossa opinião ?

    A rua não tem saida, é estreita (só cabe um carro de cada vez), não tem marcações
    nem sinalização, mas aparentemente podem circular ali carros em ambos os sentidos
    (não ha nada que contrarie isso tb) e termina em beco cerca de 20m a frente do local
    do toque.

    Obrigado.

    #2
    Com DAAA, estando tu a fazer marcha-atrás, eu diria que a probabilidade de ser atribuída a ti a responsabilidade é elevada

    Comentário


      #3
      Só te "safas" se inventares que estavas parado!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
        Só te "safas" se inventares que estavas parado!
        A situação é esquisita, pois como o espaço era tão curto, assim que vejo o carro e
        ouço resvalar na gravilha paro imediatamente, mas como o carro do outro resvalou
        bateu no segundo seguinte ...

        O que é certo é que parece-me que se estivesse parado ali ele batia na mesma ...

        A minha dúvida é se devemos participar isto ao seguro ou não ...
        Por mim o estrago é desprezivel, se puder facilitar a vida ao outro não me importo.

        Mas se o outro for dado como culpado ou mesmo os 50/50, fica sempre a perder.
        Só ganha se me atribuirem a culpa a 100% a mim ...

        Comentário


          #5
          Se estavas a andar para trás, acho que tens 100% de culpa.
          E como disse atrás, só se disseres que estavas parado, é que a culpa passa toda para o outro lado. Como isso é dificil de provar...
          Ainda assim, podes sempre entregar a PA na tua companhia e dizeres que não tens culpa. Eles logo se entendem com a do outro condutor, se os danos no teu carro foram mínimos e apenas queres accionar o seguro contra terceiros, não tens nada a perder!

          Comentário


            #6
            Se estavas a fazer marcha-atrás a culpa é sempre tua.

            Já agora, se a rua não tem saída, querias que tivesse só um sentido?

            Comentário


              #7
              Já me aconteceu uma situação igualzinha à tua e a seguradora atribuiu todas as culpas a mim, que estava a fazer marcha-atrás. EDIT: o pior foi que o carro do outro não sofreu um arranhão e o meu é que ficou com o estrago todo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                Se estavas a fazer marcha-atrás a culpa é sempre tua.

                Já agora, se a rua não tem saída, querias que tivesse só um sentido?
                Se no final for uma sucateira ou centro de desmantelamento de viaturas pode ser...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                  Se estavas a fazer marcha-atrás a culpa é sempre tua.

                  Já agora, se a rua não tem saída, querias que tivesse só um sentido?
                  A resposta é obvia ... :-|

                  A questão é mais como sair de uma rua sem saida cuja
                  largura só permite caber um carro ?

                  Só estou a ver a marcha-atrás ... Não tinha outra forma de sair...

                  Mas sim, posso admitir culpa por estar a fazer marcha-atrás, mesmo
                  não tendo outra alternativa ...

                  Tive azar, vinha lá outro condutor que não me viu, não travou a tempo e bateu ...
                  Editado pela última vez por JCSPOWER; 05 April 2009, 00:58.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JCSPOWER Ver Post
                    A resposta é obvia ... :-|

                    A questão é mais como sair de uma rua sem saida cuja
                    largura só permite caber um carro ?

                    Só estou a ver a marcha-atrás ... Não tinha outra forma de sair...

                    Mas sim, posso admitir culpa por estar a fazer marcha-atrás, mesmo
                    não tendo outra alternativa ...

                    Tive azar, vinha lá outro condutor que não me viu, não travou a tempo e bateu ...
                    Topico desnecessario: a culpa é sempre tua pq vinhas a fazer manobra considerada perigosa

                    Comentário


                      #11
                      Aqui o problema prende-se num pormenor (quanto a mim):

                      Se quando o sujeito te bateu, já te encontravas imobilizado?

                      é que mesmo que tenhas as luzes de marcha-atrás acesas se tiveres parado (ajuda ter o pé no travão para ter as luzes de travão acesas...) a culpa nunca pode ser tua.

                      Comentário


                        #12
                        http://www.legix.pt/docs/CodEstrada.pdf

                        Artigo 47º alínea 1b).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Otto Ver Post
                          Aqui o problema prende-se num pormenor (quanto a mim):

                          Se quando o sujeito te bateu, já te encontravas imobilizado?

                          é que mesmo que tenhas as luzes de marcha-atrás acesas se tiveres parado (ajuda ter o pé no travão para ter as luzes de travão acesas...) a culpa nunca pode ser tua.
                          Errado!!! Aconteceu-me o msm a mim, bati num gajo q estava parado e com as luzes marcha-atrás ligadas a sair dum estacionamento, e ele foi considerado culpado pq é sempre considerada manobra perigosa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Otto Ver Post
                            Aqui o problema prende-se num pormenor (quanto a mim):

                            Se quando o sujeito te bateu, já te encontravas imobilizado?

                            é que mesmo que tenhas as luzes de marcha-atrás acesas se tiveres parado (ajuda ter o pé no travão para ter as luzes de travão acesas...) a culpa nunca pode ser tua.
                            O problema é provar isso.
                            Ou o outro admite que bateu num carro parado ou terá que haver testemunhas que atestem isso (Credíveis e isentas).

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X