Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais atenção quando estamos ao volante, por favor...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais atenção quando estamos ao volante, por favor...

    Não sei bem como é possível fazer isto, talvez só mesmo por distração, mas entrar em contra-mão na Av. das Forças Armadas em Sete Rios é obra...

    O tipo estava meio perdido, estava a consultar o mapa.
    Mas estava a fazê-lo em contra-mão, parado na entrada do parque de estacionamento por baixo da ponte do Eixo N/S.


    Depois lá fez inversão de marcha e foi à sua vida...



    Valeu-lhe ser fim-de-semana e não haver muito trânsito...


    Já vi outras situações idênticas, algumas bem perigosas.
    Lembro-me de uma em particular em que os dois carros que seguiam à minha frente entraram em contra-mão numa rotunda e iam chocando contra o carro que estava a sair da rotunda.
    A razão para tal foi simples: o carro que seguia à frente, chegado à ilha em forma de triângulo que marca a entra e a saída da rotunda, ficou baralhado (andou a hesitar por onde devia contornal a ilha) e acabou por escolher o lado errado. O carro que seguia atrás dele, creio que com a hesitação, ficou baralhado e resolveu segui-lo.
    No local onde foi, não há qualquer "desculpa" para tal ter acontecido a não ser distracção (muita, mas mesmo muita distração) e mau conhecimento do código.

    Bastava seguir o código e nenhuma das situações teria acontecido.

    No caso das fotos, para estar naquela posição, o condutor teve de infringir sentidos obrigatórios e/ou sentidos proibidos.

    No caso da rotunda, o condutor simplesmente não sabia por onde devia ir, o que me parece bastante grave...


    Não prentendo dramatizar nem culpabilizar os condutores dos casos descritos (quem nunca errou que atire a primeira pedra).
    Pretendo apenas alertar para que andemos todos mais atentos quando estamos ao volante, para o bem de todos nós...

    #2
    Há gente que nem devia tirar a carta.

    Comentário


      #3
      No outro dia apanhei uma senhora em contra-mão numa rotunda

      Comentário


        #4
        Nesse sítio é quase impossível entrar em contramão já que a separar os sentidos de trânsito existe um parque de estacionamento...

        A explicação mais simples que encontro é que tenha saído do parque da rede-expressos (uns 100 metros à frente do sítio da foto) e não tenha visto o sinal de obrigatoriedade de virar à direita na saída do parque.

        Comentário


          #5
          Na zona onde trabalho é frequente ver-se isso, os bife (ingleses) quando despertam pela manha não sabem distinguir da direita da esquerda. depois é ver a policia ir a trás deles e escrever uma carta á familia.
          Editado pela última vez por mectec; 09 April 2009, 12:15. Razão: correcção ortografica

          Comentário


            #6
            Ali em Corroios, onde sai o Metro da Margem Sul na rotunda (ou la o que é aquilo) também é ve-los a seguir a direito, em contra-mão.
            E aquilo é tao facil de perceber..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mectec Ver Post
              Na zona onde trabalho é frequente ver-se isso, os bifes velantam-se pela manha e não sabem distinguir da direita da esquerda. depois é ver a policia ir a tras deles e escrever uma carta á familia.
              Os bifes quê?!

              Comentário


                #8
                do verbo velantar

                Comentário


                  #9
                  eu ja passei por um velho em contra mão na auto estrada!

                  Comentário


                    #10
                    Muitas vezes são estrangeiros com carros de aluguer que fazem essas peripecias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Muitas vezes são estrangeiros com carros de aluguer que fazem essas peripecias.
                      Era o que ia dizer. Muitas vezes são estrangeiros que não conhecem e por vezes enganam-se.

                      Agora os contra-mão nas AE... aquele que entrou na bomba e conseguiu voltar para trás

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m.azevedo Ver Post
                        eu ja passei por um velho em contra mão na auto estrada!
                        Telefone dos CTT!!! Que é como quem diz: Fónix!!!
                        Eu já achei uma cena marada aquela dos dois carros que entraram em contra mão na rotunda, quanto mais em AE onde as velocidades são bem mais elevadas...

                        Comentário


                          #13
                          Andei 4 anos na Sec. D. Pedro V e passava ai todos os dias que ia para as aulas e nunca vi uma barbaridade dessas.

                          Comentário


                            #14
                            A falta de sinalização (ou quando esta está tapada) muitas vezes ajuda a entrar em sentido contrário.

                            Então a sair de parques de estacionamento, existem muitos que quem não conheça a zona se engana facilmente.

                            Comentário


                              #15
                              Ao menos estava parado, menos mal..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                                Não sei bem como é possível fazer isto, talvez só mesmo por distração, mas entrar em contra-mão na Av. das Forças Armadas em Sete Rios é obra...

                                O tipo estava meio perdido, estava a consultar o mapa.
                                Mas estava a fazê-lo em contra-mão, parado na entrada do parque de estacionamento por baixo da ponte do Eixo N/S.


                                Depois lá fez inversão de marcha e foi à sua vida...



                                Valeu-lhe ser fim-de-semana e não haver muito trânsito...


                                Já vi outras situações idênticas, algumas bem perigosas.
                                Lembro-me de uma em particular em que os dois carros que seguiam à minha frente entraram em contra-mão numa rotunda e iam chocando contra o carro que estava a sair da rotunda.
                                A razão para tal foi simples: o carro que seguia à frente, chegado à ilha em forma de triângulo que marca a entra e a saída da rotunda, ficou baralhado (andou a hesitar por onde devia contornal a ilha) e acabou por escolher o lado errado. O carro que seguia atrás dele, creio que com a hesitação, ficou baralhado e resolveu segui-lo.
                                No local onde foi, não há qualquer "desculpa" para tal ter acontecido a não ser distracção (muita, mas mesmo muita distração) e mau conhecimento do código.

                                Bastava seguir o código e nenhuma das situações teria acontecido.

                                No caso das fotos, para estar naquela posição, o condutor teve de infringir sentidos obrigatórios e/ou sentidos proibidos.

                                No caso da rotunda, o condutor simplesmente não sabia por onde devia ir, o que me parece bastante grave...


                                Não prentendo dramatizar nem culpabilizar os condutores dos casos descritos (quem nunca errou que atire a primeira pedra).
                                Pretendo apenas alertar para que andemos todos mais atentos quando estamos ao volante, para o bem de todos nós...

                                E permita me que te o diga que onde TU paraste é extremamente perigoso Tambem e ilegal.

                                É ridiculo ver a quantidade de carros que estao ai estacionados durante a semana devido aos autocarros.
                                Já por dezenas de vezes evitei acidentes devido ás pessoas que estacionam ai.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                  E permita me que te o diga que onde TU paraste é extremamente perigoso Tambem e ilegal.

                                  É ridiculo ver a quantidade de carros que estao ai estacionados durante a semana devido aos autocarros.
                                  Já por dezenas de vezes evitei acidentes devido ás pessoas que estacionam ai.
                                  Quanto a ser extremamente perigoso, permite-me discordar. Se não é perigoso para existir uma paragem de autocarro, também não será perigoso para um carro pegar/largar passageiros.

                                  Quanto a ser ilegal, nunca reparei se existe o sinal de proibido parar e estacionar, mas até admito que exista.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                                    Quanto a ser extremamente perigoso, permite-me discordar. Se não é perigoso para existir uma paragem de autocarro, também não será perigoso para um carro pegar/largar passageiros.

                                    Quanto a ser ilegal, nunca reparei se existe o sinal de proibido parar e estacionar, mas até admito que exista.
                                    E desde quando ali tem uma paragem de autocarros?

                                    Aquilo parar ou estacionar ali é extramente perigoso, porque as pessoas que pararem ali quando vao arrancar para irem para o Eixo N/S passam de uma vez só 3 a 4 faixas que a meu ver é um autentico suicidio.

                                    Alem de ter um sinal de proibido PARAR e ESTACIONAR, tem uma risca amarela junto ao passeio.
                                    Editado pela última vez por Nefas; 07 April 2009, 11:04.

                                    Comentário


                                      #19
                                      E ja agora tirar fotos em andamento no carro da direito a multa e a ficares sem carta, nao admira o numero de acidentes. E depois os outros é que sao perigosos, porque nao vao atentos á estrada????

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                        E ja agora tirar fotos em andamento no carro da direito a multa e a ficares sem carta, nao admira o numero de acidentes. E depois os outros é que sao perigosos, porque nao vao atentos á estrada????

                                        Tb nao vale a pena bateres no ceguinho, ve se perfeitamente que ele parou o carro.( apesar de ser ilegal tb, mas nao se compara com o perigo do outro em sentido contrario).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                          Tb nao vale a pena bateres no ceguinho, ve se perfeitamente que ele parou o carro.( apesar de ser ilegal tb, mas nao se compara com o perigo do outro em sentido contrario).
                                          Bater nos ceguinhos é o que este país precisa e muito mais, mas nao é o meu caso estou a fazer uma observaçao daquilo que vejo, infelizmente.

                                          Das 2 infrações nao sei qual delas é a mais grave, estao os dois desatentos á estrada é a contradição total do autor do post.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                            E permita me que te o diga que onde TU paraste é extremamente perigoso Tambem e ilegal.

                                            É ridiculo ver a quantidade de carros que estao ai estacionados durante a semana devido aos autocarros.
                                            Por acaso nem é perigo nem ilegal, razão pela qual também os autocarros ai estacionam.
                                            Estacionei de acordo com as regras do código e não há nenhum sinal de paragem ou estacionamento proibido, pelo menos do local de onde vim, não vi nenhuma sinalização dessas.

                                            Já por dezenas de vezes evitei acidentes devido ás pessoas que estacionam ai.
                                            Ainda bem que evitaste acidentes devido às pessoas que estacionam ai, se causasse acidentes por causa delas é que era mais chato! :D
                                            Estou no gozo, percebi o que querias dizer. Durante a semana semana há muito movimento por ali e para arrancar pode ser complicado, em especial se se quer voltar para trás.
                                            Editado pela última vez por M6; 07 April 2009, 21:20.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alemao Ver Post
                                              E ja agora tirar fotos em andamento no carro da direito a multa e a ficares sem carta, nao admira o numero de acidentes. E depois os outros é que sao perigosos, porque nao vao atentos á estrada????
                                              Espero que andes mais atento ao volante do que quando vês fotos aqui no fórum...
                                              É mais do que óbvio que estou parado.
                                              Editado pela última vez por M6; 07 April 2009, 21:25.

                                              Comentário


                                                #24


                                                Para a proxima nao tires fotos do teu espelho, tens aí a prova que nao ha estacionamento nessa VCI. Estás parado em 2ª fila e a tirar fotos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                                                  Por acaso nem é perigo nem ilegal, razão pela qual também os autocarros ai estacionam.
                                                  Estacionei de acordo com as regras do código e não há nenhum sinal de paragem ou estacionamento proibido, pelo menos do local de onde vim, não vi nenhuma sinalização dessas.

                                                  Ainda bem que evitaste acidentes devido às pessoas que estacionam ai, se causasse acidentes por causa delas é que era mais chato! :D
                                                  Estou no gozo, percebi o que querias dizer. Durante a semana semana há muito movimento por ali e para arrancar pode ser complicado, em especial se se quer voltar para trás.
                                                  Não digas asneiras do que nao sabes.

                                                  Eu moro a 500 metros dai, passo ai 8 vezes por dia 365 dias por ano e uma coisa te posso garantir.

                                                  OS AUTOCARROS nao param ai, como te disse tens um sinal que alerta para a proibiçao de estacionar e parar junto com uma risca amarela no chao ( que penso que sabes o que significa).

                                                  Estar parado ai é a meu ver perigoso...

                                                  Alem que TODOS os dias tenho imensas dificuldades ao passar ai para ir para casa pois TODA as pessoas que querem ir á central de autocarros ( que é diferente de paragem de autocarro) deixa ai os carros ate chegar por varias vezes a fazer 3ª FILA!!!!!
                                                  Editado pela última vez por Nefas; 07 April 2009, 23:55.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alemao Ver Post


                                                    Para a proxima nao tires fotos do teu espelho, tens aí a prova que nao ha estacionamento nessa VCI. Estás parado em 2ª fila e a tirar fotos
                                                    Não é uma VCI, é uma avenida.
                                                    Não estou estacionado em segunda fila, estou correctamente estacionado e o código não me impede de tirar fotos ao meu espelho retrovisor nem a qualquer outro objecto nas condições em que me encontrava.

                                                    Para a próxima não sejas tão lesto a criticar, informa-te melhor antes de dizeres disparates.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                                      Não digas asneiras do que nao sabes.

                                                      Eu moro a 500 metros dai, passo ai 8 vezes por dia 365 dias por ano e uma coisa te posso garantir.
                                                      Hummm...
                                                      Acho que quando sais de casa ainda vais com os olhos meio fechados... :D

                                                      OS AUTOCARROS nao param ai, como te disse tens um sinal que alerta para a proibiçao de estacionar e parar junto com uma risca amarela no chao ( que penso que sabes o que significa).
                                                      Hoje passei ai e confirmei, vindo do lado do Eixo N/S, não há qualquer sinal de paragem ou estacionamento proibido nesse local.
                                                      Quanto à risca amarela, não consegui confirmar a existência da mesma, passei demasiado longe para confirmar.

                                                      Estar parado ai é a meu ver perigoso...

                                                      Alem que TODOS os dias tenho imensas dificuldades ao passar ai para ir para casa pois TODA as pessoas que querem ir á central de autocarros ( que é diferente de paragem de autocarro) deixa ai os carros ate chegar por varias vezes a fazer 3ª FILA!!!!!
                                                      Pois, mas eu não estava em 3ª fila, nem sequer em 2ª, estava estacionado de acordo com o código da estrada (pelo menos até ver a situação da risca amarela).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para todos quantos ficaram "escandalizados" com o meu estacionamento, esta manhã passei pelo local e confirmei que efectivamente estava bem estacionado, como documento de seguida.

                                                        Não existe nenhuma sinalização vertical, nem a indicar paragem ou estacionamento proibido nem de qualquer outro tipo:





                                                        Inclusive fui até ao placard publicitário e comprovei que não há qualquer sinalização escondida atrás deste.


                                                        Quanto à risca amarela, também ela não existe.


                                                        A única coisa que existe ai parecido com uma risca é pó acomulado.
                                                        Ficheiros anexados

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Segundo estes artigos que pertencem ao codigo da estrada, estás mal estacionado.

                                                          SUBSECÇÃO VI

                                                          Artigo 48º ponto 4

                                                          Artigo 50º ponto 1 alinea A

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                                            Segundo estes artigos que pertencem ao codigo da estrada, estás mal estacionado.
                                                            Será?

                                                            Ora vejamos.
                                                            Estou estacionado numa localidade, na faixa de rodagem mais à direita e no sentido da marcha. Facilmente comprovado pelas fotos.

                                                            SUBSECÇÃO VI

                                                            Artigo 48º ponto 4
                                                            Diz, e passo a citar:

                                                            1 - Considera-se paragem a imobilização de um veículo pelo tempo
                                                            estritamente necessário para a entrada ou saída de passageiros
                                                            ou para breves operações de carga ou descarga, desde que o
                                                            condutor esteja pronto a retomar a marcha e o faça sempre que
                                                            estiver a impedir ou a dificultar a passagem de outros veículos.
                                                            2 - Considera-se estacionamento a imobilização de um veículo que
                                                            não constitua paragem e que não seja motivada por
                                                            circunstâncias próprias da circulação.

                                                            Estava assim estacionado.

                                                            3 - Fora das localidades, a paragem e o estacionamento devem fazer-
                                                            -se fora das faixas de rodagem ou, sendo isso impossível e
                                                            apenas no caso de paragem, o mais próximo possível do
                                                            respectivo limite direito, paralelamente a este e no sentido da
                                                            marcha.
                                                            Não se aplica dado que estava numa localidade.

                                                            4 - Dentro das localidades, a paragem e o estacionamento devem
                                                            fazer-se nos locais especialmente destinados a esse efeito e pela
                                                            forma indicada ou na faixa de rodagem, o mais próximo
                                                            possível do respectivo limite direito, paralelamente a este e no
                                                            sentido da marcha.
                                                            O que é fácil de comprovar pelas fotos.

                                                            5 - Ao estacionar o veículo, o condutor deve deixar os intervalos
                                                            indispensáveis à saída de outros veículos, à ocupação dos espaços
                                                            vagos e ao fácil acesso aos prédios, bem como tomar as
                                                            precauções indispensáveis para evitar que aquele se ponha em
                                                            movimento.
                                                            Não dá para ver, vão ter de acreditar na minha palavra, mas creio que é de bom senso perceber que assim é pois entrei e sai sem problemas, assim bem como os outros condutores que ai estavam.

                                                            Vamos agora ao artigo seguinte.
                                                            Artigo 50º ponto 1 alinea A
                                                            Diz o artigo 50, alínea 1:

                                                            É proibido o estacionamento:
                                                            a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da
                                                            parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário
                                                            ,
                                                            conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;
                                                            O que não se verifica.
                                                            Não impedi o trânsito nem obriguei ninguém a usar parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário.

                                                            b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares
                                                            em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos
                                                            ;

                                                            Estava na faixa de rodagem, mas não estava em segunda fila (facilmente comprovável pelas fotos), nem impedia acesso a veículos ou à saída destes, dado que estava junto ao passeio.

                                                            c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos
                                                            a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;

                                                            De novo, não impedi acesso a nada dado que estava estacionado junto ao passeio e onde estava não há acessos para pessoas, veículos ou propriedades.

                                                            d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
                                                            e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de
                                                            abastecimento de combustíveis;

                                                            Nenhuma destas distâncias se aplica.

                                                            f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento
                                                            de determinados veículos;

                                                            Como já provei com fotos não há qualquer sinalização, nem a definir lugares reservados nem a impedir o estacionamento.

                                                            g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou
                                                            semi-reboques quando não atrelados ao veículo tractor, salvo
                                                            nos parques de estacionamento especialmente destinados a
                                                            esse efeito;

                                                            Não se aplica.

                                                            h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não
                                                            for cumprido o respectivo regulamento;
                                                            O que não era o caso.

                                                            i) De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua
                                                            transacção, em parques de estacionamento.
                                                            Não tenho o carro à venda, nem estava num parque de estacionamento.


                                                            Mais, diz ainda o Artigo 49.º, Proibição de paragem ou estacionamento:
                                                            - É proibido parar ou estacionar:
                                                            a) Nas rotundas, pontes, túneis, passagens de nível, passagens
                                                            inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade
                                                            insuficiente;
                                                            O que não é o caso.

                                                            b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos,
                                                            entroncamentos ou rotundas, sem prejuízo do disposto na
                                                            alínea e) do presente número e na alínea a) do n.º 2;
                                                            c) A menos de 5 m para a frente e 25 m para trás dos sinais
                                                            indicativos da paragem dos veículos de transporte colectivo de
                                                            passageiros ou a menos de 6 m para trás daqueles sinais
                                                            quando os referidos veículos transitem sobre carris;
                                                            d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a
                                                            travessia de peões ou de velocípedes;
                                                            e) A menos de 20 m antes dos sinais verticais ou luminosos se a
                                                            altura dos veículos, incluindo a respectiva carga, os encobrir;
                                                            Nenhuma destas distâncias de aplica.

                                                            f) Nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direccionais, nas placas
                                                            centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados
                                                            ao trânsito de peões;
                                                            O que não é o caso.

                                                            g) Na faixa de rodagem sempre que esteja sinalizada com linha
                                                            longitudinal contínua e a distância entre esta e o veículo seja
                                                            inferior a 3 m.

                                                            O que também não é o caso. Não há qualquer linha longitudinal contínua.


                                                            De novo, não estava mal estacionado...
                                                            Editado pela última vez por M6; 11 April 2009, 19:47. Razão: Coloquei as minhas respostas a azul para melhor compreensão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X