Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ANSR e o excesso de velocidade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ANSR e o excesso de velocidade

    Estava a ver o telejornal há uns dias atrás quando alguém da ansr disse que a sinistralidade rodoviária diminuiu, o que é de louvar.

    Presumo que estivessem a referir-se ao primeiro trimestre de 2009, já que apanhei a reportagem +/- a meio.

    Mas, considero que esta redução por si só, não representa melhorias nas vias, na fiscalização, na consciência ao volante, porque não tomaram em conta os efeitos que a "crise" teve e tem no número de veículos a circular.

    Fez-me lembrar alguém do governo o ano passado, que veio de peito inchado dizer que a sinistralidade diminuiu por causa das medidas implementadas pelo governo. Sim... não fosse ter dito isto aquando do boom do preço do petróleo a meio do ano passado.

    Mais à frente, ouço qualquer coisa como "Iremos definir medidas para combater o excesso de velocidade." Tinha que ser.

    Nesse mesmo dia, um tipo ultrapassa-me numa linha contínua para se meter à minha frente. No sítio que é, é a manobra do chico esperto de passar todos à frente. Por muito pouco que não me bateu porque o gajo à minha frente travou e ele viu-se sem espaço.

    No dia seguinte, dou sinais de luzes a um tipo que ia a meio de duas faixas. Endireitou para a faixa da esquerda com a direita livre e ali ficou e ainda mandou uns olhares de mau pelo espelho.

    Mais uns dias depois, vejo um rapaz novo a mudar de faixa para cima de um camião. Deu pisca e nem viu um camião enorme ao lado. Simplesmente não olhou para os espelhos nem para o lado. Curiosamente, o rapaz tinha repinhas à frente dos olhos.

    Hoje, durante uma chuvada tremenda, passo devagarinho por uma tipa de óculos de sol que circulava com as luzes desligadas e ia a escrever mensagens.


    Sinceramente, eu acho que há algo de profundamente errado neste povo e em quem o governa.

    Em vez de se punir severamente estes comportamentos, é mais fácil e lucrativo montar radares e alapar o cú no carrito a vê-los passar.

    Assim não vamos lá. Nem o povo, nem quem nos governa.

    #2
    Infelizmente nunca terás um UT (usando a nova terminologia Unidade De Transito) em cada esquina, pelo que esse tipo de infracções irão sempre ocorrer sem punidade.
    Aí terá que ser a mentalidade das pessoas a mudar, não creio que uma UT a ver tais manobras não autuassem.

    Quanto ao excesso de velocidade - se calhar mais velocidade excessiva - continua a ser uma das causas de sinistros que aliado às manobras perigosas... é explosivo.
    Não acho mal os radares, apenas acho que deviam estar identificados.

    Comentário


      #3
      Eu nem queria que estivessem em todo o lado, mas de certeza que as autoridades sabem perfeitamente quais os pontos mais apetecidos dos espertinhos.

      Por norma, nas entradas e saídas de ae's e vias rápidas é onde se vêem mais cavaladas, de parte de gente que se mete à cão para não ser estúpido como os outros que aguardam nas filas mais lentas.

      Compreendo é que dá muito mais dinheiro e menos trabalho multar excessos de velocidade, do que penalizar a falta brutal de civismo que demonstram outro tipo de infrações (perigosas ou não).

      É que este "sistema" está ao contrário, ou seja, a mensagem que passa é que desde que eu não passe os xxx km/h, está tudo bem, posso fazer todo o tipo de infrações.

      Ao passo que, se penalizassem TODO o tipo, não só excessos e outras infrações "fáceis", as pessoas interiorizariam a ideia que qualquer infração não passaria impune.

      Mas, o que nasce torto nunca se endireita.

      Comentário


        #4
        Basta que as UT estejam mais visiveis, aqui funciona e muito bem, não há um dia em que não veja uma ut, ou cruza comigo ou estão na berma da estrada simplesmente na conversa, mas o efeito é bastante disuasor. Hoje por exemplo mandaram-me encostar, perguntaram para onde ia, olharam para dentro do carro e mandaram seguir. nem 30 s estive parado. Mas o subconsciente está de alerta, porque nunca se sabe onde eles estão e antes de fazer alguma manobra é exactamente isso que se pensa.
        Não passam muitas multas e as zonas onde estão radares há um sinal que avisa que essa parte de troço possivelmente está vigilada.
        Não vejo acidentes, nem manobras perigosas, porque será?

        Comentário

        AD fim dos posts Desktop

        Collapse

        Ad Fim dos Posts Mobile

        Collapse
        Working...
        X