Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda: Bateram-me por trás e a outra companhia não assume

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda: Bateram-me por trás e a outra companhia não assume

    Gostava que me dessem a vossa opinião e conselhos sobre o caso que me aconteceu:
    • Numa 6a f. à noite decidi, em má hora, entrar na VCI no Porto. Entrei num ramal de acesso e vi uma fila compacta (devia estar a andar a cerca de 20km/h) na faixa de rodagem da VCI propriamente dita.
    • Deixei-me estar no ramal de acesso e comecei a dar pisca para a esquerda (e com isto estava toda a gente a andar bastante devagar, quase parados)
    • Quando vi uma abertura (isto é um espaço razoável em relação ao carro que já estava na faixa da VCI) entrei na fila (isto tudo muito devagar porque estava trânsito)
    • Quando já estava na faixa mais à direita da VCI (e já fora do ramal de acesso) sinto um pum por trás-----> tinha sido abalroado por um camião (devagar é certo mas fez barulho que chegue).
    • Parei o carro, ligo os 4 piscas, saio do carro e vou ter à porta do camião e o fulano fica muito admirado por me ver - deu-me a sensação que ele nem se apercebeu que me bateu...
    • (ATENÇÃO - eu não entrei à campeão à frente dele, sinalizei e meti-me porque havia espaço mais do que suficiente, acho que ele se distraiu e travou tarde e depois pum...)
    • O homem começou logo com agressividade ao que eu lhe respondi com boa noite e chamei a polícia.
    • a polícia veio e tomou conta da ocorrência.
    • Comuniquei à minha companhia de seguro tudo o que se passou.
    • Uns dias mais tarde ligaram-me a dizer que eu tinha de reclamar por escrito com a outra companhia o que eu fiz.
    • Algum tempo depois o perito da outra companhia ligou-me mas nem sequer chegou a ver o meu carro, falou apenas com a testemunha que ia no meu carro (o Sr. do camião não tinha testemunha nenhuma)
    • Há uns dias recebo a carta da companhia do outro Sr. a dizer que não podia atender à minha reclamação porque segundo o auto da polícia eu não tinha tido os cuidados ao mudar de faixa.
    • hoje fui buscar o auto da polícia que não diz nada disso ---> tem a minha versão e a versão do outro Sr. que são opostas, obviamente; e tem um desenho do acidente com o meu carro na mesma faixa do camião e exactamente à sua frente.

    As minhas perguntas são:
    • não devia ser a minha companhia de seguros a tratar desta trapalhada toda?
    • a única alternativa que me resta agora é ir para tribunal com a companhia do camião?

    Desde já muito obrigado pela ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por rmp Ver Post
    Gostava que me dessem a vossa opinião e conselhos sobre o caso que me aconteceu:
    • Numa 6a f. à noite decidi, em má hora, entrar na VCI no Porto. Entrei num ramal de acesso e vi uma fila compacta (devia estar a andar a cerca de 20km/h) na faixa de rodagem da VCI propriamente dita.
    • Deixei-me estar no ramal de acesso e comecei a dar pisca para a esquerda (e com isto estava toda a gente a andar bastante devagar, quase parados)
    • Quando vi uma abertura (isto é um espaço razoável em relação ao carro que já estava na faixa da VCI) entrei na fila (isto tudo muito devagar porque estava trânsito)
    • Quando já estava na faixa mais à direita da VCI (e já fora do ramal de acesso) sinto um pum por trás-----> tinha sido abalroado por um camião (devagar é certo mas fez barulho que chegue).
    • Parei o carro, ligo os 4 piscas, saio do carro e vou ter à porta do camião e o fulano fica muito admirado por me ver - deu-me a sensação que ele nem se apercebeu que me bateu...
    • (ATENÇÃO - eu não entrei à campeão à frente dele, sinalizei e meti-me porque havia espaço mais do que suficiente, acho que ele se distraiu e travou tarde e depois pum...)
    • O homem começou logo com agressividade ao que eu lhe respondi com boa noite e chamei a polícia.
    • a polícia veio e tomou conta da ocorrência.
    • Comuniquei à minha companhia de seguro tudo o que se passou.
    • Uns dias mais tarde ligaram-me a dizer que eu tinha de reclamar por escrito com a outra companhia o que eu fiz.
    • Algum tempo depois o perito da outra companhia ligou-me mas nem sequer chegou a ver o meu carro, falou apenas com a testemunha que ia no meu carro (o Sr. do camião não tinha testemunha nenhuma)
    • Há uns dias recebo a carta da companhia do outro Sr. a dizer que não podia atender à minha reclamação porque segundo o auto da polícia eu não tinha tido os cuidados ao mudar de faixa.
    • hoje fui buscar o auto da polícia que não diz nada disso ---> tem a minha versão e a versão do outro Sr. que são opostas, obviamente; e tem um desenho do acidente com o meu carro na mesma faixa do camião e exactamente à sua frente.

    As minhas perguntas são:
    • não devia ser a minha companhia de seguros a tratar desta trapalhada toda?
    • a única alternativa que me resta agora é ir para tribunal com a companhia do camião?

    Desde já muito obrigado pela ajuda.
    A outra seguradora assume q foste tu q entraste sem os devidos cuidados e o camiao ñ teve hipotese d evitar o toque pq pára no msm espaço q faz um carro.
    Eu tamb acabo por concordar nesse aspecto

    Comentário


      #3
      A tua comp. de seguros serve para liquidar danos causados por ti a terceiros, caso entenda que tenhas responsabilidade.

      A reclamação dos teus danos deve ser efectuada por ti, junto da companhia contrária, excepto se activares os danos próprios (e aí estás a activar uma cobertura tua, se a tiveres), ou se entrar em qualquer Convenção (neste caso é a tua própria cia. que analisa e paga ou não os teus danos e entende-se com a outra - tem que haver DAAA o que não parece ser o caso).

      Duas hipoteses avanças tu com a reclamação ou accionas a Protecção Jurídica ou Defesa e Reclamação que deves ter no teu seguro e eles irão analisar e reclamar.

      Quanto ao caso: depende muito como está feito o auto da policia, duas notas: estás a entrar numa via rápida e fazes uma mudança de fila.
      Para o outro bate por trás e tem uma presunção de culpa.

      Comentário


        #4
        Nao pondo em causa a tua versao nao te esquecas que um camiao nao é um ferrari nao e por pe ao travao e ele trava. Off topic:isto e tipico do pessoal tuga toca a atirar para a frente dos outros que eles travam depois da nisto.

        Comentário


          #5
          Quase que aposto que declinaram aplicando a alínea b) do nº1 do artigo 31º.

          Comentário


            #6
            por muito que digam que ele entrou isso neste caso é irrelevante, porque ninguem vai conseguir provar que ele entrou a campeão ou a artista ou normalmente, logo se bateu por tras creio que tem bom remedio

            secalhar não é justo para o camião porque não vimos a distancia, mas isto é o que vem para ser considerado, tudo o resto é musica a ver se se safam de pagar

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
              Quase que aposto que declinaram aplicando a alínea b) do nº1 do artigo 31º.
              Metal, eles consideraram o n.º2 do Artigo 14

              Quanto ao eu entrar à campeão:
              • claro que vocês não me conhecem e farão os juízos que entenderem mas eu tenho por hábito assumir as minhas responsabilidades e, se achasse que tinha culpa assumia e pronto (até tenho seguro de terceiros + danos próprios)
              • no entanto, a verdade é que entrei devagar e o camião também ia devagar (a 10-20km/h), sinalizando bem a manobra, e tanto é assim que os estragos aparentes não foram grandes - uma "estaladela" no meu para-choques (mas que se calhar me vai sair cara)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                Metal, eles consideraram o n.º2 do Artigo 14
                Em minha opinião, esse artigo, pela tua descrição não faz muito sentido.
                Esse aplicar-se-ia se fossem os dois a circular lado a lado, e um deles decidisse mudar de via de trânsito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                  Em minha opinião, esse artigo, pela tua descrição não faz muito sentido.
                  Esse aplicar-se-ia se fossem os dois a circular lado a lado, e um deles decidisse mudar de via de trânsito.
                  Pois, eu fui ler e também acho que não.

                  Aquilo deu-se quando eu ia a entrar de um ramal de acesso para a VCI (Via de Cintura Interna) que tem 3 faixas e limite de 90.

                  Acho que vou ligar à minha companhia e ver se tenho direito a acompanhamento jurídico sem custos e passar a bola para eles.

                  É que eu tenho uma testemunha (que estava no meu carro) que confirma a minha versão, um desenho da polícia com os 2 veículos na mesma faixa e o dele exactamente por trás do meu... Não percebo...

                  Comentário


                    #10
                    O artigo que coloquei refere-se à cedência de prioridade nos ramais de acesso a AE e vias reservadas a automóveis e motociclos, na qual julgo que se insere a VCI.
                    Com certeza estarão a alegar, que tu ao entrares proveniente do ramal, ocupaste o espaço que o camião tinha disponível à sua frente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                      O artigo que coloquei refere-se à cedência de prioridade nos ramais de acesso a AE e vias reservadas a automóveis e motociclos, na qual julgo que se insere a VCI.
                      Com certeza estarão a alegar, que tu ao entrares proveniente do ramal, ocupaste o espaço que o camião tinha disponível à sua frente.
                      Pois, acho que deve ser isso. (Obrigado pela ajuda)

                      É como te digo, se eu achasse que não tinha razão nem me aborrecia mais com isto mas como acho que não é assim vou insistir.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                        por muito que digam que ele entrou isso neste caso é irrelevante, porque ninguem vai conseguir provar que ele entrou a campeão ou a artista ou normalmente, logo se bateu por tras creio que tem bom remedio

                        secalhar não é justo para o camião porque não vimos a distancia, mas isto é o que vem para ser considerado, tudo o resto é musica a ver se se safam de pagar
                        La por ter batido por tras nao quer dizer que seja culpado entao bem tava tudo lixado atiravas te para a frente dum carro travao a fundo e pronto tens uma traseira nova a borla,nao te esquecas que ele ta a mudar de via logo tem que tomar cuidados quem ja la esta tem prioridade.

                        Comentário


                          #13
                          Deves ter protecção jurídica, isso vem praticamente de série em qualquer companhia.

                          Informa-te!

                          Cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Vai ser difícil assumirem, apesar da presunção de culpa que impende sobre o condutor do pesado (como bem disse o Valium). E como bem disse o Metal, trata-se de uma cedência de prioridade e não de uma mudança de fila.

                            AGORA: se o trânsito estava a andar a 20 km/hora, ou o pesado vinha muito longe para se considerar que a prioridade não interfere no sinistro...ou se vinha a 10 ou 20 metros...a essa velocidade, o caso fala por si: culpa de quem entra (isto tendo em conta que o embate se dá ainda ou pouco além da àrea de entroncamento).

                            Comentário


                              #15
                              Por muito bem sinalizada a manobra há outros factores a ter em conta na hora de a fazer:

                              1º se o outro/outros condutores vêm e reconhece a tua intenção.

                              2º verificar se há tempo e espaço para a fazer, isto tendo em consideração todos os factores, veículos em causa, tipo e estado do piso, visibilidade, etc...

                              Comentário


                                #16
                                Na minha opinião a culpa é tua pois entraste de um acesso onde não tinhas prioridade. Se calhar o Senhor do Camião não teve mesmo outra hipotese senão bater!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não deve ter sido o caso, mas não esquecer que para os pesados nem sempre é fácil ver os carros que lhe aparecem pela direita, face à largura/altura do mesmo, os ligeiros nem sempre se vêem bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pior que isso é quando certas lesmas (atenção, não estou a referir-me ao autor do tópico!) pensam que parar 44 toneladas é o mesmo que 1 ou 2 .

                                    Se todos andassem uns quilómetros com um pesado carregado mudavam completamente a maneira de andar na estrada em relação a estes veículos.

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                      Por muito bem sinalizada a manobra há outros factores a ter em conta na hora de a fazer:

                                      se o outro/outros condutores vêm e reconhece a tua intenção.

                                      verificar se há tempo e espaço para a fazer, isto tendo em consideração todos os factores, veículos em causa, tipo e estado do piso, visibilidade, etc...


                                      Está tudo dito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                        Na minha opinião a culpa é tua pois entraste de um acesso onde não tinhas prioridade. Se calhar o Senhor do Camião não teve mesmo outra hipotese senão bater!!
                                        Simplesmente não o viu... Só quem nunca conduziu um pesado, ou sequer se sentou no lugar do condutor de um, é que não se apercebe que os ângulos de visão são limitados. Podem estar lá em cima e ter uma vista privilegiada, mas têm mais dificuldade em ver o que se passa mais próximo do veículo que conduzem.

                                        É uma situação típica, a que as seguradoras já estão mais que acostumadas.
                                        Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                        Por muito bem sinalizada a manobra há outros factores a ter em conta na hora de a fazer:

                                        1º se o outro/outros condutores vêm e reconhece a tua intenção.

                                        2º verificar se há tempo e espaço para a fazer, isto tendo em consideração todos os factores, veículos em causa, tipo e estado do piso, visibilidade, etc...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                                          Por muito bem sinalizada a manobra há outros factores a ter em conta na hora de a fazer:

                                          1º se o outro/outros condutores vêm e reconhece a tua intenção.

                                          2º verificar se há tempo e espaço para a fazer, isto tendo em consideração todos os factores, veículos em causa, tipo e estado do piso, visibilidade, etc...
                                          Acho que falta uma terceira alinea.

                                          3º o facto de sinalizar a manobra não indica que tem prioridade para entrar


                                          ps: não estou a referir o autor do topico, mas sim porque é habitual o "meter" pisca e virar o volante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rmp Ver Post
                                            (...)
                                            • Há uns dias recebo a carta da companhia do outro Sr. a dizer que não podia atender à minha reclamação porque segundo o auto da polícia eu não tinha tido os cuidados ao mudar de faixa.
                                            • hoje fui buscar o auto da polícia que não diz nada disso ---> tem a minha versão e a versão do outro Sr. que são opostas, obviamente; e tem um desenho do acidente com o meu carro na mesma faixa do camião e exactamente à sua frente.

                                            (...)
                                            O auto da policia diz o quê ?

                                            a) que circulavas na mesma faixa do camião, e este te bateu por trás

                                            b) que tu mudaste de faixa e o camião te bateu por trás

                                            c) Que tu dizes que ja estavas na faixa quando ele te bateu por trás, e que ele diz que tu mudaste de faixa em cima dele e ele te bateu por trás



                                            O auto da policia tem lá registado o depoimento da testemunha ?




                                            Assumindo que realmente tiveste cuidado, e que tudo se passou como descreves, acho que até és capaz de te safar, mas isso só deve acontecer se meteres um advogado ao barulho, ou então se passares o resto do tempo a correr para a seguradora...

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X