Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Circulação e Civismo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Circulação e Civismo

    Solicito aos "amarelos" que proliferam por aí, ( eu sei que também aqui no forúm) que me explicam o que vos motiva a este comportamento...

    O objecto vermelho pode ser:
    - Autocarro
    - Carro estacionado em segunda fila
    - Veículo pesado a fazer cargas e descargas

    Qual a razão que leva quase sempre os srs.condutores dos veiculos amarelos a ultrapassar primeiro que os azuis.
    A coisa piora ainda mais se vir um carro na esquerda...invariavelmente o veiculo amarelo, passando o dito veiculo que eventualmente circula pela esquerda, ultrapassa o veiculo azul, mesmo ele tendo o pisca da esquerda aberto e com clara intenção de passar o obstáculo.

    Acho que não é preciso ir à universidade para se ter dois palminhos de testa e olhos na cara para saber andar na estrada com civismo.

    Penso eu de que...
    Editado pela última vez por PauloOliveira; 14 April 2009, 09:59.

    #2
    Civismo em Portugal essa foi para rir é coisa que nao existe alem de nao saberem conduzir a maior parte devia ir para escola de conducao outra vez,ainda hoje vi em plena hora de ponta na av de brasil (lisboa) uma senhora que ia na faixa da direita decidiu fazer inversao de marcha teve que parar tudo para que a senhora consegui se passar e deixar pisar o traco continuo mas isto cabe na cabeca de alguem so neste pais.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post

      Qual a razão que leva quase sempre os srs.condutores dos veiculos
      Percebo bastante bem o teu post.
      Respondendo à tua pergunta, digo-te o que para mim é simples. É que os condutores dos veículos amarelos têm sempre carros mais fortes.

      Eu sou muita, mas muita vez o carro azul.
      A entrar nas auto estradas acontece-me muito isto. Ainda eu estou a embalar o meu carro na via de aceleração, e sou ultrapassado por um ou dois, no momento em que me vou a meter. Em plena auto estrada também acontece isto quando o "veículo amarelo" percebe que à nossa frente vai um mais devagar. Então, quando nós estamos já a iniciar a ultrapassagem, lá vem o "carro amarelo" já a ultrapassar-nos também e temos que abortar a ultrapassagem. É uma "porquice" mas já estou habituado é o dia-a-dia.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
        Civismo em Portugal essa foi para rir é coisa que nao existe alem de nao saberem conduzir a maior parte devia ir para escola de conducao outra vez,ainda hoje vi em plena hora de ponta na av de brasil (lisboa) uma senhora que ia na faixa da direita decidiu fazer inversao de marcha teve que parar tudo para que a senhora consegui se passar e deixar pisar o traco continuo mas isto cabe na cabeca de alguem so neste pais.
        Sim, toda a gente sabe que nos 200 países do mundo em que circulam automóveis Portugal é sem qualquer margem para dúvida o ÚNICO em que se faz uma inversão de marcha em traço contínuo.

        Aliás os códigos da estrada dos restantes países nem sequer contemplam essa infracção, de todo desconhecida de Vilar Formoso em diante.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
          A entrar nas auto estradas acontece-me muito isto. Ainda eu estou a embalar o meu carro na via de aceleração, e sou ultrapassado por um ou dois, no momento em que me vou a meter.

          É uma "porquice" mas já estou habituado é o dia-a-dia.

          Eu faço bastante AE e cada vez mais me apercebo disso que referes...
          Faixa de aceleração com entrada directa para a esquerda para ultrapassar um carro...

          Talvez já uma dezena de vezes tive de travar forte na faixa da esquerda por causa desses artistas... e agora parece que é moda!!

          Comentário


            #6
            É muoto comum mesmo.
            A situação nas AE é mesmo flagrante.
            Será que as pessoas não conseguem esperar mais uns segundos até que a "lesma" entre na via?
            Muitas vezes eu sou a lesma, admito.

            Comentário


              #7
              E ainda querem aumentar a velocidade máxima das A.E.?

              Primeiro o civismo e aprender a conduzir ...

              Comentário


                #8
                Mas isso não acontece só em caso de "objectos" parados. Quantas vezes em AE, quando me estou a aproximar de um veículo que circula a uma velocidade inferior a minha, mal meto o pisca para a esquerda, se tiver o azar de ter um carro a par e ter que esperar que ele ultrapasse, e no entanto se não estiver ninguem atrás dele, e se eu tiver uns quantos carros atrás de mim na mesma faixa que eu, regra geral desata tudo a ultrapassar-me porque como se podem meter logo na esquerda tem espaço para ganhar o embalo necessário para não me darem tempo de meter na esquerda em segurança...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                  Mas isso não acontece só em caso de "objectos" parados. Quantas vezes em AE, quando me estou a aproximar de um veículo que circula a uma velocidade inferior a minha, mal meto o pisca para a esquerda, se tiver o azar de ter um carro a par e ter que esperar que ele ultrapasse, e no entanto se não estiver ninguem atrás dele, e se eu tiver uns quantos carros atrás de mim na mesma faixa que eu, regra geral desata tudo a ultrapassar-me porque como se podem meter logo na esquerda tem espaço para ganhar o embalo necessário para não me darem tempo de meter na esquerda em segurança...

                  E depois admiram-se de verem 10 carros na faixa da esquerda e 2 na direita. As pessoas protegem-se na esquerda.

                  Se ouve-se "cabeça" e respeito, um carro da direita liga o pisca para mudar para a esquerda, não deve ser ultrapassado.
                  Aliás... na Alemanha por exemplo isso acontece, mas lá está... existe civismo e educação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                    E depois admiram-se de verem 10 carros na faixa da esquerda e 2 na direita. As pessoas protegem-se na esquerda.

                    Se ouve-se "cabeça" e respeito, um carro da direita liga o pisca para mudar para a esquerda, não deve ser ultrapassado.
                    Aliás... na Alemanha por exemplo isso acontece, mas lá está... existe civismo e educação.
                    Por acaso nunca tinha visto isso dessa perspectiva, mas pensando bem creio que pode ser um dos factores que leva a alguns a circularem sempre pela esquerda o que não deixa obviamente de ser errado.

                    Comentário


                      #11
                      O problema em Portugal é que muitas das pessoas que andam a guiar automóveis, nem a pé deveriam andar!
                      Somos um país de gente muito mal educada/formada, e obviamente isso reflete-se na estrada.
                      Antes dizia-se "diz-me como comes, dir-te-ei quem és", hoje pode/deve dizer-se "diz-me como guias, dir-te-ei quem és"!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                        E depois admiram-se de verem 10 carros na faixa da esquerda e 2 na direita. As pessoas protegem-se na esquerda.

                        Se ouve-se "cabeça" e respeito, um carro da direita liga o pisca para mudar para a esquerda, não deve ser ultrapassado.
                        Aliás... na Alemanha por exemplo isso acontece, mas lá está... existe civismo e educação.
                        Tens razão no que dizes, mas isso leva a outra interpretação por parte dos condutores incivís...

                        Se, ao ligarem o pisca, ninguém os poderá ultrapassar, passam a achar que, ao ligar pisca, têm prioridade sobre os outros. Ou seja, pode vir a 200kmh que se o veículo da direita (a circular a 80kmh) ligar o pisca, és obrigado a abrandar para ele se meter à tua frente...

                        Comentário


                          #13
                          Pois, a solução passa é mesmo por educar as pessoas, agora o problema é "como se faz isso?"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
                            Pois, a solução passa é mesmo por educar as pessoas, agora o problema é "como se faz isso?"
                            Com mais controle, mais multas e mais caras.

                            It's the only way to go

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                              Tens razão no que dizes, mas isso leva a outra interpretação por parte dos condutores incivís...

                              Se, ao ligarem o pisca, ninguém os poderá ultrapassar, passam a achar que, ao ligar pisca, têm prioridade sobre os outros. Ou seja, pode vir a 200kmh que se o veículo da direita (a circular a 80kmh) ligar o pisca, és obrigado a abrandar para ele se meter à tua frente...

                              Num pais civilizado quem circula a 200kms/h sabe que vai muito acima do limite, e que nao deve ultrapassar ninguem a essa velocidade...
                              Eu ja circulei a 200...mas nunca ultrapassei ninguem a essa velocidade, nem a 180...

                              Quem circula a 80 deve ter cuidados ao mudar de faixa, mas o veiculo que circula a 200 NAO tem prioridade, porque a velocidade nao da prioridade...

                              essa forma de pensar "vai educando" as pessoas a conduzir na esquerda como conducao defensiva.

                              (peco desculpa pela acentuacao... estou num teclado estrangeiro)

                              Comentário


                                #16
                                Pois é, Paulo, a teoria é muito bonita, mas na realidade...

                                Mas também, agora um pouco de off-topic, não me digas que nas autobahns, quando circulam a 200kmh, abrandam sempre de cada vez que têm de ultrapassar alguém...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                  Pois é, Paulo, a teoria é muito bonita, mas na realidade...

                                  Mas também, agora um pouco de off-topic, não me digas que nas autobahns, quando circulam a 200kmh, abrandam sempre de cada vez que têm de ultrapassar alguém...
                                  Nos trocos de autobahns em que nao existe limite de velocidade, quem la circula sabe que nao existe limite... isso faz toda a diferenca.

                                  Sabendo que nao existe limite nesse troco:
                                  -Quem pretende ocupar a esquerda, conta com alguem a 200 ou mais...
                                  -Quem circula na esquerda conta com os cuidados de quem ocupa essa faixa.

                                  MAS...
                                  Mesmo que circules a 250kms/h na esquerda num troco de autobahn em que dois camioes vao a par, e um veiculo ligue antecipadamente o pisca para ocupar a faixa mais na esquerda... acredita que muito dificilmente alguem te ultrapassa.
                                  Nem nas autobahns a velocidade da prioridade

                                  Na A1, quem circula a 170,180,190,200 tem de tomar cuidados...
                                  Ir a 200 numa estrada de 120/140 a dar sinais de luzes a tudo que ocupa a esquerda e arrogante, falta de educacao e na Alemanha da multa com perda de pontos na carta.

                                  Alias segundo um colega alemao... perdes pontos na carta se:
                                  - Circulares na esquerda atras de um veiculo com o pisca da esquerda acesso.... conducao perigosa
                                  - Circulares na esquerda sem deixar distancia de seguranca... tipicamente 10 metros no minimo dos minimos.

                                  Na A1 vejo estes metros passarem a centimetros a velocidades de 140...

                                  (desculpem a falta de acentos...again)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                    Tens razão no que dizes, mas isso leva a outra interpretação por parte dos condutores incivís...

                                    Se, ao ligarem o pisca, ninguém os poderá ultrapassar, passam a achar que, ao ligar pisca, têm prioridade sobre os outros. Ou seja, pode vir a 200kmh que se o veículo da direita (a circular a 80kmh) ligar o pisca, és obrigado a abrandar para ele se meter à tua frente...

                                    Eu queria ressalvar essa situação. Eu bem sei que um pisca não é um direito.
                                    Mas nunca presenciaste a entrada em A.E. com o trânsito mais ou menos compacto? Nunca te foste a meter e o bacano que vai atrás de ti ultrapassa-te e mete-se?
                                    Secalhar talvez não, pois o teu carro tem a disponibilidade necessária para ser rápido e eficaz nessas situações, mas nem todos temos carros iguais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem pretende ultrapassar, é que tem de ter os devidos cuidados ao mudar de faixa. Normalmente, a quem os espelhos lhes faz imensa confusão, está em constante dilema com este tipo de situações. Tanto estes, como a circulação nas rotundas, que se atrofiam de tal forma, que parece que bloqueiam. É aqui que se dão a maior parte dos acidentes, sendo que os das AE com consequências bastante graves.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Speedy, eu acho que se calhar não entendeste bem o sentido do que queria dizer. Se houvesse a "ideia" de que ao ligar.se o pisca, mais ninguém nos pode ultrapassar, terias automobilistas a "enfiarem-se" constantemente à tua frente, bastando para isso, ligar o pisca. É como se o pisca lhes desse prioridade. O que não é verdade.

                                        Eu ando muitos quilómetros com o Clio, não é só com o 166, por isso, sei também, o que é ter um carro mais potente atrás de mim, quando estamos a entrar numa AE.

                                        Mas também te digo, se estivermos os dois a entrar na mesma AE e eu tiver o pisca a indicar que quero entrar e ele tenta meter-se 1º que eu para me ultrapassar, azar o dele, que mal o vejo a mudar de faixa, eu mudo também...

                                        Que espere atrás de mim, que não vai ser 2seg. que o vão fazer chegar atrasado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                          Quem pretende ultrapassar, é que tem de ter os devidos cuidados ao mudar de faixa.
                                          E quem circula na esquerda "DEVE" tomar todos os cuidados de forma a facilitar quem quer mudar para a esquerda, ultrapassar um veiculo mais lento e retomar a direita novamente.
                                          So assim teremos pessoas a deixar de conduzir exclusivamente na esquerda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tão ou mais grave é o péssimo hábito de se jogar na pista da AE, imediatamente após terminar o acesso. Isto é, embora a faixa de saída do acesso seja longa e sinalizada para que a preferência seja dada a quem circula na AE, a maioria não abranda e entra de imediato na tua frente, fazendo com que você tenha que abrandar ou deslocar-se perigosamente para pista da esquerda. É comportamento típico dos condutores lusos, sendo manobra extremamente perigosa. As escolas de condução deveriam dar especial atenção ao tema e a sinalização deveria ser contínua por mais metros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                              E quem circula na esquerda "DEVE" tomar todos os cuidados de forma a facilitar quem quer mudar para a esquerda, ultrapassar um veiculo mais lento e retomar a direita novamente.
                                              So assim teremos pessoas a deixar de conduzir exclusivamente na esquerda.
                                              Quem pretende ultrapassar, deve ter os devidos cuidados, e só fazê-lo quando possível. Os espelhos ainda lá estão para alguma coisa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sergiosl Ver Post
                                                Tão ou mais grave é o péssimo hábito de se jogar na pista da AE, imediatamente após terminar o acesso. Isto é, embora a faixa de saída do acesso seja longa e sinalizada para que a preferência seja dada a quem circula na AE, a maioria não abranda e entra de imediato na tua frente, fazendo com que você tenha que abrandar ou deslocar-se perigosamente para pista da esquerda. É comportamento típico dos condutores lusos, sendo manobra extremamente perigosa. As escolas de condução deveriam dar especial atenção ao tema e a sinalização deveria ser contínua por mais metros.
                                                Correcto! e, além disso, também há aqueles que ainda têm 100/200metros de faixa de aceleração, quando vão a entrar na AE, mas como já não têm ninguém ao lado, entram na AE a 60kmh e nem se dão ao "trabalho" de acelerar, pelo menos até aos 90/100kmh...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qual civismo, qual circulação... caí umas pingas e vê-se as anormalidades...

                                                  Desde manhã até agora já vi uns 4 acidentes (um deles com vários carros na saída de Lx - Eng. Duarte Pacheco - 1 206 traseira destruída e pendura com colar, mais uma meia dúzia de carros) e outros tantos avariados (o melhor, um clio no semáforo antes do Túnel do Marquês 4 piscas, sem triângulo, que está de chuva e molha).

                                                  Apesar da chuva luzes ligas é mentira, se estão a equipar os novos com luzes de dia por alguma coisa é não , com este tempo ainda mais... fila para tudo o que é CC... enfim...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    Qual civismo, qual circulação... caí umas pingas e vê-se as anormalidades...

                                                    Desde manhã até agora já vi uns 4 acidentes (um deles com vários carros na saída de Lx - Eng. Duarte Pacheco - 1 206 traseira destruída e pendura com colar, mais uma meia dúzia de carros) e outros tantos avariados (o melhor, um clio no semáforo antes do Túnel do Marquês 4 piscas, sem triângulo, que está de chuva e molha).

                                                    Apesar da chuva luzes ligas é mentira, se estão a equipar os novos com luzes de dia por alguma coisa é não , com este tempo ainda mais... fila para tudo o que é CC... enfim...

                                                    Ora aí está a triste realidade das nossas estradas, resumida num simples parágrafo
                                                    Quando chove, parece que ainda atrofiam mais

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                      Speedy, eu acho que se calhar não entendeste bem o sentido do que queria dizer. Se houvesse a "ideia" de que ao ligar.se o pisca, mais ninguém nos pode ultrapassar, terias automobilistas a "enfiarem-se" constantemente à tua frente, bastando para isso, ligar o pisca. É como se o pisca lhes desse prioridade. O que não é verdade.

                                                      Eu ando muitos quilómetros com o Clio, não é só com o 166, por isso, sei também, o que é ter um carro mais potente atrás de mim, quando estamos a entrar numa AE.

                                                      Mas também te digo, se estivermos os dois a entrar na mesma AE e eu tiver o pisca a indicar que quero entrar e ele tenta meter-se 1º que eu para me ultrapassar, azar o dele, que mal o vejo a mudar de faixa, eu mudo também...

                                                      Que espere atrás de mim, que não vai ser 2seg. que o vão fazer chegar atrasado.
                                                      Exacto, é como já tinha dito o pisca também não é um direito. Mas não tinha percebido o que estavas a dizer,ok.

                                                      Em relação ao resto, eu não faço isso. Eles quando me fazem isso eu aborto a minha entrada na AE, porque não quero correr riscos. Por isso fico muitas vezes a mandar alhadas dentro do carro sozinho.
                                                      Eu não sou exemplo nenhum, mas quando acontecem essas situações (o que é raro, mas também existem carros mais fracos que o meu )e eu sou o carro detrás, faço sinal ao carro da minha frente para se meter. E não há problema nenhum. Se o precisar de passar passo-o depois. Tenho pena que infelizmente seja o contrário que vejo a maior parte do tempo.
                                                      Acho que muito pessoal antes de andar bem montado, devia andar mal montado para ver que o que é simples para eles para outros é mais moroso. Ou então, se porventura já andaram mal montados esqueceram-se do que já passaram.



                                                      P.S. - Quero ressalvar que o mal montado e bem montado, não é critica a ninguém. Podemos andar mal ou bem montados consoante as situações e até dias...por isso estou a avisar para quem ler este post, não se sentir ofendido. É uma forma de dizer.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                        Quem pretende ultrapassar, deve ter os devidos cuidados, e só fazê-lo quando possível. Os espelhos ainda lá estão para alguma coisa

                                                        Eu acredito que essa mentalidade esta errada.
                                                        Quem muda de faixa deve tomar cuidados obviamente... mas quem circula na esquerda deve facilitar a entrada na esquerda caso um veiculo que circula na direita indique pelo pisca que pretende ultrapassar.

                                                        (FACTO: em paises civilizados é assim que funciona)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                          Speedy, eu acho que se calhar não entendeste bem o sentido do que queria dizer. Se houvesse a "ideia" de que ao ligar.se o pisca, mais ninguém nos pode ultrapassar, terias automobilistas a "enfiarem-se" constantemente à tua frente, bastando para isso, ligar o pisca. É como se o pisca lhes desse prioridade. O que não é verdade.
                                                          Onde é que no código é dito que a velocidade tem prioridade sobre o pisca? Sempre me ensinaram que, a mudança de faixa implica uma preparação cuidadosa verificando que (1) não temos ninguém ao lado (2) garanta a normal fluidez do trânsito não colocando ninguém em perigo. Se vejo um marmelo a uns 500mts de distância, e assumindo que ele vem, no máximo, nos limite de velocidade definido por lei, eu posso iniciar a minha mudança de faixa sem qualquer problema. Não tenho culpa que ele venha em exceso de velocidade e que por isso a minha manobra reduza a sua marcha. Quem está mal é ele, não sou eu. Até 120km eu vou dentro da lei e bem, quem vem a mais de isso bem pode fazer sinais de luzes que me borrifo por completo para ele.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                                            E quem circula na esquerda "DEVE" tomar todos os cuidados de forma a facilitar quem quer mudar para a esquerda, ultrapassar um veiculo mais lento e retomar a direita novamente.
                                                            So assim teremos pessoas a deixar de conduzir exclusivamente na esquerda.
                                                            Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                            Quem pretende ultrapassar, é que tem de ter os devidos cuidados ao mudar de faixa. Normalmente a quem os espelhos lhes faz imensa confusão, está em constante dilema com este tipo de situações. Tanto estes, como a circulação nas rotundas, que se atrofiam de tal forma, que parece que bloqueiam. É aqui que se dão a maior parte dos acidentes, sendo que os das AE com consequências bastante graves.
                                                            Eu acho que quer quem vá com pressa na esquerda quer quem se mete na esq para ultrapassar devem ter os seus cuidados. Eu tenho-os seja em que situação tiver. Com um carro melhor na esq a ultrapassar (ou com um carro pior mas com pressa..) quer na faixa da direita com um carro pior (ou melhor mas sem pressa) a ver se ultrapassa alguém ainda mais lento.

                                                            Já apanhei uma vez um cagaço numa AE depois de uma curva cega. Depois desta curva ultrapasso (100 para 120 ou assim, de notar que foi no IC32 que não é grande AE em termos de segurança) e mal dou por mim já está uma BMW importada a 2cm da minha traseira

                                                            A partir daí passei a ter ainda mais cuidado quando vou ultrapassar, mas de qualquer forma quem anda a 180-200 ou mais em IC's como esta e nem tem cabeça para ver que muita coisa pode estar depois de uma curva cega também é gente sem cérebro.

                                                            Ah depois de se colar lá o deixei ir à vida dele mas ele ainda foi travar à minha frente mesmo à anormal

                                                            Esta gente sem cérebro não devia poder conduzir.
                                                            Editado pela última vez por ClioIIIRS; 18 April 2009, 18:27.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X