Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual deveria ser o limite nas nossas auto-estradas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual deveria ser o limite nas nossas auto-estradas?

    Como sabem o limite nas auto-estradas varia muito de país para país, sendo que por exemplo em Espanha o limite é de 130km/h (salvo erro), havendo na Alemanha algumas que permitem os 250hm/h.

    Será que, pertencendo à EU, deveríamos ter um limite de velocidade em auto-estrada igual em todos os países?

    Por cá, o limite é de 120km/h o qual eu faço por cumprir. Mas sabendo que a maioria dos condutores ultrapassa este limite por achar que a essa velocidade as viagens se tornam fastidiosas e alegam que o limite imposto por lei é só para a caça à multa, deveríamos alterar este limite de velocidade permitida?

    O nível mais elevado de segurança activa dos nossos carros será argumento de peso para a alteração desse limite?

    Ou, por seu lado, este limite deverá manter-se por ser suficiente além do garante mínimo de segurança num país onde a sinistralidade rodoviária é ainda muito elevada?

    E o aumento do limite permitido por lei poderia levar a excessos ainda maiores?

    Procurei sobre o tema em concreto e não encontrei nada. Se for uma repetição de tópico, então fechem-no pf.
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 14 April 2009, 20:15.

    #2
    Pessoalmente acho o limite de 120 km/h adequado, podendo na minha opinião chegar aos 140Km/h em troços com 3 ou mais faixas com boas condições.

    Comentário


      #3
      Completamente obsoleto.

      Entre 140 km/h em duas faixas e 160 km/h em 3 faixas sendo que estes limites já permitem alguma manobra entre os 150 e os 170.

      Atenção, isto é o limite máximo. Se não tiverem experiência ou veículo que possibilite viajar em segurança a esta velocidade não o devem fazer.

      Cumprimentos.

      Comentário


        #4
        150 km/h

        Comentário


          #5
          140km/h parece-me um valor adequado aos carros e AEs dos dias de hoje.

          Cumprimentos

          Comentário


            #6
            Concordo que 120 km/h seja pouco e concordo mais ainda se o aumentarem para um intervalo entre 140 e 160 km/h, é claro que em certas AE's é melhor nem mexer no limite
            E também concordo que deveria haver um limite de velocidade para piso seco e molhado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
              Completamente obsoleto.

              Se não tiverem experiência ou veículo que possibilite viajar em segurança a esta velocidade não o devem fazer.
              Claro que sim ... Em Portugal, qualquer pessoa com um citadino ou utilitário iria tentar passar essa velocidade.

              Estás a falar de bom senso, mas isso é dificil, por isso já ficava contente com 140 para tudo (ae).

              Comentário


                #8
                150 km/h.

                Para mim é uma velocidade a que se viaja bem, ainda sem stress, que a maior parte dos carros atinge e mantém com facilidade (e com travões) e que ainda não penaliza excessivamente os consumos (ou seja, emissões).

                Comentário


                  #9
                  Sem limite! tudo a dar-lhe forte e feio. MAD MAX LUSO

                  Comentário


                    #10
                    Infelizmente algumas AE Portuguesas têm um traçado deficiente.
                    Eu manteria 120 nas mais perigosas ou nos troços em questão; sendo que noutras não existiria limite, como acontecia nas AE e Estradas fora das localidades antes do 25 de Abril.

                    Comentário


                      #11
                      Máximo 140km/h.

                      Comentário


                        #12
                        hiper-mega-ultra-repost

                        Comentário


                          #13
                          Na minha opinião os 120 poderiam ser aumentados para 130 ou até 140km/h, em troços com 3 faixas. O problema é que, se já há condutores que se esticam demasiado na velocidade, então com um limite superior ainda se esticariam mais...

                          Um amigo meu, tem a mania de ir a chuva a 150/160km/h. Já lhe disse que um lençol de água a velocidades baixas é perigoso quanto mais a essas velocidades, ainda mais o problema que é travar um automóvel, especialmente a chuva.

                          Já o incentivei a ir para um sítio sem qualquer transito e experimentar travar o carro apenas a 50km/h para se aperceber do problema que é imobilizar um automóvel a essa velocidade a chuva mas ele... nada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            hiper-mega-ultra-repost
                            Pronto... também é verdade... mas nos outros acho que não respondi .

                            Comentário


                              #15
                              140km/h
                              tolerancia de 10km/h, ou seja: coima leve até 150km/h (o mesmo que actualmente)
                              grave até 170km/h
                              mt grave acima de 190km/h

                              Ahhh... e incluir os comerciais ligeiros derivados do turismo na mm faixa de velocidade, desde que SEM carga!

                              Em zonas mais sinuosas, controlo por radar e 110 / 120, conforme trajectos

                              Comentário


                                #16
                                120Km/h parece-me adequado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Por 1 lado acho o limite obsoleto, mas depois começo a ver bem em certos veículos que lá circulam... e em certas andorinhas que por lá também andam... e acho que para se poder aumentar a velocidade na AE´s tinhamos de começar a ter uma condução diferente, ou a autuar as pessoas pelas suas calinadas na condução, como mudar de faixa sem olhar... ou ele vem lá... mas deve vir devagar(ou ñ!), ou como andar a pastelar na faixa do meio ou mais grave ainda na da esquerda, e qdo se dá sinais de luzes, ainda mandam vir... se assim já é o q é, se isto ñ for alterado a 140km/h com qq carrito, era só acidentes...


                                  Ah, isto sem contar com aquelas pessoas que a 120km/h já rezo por todos os santinhos, se o limite fosse 140km/h entã0

                                  Comentário


                                    #18
                                    Deveria-se estudar os traçados das AE's para designar-lhes velocidades máximas. Certas zonas os 140 km/h seria o mais adequado, mas em outros traçados, seria inadequado em relação a segurança.
                                    Editado pela última vez por andred; 14 April 2009, 20:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho que os 250 seriam um limite razoavel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Concordo com os 120kmh. Permitem "margem" na multa até +-140kmh.


                                        Se o limite fosse 140kmh, todos circulavam a +-160kmh, pois seris a margem da multa (+-)

                                        Pronto, ok, vá lá... 130kmh com margem até aos 150kmh já era bom. Mas não acho imperativo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andred Ver Post
                                          Deveria-se estudar os traçados das AE's para designar-lhes velocidades máximas. Certas zonas os 140 km/h seria o mais adequado, mas em outros traçados, seria inadequado em relação a segurança.
                                          Ao desenhar o traçado das AE's a velocidade máxima obriga a vários parâmetros, como os raios das curvas. (lógico)
                                          Ou seja, as nossas AE's estão projectadas para 120kmh, sendo possível circular a 140/160kmh na quase totalidade das AE's (margem de projecto).
                                          Em várias AE's há zonas onde curvar a 160kmh é perigoso. (projectadas p 120kmh...)

                                          É possível projectar para 180kmh, mas obriga a muitas faixas de segurança (p ex...)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Eu acho que os 250 seriam um limite razoavel.
                                            Está bem, mas e se conseguir convencer o concessionário a tirar o limitador de velocidade ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Está bom como está.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                                Ao desenhar o traçado das AE's a velocidade máxima obriga a vários parâmetros, como os raios das curvas. (lógico)
                                                Ou seja, as nossas AE's estão projectadas para 120kmh, sendo possível circular a 140/160kmh na quase totalidade das AE's (margem de projecto).
                                                Em várias AE's há zonas onde curvar a 160kmh é perigoso. (projectadas p 120kmh...)

                                                É possível projectar para 180kmh, mas obriga a muitas faixas de segurança (p ex...)
                                                Agradeço- te o esclarecimento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Homem que é homem vai prego a fundo e mai nada!!! Em AEs e não só!
                                                  Os outros que se desviem ou são ultrapasados pela direita, pela esquerda pelo meio ou pelas bermas... ou então levam um toque na traseira de ladex tipo hot pursuit da policia americana e saiem logo da frente...e para o lado oposto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mais a sério, penso que com o incremento na segurança activa e passiva dos carros, bem como a redução de emissões e a melhoria das AE, julgo que o limite poderia subir um pouco. Talvez para 140-150 kms/ h. (nada de científico, só um palpite).

                                                    Se bem que a policia só multa a partir dos 150 km/h por isso é quase a mesma coisa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Completamente desadequado o limite actual se tivermos em atenção a evolução tecnológica dos automóveis e das próprias vias. Exemplo? Em 1986 fazia Porto-Coimbra num fiat 127, se circulasse a 120 já ia quase no limite de segurança do carro...

                                                      Assim: limite máximo deveria subir para os 150 Km /h, contudo deveria existir limitação inferior em troços da A.E., tal como na Alemanha, onde apesar de não existir limite, certos troços estão sinalizados a velocidades de 80 km/h.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho um pouco triste falar-se em limites de velocidade assim tão baixos.
                                                        Acho triste porque significa que é um mínimo exigido para que as pessoas pensem 2 vezes antes de darem mais do que isso, quer tenham condições para o fazer ou não.

                                                        Sou defensor da velocidade recomendada.
                                                        Acho que cada troço/estrada/auto-estrada deveria ter uma velocidade recomendada, minimamente segura para qualquer tipo de veículo possa circular à vontade.

                                                        Digo isto porque o factor decisivo vai acabar por ser aquilo que está entre o banco e o volante, nós.
                                                        Se nós tivermos consciência do tipo veículo que estamos a conduzir e do seu estado, as condições do traçado bem como as nossas habilitações fisicas no momento, não seria necessário um limite.
                                                        Nós devíamos ter consciência dos nossos limites.

                                                        Infelizmente passar isto à prática torna-se complicado, precisamente pela razão que referi. Nem todos temos consciência suficiente para saber analisar estas premissas, colocando os demais em perigo.

                                                        Com isto quero dizer que sou a favor do limite de 120Km/h, infelizmente.
                                                        Num mundo quase perfeito seria como disse.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se com um limite de 120kmh, a polícia "tolera" até aos 150kmh, ao aumentar o limite para os 150kmh, como alguns referiram, teríamos carros a andar, na boa a 180kmh...

                                                          Apesar de termos carros que podem andar a essas velocidades com toda a segurança, não convém esquecer que ainda há muita gente a fazer uso das AE's para andar a 80kmh, sem respeitar os que vão a velocidades superiores. Quero com isto dizer que, se tiverem de ultrapassar um carro que vai a 79kmh, fazem-no sem sequer se darem ao trabalho de aumentar mais a velocidade para efectuar a manobra o mais rápido que puderem.

                                                          Agora imaginem um carro a circular normalmente a 180kmh, deparar-se com um a 80kmh...

                                                          Agora, uma coisa eu apoiava. Há uns anos atrás, li que a Itália ía discutir o aumento do limite da velocidade nas AE's de 3x2 faixas ou mais, para 150kmh. Não sei se isso terá isso avante. Mas isto, era uma lei que eu apoiava, mas com uma condicionante! A "tolerância" dos 30kmh no controlo de velocidade, baixava para metade, por exemplo.

                                                          Não podemos esquecer que, não é só com as capacidades do veículo que conduzimos, que temos de contar. é também com os outros: civismo, educação, concentração, estado das viaturas...
                                                          Editado pela última vez por Braz; 14 April 2009, 21:19.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho está muito bem como está. 120 Km/h com 20 Km/h de tolerância.
                                                            Ainda por cima é um país pequeno, vamos de Caminha a Faro em poucas horas, mesmo a 120 Km/h.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X