Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Contra-ordenação muito grave passada de forma estranha!!! (gaffe corrigida)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Contra-ordenação muito grave passada de forma estranha!!! (gaffe corrigida)

    Boa noite a todos.

    Antes de mais queria pedir o favor de se absterem de comentários menos
    felizes face à situação que me aconteceu e me deixou algo com a cabeça às voltas.

    Estava eu hoje (5ª-feira) por volta das 20 horas a entrar na Rotunda AIP (Porto), do lado de quem vem do Hospital de São João, e saí na saída para a Senhora da Hora.
    Antes de mais, eu entrei na rotunda sem ter parado, mas com margem de distancia segura.
    Nisto, quando viro em direcção à parte Sul do Norteshopping (ao lado de um mural branco que penso que seja do cemitério que há ali), aparece-me um carro da BT do nada a mandar-me parar.
    O agente que me atendeu, após pedir os documentos meus e da viatura, disse-me após ter perguntado o que fiz, e de ele de seguida ter perguntado "se sei o Código da Estrada", disse-me que não respeitei um STOP e que ia bater no carro-patrulha.

    Naquela altura só pensava que estava f*dido e estava mesmo com um ataque de nervosismo, mas após ter reflectido e comentado com os meus amigos....

    O mais estranho nem é o facto de não ter reparado em STOPS, nem sequer o meu colega que ia a segui-lo também não viu.

    O estranho é que para além de ter pedido os documentos da viatura, ele nem sequer os viu, nem para verificar o proprietário do carro (que por acaso não sou eu). Apenas verificou o meu cartao unico, carta de condução, a matricula do carro, e perguntou-me se a minha residência fica na localidade que indica na morada da carta de condução.

    Depois ele perguntou-me o porquê de ter feito aquilo, e eu disse-lhe no meio daquele nervosismo todo, que ia a seguir um colega meu e nem sequer tinha reparado, e que em ano e meio de carta sempre cumpri o código.

    O estranho, é que ele estava a anotar numa folha em branco, e nem sequer pediu-me para assinar nada, e muito menos fiquei com algum papel a confirmar o AUTO.

    No final ele mandou-me as recomendações do costume para condução segura e devolveu-me a carta e o C.U. .

    O cúmulo é que quando falei com o meu colega (o que ia atrás dele), ele disse-me que estava encostado à saída do Norteshopping.

    No meio deste desabafo todo, só queria saber de duas coisas:

    -As contra-ordenações graves, são agora passadas sem assinaturas, nem entregas de confirmação do AUTO?

    -E já agora, alguém pode confirmar se essa rotunda por acaso tem mesmo STOPS????

    Cumprimentos e obrigado pela atenção.

    EDIT: Lembrei-me também que ele mandou-me sinal de máximos, em vez de ter mandado os pirilampos, quando foi para parar.
    Editado pela última vez por catalao; 29 May 2009, 20:26.

    #2
    A caça à multa anda aí.

    Só não vê quem não quer.

    Ah também acho piada a essa de perguntarem se nós sabemos o CE quando eles é que andam com o livrinho do CE no carro.

    Enfim, em vez de andarem atrás daqueles que realmente merecem serem apanhados andam na caça à multa do costume.

    Comentário


      #3
      Pois. No entanto, sem ter ficado com qualquer tipo de papel de autuação, muito menos sem referência ao código do sinal que ele diz que me violou, e no entanto, ele ter-me só visto a carta e o bi, fico a pensar sobre o que é que ele realmente quis de mim. Se foi intimidação ou se foi andar à caça de alguém e ficado com os meus dados para "futuros encontros".

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por catalao Ver Post
        Pois. No entanto, sem ter ficado com qualquer tipo de papel de autuação, muito menos sem referência ao código do sinal que ele diz que me violou, e no entanto, ele ter-me só visto a carta e o bi, fico a pensar sobre o que é que ele realmente quis de mim. Se foi intimidação ou se foi andar à caça de alguém e ficado com os meus dados para "futuros encontros".
        A minha opinião é de que ele apenas te quis assustar. Se não te deixou o auto nem nada, nem houve pedido para pagamento imediato da coima, parece-me o mais óbvio.

        Não me recordo se a rotunda tem STOP, por acaso. Passo lá montes de vezes, mas como tenho de parar em quase todas as vezes, parece-me irrelevante essa info.

        Mas faço a manobra como tu muitas vezes. Era um Polícia Municipal, Toyota Auris? Eles de vez em quando estão lá parados, de facto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
          A minha opinião é de que ele apenas te quis assustar. Se não te deixou o auto nem nada, nem houve pedido para pagamento imediato da coima, parece-me o mais óbvio.

          Não me recordo se a rotunda tem STOP, por acaso. Passo lá montes de vezes, mas como tenho de parar em quase todas as vezes, parece-me irrelevante essa info.

          Mas faço a manobra como tu muitas vezes. Era um Polícia Municipal, Toyota Auris? Eles de vez em quando estão lá parados, de facto.
          Por acaso eu disse BT, mas era PSP.
          Era um Skoda Octavia, mais propriamente, matricula EX.

          Eu também costumo parar, mas abrandei e como tinha margem segura para entrar, eu entrei.

          Comentário


            #6
            Nao necessitas de assinar nada para seres autuado...

            Comentário


              #7
              Julgo que o sinal é o de aproximação de estrada com prioridades e não stop. Como aliás se passa na generalidade das rotundas

              Comentário


                #8
                Provavelmente era um carro que não pertencia à Divisão de Trânsito e não tinha o ticket.
                Tirou os dados para depois, possivelmente, enviar para casa...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Provavelmente era um carro que não pertencia à Divisão de Trânsito e não tinha o ticket.
                  Tirou os dados para depois, possivelmente, enviar para casa...
                  Também é possível.

                  Comentário


                    #10
                    Não parar num Stop é CO muito grave.

                    Secalhar foi alguma coisa que fizeste antes ou depois da rotunda.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      Não parar num Stop é CO muito grave.

                      Secalhar foi alguma coisa que fizeste antes ou depois da rotunda.
                      Então foi depois.
                      Mas o problema é que desconfio que aquela rotunda tinha mesmo STOP.

                      Comentário


                        #12
                        Não é stop!

                        AIP.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Eu passo na Rotunda AEP todos os dias várias vezes e na maioria dos casos sem parar, pois não há lá nada que me obrigue a parar para entrar na rotunda. Faço-o sempre em segurança...
                          A verdade é que não é nada raro a PSP estar lá com os skodas ou as motas encostados na berma da rotunda (bastante lamentável o local onde param por acaso) e nunca me mandaram parar por não parar na rotunda...um dia destes até fiz uma grande rasa a um agente que estava lá parado no meio da faixa de rodagem (não me levem a mal mas é preciso ser estúpido).

                          Também acabei por não perceber de onde vinhas, sei que entraste pro lado do norte, mas vinhas de onde? é que se vinhas da zona industrial e entraste para a avenida AEP, nessa zona tens stop, ou se vinhas do lado da foz e deste a volta ali nalguma daquellas entradas também tens stops...explica-te lá melhor!

                          Abraço

                          Edit:

                          Já sei onde não paraste...

                          Quem vai da rotunda em direcção ao norte a passar em frente ao edificio optimus, tem um stop, que usualmente ninguém respeita! Tiveste o azar de vir a PSP atrás de ti e quiseram pegar contigo!
                          Editado pela última vez por ManymilesR; 29 May 2009, 16:05.

                          Comentário


                            #14
                            Quando a multa chegar a casa vês qual foi a infracção...

                            E se foi realmente no sítio referido no post anterior foste bem multado, já lá vi uma quantidade grande de acidentes...

                            Comentário


                              #15
                              já vi o tal stop no google earth, à entrada de uma rotunda é um bocado estúpido, mas que está lá está

                              MCunha

                              Comentário


                                #16
                                [ATTACH]53398[/ATTACH]

                                [ATTACH]53399[/ATTACH]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                  já vi o tal stop no google earth, à entrada de uma rotunda é um bocado estúpido, mas que está lá está

                                  MCunha
                                  Acho que aquilo é uma "estrada redonda", não tem indicação de rotunda...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Acho que aquilo é uma "estrada redonda", não tem indicação de rotunda...
                                    Por acaso, acho que não tinha, mas já tem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se não paraste no Stop, a coima são 100€ e é uma muito grave, com inibição de 2 a 24 meses.

                                      Sei isto às custas de um amigo meu que foi apanhado a fazer isto há coisa de um mês.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pode eventualmente ter sido aí, mas a rotunda AIP é a que eu postei. Se for na AIP não tem Stop. Mas não dá para ver se tem sinalização vertical, parece que não e num sitio desses devia ter...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por marcunha Ver Post
                                          já vi o tal stop no google earth, à entrada de uma rotunda é um bocado estúpido, mas que está lá está

                                          MCunha
                                          Como viste um stop vertical? Conseguiste?

                                          Se for dos pintados no chão, não têm validade nenhuma.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                            Como viste um stop vertical? Conseguiste?

                                            Se for dos pintados no chão, não têm validade nenhuma.
                                            De repente, isso faz-me lembrar de ter lido qualquer coisa acerca disso. Nomeadamente que, no caso, um sinal de stop "pintado no chão" desacompanhado de sinalização vertical não tem qualquer validade, não podendo valer por si só, o que se entende.

                                            Mas confesso não me lembrar se foi uma "leitura" do problema feita por um membro do forum, ou se terei lido em qualquer portaria ou fonte legal ou até circular.

                                            De todo o modo, catalao, este teve mais azar: http://www.youtube.com/watch?v=Z1Kd67L8AvM
                                            Editado pela última vez por JPR; 29 May 2009, 21:56.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                              Como viste um stop vertical? Conseguiste?

                                              Se for dos pintados no chão, não têm validade nenhuma.
                                              Isso está mesmo no Código de Estrada?

                                              Comentário


                                                #24
                                                ao ler isto é que vejo a sorte que tive.
                                                uma vez ao sair de um parque de estacionamento nao parei no stop que la tinha e virei logo pa esquerda onde obrigatoriamente tinha que virar a direita e pisei a linha continua, e a gnr andava la perto e apanhou me e digo vos que vi "a minha vida a andar para tras mesmo"
                                                mas la falei com o agente e dixe que foi sem intencao e tal e como tinha carta a menos de 3 anos ele la me perdoou a situcao senao ficava sem carta e alem de pagar uma grande coima tinha que tirar a carta novamente, passou me uma multa de 25 euros.
                                                nada mau

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunoclio Ver Post
                                                  Isso está mesmo no Código de Estrada?
                                                  B1 - cedência de passagem: indicação de que o condutor deve ceder passagem a todos os veículos que transitem na via de que se aproxima; (Cedência de passagem)
                                                  B2 - paragem obrigatória no cruzamento ou entroncamento: indicação de que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar; (STOP)
                                                  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                  M8 e M8a - linha de paragem e linha de paragem «STOP»: consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização; esta linha pode ser reforçada pela inscrição «STOP» no pavimento quando a paragem seja imposta por sinalização vertical;
                                                  M9 e M9a - linha de cedência de passagem e linha de cedência de passagem com símbolo triangular: consiste numa linha transversal descontínua e indica o local da eventual paragem, quando a sinalização vertical imponha ao condutor a cedência de passagem; esta linha pode ser reforçada pela marca no pavimento do símbolo constituído por um triângulo com a base paralela à mesma;

                                                  Artigo 61.º
                                                  Não cumprimento da indicação dada pela linha de paragem (Marca M8) (ou linha de paragem STOP - Marca M8a) existindo sinalização no pavimento e vertical com o mesmo significado.
                                                  Inf.: art.º 61.º RST aprovado DR n.º 22-A/98
                                                  Pun.: a) do art.º 65.º
                                                  Coima: 49,88 € a 249,40 €
                                                  LEVE

                                                  Ou seja: as linhas e sinais no pavimento apenas indicam o local exacto onde se deve cumprir a sinalização vertical. Sem esta não existe infracção. Existe infracção LEVE se em obediência à sinalização vertical STOP o condutor não parar no sítio indicado (p.ex. pára antes ou depois mas pára). Se não parar de todo a contra-ordenação é muito grave.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                    A caça à multa anda aí.

                                                    Só não vê quem não quer.

                                                    Ah também acho piada a essa de perguntarem se nós sabemos o CE quando eles é que andam com o livrinho do CE no carro.

                                                    Enfim, em vez de andarem atrás daqueles que realmente merecem serem apanhados andam na caça à multa do costume.
                                                    Se andasse aí a caça à multa por exemplo este tópico não tinha a dimensão que tem.

                                                    Como caça à multa este tipo de stuação era só facturar sem trabalho quase nenhum!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Se andasse aí a caça à multa por exemplo este tópico não tinha a dimensão que tem.

                                                      Como caça à multa este tipo de stuação era só facturar sem trabalho quase nenhum!
                                                      Ironia on : Depois o fórum AH ia levar com uma mega onda de posts de users multados (no seu entender indevidamente)...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se não me engano essa "rotunda" tem um sinal vertical do lado direito um pouco antes (talvez 10m).

                                                        Agora em relação em anotar as coisas, pode ser só para ver se te apanha uma próxima vez. No meu caso, tinha o carro parado no meio da estrada (mas mesmo no meio da estrada!) . Na altura parei, porque vi um carro a sair e enfiei logo ali o carro. Fui ao banco (que ainda eram uns 500m) e quando voltei só estavam parados 2 carros (o meu e um outro). A policia parou e o dono do outro arrancou logo e quando cheguei, pediram-me os documentos e o porque de estar ali parado.

                                                        Disse que não tinha reparado, porque havia mais carros e não conhecia a zona. Viu que a localidade da carta não era a mesma e anotou a matricula. E disse que se me apanha-se na zona novamente que não perdoava a multa. Até hoje não apareceu nada.

                                                        Nota final, eu ate conhecia bem a zona! Na Praca Velasques no Porto, perto da praça de taxis. Na altura vinha a pensar noutras coisas (eram umas 22h numa noite de verão) e nem reparei o que estava a fazer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Passo lá quase todos os dias e tem sinais verticais se não estou em erro!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nikos Ver Post
                                                            Agora em relação em anotar as coisas, pode ser só para ver se te apanha uma próxima vez.
                                                            Também queria que fosse apenas isso, mas estou a preparar-me para o pior.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X