Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida de trânsito - cruzamento com ciclovia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Dúvida de trânsito - cruzamento com ciclovia

    Boa noite,

    Eu todas as manhãs passo por um cruzamento que me suscita dúvidas em relação à prioridade.

    O cruzamento tem uma ciclovia agregada, com semáforos acoplados. A questão é a seguinte, eu na qualidade de velocípede tenho prioridade de passagem (visto que mantenho a direcção) face aos automóveis que decidam mudar de direcção nesse mesmo sinal. Ou seja, virando para o lado direito cruzando-se assim na minha via.

    Em anexo, deixo uma figura que ajudará a uma melhor compreensão.

    Eu sou a bicicleta.

    O automóvel está ao lado representado.

    Ficheiros anexados

    #2
    Peço aos moderadores para apagar os outros dois tópicos excedentários, tive problemas na hora de lançar o tópico.

    Desculpem o incómodo.

    Comentário


      #3
      Sempre ouvi dizer que ao virar perde-se toda e qualquer prioridade.

      Corrijam-me se estiver errado.

      Comentário


        #4
        Os sinais semaforicos nesse local como é que funcionam?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
          Os sinais semaforicos nesse local como é que funcionam?
          Funcionam em paralelo com os sinais da ciclovia, assim quando está o sinal verde para os automóveis, também está verde para os utentes da ciclovia.

          Comentário


            #6
            A regra da direita funciona entre velocipedes como se fosse entre veiculos a motor. Num cruzamento e entroncamento não sinalizado, quem se apresenta pela direita tem prioridade.

            Entre um velocipede e um veiculo a motor, este último tem sempre prioridade.

            • O artigo 32 diz que "o condutor dum velocípede deve ceder passagem aos veículos a motor" e a infracção leva a multa entre 120€ e 600€. As excepções são: os veículos que saiam de edificios, caminhos ou zonas particulares e, numa rotunda, os veículos que estejam para entrar.

            No caso dum cruzamento entre uma estrada e uma ciclovia, apesar desta ser uma via segregada, não implica que quem nela transite tenha prioridade sobre as outras vias com que se cruza.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
              A regra da direita funciona entre velocipedes como se fosse entre veiculos a motor. Num cruzamento e entroncamento não sinalizado, quem se apresenta pela direita tem prioridade.

              Entre um velocipede e um veiculo a motor, este último tem sempre prioridade.

              • O artigo 32 diz que "o condutor dum velocípede deve ceder passagem aos veículos a motor" e a infracção leva a multa entre 120€ e 600€. As excepções são: os veículos que saiam de edificios, caminhos ou zonas particulares e, numa rotunda, os veículos que estejam para entrar.

              No caso dum cruzamento entre uma estrada e uma ciclovia, apesar desta ser uma via segregada, não implica que quem nela transite tenha prioridade sobre as outras vias com que se cruza.
              Errrr... era capaz de jurar que isso tinha mudado...
              Quando tirei a carta era assim, como dizes, as bicicletas tinham de ceder
              sempre a prioridade. Mas era capaz de jurar que actualmente as bicicletas
              têm a mesma prioridade que qualquer outro veículo.

              EDIT:

              Esquece... o que mudou foi isto:
              «(...) e, numa rotunda, (...)»

              Eu sabia que tinha mudado qualquer coisa a respeito das bicicletas...
              Não me lembrava do quê...
              Editado pela última vez por Nuno156; 05 June 2009, 16:19. Razão: referido no post

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                A regra da direita funciona entre velocipedes como se fosse entre veiculos a motor. Num cruzamento e entroncamento não sinalizado, quem se apresenta pela direita tem prioridade.

                Entre um velocipede e um veiculo a motor, este último tem sempre prioridade.

                • O artigo 32 diz que "o condutor dum velocípede deve ceder passagem aos veículos a motor" e a infracção leva a multa entre 120€ e 600€. As excepções são: os veículos que saiam de edificios, caminhos ou zonas particulares e, numa rotunda, os veículos que estejam para entrar.

                No caso dum cruzamento entre uma estrada e uma ciclovia, apesar desta ser uma via segregada, não implica que quem nela transite tenha prioridade sobre as outras vias com que se cruza.
                Pelas tuas palavras, o velocípede não tem prioridade face ao veículo a motor, mesmo o veículo a motor mude de direcção. Então quando estão dois veículos em paralelo, um veículo a motor na sua faixa e o velocípede na ciclovia à espera do sinal verde. Quando fica verde, o veículo a motor tem prioridade face ao velocípede, mesmo o veículo a motor se cruze na faixa do velocípede, e o velocípede mantenha a direcção de marcha.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                  Pelas tuas palavras, o velocípede não tem prioridade face ao veículo a motor, mesmo o veículo a motor mude de direcção. Então quando estão dois veículos em paralelo, um veículo a motor na sua faixa e o velocípede na ciclovia à espera do sinal verde. Quando fica verde, o veículo a motor tem prioridade face ao velocípede, mesmo o veículo a motor se cruze na faixa do velocípede, e o velocípede mantenha a direcção de marcha.
                  Não são as palavras dele, é o que está no código

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Não são as palavras dele, é o que está no código
                    Foi uma maneira de expressão , obrigado, dúvida satisfeita.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X