Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diário da minha irritação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diário da minha irritação

    Passo diariamente por um cruzamento (com semáforos) no centro do Porto em que frequentemente sou confrontado com as situações descritas nos seguintes esquemas (desculpem a falta de jeito):

    Situação 1:
    Esquema2.GIF

    Situação 2:
    Esquema3.GIF

    A frequência com que Eu me vejo envolvido numa ou noutra das situações descritas é tal que já me começa a irritar (o que até nem é fácil).

    Ainda hoje, pelas 1,30h, passei no dito cruzamento. Lá estava eu parado na via do meio à espera do verde, quando um sujeito (identificado como Burro no esquema seguinte) se coloca ao meu lado esquerdo. Imaginei logo a manobra que iria fazer, pelo que, quando o semáforo passa a verde, arranquei devagar e com atenção à trajectória do carro do dito. Mesmo assim, fui obrigado a travar para não bater na lateral direita junto à traseira do carro dele que, não contente por de imediato se colocar na via do meio vira à direita para entrar numas bombas de gasolina, tudo sem efectuar qualquer sinal. Escusado será dizer que nem esboçou o mais pequeno sinal para pedir desculpa.

    Esquema.GIF

    Não obstante acreditar que nenhum dos users deste fórum alguma vez tenham passado por situações semelhantes às efectuadas pelo sujeito identificado como Burro nos esquemas que apresentei, deixo aqui este meu grito de irritação.

    Cumps a todos.

    PS: O meu agradecimento ao forista que me chamou a atenção para os 2 erros cometidos neste post.
    Editado pela última vez por Nandin; 09 June 2009, 08:47.

    #2
    por acaso esse cruzamento é lima5 a rua que segues não é rua da alegria ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
      por acaso esse cruzamento é lima5 a rua que segues não é rua da alegria ?
      Não é esse, mas se calhar também podia ser.

      É o cruzamento da Av. de França com a R. da Constituição e quem vira à esquerda (como é o meu caso) segue em direcção à R. Pedro Hispano.

      Comentário


        #4
        Infelizmente são situações comuns, relacionadas com a falta de civismo e total incumprimento das regras de trânsito...

        Comentário


          #5
          Pensei que fosse porque acontece-me o mesmo na rua que te referi.
          Pior de tu do nem têem a amabelidade de agradecer !!

          Pior aconteceu-me hoje, fui visitar um casal amigo na maia. Na nacional 14 vinha na minha mão quando um camionista entra feito tolo quase me abalroou o carro !tenho notado ultimamente que isto anda a acontecer muito os tipos andam loucos???

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
            Infelizmente são situações comuns, relacionadas com a falta de civismo e total incumprimento das regras de trânsito...
            Sim,infelizmente é verdade.

            Mas o que me está a tirar do sério é a frequência com que acontecem naquele local. Se não for mais de metade das vezes que lá passo (e passo diariamente) deve andar muito perto.

            E a situação que me aconteceu hoje ultrapassou tudo a que já estava habituado. Era de madrugada e apenas estava eu parado nos semáforos. Então porque é que aquele "animal" se colocou na via da esquerda para fazer aquela manobra? Não bati nele mesmo por muito pouco!

            Como dizia alguém por aí: "NÃO HAVIA NECESSIDADE!"
            Editado pela última vez por Nandin; 06 June 2009, 23:23.

            Comentário


              #7
              Esse tipo de situações nao é só nesse local mas practicamente em todos os cruzamentos semelhantes em cidade. Muita gente nao sabe fazer curvas nem tem bem a noção do que é uma faixa.

              Com muitos anos de carta já percebi que nao há solução excepto estar sempre à espera que o nabo à esquerda/atrás/direita faça algo idiota... normalmente não é um nabo mas nos casos em que é, evita-se incomodos.

              Outra solução mais fácil é arrancar sempre muito antes de qualquer outro carro.

              Comentário


                #8
                gostaria de saber o que andam as autoridades a fazer. de certeza têm conhecimento do que se passa, e ao invés de andarem a multar gajos a 150 numa AE sem transito, podiam perfeitamente ir mostrando a sua presença.

                conseguiram acabar com o que se passava aqui em Lx, na tourada que era nos acessos ao viaduto Duarte Pacheco/ponte 25 de Abri, se bem que falta fazer o mesmo com a tourada que se passa com o acesso á CRIL...

                estou convencido que enquanto "só" se der cobertura ás megas operações, não vamos a lado nenhum.

                ás vezes, gostava de ter tempo e um UMM...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                  ás vezes, gostava de ter tempo e um UMM...
                  Este é, decididamente, um mau pensamento.

                  Mas confesso que me assalta com muita frequência. Só que ao volante de um Lexus não dá mesmo geito nenhum
                  Editado pela última vez por Nandin; 07 June 2009, 11:06.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                    Este é, decididamente, um mau pensamento.

                    Mas confesso que me assalta com muita frequência. Só que ao volante de um Lexus não dá mesmo geito nenhum

                    hehehehe, eu sei que é um mau pensamento... mas IA SABER TÃO BEM!!!!!!!!!!!!!!!!!

                    e quando fazem ***** e ainda fazem o belo do sinal com o dedo???

                    Comentário


                      #11
                      quando começarem a dar carta a quem a merece e meterem fiscalização a serio, o tipo de gente que faz disto habito rapidamente deixa de ter direito a conduzir.

                      a maior parte dos que fazem isto, fazem-no sabendo que estão mal. não é um erro (esses todos cometem), é um habito.
                      não ha multa que cure isto, até porque provavelmente não pagam, mas se lhes tirarem a carta ou apreenderem o carro, mais ano menos ano vão ao sitio.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zombil Ver Post

                        ás vezes, gostava de ter tempo e um UMM...
                        eu gostava de ter um defender com guincho, quando me deparo com aquele pessoal nas bombas de gasolina que atesta e depois deixa o carro no sítio e vai pagar, comer, ler revistas...

                        Comentário


                          #13
                          já que falas nesse cruzamento, costumo passar aí muitas vezes, mas vindo da rua da constituição e no sítio que marquei a verde costuma estar pelo menos uma carrinha a ocupar parte da faixa de rodagem, ainda por cima é ford transit que tem aqueles espelhos enormes e nem sequer o recolhem. isto acontece há meses por causa duma obra nesse local. a única vez que vi o espelho recolhido foi num dia a seguir a eu ter passado aí e ter recolhido o espelho para a frente como se tivesse sido um carro a bater nele.

                          Esquema.GIF
                          Editado pela última vez por nathaniel; 07 June 2009, 12:40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                            quando começarem a dar carta a quem a merece e meterem fiscalização a serio, o tipo de gente que faz disto habito rapidamente deixa de ter direito a conduzir.

                            a maior parte dos que fazem isto, fazem-no sabendo que estão mal. não é um erro (esses todos cometem), é um habito.
                            não ha multa que cure isto, até porque provavelmente não pagam, mas se lhes tirarem a carta ou apreenderem o carro, mais ano menos ano vão ao sitio.
                            Até pelas reacções das pessoas se nota logo se estamos perante uma distracção ou uma manobra propositada. Os primeiros pedem sempre desculpa pela erro enquanto os segundos ainda assumem uma postura agressiva.

                            Mas penso que a solução não passa apenas pelo aumento da repressão, seja com mais fiscalização seja com maiores penalizações. As nossas autoridades ainda não perceberam (ou não querem perceber) que a questão fundamental reside na falta de civismo e este combate-se pela educação nas escolas, na formação dos candidatos a condutores e com campanhas de prevenção rodoviária. E a prova disso é o falhanço sucessivo das diversas alterações legais no sentido de uma maior penalização dos condutores.

                            É a falta de respeito pelos outros, mais do que a falta de respeito pelas normas legais (até porque as regras de trânsito não resolvem tudo), a principal causa da selvajaria a que assistimos diariamente nas nossas estradas.

                            Depois vem a ineficácia dos órgãos judiciais, das autoridades e das companhias de seguros para penalizarem os infractores e resolverem os litígios.

                            Obviamente que uma maior presença das autoridades também contribuiria para melhorar a situação.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                              já que falas nesse cruzamento, costumo passar aí muitas vezes, mas vindo da rua da constituição e no sítio que marquei a verde costuma estar pelo menos uma carrinha a ocupar parte da faixa de rodagem, ainda por cima é ford transit que tem aqueles espelhos enormes e nem sequer o recolhem. isto acontece há meses por causa duma obra nesse local. a única vez que vi o espelho recolhido foi num dia a seguir a eu ter passado aí e ter recolhido o espelho para a frente como se tivesse sido um carro a bater nele.
                              Sobre o que se passa na R. da Constituição existe uma situação muito mais grave (que se passa há anos) que irei apresentar neste tópico, onde é notória a cumplicidade das autoridades (ou pelo menos o desleixo).

                              Comentário


                                #16
                                Em Lisboa, no cruzamento da Casa do Artista/Telheiras, para quem vem do Colombo, passa-se uma situação semelhante.

                                O problema ainda é maior porque, depois de se virar à esquerda, vêm carros da direita. Daqui a pouco já ilustro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aqui vai mais uma situação quotidiana que muito contribui para o diário da minha irritação.

                                  Quem desce a R. da Constituição pela via da esquerda, depois de passar o cruzamento com a R. de Serpa Pinto, depara-se com uma fila contínua de carros estacionados em local proibido que ocupam a via (linha amarela), pelo que são obrigados a desviarem-se para a via do meio (linha vermelha), ou seja, a rua passa de duas vias para uma (já que a terceira está reservada a transportes públicos).

                                  Isto numa das ruas mais movimentadas da cidade do Porto e uma das suas principais saídas. Esta situação tem-se mantido diariamente há anos com a total complacência das autoridades, que, pelos vistos, não passam neste local ou se passam devem circular pela via do Bus e não se apercebem do problema.

                                  Já era mais que tempo de por cobro à falta de civismo das pessoas que teimam em estacionar num local proibido e que em muito contribui para o caos que ali se verifica diariamente nas horas de ponta.

                                  Será que estamos perante mais um desleixo das autoridades ou haverá mais alguma coisa envolvida neste caso? É que a situação é grave e salta aos olhos de qualquer um que ali passe, menos das autoridades.

                                  PS: Ver imagem no post seguinte.
                                  Editado pela última vez por Nandin; 07 June 2009, 14:13.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Imagem da situação que acbei de descrever:

                                    Constituição1.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      É engraçado que eu vi os desenhos e descobri logo qual é o local, há uns tempos atrás passava aí diáriamente (a meio da tarde) e foi rara a vez em que correu bem. Tentar passar aí tranquilamente é uma causa perdida, portanto compreendo perfeitamente a tua indignação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Deves andar com azar...

                                        Passo ai muitas vezes e não me costuma acontecer nenhuma das situações.

                                        A primeira ainda vá que não vá, agora a segunda é que não.

                                        Mais chato que isso são os tipos que posicionados na via do meio, cortam a via da esquerda durante a viragem à esquerda. Isso sim é todos os dias e em todo o lado...

                                        Onde quer que existam duas filas que possibilitem a viragem para o mesmo lado há sempre um nabo que corta a curva e manda-se para cima dos outros carros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas olha que no lima5 as vezes passa-se o mesmo, eles estão há nossa esquerda para virar em direcção marquês, e eu há direita para seguir em frente. Quantas vezes eles mandam-se para cima para seguir em frente, e quem venha atrás que trave!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por vadio Ver Post
                                            Deves andar com azar...

                                            Passo ai muitas vezes e não me costuma acontecer nenhuma das situações.

                                            A primeira ainda vá que não vá, agora a segunda é que não.

                                            Mais chato que isso são os tipos que posicionados na via do meio, cortam a via da esquerda durante a viragem à esquerda. Isso sim é todos os dias e em todo o lado...

                                            Onde quer que existam duas filas que possibilitem a viragem para o mesmo lado há sempre um nabo que corta a curva e manda-se para cima dos outros carros.
                                            Devo andar mesmo com azar, porque não sei qual das situações me acontece mais vezes. A segunda ainda há dias me aconteceu com um SUV que se mandou para cima de mim e eu tive que travar a fundo para não bater. Quando lhe mandei uma pequena buzinadela para lhe chamar a atenção fez-me sinal de pisca, como se isso lhe desse autorização para ser chico esperto.

                                            Das outras situações já nem falo, porque são tantas que até acho que sou eu que estou enganado. Para não falar daqueles que vão nas filas devagarinho enquanto o sinal está verde e quando passa a vermelho aceleram, só para irritar quem vai atrás.

                                            Infelizmente andam para aí muitos a conduzir convencidos que estão sózinhos na estrada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JoseMaia Ver Post
                                              Mas olha que no lima5 as vezes passa-se o mesmo, eles estão há nossa esquerda para virar em direcção marquês, e eu há direita para seguir em frente. Quantas vezes eles mandam-se para cima para seguir em frente, e quem venha atrás que trave!
                                              É com base naquela regra de que "quem tem o pisca ligado tem prioridade sobre todos os outros".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nandin Ver Post
                                                Devo andar mesmo com azar, porque não sei qual das situações me acontece mais vezes. A segunda ainda há dias me aconteceu com um SUV que se mandou para cima de mim e eu tive que travar a fundo para não bater. Quando lhe mandei uma pequena buzinadela para lhe chamar a atenção fez-me sinal de pisca, como se isso lhe desse autorização para ser chico esperto.

                                                Das outras situações já nem falo, porque são tantas que até acho que sou eu que estou enganado. Para não falar daqueles que vão nas filas devagarinho enquanto o sinal está verde e quando passa a vermelho aceleram, só para irritar quem vai atrás.

                                                Infelizmente andam para aí muitos a conduzir convencidos que estão sózinhos na estrada.
                                                Essa última situação que referes deve ocorrer porque a rua passa de 2 faixas para 3 mesmo antes do semáforo; quem vai na direita (das 2 que existiam) pensa que quem vai na esquerda vai encostar à esquerda (das novas 3) para virar. Nesse caso em concreto se não queres ficar stressado o melhor é mesmo ir todo encostado à esquerda...

                                                Verdade seja dita que tens toda a razão nas tuas queixas, mas às vezes há que descontar o comportamento dos outros e saber antecipar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cm3 Ver Post
                                                  Essa última situação que referes deve ocorrer porque a rua passa de 2 faixas para 3 mesmo antes do semáforo; quem vai na direita (das 2 que existiam) pensa que quem vai na esquerda vai encostar à esquerda (das novas 3) para virar. Nesse caso em concreto se não queres ficar stressado o melhor é mesmo ir todo encostado à esquerda...

                                                  Verdade seja dita que tens toda a razão nas tuas queixas, mas às vezes há que descontar o comportamento dos outros e saber antecipar.
                                                  A situação que apresento nos post n.ºs 17 e 18 refere-se a uma (entre muitas outras que se podem encontrar) a que costumo designar pelas offshores do estacionamento (zona delimitada pela linha amarela).

                                                  Nestes offshores (como nos outros) os automobilistas podem contar com a não aplicabilidade da legislação nacional, isto é, tanto se pode lá colocar uma placa de proibição de estacionamento como pintar uma faixa amarela ao longo do passeio, que as autoridades nunca irão reparar que as dezenas de automóveis que diariamente e a qualquer hora lá se encontram estacionados estão em situação irregular perante a Lei e a criar dificuldades à circulação daqueles que por ali têm que passar.

                                                  Não sei quantos existem na cidade do Porto, mas o que apresento no post 18 é decididamente um deles. Mas há mais . . .
                                                  Editado pela última vez por Nandin; 08 June 2009, 22:25.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Em Lisboa, no cruzamento da Casa do Artista/Telheiras, para quem vem do Colombo, passa-se uma situação semelhante.

                                                    O problema ainda é maior porque, depois de se virar à esquerda, vêm carros da direita. Daqui a pouco já ilustro.

                                                    E quando queres seguir até mais à frente, cortando ali à direita para Odivelas (em frente à Universidade), e tens de esperar por pessoal que percorre a faixa do BUS toda até ali como se fossem autocarros?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Offshore do estacionamento na Senhora da Hora-Matosinhos (linha amarela).

                                                      Estac SH.jpg

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        no sítio que referes, já cheguei a ver carros em 2ª fila do lado esquerdo

                                                        outros casos semelhantes aí perto que me lembre: rua s. dinis, rua da natária. de longe a longe os carros aparecem multados e bloqueados, mas é muito raro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Deve haver uma razão para a existência destes offshores do estacionamento.

                                                          Porque será que as autoridades são complacentes com as ilegalidades tão visíveis em algums pontos da cidade (inclusive situados em zonas de muito movimento e em que, notoriamente, o estacionamento ilegal causa transtorno)?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esta-me sempre a acontecer isso naquela rua que vai dar à A28 quem vem da rotunda da Boavista (viras à esquerda e tens a bomba da repsol à direita).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X