Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estradas portuguesas com má visibilidade à noite

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estradas portuguesas com má visibilidade à noite

    Estradas portuguesas com má visibilidade à noite, revela estudo

    Cerca de metade de 59 troços de estradas portuguesas apresentam muito má visibilidade à noite, sendo a Segunda Circular, em Lisboa, um dos piores exemplos, revelou, esta quarta-feira, um estudo sobre a sinalização horizontal da rede rodoviária nacional.
    O estudo, promovido pela Associação Portuguesa de Fabricantes e Empreiteiros de Sinalização (AFESP), citado pela agência Lusa, analisou as marcas rodoviárias em cerca de 2400 quilómetros de estradas espalhados pelos 18 distritos do país.

    O critério de escolha dos troços que formaram a amostra teve em conta a sua relevância, em termos do volume de tráfego e da sua importância na rede rodoviária.

    O coordenador do estudo e auditor de Segurança Rodoviária, João Almeida, explicou à Lusa que o objectivo do trabalho foi ter «uma radiografia da situação nas estradas em termos de visibilidade nocturna comparativamente com os limites definidos pelas normas».

    No total, cerca de 75 por cento das marcas rodoviárias não cumprem ou estão em risco iminente de deixarem de cumprir os fins a que se destinam, pelo que deve ser prevista a sua imediata reposição, refere o estudo.

    Segundo João Almeida, «há troços em bastante mau estado», entre eles a Segunda Circular. «Sem dúvida que é uma das vias que apresenta piores resultados. Nem era preciso medir, bastava olhar», comentou.

    Há outros troços na zona de Lisboa que também apresentam resultados «bastante maus», como a estrada 294-4, que liga o IC 19 à auto-estrada de Cascais (A5) e tem um trânsito muito intenso porque serve um conjunto de zonas de instalações industriais.

    No mesmo estado encontram-se a Estrada Nacional (EN) 8 que liga Lisboa a Torres Vedras e troços da EN 109 nos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria.

    Há ainda outros exemplos como a EN 119, em Santarém, a estrada que liga o Fogueteiro a Sesimbra e o IC1, entre Marateca e Alcácer do Sal.

    João Almeida salienta que esta sinalização tem uma «função primordial» e que é dos equipamentos de uma estrada «mais barato de manter».

    O trabalho, que decorreu entre Janeiro e Maio, foi realizado através da medição dinâmica da visibilidade nocturna (retro reflexão) das marcas recorrendo a um equipamento específico que simula o que é observado pelo condutor quando circula de noite com as luzes na posição de médios.

    Estradas portuguesas com má visibilidade à noite, revela estudo - TSF

    #2
    Há muitas assim.
    Não entendo nada de estradas pelo que não sei dizer o nome da mesma, mas de Esposende ao Porto apanhei uma muito escura. Ia num Clio I com faróis muito fracos (as lâmpadas ainda deviam ser as originais) e vi-me negro para andar em condições.

    Comentário


      #3
      Sem dúvida que é um aspecto a rever... nalgumas estradas, de noite, torna-se difícil saber exactamente onde é a nossa via. Principalmente em estradas que não conhecemos e com trânsito de frente...

      É uma falha muito perigosa...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Sem dúvida que é um aspecto a rever... nalgumas estradas, de noite, torna-se difícil saber exactamente onde é a nossa via. Principalmente em estradas que não conhecemos e com trânsito de frente...

        É uma falha muito perigosa...
        na N1 com chuva e de noite não se consegue ver qq marcação da estrada

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
          na N1 com chuva e de noite não se consegue ver qq marcação da estrada
          Se fosse só a N1 estava-mos bem. Infelizmente há muitas estradas assim.

          Comentário


            #6
            Mais a Norte tenho de destacar o IP4 até Bragança.

            E eu ia "equipado" com uns bi-xénon, só mesmo com os máximos é que conseguia ver satisfatoriamente.

            Valeu-me o pouquíssimo trânsito na altura em que lá passei.

            E bendito GPS, em algumas curvas foi ele que me valeu porque as marcações são uma desgraça.

            Imagino com chuva e/ou com neve...

            Bom o estudo já temos, as conclusões também. Agora devem ser só mais 50 anos até fazerem alguma coisa.

            Comentário


              #7

              Há outros troços na zona de Lisboa que também apresentam resultados «bastante maus», como a estrada 294-4, que liga o IC 19 à auto-estrada de Cascais (A5) e tem um trânsito muito intenso porque serve um conjunto de zonas de instalações industriais.
              A notícia tem aí um lapso. É estrada nacional 249-4. Se servisse só a zona industrial o mal era menor...

              Comentário


                #8
                É verdade a nacional 1 é uma miseria, noutro dia vim de leiria para coimbra... Estava a chover um bocado e era de noite, houve partes que só via preto... na parte de coimbra existe cada ruga no alcatrao que me puxavam o carro de um lado para o outro!?

                Tambem não ia propriamente devagar mas a identificação da estrada esta uma miseria! Só na parte mesmo ja quase dentro de coimbra é que existe qualidade decente e tb é iluminada.

                Mas estradas assim não faltam, acho que era altura de começarem a esquecer TGVs e dar real atenção as prioridades...digo eu!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                  É verdade a nacional 1 é uma miseria, noutro dia vim de leiria para coimbra... Estava a chover um bocado e era de noite, houve partes que só via preto... na parte de coimbra existe cada ruga no alcatrao que me puxavam o carro de um lado para o outro!?

                  Tambem não ia propriamente devagar mas a identificação da estrada esta uma miseria! Só na parte mesmo ja quase dentro de coimbra é que existe qualidade decente e tb é iluminada.

                  Mas estradas assim não faltam, acho que era altura de começarem a esquecer TGVs e dar real atenção as prioridades...digo eu!
                  Ou seja, estava a chover, a estrada tinha rugas que puxavam o carro de um lado para o outro e mesmo assim não ias devagar?

                  O problema muitas vezes não são só as estradas, se os limites fossem respeitados evitava-se muita coisa

                  Com isto não estou a defender nada, mas as pessoas têm que se convencer que têm de adequar a velocidade às condições de estrada e o que se vê por vezes é pessoas "a abrir" em estradas nacionais com condições medíocres onde o limite em muitas zonas é de 50km/h.

                  Comentário


                    #10
                    Podias juntar ao título o seguinte: Condutores portugueses vêem mal de dia e de noite.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post

                      ...

                      Bom o estudo já temos, as conclusões também. Agora devem ser só mais 50 anos até fazerem alguma coisa.
                      Ao ritmo a que as coisas aqui andam não me admirava nada e mesmo assim daqui a 50 anos ...

                      Isto já para não falar em estradas invadidas por silvas, mesmo bom para riscar a pintura ao pessoal que lá passa, e pergunto eu, onde anda a fiscalização ? De certeza mais preocupados a beber uns copos . . .

                      Depois e para quem conhece no concelho de Barcelos, as eternas obras de saneamento, na estrada que vai para Ponte de Lima, antes de chegar ao famoso cruzamento de Balugães, essa estrada que tinha um bom piso, actualmente está toda espatifada, abrem, metem canos, tapam (passados largos meses), há n acidentes por causa das obras, metem um alcatrão que é uma porcaria.

                      Depois voltam a partir tudo, outra vez buracos e mais buracos e gravilha e mais acidentes, daqui a não sei quantos meses voltam a tapar, e sobre o tópico claro, as marcações, essas há muito que se foram!

                      Comentário


                        #12
                        Há estradas que até se vê mal durante o dia quanto mais á noite

                        Comentário


                          #13
                          até parece que isto é um problema grave.

                          o condutor que abrande e tá resolvido...sempre foi assim e dificilmente mudará, não dá jeito, não é moda.

                          tambem temos uma tecnologia que é quase exclusiva de Portugal, marcação magica! com chuva desaparecem.
                          dentro de muito pouco tempo, passará mesmo a ser exclusiva, motivo de orgulho!

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X