Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A questão dos acidentes e as marcas das travagens na estrada ...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A questão dos acidentes e as marcas das travagens na estrada ...

    Há um assunto que me tem feito alguma "espécie" que é o seguinte:
    a questão das marcas das travagens nas estradas aquando dos acidentes.

    E passo a explicar. Ainda à pouco vi no noticiário da tv a reportagem de um acidente, onde uma VW Passat tinha embatido frontalmente contra um camião, e a condutora tinha falecido. Diziam eles que se desconheciam as causas do acidente, e não sabiam se a condutora tinha adormecido, uma vez que não se encontravam no asfalto marcas da travagem da VW...
    Ainda à pouco tempo morreram dois conhecidos meus, e também em conversa com amigos estes referiam que no local não se encontravam marcas de travagem do carro, no sitio da colisão (também contra um camião)...

    A minha questão é a seguinte: ora se a grande maioria dos carros que circulam nas estradas presentemente são munidos de série com ABS, julgo eu ser natural que, mesmo que se trave a fundo e com o ABS a funcionar, não fiquem marcas da travagem na estrada.

    Estarei eu pensar de forma 100% correcta? e as pessoas presentemente, tanto nas televisões e orgãos de comunicação social se esquecem ou desconhecem estes factos?

    #2
    A questão é que mesmo um carro com ABS não está totalmente isento de bloquear as rodas, só que é apenas momentanemente e em staccato!

    Por exemplo, diferença entre uma travagem a fundo de um carro:

    Sem ABS:
    _______________________
    _______________________


    Com ABS:

    - - - - - - -
    - - - - - - -


    Penso que seja mais ou menos isto!

    Comentário


      #3
      vao ficar sempre marcas tenha abs ou nao..mete travao a fundo e vais ver se nao fica bem marcado isto claro com alguma velocidade..

      Comentário


        #4
        Segundo a teoria, com abs as rodas não chegam a bloquear a 100%
        talvez a 99% , digo eu,
        daí a minha questão.
        Ficam mesmo essas marcas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
          vao ficar sempre marcas tenha abs ou nao..mete travao a fundo e vais ver se nao fica bem marcado isto claro com alguma velocidade..
          Já pensei em fazer esse teste, e um dia destes faço-o mesmo.

          Comentário


            #6
            Nem toda a gente tem mestrado em automóveis, como nós
            aqui.


            Sim, é verdade, já fiz muitas travagens a fundo com ABS
            (até a 180Km/h), e não ficam marcas no asfalto.

            Por outro lado, já travei a fundo a 160Km/h num carro sem
            ABS (largas dezenas de metros a derrapar), e para além
            dos pneus quadrados, fumo branco que mais parecia uma
            cortina de fumo de um filme do 007, deixei umas valentes
            marcas no asfalto.

            De qualquer modo, depende muito do tipo de acidente. Se
            houver pião, mesmo em carros com ABS, podem ficar
            marcas no asfalto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Deluxe Ver Post
              vao ficar sempre marcas tenha abs ou nao..mete travao a fundo e vais ver se nao fica bem marcado isto claro com alguma velocidade..
              No asfalto não ficam marcas.

              A ficarem marcas é em pisos que não sejam totalmente
              firmes, como poeirentos, terra, gravilha, etc.

              Farto de fazer travagens estou eu... Para exemplificar como
              é que eu conduzo, digo apenas o seguinte: nunca ninguém me
              pediu boleia pela 2ª vez.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                Já pensei em fazer esse teste, e um dia destes faço-o mesmo.
                Eu infelizmente já o fiz, na A2 a caminho do Algarve, eram +- 3h da manha, ia a velocidades proibitivas, não se via vivalma na estrada, ate que quando vou a passar o nó de Grândola um(a) tipo(a) entra na AE directamente para a faixa da esquerda...

                As rodas nunca bloquearam por isso de certeza não ficou marcado, a única hipótese de isso acontecer é a estrada ter areia ou alguma irregularidade que provoque a perca de tracção e bloqueio de rodas... digo eu.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                  Sim, é verdade, já fiz muitas travagens a fundo com ABS
                  (até a 180Km/h), e não ficam marcas no asfalto.

                  Pois, é essa a ideia que tenho.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso as marcas de travagem que mais vejo em AE's é de camiões e dos seus reboques.
                    De carros poucas vejo ou então devido ao ABS não se vêem tão nitidamente.

                    Comentário


                      #11
                      Julgo que depende muito dos carros e do tipo de ABS.

                      Daqueles com que estou familiarizado, apenas o Accord de 96 deixa marcas no chão, tem um ABS muito pouco actuante (possivelmente um modelo antigo, de 2 ou 3 vias), deixando sempre arrastar as rodas um pouco, e de forma audível, na altura em que se pressiona o travão a fundo.
                      Rover 400, Laguna II, Vectra CDTi, têm todos eles, para mim, actuação excessiva, dificilmente permitem que algum bloqueio se prolongue por mais de uns meros milisegundos. Em certas condições de aderência precária, assusta.

                      Comentário


                        #12
                        Das vezes que tive que travar a fundo na AE (recordo-me perfeitamente de duas) as rodas nunca bloqueram, não deixando portanto marcas no asfalto.

                        Abc

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JeTBoy Ver Post
                          dificilmente permitem que algum bloqueio se prolongue por mais de uns meros milisegundos. Em certas condições de aderência precária, assusta.
                          Quando me bateram por trás também tive essa sensação. Que o carro não parava. Tanto que me assustei. Só que acabou por parar O tipo de trás é que não. Travou mas não lhe serviu de nada. Virou o volante e não lhe serviu de nada. Não tinha ABS

                          De facto assusta, e dá a sensação que não trava...mas trava! No máximo que os limites físicos deixam

                          Sei que sabes isto mas acho que é uma questão relevante! Por vezes as pessoas assustam-se com o ABS mas não sabem que sem ele teria sido muito pior.

                          Comentário


                            #14
                            Eu acho é podiam transmitir através de outra coisa que não a vibração do pedal do travão de que o ABS está em funcionamento.
                            O caraças do pedal faz cócegas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Nem toda a gente tem mestrado em automóveis, como nós
                              aqui.


                              Sim, é verdade, já fiz muitas travagens a fundo com ABS
                              (até a 180Km/h), e não ficam marcas no asfalto.

                              ...
                              Já me aconteceu semelhante, e não bloquearam as rodas, nem fumo, nada de nada.

                              O que aconteceu, foi os discos empenarem, mas também foram várias travagens na mesma viagem e todas muito fortes

                              Comentário


                                #16
                                Não deixa marcas, já o consegui comprovar por vários casos, quando tirei a carta uma vez armei-me em campeão, e tive mm de travar a fundo se ñ albarroava a traseira de um carro que parou a minha frente, ñ ficou marcas, o gajo do carro da frente nunca deu por nada, eu só fiquei agassado, porque não sentia o carro a travar e o pedal a fazer esforço pra cima(efeito do ABS), isto num A3 de 98.

                                Num Golf de 2007 ou 2008 ñ me recodo a qto tpo tem a minha irmã o carro, mas penso que seja 2007. Também já lhe meti o ABS a funcionar a velocidades a volta de 100km/h e ñ deixou marca, dessa vez foi mesmo por curiosidade. Mas nesse carro já ñ se sente tanto o efeito do ABS no pedal...


                                Logo carros que tenham um sistema ABS recente, é normal que ñ fique marca, e se ficar só mesmo nos primirdios ou só numa estranha com muito pó.



                                Por isso podes chamar os nomes que quiseres aos jornalistas e assim...

                                Comentário


                                  #17
                                  As marcas no asfalto, dependem essencialmente do piso em que se circula, e não propriamente da "modernidade" do sistema. Aproveito desde já para deixar o conselho, de experimentarem os travões do veículo, em vários tipos de piso, sempre de forma controlada, e na ausência de trânsito, claro. Não deixa de me fazer uma certa confusão, indivíduos que nunca puseram à prova, o sistema de travões do carro que normalmente conduzem

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                    (...)Sim, é verdade, já fiz muitas travagens a fundo com ABS
                                    (até a 180Km/h), e não ficam marcas no asfalto.

                                    Por outro lado, já travei a fundo a 160Km/h num carro sem
                                    ABS (largas dezenas de metros a derrapar), e para além
                                    dos pneus quadrados, fumo branco que mais parecia uma
                                    cortina de fumo de um filme do 007, deixei umas valentes
                                    marcas no asfalto.(...)
                                    Travagens a fundo a essas velocidades? Lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não sei se deixa marca no piso porque não saí para ver, mas pelo menos no Clio III numa ou outra travagem em que o abs entrou ouvi por instantes o barulho dos pneus, mas nada para deixar rasto de metros (acredito que tenha deixado de alguns cm's pelo barulho que ouvi e nas velocidades em que ia).
                                      Tal como já disseram depende também do piso...Apanhado uma lomba (mesmo que baixa) um carro com abs vai derrapar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o meu a 180 nao deixou marca na pista de braga

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jfs Ver Post
                                          Travagens a fundo a essas velocidades? Lol
                                          Vais na AE. De repente, tudo parado! Travas de mansinho e rezas para que
                                          a traseira do da frente seja macia?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                            Vais na AE. De repente, tudo parado! Travas de mansinho e rezas para que
                                            a traseira do da frente seja macia?
                                            Não pa aceleras se é macia depressa ñ faz moça



                                            A pergunta que deu origem a este comentário foi engraçada

                                            Comentário


                                              #23
                                              Metal ou vanquish como é que é?

                                              Estava convencido que mesmo alguns modelos mais recentes deixavam umas marcas, mesmo com ABS.

                                              Uma coisa é certo, num acidente um rasto de travagem dá para reitirar vários indicios.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                Uma coisa é certo, num acidente um rasto de travagem dá para reitirar vários indicios.

                                                Pois, e por se falar tanto disso nestes casos é que me tem ocorrido esta interrogação ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu tinha ideia que não deixa marcas...

                                                  E acho que este video demonstra isso...
                                                  YouTube - Bosch ABS - The advantage

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                                    Eu tinha ideia que não deixa marcas...

                                                    E acho que este video demonstra isso...
                                                    YouTube - Bosch ABS - The advantage
                                                    Depende do tipo de piso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O deixar marcas ou não depende da geração do ABS e do estado do piso, em pisos estragados ou com areias o sistemas torna-se menos rápido e pode mostrar nas zonas de areia travagem.

                                                      Os sistemas de travagem ate ao fim dos anos 90 não eram tão rápidos a reagir, alias a direcção era perdida não na totalidade devido ao ABS ser muito menos rápido que é hoje e já em 2000 o sistema estava em melhor plano.

                                                      De qualquer das formas o estado da suspensão e a pressão dos pneus influencia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Final da recta do AIA, se tinha ABS ou não, não sei



                                                        Agora a sério, podem não ficarem marcas de borracha, mas é possível verificar marcas de uma travagem funda, como gravilha arrastada ou outros detritos. São estas marcas que os peritos analisam no asfalto após um acidente.

                                                        Em carros sem ABS, vê-se perfeitamente o arrastar da borracha. Ás vezes é impressionante o tamanhos dessas travagens, o que denuncia a velocidade que se deveríam deslocar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Um carro com ABS nunca faz isso, a não ser que esteja avariado. No maximo deixa pequenos traços no chão e é nos modelos ja com muitos anos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            por acaso agoralembrei-me que em AE ja tive de fazer uma travagem a fundo com alguma velocidade uma carrinha que estava parada na berma e de repente o urso do condutor poe-se a andar e entra na faixa onde vou so sei que nao podia passar para a outra faixa porque estava a ser ultrapassado , sei que devo ter ficado no maximo a um palmo do urso , mas dessa vez nem deu para ver se tinha ficado marca ou nao .

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X