Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir e escrever SMS aumenta risco de acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzir e escrever SMS aumenta risco de acidente

    Estudo publicado nos Estados Unidos defende que escrever mensagens quando se está a conduzir é mais perigoso do que atender o telemóvel.
    O principal problema vem do facto do condutor ser obrigado a desviar os olhos da estrada para poder dactilografar a sua mensagem, sublinha o inquérito, realizado pelo Virginia Tech Transportation Institute (VTTI).
    Geralmente, as tarefas que obrigam o condutor a baixar os olhos são as que apresentam o maior risco de acidente, sublinha o VITI.
    No caso dos textos de SMS (mensagens curtas), o estudo mostrou que o condutor pode desviar o seu olhar durante um período que pode ir até a seis segundos.
    "Isso equivale a percorrer o comprimento de um terreno de futebol (uma centena de metros) a cerca de 90 km/h sem olhar para a estrada", sublinha o estudo.
    "Discutir ao telefone permite aos condutores manter os olhos na estrada e não representa um risco tão grande para a segurança", prossegue o estudo.
    O VTTI indica igualmente que o simples facto de escrever um número de telefone, uma acção que também implica baixar os olhos, aumenta o risco de acidente 2,8 vezes, para os veículos ligeiros.
    Este risco reduz-se ligeiramente, para 1,3 vezes, durante a conversação.
    Procurar um objecto no seu automóvel coloca igualmente em perigo o condutor, num risco 1,4 vezes maior.
    Estes resultados são diferentes para os veículos pesados: o risco enquanto se escreve um número é 5,9 vezes maior e 6,7 vezes para procurar um objecto. Mas é sensivelmente idêntico para escrever SMS (23,2).
    Consequentemente, o VITI apela à proibição de escrever SMS ao volante.
    De acordo com o diário "New York Times", esta proibição já existe em 14 dos 50 Estados norte-americanos.
    Para o seu inquérito, o VTTI utilizou aparelhos que permitem observar o comportamento de condutores no equivalente a 10 milhões de quilómetros de estrada.


    Fonte:JN

    #2
    Concordo ... é bem mais perigoso ir a escrever do que a falar ... penso que isso é logico... nao seria preciso um estudo.

    Deveria ser igualmente proibido, fumar enquanto se conduz.

    Comentário


      #3
      Os americanos precisaram de um estudo para saberem isso?

      Comentário


        #4
        Pois, realmente é óbvio, não é preciso um estudo para isso.

        Que tal um estudo para saber se conduzir com o jornal à frente dos olhos aumenta o risco de acidente?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
          Concordo ... é bem mais perigoso ir a escrever do que a falar ... penso que isso é logico... nao seria preciso um estudo.

          Deveria ser igualmente proibido, fumar enquanto se conduz.
          quem é fuamador faz isso com tanta naturalidade que nao interfere em nada

          so se for a acender, mas com o isqueiro do carro nao desvio o olhar da estrada

          Comentário


            #6
            Até se percebe um pouco o estudo ... os americanos sao completamente viciados nas text msg's ... a moda dos blackberrys ficou por lá !

            Comentário


              #7
              Melhor mesmo, só um estudo feito por modelo de telemóvel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                Os americanos precisaram de um estudo para saberem isso?
                Mais uma desculpa para receber financiamento do Washington. Se o governo federal fosse mais rigidos na critéria do financiamento de estudos, treta como este "estudo" nunca seria realizado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                  Os americanos precisaram de um estudo para saberem isso?
                  foi o que me veio à cabeça.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                    Até se percebe um pouco o estudo ... os americanos sao completamente viciados nas text msg's ... a moda dos blackberrys ficou por lá !
                    Isso e que a larga maioria conduzem carros com caixas automáticas. Se eles andava com caixa manual, de certeza que isto não seria um assunto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por miguelsantos Ver Post
                      quem é fuamador faz isso com tanta naturalidade que nao interfere em nada
                      Sim mas há sempre o risco de deixar cair o cigarro ... de uma beata voar pela janela para uma mata etc...
                      Não seria o primeiro a ter um acidente por causa de um cigarro no meio das pernas ... (eu conheço quem ja teve)

                      É a minha opinião... mete-se sempre um bocado de impressão ver o pessoal a conduzir e fumar ... deve interferir qualquer coisa i guess.

                      Comentário


                        #12
                        Virginia Tech Transportation Institute (VTTI)

                        Isso explica tudo. Foi efectuado por uma instituição de uma universidade bem acreditada. Logo, o financiamento federal é quase automático.

                        É que esses estudos normalmente recebm fundos do governo federal, mas também não me supreendia se houve algum dinheiro também das associações de ex-alunos(alumni) que também são entidades com bolso bem profundos.

                        Comentário


                          #13
                          E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                            Sim mas há sempre o risco de deixar cair o cigarro ... de uma beata voar pela janela para uma mata etc...
                            Não seria o primeiro a ter um acidente por causa de um cigarro no meio das pernas ... (eu conheço quem ja teve)

                            É a minha opinião... mete-se sempre um bocado de impressão ver o pessoal a conduzir e fumar ... deve interferir qualquer coisa i guess.
                            Não interfere nada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jaime Ver Post
                              E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?
                              Qual ?

                              É só saíres à rua ... nao falta malta a mandar sms's a conduzir ...

                              Mulheres entao .... (a minha tá sempre a levar na cabeça) .

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jaime Ver Post
                                E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?
                                este

                                YouTube - SMS con telefonino in moto

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jaime Ver Post
                                  E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?
                                  Como disse, os Americanos, na sua larga maioria, são habituados a conduzir com caixa automática. Acredita que isso faz uma diferença enorme no comportamento dos condutores.

                                  Sem ter de meter mudanças em intervalos curtos e só preocupar com o aclerador e travão, tens as mãos completamente livres para que um esteja no volante e o outro pode fazer qualquer coisa, desde fumar um cigarro, enviar SMSs, beber um café, etc...

                                  Não é que isso é um comportamente seguro, mas a tentação para fazer tal é muito presente mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jaime Ver Post
                                    E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?
                                    Faz o IC19 todo...quando apanhares um carro na faixa do meio a menos de 80Km/h meio aos ziguezagues, olha lá para dentro...a probabilidade de ser uma senhora/rapariga (não é machismo, é comprovado e vejo isto quase todos os dias) a escrever no telemóvel ronda os 80%...

                                    É a conhecida habilidade delas de fazerem 'n' coisas ao mesmo tempo...

                                    Cumpts

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jaime Ver Post
                                      E eu pergunto: Qual é o condutor que no seu estado normal envia SMS enquanto conduz?
                                      É mato. Então as gajas....

                                      Já cheguei a ver uma a mandar sms's e a conduzir durante uma chuvada. Ah, e ia de óculos escuros e sem luzes. Os ecrans hoje tem um brilho que até cega. :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu já enviei sms.
                                        Parado em semáforos ou em filas, para todos os efeitos estou a conduzir, já que estou ao volante e o carro em funcionamento.

                                        Em andamento não... não comecem já a bater.

                                        Felizmente existem os americanos para fazer estes estudos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Toshiru Ver Post
                                          Faz o IC19 todo...quando apanhares um carro na faixa do meio a menos de 80Km/h meio aos ziguezagues, olha lá para dentro...a probabilidade de ser uma senhora/rapariga (não é machismo, é comprovado e vejo isto quase todos os dias) a escrever no telemóvel ronda os 80%...

                                          É a conhecida habilidade delas de fazerem 'n' coisas ao mesmo tempo...

                                          Cumpts
                                          Isso já é algo para o pessoal do Guinness mesmo

                                          Mas nos EUA, grande parte das auto estradas, para alem de serem bem largos, são bastante rectas com velocidades bem constantes. Conduzir neles, em cima disso com um carro de caixa automática, dá vontade de quase ler um jornal

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quando quer telefonar no carro é coisa de segundos..quanto ao fumar os carros têm cinzeiros não é preciso mandá-lo para a cara de outro condutor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O meu pai já fez esse estudo há muito tempo!
                                              Estava parado num semáforo, quando, de repente, outro condutor mandou cinco carros para a sucata, incluindo o meu. Esse condutor assumiu que vinha a escrever um sms e, por isso não reparou que os carros estavam parados no semáforo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E quem ja escreve sms sem olhar pro telemovel?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eish!... A sério? é q nunca me tinha colocado esta questão!... Prometo q nunca mais quase provoco acidentes ( porque eu n, eu nunca os tive, q ando nempre devagar e meto sempre o carro 1º nos cruzamentos, mas bem devagar...) por ir a escrever uma sms.


                                                  Já agora: fumar e conduzir pode mesmo torna-se perigoso, ou porque os imprevistos acontecem mesmo, ou porquie o relaxamento diminui um estado de alerta muitas vezes vital. Está provado.
                                                  N quero ser chato, mas já conduzo há alguns anos e fumei uma porrada deles, e embora n seja nada o dono da verdade, há coisas q vamos aprendendo.
                                                  E n, n estou armado em ex-fumador moralista. detesto essa porcaria.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eh pá, se existe assim tanta gente a mandar SMS enquanto conduz, acho que as autoridades deviam de estar mais atentas a este fenómeno, e não tanto a se um gajo circula a 150 kmh em plena segurança nas Auto-estradas. Além de uma valente coima, ainda eram uns "cachaços" bem dados

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por WarLorD Ver Post
                                                      E quem ja escreve sms sem olhar pro telemovel?
                                                      Devia era conseguir escrever sms's sem tocar no tlm ... assim era seguro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jaime Ver Post
                                                        Eh pá, se existe assim tanta gente a mandar SMS enquanto conduz, acho que as autoridades deviam de estar mais atentas a este fenómeno, e não tanto a se um gajo circula a 150 kmh em plena segurança nas Auto-estradas. Além de uma valente coima, ainda eram uns "cachaços" bem dados
                                                        A problema é que, em muitos dos estados lá, não há leis a proibir essa prática. Sei que a California foi um dos primeiros estados a implementar tais leis, mas que é apenas aplicado se o condutor é apanhado a usar o telemóvel dentro das localidades. Mas a grande maioria dos estados Americanos não tem quaisquer proibição, seja dentro ou fora das localidades.

                                                        Quando não existe essa proibição por lei, como é que as autoridades vão fiscalizar o mesmo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei como é que há pessoas a perder dinheiro com isto, é tão lógico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                                            Não sei como é que há pessoas a perder dinheiro com isto, é tão lógico.
                                                            Simples. Foi feito num universidade acreditado. O financiamento do governo é automático.

                                                            O mesmo acontece aqui. Se estás na Universidade Católica, e que eles aprovam que faças um estudo acerca do sabor dos Pasteis de Belem, vais receber um subsidio para esse estudo, mesmo sendo um estudo bem ridiculo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X