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Trinta mortos nas estradas portuguesas em dez dias

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    [Estradas] Trinta mortos nas estradas portuguesas em dez dias

    Nos últimos 10 dias de Julho morreram 30 pessoas em acidentes de trânsito em Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
    De 22 a 31 de Julho, que corresponde a um dos maiores períodos de férias dos portugueses, a PSP registou cinco mortos e 25 feridos graves, enquanto a GNR registou 25 mortos e 55 feridos graves, segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
    De acordo com dados do Comando Operacional da GNR, nos primeiros três dias de Agosto morreram oito pessoas devido a acidentes e 94 ficaram feridas com gravidade.
    A PSP só tem disponível no seu "site" os dados relativos aos dois primeiros dias de Agosto, registando dois mortos e quatro feridos graves.
    Desde o início do ano e até ao fim de Julho morreram 407 pessoas em acidentes e 1411 ficaram feridas com gravidade, de acordo com os dados da ANSR, que engloba informação da GNR e PSP.

    Fonte:JN

    #2
    analisar valores de 1 dia ou 10 dias é bastante irrelevante pois são tão baixos que as variações estatísticas podem ser muito grandes.

    nos mesmos 6 meses de 2008 tivemos um número de mortes semelhante, 410.

    estamos a entrar numa fase em que para diminuir mais os números é necessário muito mais investimento.
    por exemplo, os atropelamentos, que representam cerca de 18% das mortes... como diminuir? temos várias condicionantes:
    - má visibilidade devido a carros próximos às passadeiras (é preciso alterar as zonas junto a passadeiras para IMPEDIR o estacionamento nesses locais, não adianta "ser proibido" porque na prática o pessoal estaciona na mesma)
    - pessoal que atravessa em locais perigosos (por exemplo, os preguiçosos que não querem passar nas passadeiras aéreas e vão a correr pela estrada e a saltar separadores - é preciso alterar o perfil da estrada de maneira a que as pessoas não possam atravessar)
    - o mais difícil de todos: civismo por parte dos peões e condutores. é preciso andar mais devagar e também é preciso saber que os carros não travam magicamente.

    os utilizadores de veículos de 2 rodas motorizados representam 21% das mortes.
    aqui é bastante difícil também baixar estes valores, dada a fragilidade destes utilizadores das estradas. factores ambientais que promovem quedas, tipo chuva ou gelo, são sempre difíceis de evitar. pouco mais há a fazer do que promover a segurança dos equipamentos das estradas (protecções para motociclistas) e apostar na educação rodoviária (o pessoal das 2 rodas facilita bastante a passar pelo meio dos carros e pelas bermas, o que é bastante perigoso).

    referindo os automóveis, a maior diferença tem sido na segurança activa/passiva dos mesmos, na utilização de melhores estradas que IMPEDEM certo tipo de acidentes. vamos chegar a um ponto limite em que os acidentes terão essencialmente causa humana (distracções, desrespeito à sinalização, etc) ou falhas mecânicas, despistes por diferenças de aderência, etc, que é sempre complicado de evitar, mas ainda muito pode ser feito, mas essencialmente apenas em educação/repressão. há muita gente que só poderá cumprir minimamente o código se pensar que vai ser penalizada... e isso não acontece hoje em dia. é raríssimo encontrar-se polícia a controlar o quer que seja nas estradas, e os que se vêem nem fazem muito. farto dos os ver a não multar e a perdoar multas estou eu...
    Editado pela última vez por LuisCapelo; 04 August 2009, 12:29.

    Comentário


      #3
      A questão é o facto de ter morrido tanta gente em tão pouco tempo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
        A questão é o facto de ter morrido tanta gente em tão pouco tempo.
        Exacto!

        São números realmente impressionantes. Dá uma média de 3 mortos por dia.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
          A questão é o facto de ter morrido tanta gente em tão pouco tempo.
          e depois passam outros tantos dias em que morre menos gente.
          o importante é pensar na média a longo prazo. imagina que um autocarro se despista e morrem 30 pessoas. isso faz com que de repente as estradas portuguesas tenham ficado 12x mais perigosas porque aumentou 12x relativamente à média expectável? não. é apenas uma flutuação.

          já agora, em 2008 morreram em média 2.9 pessoas por dia em agosto. mas em janeiro foram apenas 1.65 por dia. no final do ano, a média foi de 2.13 por dia. o que interessa reter é a tendência global, e não analisar dia a dia.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
            Exacto!

            São números realmente impressionantes. Dá uma média de 3 mortos por dia.
            médias de mortes por dia em portugal

            1989 - 6,51
            1990 - 6,36
            1991 - 6,78
            1992 - 6,5
            1993 - 5,69
            1994 - 5,28
            1995 - 5,71
            1996 - 5,75
            1997 - 5,31
            1998 - 5,11
            1999 - 4,79
            2000 - 4,46
            2001 - 4,02
            2002 - 4,02
            2003 - 3,72
            2004 - 3,11
            2005 - 3
            2006 - 2,33
            2007 - 2,34
            2008 - 2,13

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
              médias de mortes por dia em portugal

              1989 - 6,51
              1990 - 6,36
              1991 - 6,78
              1992 - 6,5
              1993 - 5,69
              1994 - 5,28
              1995 - 5,71
              1996 - 5,75
              1997 - 5,31
              1998 - 5,11
              1999 - 4,79
              2000 - 4,46
              2001 - 4,02
              2002 - 4,02
              2003 - 3,72
              2004 - 3,11
              2005 - 3
              2006 - 2,33
              2007 - 2,34
              2008 - 2,13
              Boa evolução ao longo dos anos..
              Precisavamos de melhorar (além do civismo e racionalidade do povo) a sinalização e as condições do piso/bermas..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                médias de mortes por dia em portugal

                1989 - 6,51
                1990 - 6,36
                1991 - 6,78
                1992 - 6,5
                1993 - 5,69
                1994 - 5,28
                1995 - 5,71
                1996 - 5,75
                1997 - 5,31
                1998 - 5,11
                1999 - 4,79
                2000 - 4,46
                2001 - 4,02
                2002 - 4,02
                2003 - 3,72
                2004 - 3,11
                2005 - 3
                2006 - 2,33
                2007 - 2,34
                2008 - 2,13
                Fico feliz por saber quem tem vindo a diminuir ao longo dos anos.

                Mas em 10 dias morrer 30 pessoas, dá que pensar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Tadeu Ver Post
                  Boa evolução ao longo dos anos..
                  Precisavamos de melhorar (além do civismo e racionalidade do povo) a sinalização e as condições do piso/bermas..
                  O problema não é a sinalização,a maioria das pessoas não liga à maioria dela.

                  O problema é mesmo a falta de civismo das pessoas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                    O problema não é a sinalização,a maioria das pessoas não liga à maioria dela.

                    O problema é mesmo a falta de civismo das pessoas.

                    A FIA anda desactualizada. Em Portugal existem alguns dos melhores pilotos do Mundo, os numeros não mentem

                    Comentário


                      #11
                      Eu acho k até nem é falta de civismo.
                      Acho que é mais falta de habilidade, inteligencia, conhecimento.

                      Se não sabem, travar, curvar, etc. até me admira serem só 30.........

                      Perguntem a quem poderem se sabem o que é uma tragectoria, o k é uma subviragem e subreviragem e o k fazer em cada 1 destas situações!

                      Já ouvi respostas assustadoras!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                        Eu acho k até nem é falta de civismo.
                        Acho que é mais falta de habilidade, inteligencia, conhecimento.

                        Se não sabem, travar, curvar, etc. até me admira serem só 30.........

                        Perguntem a quem poderem se sabem o que é uma tragectoria, o k é uma subviragem e subreviragem e o k fazer em cada 1 destas situações!

                        Já ouvi respostas assustadoras!!!
                        Não concordo com o teu post! Nem todos podem ser pilotos e saber o que fazer nesses casos.

                        A maioria das pessoas nem sabe o que são esses termos, quanto mais o que fazer nessas situações.

                        Para ser-se bom condutor basta ser responsável, cuidadoso e ter pelo menos uma ponta de civismo.

                        Comentário


                          #13
                          Bons posts Luís

                          É natural o aumento de sinistralidade e mortes nesta época, atendendo à maior mobilidade de pessoas em férias, tanto internas, com estrangeiros e emigrantes.
                          Outra época é o Natal pelos mesmos motivos.

                          Provavelmente é propocional ao aumento de trafego desta época.

                          Creio que ressalvar a queda da media diária ao longo dos anos.
                          Editado pela última vez por Valium; 04 August 2009, 15:33.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                            Não concordo com o teu post! Nem todos podem ser pilotos e saber o que fazer nesses casos.

                            A maioria das pessoas nem sabe o que são esses termos, quanto mais o que fazer nessas situações.

                            Para ser-se bom condutor basta ser responsável, cuidadoso e ter pelo menos uma ponta de civismo.
                            Não é preciso ser piloto para conduzir e quando se conduz mais cedo ou mais tarde, uma situação de emergência certamente vai surgir e não são preciso grandes velocidades.

                            Devia era ser considerado uma questão de conhecimentos obrigatórios, para não falar em cultura geral, para quem tira a carta!
                            Cultura geral não é só saber os Reis de Portugal de ponta a ponta.

                            Depois acontece o que se vê.
                            É claro que o civismo também é de salutar, em todas as situações da vida!

                            Comentário


                              #15
                              Concordo quando dizem que o principal problema das estradas portuguesas é a falta de civismo dos condutores. Felizmente tenho reparado que ao longo dos anos, este ponto tem vindo a melhorar. No entanto, esta é uma evolução lenta e o característico chico-espertismo do povo latino dificulta todo este processo. Quem é que nunca ouviu amigos a gabarem-se do facto de terem feito percurso x num tempo muito curto, que ultrapassou x números de carros. Cabe a cada um conduzir de forma segura e tendo em conta os outros condutores e os possíveis erros

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                Eu acho k até nem é falta de civismo.
                                Acho que é mais falta de habilidade, inteligencia, conhecimento.

                                Se não sabem, travar, curvar, etc. até me admira serem só 30.........

                                Perguntem a quem poderem se sabem o que é uma tragectoria, o k é uma subviragem e subreviragem e o k fazer em cada 1 destas situações!

                                Já ouvi respostas assustadoras!!!
                                Assustador é escrever tragectória e subreviragem em vez de trajectória e sobreviragem!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Bons posts Luís

                                  É natural o aumento de sinistralidade e mortes nesta época, atendendo à maior mobilidade de pessoas em férias, tanto internas, com estrangeiros e emigrantes.
                                  Outra época é o Natal pelos mesmos motivos.

                                  Provavelmente é propocional ao aumento de trafego desta época.

                                  Creio que ressalvar a queda da media diária ao longo dos anos.
                                  Plenamente de acordo, dai a necessidade de se verem os números pela média anual e não em meia-dúzia de dias.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                    Não concordo com o teu post! Nem todos podem ser pilotos e saber o que fazer nesses casos.

                                    A maioria das pessoas nem sabe o que são esses termos, quanto mais o que fazer nessas situações.

                                    Para ser-se bom condutor basta ser responsável, cuidadoso e ter pelo menos uma ponta de civismo.
                                    Se derem uma olhadela aos manuais utilizados pelos candidatos a condutores, verificam que actualmente já não são meros "livros de código", como acontecia há uns 20 anos, todas as questões importantes inerentes á circulação rodóviária são lá mencionadas, segurança activa e passiva, comportamentos a adoptar com visibilidade reduzida e falta de aderencia no piso, comportamento psicomotor dos condutores etc...
                                    Claro que é tudo abordado de uma forma muito geral pois o nivel académico não é igual para todos os condutores, e nem todos têm a mesma capacidade de assimilar esses conhecimentos.
                                    O problema é que toda a gente quer é "tirar a carta" o mais rápido e económico possivel, e todos esses pormenores lhes passam ao lado, e simplesmente são ignorados, e tudo aquilo que aprenderam durante a fase de ensino é posto de lado após a prova final para a obtenção da carta.

                                    A principal causa de sinistralidade é o incomprimento do código da estrada em todas as suas vertentes, porque o código não são só regras de circulação e sinais de transito, o correcto manuseamento e manutenção dos veiculos também estão incluidos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Assustador é escrever tragectória e subreviragem em vez de trajectória e sobreviragem!
                                      Ainda bem que temos moderadores como tu.

                                      Muito obrigado pela correcção.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        médias de mortes por dia em portugal

                                        1989 - 6,51
                                        1990 - 6,36
                                        1991 - 6,78
                                        1992 - 6,5
                                        1993 - 5,69
                                        1994 - 5,28
                                        1995 - 5,71
                                        1996 - 5,75
                                        1997 - 5,31
                                        1998 - 5,11
                                        1999 - 4,79
                                        2000 - 4,46
                                        2001 - 4,02
                                        2002 - 4,02
                                        2003 - 3,72
                                        2004 - 3,11
                                        2005 - 3
                                        2006 - 2,33
                                        2007 - 2,34
                                        2008 - 2,13
                                        Gostei desta média, obrigado por partilhares.

                                        PS: Os carros tem vindo a ficar melhores!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pintox Ver Post
                                          A principal causa de sinistralidade é o incomprimento do código da estrada em todas as suas vertentes, porque o código não são só regras de circulação e sinais de transito, o correcto manuseamento e manutenção dos veiculos também estão incluidos.
                                          A isto junta-se a já referida falta de civismo.
                                          E esta mesma vê-se em todo o lado. Basta não saber aplicar condução defensiva, mesmo quando a prioridade é nossa.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pintox Ver Post

                                            O problema é que toda a gente quer é "tirar a carta" o mais rápido e económico possivel, e todos esses pormenores lhes passam ao lado, e simplesmente são ignorados, e tudo aquilo que aprenderam durante a fase de ensino é posto de lado após a prova final para a obtenção da carta.

                                            A principal causa de sinistralidade é o incomprimento do código da estrada em todas as suas vertentes, porque o código não são só regras de circulação e sinais de transito, o correcto manuseamento e manutenção dos veiculos também estão incluidos.
                                            Concordo plenamente. Contudo, não podemos generalizar.

                                            Acho que hoje em dia já começa a haver alguma preocupação por parte de alguns condutores e podemos constatar isto vendo as médias que o user LuisCapelo colocou. Têm vindo a diminuir ao longo dos anos.

                                            Claro que a maioria continua a borrifar-se para isto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                              Concordo plenamente. Contudo, não podemos generalizar.

                                              Acho que hoje em dia já começa a haver alguma preocupação por parte de alguns condutores e podemos constatar isto vendo as médias que o user LuisCapelo colocou. Têm vindo a diminuir ao longo dos anos.

                                              Claro que a maioria continua a borrifar-se para isto.
                                              Nas zonas "menos urbanas" ainda se verifica muito, infelizmente.

                                              è frequente ver malta a falar ao telemovel e a tentar fumar e conduzir tudo em simultaneo, pais com o cinto colocado mas os filhos em pé em cima dos bancos de trás e sem cadeirinhas de transporte, desrespeito total pelas regras de cedencia de passagem, desrespeito para com os peões e os ciclistas (a parte dos ciclistas também me toca) enfim...salve-se quem puder !

                                              Além disso a actuação das forças policiais nos meios mais pequenos não dá muita importancia nem está sensibilizada para estas questões de segurança rodoviária, as manobras perigosas e o desrespeito do código dão-se muitas vezes em frente aos seus narizes e simplesmente ignoram.
                                              Mas acho que tem melhorado e poderá melhorar ainda mais.
                                              Editado pela última vez por Evolution6; 06 August 2009, 00:59.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ainda hoje ia á minha frente um artista desses num 309 Chorus com uma escada em cima, tipico instalador Zon, Meo, PT, etc.

                                                Numa subida ingreme, a entrar e contornar uma rotunda, ia com o telemóvel no ouvido direito, "entalado" entre a orelha e o ombro, enquanto manuseava com as mãos uma pasta com umas folhas que apoiava no volante...

                                                Outro foi um pintas com um AX comercial todo indignado num posto de abastecimento porque o tipo da frente estava a demorar muito......mas não vi indignação pelo facto do (suposto) filho com uns 3 ou 4 anos ir sentado ao colo da (suposta) mãe no banco da frente direito!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Ainda hoje ia á minha frente um artista desses num 309 Chorus com uma escada em cima, tipico instalador Zon, Meo, PT, etc.

                                                  Numa subida ingreme, a entrar e contornar uma rotunda, ia com o telemóvel no ouvido direito, "entalado" entre a orelha e o ombro, enquanto manuseava com as mãos uma pasta com umas folhas que apoiava no volante...

                                                  Outro foi um pintas com um AX comercial todo indignado num posto de abastecimento porque o tipo da frente estava a demorar muito......mas não vi indignação pelo facto do (suposto) filho com uns 3 ou 4 anos ir sentado ao colo da (suposta) mãe no banco da frente direito!
                                                  Já vi um caso em que ia o suposto pai e mãe nos bancos da frente do comercial e dois filhos na mala do carro a olhar pelo vidro de trás.

                                                  Não sei como é que esta gente consegue fazer proezas destas aos filhos, sabendo que se tiverem um acidente os miúdos não tem protecção nenhuma.

                                                  Quanto ao tema do tópico, quando vejo pessoas que saem das escolas e não fazem ideia de como se muda um pneu, do que fazer em situações de emergência ao volante, de como se comportarem na estrada, acho que tá tudo dito. Ensina-se mal e paga-se caro por isso (em vidas humanas).

                                                  Ainda bem que os números tem vindo a melhorar, mas ainda se vê muita asneira nas estradas deste nosso Portugal.

                                                  Cumps.

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