Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Simplesmente exemplar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Simplesmente exemplar

    Gostava de deixar aqui um testemunho positivo que me faz continuar a acreditar nas pessoas.

    Há aproximadamente 3 semanas houve uma senhora cujo carro teve um inadvertido encontro imediato com o meu, do qual resultaram algumas mazelas no pára-choques dianteiro do meu carro.

    Preenchemos a declaração amigável, mas a senhora logo me disse que não sabia se iria participar do sinistro, tudo dependia do valor do arranjo. Fiquei logo de pé atrás.

    Fui a uma oficina da marca pedir um orçamento. O resultado da consulta pareceu-me de tal modo exorbitante, que me disponibilizei para pôr o carro a arranjar numa oficina que a senhora recomendasse, tal me pareceu o absurdo.

    Apesar disso, a senhora aceitou o orçamento apresentado pela oficina da marca e de imediato transferiu para a minha conta bancária o montante correspondente para que eu pudesse mandar arranjar o carro.

    Acabei de ir buscar o carro à oficina e de colocar no correio a factura em nome da senhora, com um agradecimento pela lisura com que todo este processo decorreu.

    Era bom que estes exemplo de civismo fossem mais frequentes entre os automobilistas.

    #2
    eu tive um parecido... ou nao!

    Um carro cheio de gunas bate-me por trás numa entrada da VCI no Porto (quem vem da AEP). Lá faço o procedimento habitual... 4 piscas e estou a sair do carro quando o condutor, encorajado pelos amigos, arranca do local do crime a dizer "isso não foi nada pois nao"...

    Queixa na polícia? não, porque me cobravam 300 euros para andar com o processo para a frente (e a só me garantiam o pagamento dos danos acima dos 300 euros: se fosse 500 so pagavam os 200)

    Seguro não pode fazer nada porque o carro nao tem seguro!!!

    Sei quem é o gajo, sei onde mora, mas a polícia não pode fazer nada!

    Conclusão: ter seguro não compensa. Se andarmos sem seguro, a polícia também não pode fazer nada...

    Comentário


      #3
      Ainda há pessoas honestas.

      Também ficaste bem em reconhecer o exagero do orçamento da oficina da marca.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PSC Ver Post
        eu tive um parecido... ou nao!

        Um carro cheio de gunas bate-me por trás numa entrada da VCI no Porto (quem vem da AEP). Lá faço o procedimento habitual... 4 piscas e estou a sair do carro quando o condutor, encorajado pelos amigos, arranca do local do crime a dizer "isso não foi nada pois nao"...

        Queixa na polícia? não, porque me cobravam 300 euros para andar com o processo para a frente (e a só me garantiam o pagamento dos danos acima dos 300 euros: se fosse 500 so pagavam os 200)

        Seguro não pode fazer nada porque o carro nao tem seguro!!!

        Sei quem é o gajo, sei onde mora, mas a polícia não pode fazer nada!

        Conclusão: ter seguro não compensa. Se andarmos sem seguro, a polícia também não pode fazer nada...
        E fazeres barulho??

        Leva isso para a televisão!

        Digo-te que se fosse comigo, isso não ficaria assim. Ainda por cima sabes onde o mitra mora? Em último caso, podes sempre usar a técnica de abasteceres o carro dele com gasolina...e mais qualquer coisa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PSC Ver Post
          eu tive um parecido... ou nao!

          Um carro cheio de gunas bate-me por trás numa entrada da VCI no Porto (quem vem da AEP). Lá faço o procedimento habitual... 4 piscas e estou a sair do carro quando o condutor, encorajado pelos amigos, arranca do local do crime a dizer "isso não foi nada pois nao"...

          Queixa na polícia? não, porque me cobravam 300 euros para andar com o processo para a frente (e a só me garantiam o pagamento dos danos acima dos 300 euros: se fosse 500 so pagavam os 200)

          Seguro não pode fazer nada porque o carro nao tem seguro!!!

          Sei quem é o gajo, sei onde mora, mas a polícia não pode fazer nada!

          Conclusão: ter seguro não compensa. Se andarmos sem seguro, a polícia também não pode fazer nada...
          Como é que é? Desde quanto é que a policia cobra 300€ por registar um acidente/queixa e tentar identificar o autor?

          Deves estar a falar do Fundo de Garantia Automóvel (FGA) que garante o pagamento de danos de acidentes com veículos sem seguro, desde que identificados, cobrando uma franquia de 300€!

          Não mistures as coisas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            E fazeres barulho??

            Leva isso para a televisão!

            Digo-te que se fosse comigo, isso não ficaria assim. Ainda por cima sabes onde o mitra mora? Em último caso, podes sempre usar a técnica de abasteceres o carro dele com gasolina...e mais qualquer coisa.
            e saáa de lá em cuecas...
            vila d'este diz alguma coisa?!

            Para além disso já foi há uns 4 anos... e mesmo que fosse para a tv nao adiantava de nada...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Como é que é?? Desde quanto é que a policia cobra 300€ por registar um acidente/queixa e tentar identificar o autor?

              Deves estar a falar do Fundo de Garantia Automóvel (FGA) que garante o pagamento de danos de acidentes com veículos sem seguro, desde que identificados, cobrando uma franquia de 300€!

              Não mistures as coisas...
              sim os 300 euros ficariam sempre a meu cargo. Se levasse isso para a frente que tinha de reparar o carro. não pude fazer a queixa por nao querer reparar o carro

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                sim os 300 euros ficariam sempre a meu cargo. Se levasse isso para a frente que tinha de reparar o carro. não pude fazer a queixa por nao querer reparar o carro
                o que é que uma coisa tem a ver com a outra???????

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                  o que é que uma coisa tem a ver com a outra???????
                  Pergunta aos polícias das esquadras a que fui!!!!!!!!!!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                    e saáa de lá em cuecas...
                    vila d'este diz alguma coisa?!

                    Para além disso já foi há uns 4 anos... e mesmo que fosse para a tv nao adiantava de nada...
                    Pois...é por esse "não adiantava nada" que o sentimento de impunidade dessa gente cresce cada vez mais.

                    Comentário


                      #11
                      Também tenho uma situação do género:

                      Mesmo em frente à Cova da Moura, às 23h, levo um panadão. Sem muita consciência (dada a hora e local) saio do carro e direito a mim, do outro carro três blacks, com ar ameaçador e um velho (condutor).

                      Primeira coisa que ouvi: "Soce, não tenhas medo!" Ya ... qual melhor expressão para me ter logo arrependido de não me ter ido embora!

                      Mas foi só a 1ª impressão. Depois disso, com total colaboração, pediram-me para por favor não chamar a polícia porque o velho já tinha bebido demais. Preenchemos a declaração e fomos embora sem stress.

                      Sem stress eles, porque eu com os nervos não vi que o seguro do homem estava caducado!

                      Sem problema! No dia seguinte, liga-me ele, todo preocupado, que já tinha renovado e seguro e queria que eu fosse ter com ele para preencher-mos outra declaração.

                      Local combinado: bem no centro da Cova da Moura. Ainda me quiz pagar um copo!

                      O mundo é mau, mas há excepções que nos fazem acreditar que vale a pena agir bem!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Pois...é por esse "não adiantava nada" que o sentimento de impunidade dessa gente cresce cada vez mais.
                        explica o que é que eu ganhava em ir para as televisoes?
                        Para além de perder tempo e dinheiro e não conseguir que ng me pagasse o arranjo?!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                          Gostava de deixar aqui um testemunho positivo que me faz continuar a acreditar nas pessoas.

                          Há aproximadamente 3 semanas houve uma senhora cujo carro teve um inadvertido encontro imediato com o meu, do qual resultaram algumas mazelas no pára-choques dianteiro do meu carro.

                          Preenchemos a declaração amigável, mas a senhora logo me disse que não sabia se iria participar do sinistro, tudo dependia do valor do arranjo. Fiquei logo de pé atrás.

                          Fui a uma oficina da marca pedir um orçamento. O resultado da consulta pareceu-me de tal modo exorbitante, que me disponibilizei para pôr o carro a arranjar numa oficina que a senhora recomendasse, tal me pareceu o absurdo.

                          Apesar disso, a senhora aceitou o orçamento apresentado pela oficina da marca e de imediato transferiu para a minha conta bancária o montante correspondente para que eu pudesse mandar arranjar o carro.

                          Acabei de ir buscar o carro à oficina e de colocar no correio a factura em nome da senhora, com um agradecimento pela lisura com que todo este processo decorreu.

                          Era bom que estes exemplo de civismo fossem mais frequentes entre os automobilistas.
                          E são bastante frequentes, simplesmente prefere-se falar do que corre mal ao invés do que corre bem. Comigo já aconteceu uma situação similar. Tive um acidente à 1h da manhã de um dia. No dia seguinte fui com o carro à oficina, telefonei à sra. a dar o orçamento, ao que ela respondeu que preferia pagar-me pessoalmente. Por volta das 14h, encontrei-me com ela numa agência perto do local de trabalho dela, ela levantou o cheque, deu-me o dinheiro e fui-me embora.

                          Outro exemplo de civismo que me surpreendeu, foi com uma colega do meu irmão. Chegou ao carro e tinha a traseira amolgada. Não viu nada, ainda andou a perguntar nos cafés e isso se alguém tinha visto o acidente, mas sem sucesso. Passado cerca de uma semana e meia, telefonaram-lhe da seguradora, a dizer que um cliente deles tinha participado o acidente que teve com o carro dela.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                            explica o que é que eu ganhava em ir para as televisoes?
                            Para além de perder tempo e dinheiro e não conseguir que ng me pagasse o arranjo?!
                            Mostrar o quão podre está o nosso país e a nossa justiça. Pelos vistos há quem se conforme.

                            Eu sou um inconformista com este sistema, que só defende os de "bem" e os criminosos. Mas aparentemente a força votante nos partidos do balde está em cima e recomenda-se, como não podia deixar de ser.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Mostrar o quão podre está o nosso país e a nossa justiça. Pelos vistos há quem se conforme.

                              Eu sou um inconformista com este sistema, que só defende os de "bem" e os criminosos. Mas aparentemente a força votante nos partidos do balde está em cima e recomenda-se, como não podia deixar de ser.
                              ok então chamas as televisoes sempre que te sentes injustiçado!
                              o que não deve acontecer muitas vezes pq nao me lembro de ver o mesmo gajo duas vezes seguidas na televisao.

                              O idealismo é muito lindo mas há quem viva com os pés no chao. e se queres mudar as coisas nao é chamando as televisoes, pq na maior parte das vezes nem sequer ligam a isso, a não ser que haja mortes ou insultos à classe política.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                E são bastante frequentes, simplesmente prefere-se falar do que corre mal ao invés do que corre bem.
                                Completamente de acordo!

                                E já agora, sei que aparecerão sempre aqueles que não querem entender isso mas, com as seguradoras passa-se rigorosamente o mesmo!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                  E são bastante frequentes, simplesmente prefere-se falar do que corre mal ao invés do que corre bem. Comigo já aconteceu uma situação similar. Tive um acidente à 1h da manhã de um dia. No dia seguinte fui com o carro à oficina, telefonei à sra. a dar o orçamento, ao que ela respondeu que preferia pagar-me pessoalmente. Por volta das 14h, encontrei-me com ela numa agência perto do local de trabalho dela, ela levantou o cheque, deu-me o dinheiro e fui-me embora.

                                  Outro exemplo de civismo que me surpreendeu, foi com uma colega do meu irmão. Chegou ao carro e tinha a traseira amolgada. Não viu nada, ainda andou a perguntar nos cafés e isso se alguém tinha visto o acidente, mas sem sucesso. Passado cerca de uma semana e meia, telefonaram-lhe da seguradora, a dizer que um cliente deles tinha participado o acidente que teve com o carro dela.
                                  Frequentes.. bem ou sou que sou um azarado, ou há muita gente sortuda!
                                  Em tempos a minha irma teve um acidente (uma idosa de 74 anos com carta tirada há pouco tempo, se bem que isso nao interessa), que passou um vermelho e atingiu o carro todo de lado. A senhora disse imediatamente que não tinha visto nada (semaforo, sinal vermelho,...). No dia a seguir tinha uma testemunha a dizer que a tinha visto a passar o verde! (A minha irma nem sequer era a primeira na fila do semaforo em que estava...)

                                  Depois de algum tempo nas seguradoras a sugerirem o 50/50 (ambas pertenciam à mesma seguradora), e depois de incluir o "testemunho" do homem do reboque que relatou que a mulher "nao tinha visto nada", lá conseguimos o reembolso da reparação.

                                  Ai o pior que podia ter acontecido era darem-me o valor comercial do carro que na altura tinha 10 anos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    E fazeres barulho??

                                    Leva isso para a televisão!

                                    Digo-te que se fosse comigo, isso não ficaria assim. Ainda por cima sabes onde o mitra mora? Em último caso, podes sempre usar a técnica de abasteceres o carro dele com gasolina...e mais qualquer coisa.
                                    Pode fazer o barulho que quiser, provas há ou não?

                                    Se eu disser que bateste-me no carro, pagas?

                                    A PSP devia ter registado a queixa e ter-lhe facultado cópia, mas o FGA não iria liquidar (quase de certeza), para além da franquia já mencionada que havia na altura de 299.28€ - salvo erro.

                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Como é que é? Desde quanto é que a policia cobra 300€ por registar um acidente/queixa e tentar identificar o autor?

                                    ...
                                    Houve uma altura em que se criou quase um mito urbano, porque a comunicação social falou disso pois estavam a estudar essa medida, a fim de evitar chamar a PSP sem necessidade por sinistros da treta (como até se vê pelo forum que muitos fariam).

                                    Nem vou fazer quote ou comentários ao teu post sobre os seguradores, porque nem vale a pena bater mais no ceguinho


                                    Edit: isto não seria para o Road-book

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu e aminha namorada... e a mulher do carro que estava atrás que teve a lata de me dizer que não tinha visto nada.

                                      "A senhora viu o acidente não viu? só preciso disso, porque tenho a matricula e tudo..."
                                      Pois sim!
                                      Essa deve ter ficado com medo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                        eu e aminha namorada... e a mulher do carro que estava atrás que teve a lata de me dizer que não tinha visto nada.

                                        "A senhora viu o acidente não viu? só preciso disso, porque tenho a matricula e tudo..."
                                        Pois sim!
                                        Essa deve ter ficado com medo!
                                        No teu caso mesmo com essa Sra. ia ser complicado, no entanto, quando há seguros se houvessem testemunhos resolveriam muitos assuntos...
                                        (testemunhas verdadeiras).

                                        Comentário


                                          #21
                                          E depois temos ou outro lado da moeda.
                                          Passo a explicar.
                                          Há uns dias atrás bati num carro estacionado. Todo lixado, saio do carro e toca de saber de quem é o carro. Como estava parado em frente a uma vivenda, toquei à campainha da vivenda para tentar saber se o carro era deles, e como de facto era.
                                          Chega a senhora começa a ver os danos, e ah e tal a mala tem folga maior de um lado que noutro. (e eu só lhe tiquei no parachoques). Toca de preencher a declaração, e no final do preenchimento, e depois de o senhor (marido que chegou entretanto) ter a declaração em seu poder disse-lhe, no sentido de tentar poupar algum dinheiro, se ele podia pedir orçamento numa oficina à escolha dele para ver se ficava em conta.
                                          O homem, ah e tal seria melhor meter o seguro, porque já me bateram no carro e nem disseram nada.
                                          E eu respondi, se não quisesse assumir as responsabilidades, não lhe tinha tocado à campainha, e disse-lhe, meta lá isso no seguro.
                                          Como se pode ver, até nós a fazermos as coisas como deve ser, há gente k n facilita.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                            eu tive um parecido... ou nao!

                                            Um carro cheio de gunas bate-me por trás numa entrada da VCI no Porto (quem vem da AEP). Lá faço o procedimento habitual... 4 piscas e estou a sair do carro quando o condutor, encorajado pelos amigos, arranca do local do crime a dizer "isso não foi nada pois nao"...

                                            Queixa na polícia? não, porque me cobravam 300 euros para andar com o processo para a frente (e a só me garantiam o pagamento dos danos acima dos 300 euros: se fosse 500 so pagavam os 200)

                                            Seguro não pode fazer nada porque o carro nao tem seguro!!!

                                            Sei quem é o gajo, sei onde mora, mas a polícia não pode fazer nada!

                                            Conclusão: ter seguro não compensa. Se andarmos sem seguro, a polícia também não pode fazer nada...
                                            Preenches uma Participação de Acidente, entregas na tua Seguradora, devias ter chamado a Polícia...o recurso ao FGA só se dá qd não há seguro no outro carro. Se tiveres (ou arranjares testemunhas) o rapazola tá tramado!!!
                                            Há cerca de um ano tb fui abalroado e literalmente levado à frente de uma carrinha na Ponte do Freixo e fui ressarcido de todos os custos inerentes ao acidente. Quando me estava a preparar pra ir atrás do outro carro que abandonou o local do acidente, parou um senhor q me deu o contacto e disse q era testemunha do acidente.
                                            Antes de dizermos que isto é tudo uma roubalheira, às tantas é melhor informarmo-nos como deve ser!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                              Também tenho uma situação do género:

                                              Mesmo em frente à Cova da Moura, às 23h, levo um panadão. Sem muita consciência (dada a hora e local) saio do carro e direito a mim, do outro carro três blacks, com ar ameaçador e um velho (condutor).

                                              Primeira coisa que ouvi: "Soce, não tenhas medo!" Ya ... qual melhor expressão para me ter logo arrependido de não me ter ido embora!

                                              Mas foi só a 1ª impressão. Depois disso, com total colaboração, pediram-me para por favor não chamar a polícia porque o velho já tinha bebido demais. Preenchemos a declaração e fomos embora sem stress.

                                              Sem stress eles, porque eu com os nervos não vi que o seguro do homem estava caducado!

                                              Sem problema! No dia seguinte, liga-me ele, todo preocupado, que já tinha renovado e seguro e queria que eu fosse ter com ele para preencher-mos outra declaração.

                                              Local combinado: bem no centro da Cova da Moura. Ainda me quiz pagar um copo!

                                              O mundo é mau, mas há excepções que nos fazem acreditar que vale a pena agir bem!
                                              hehe , grande filme que isso foi, não tiveste receio de ir lá na segunda vez?

                                              Comentário


                                                #24
                                                A mim tambem já me aconteceu confiarem em mim demais até quando não me conheciam, mas eu sou bom rapaz tiveram sorte, vou contar:


                                                Eu tinha uma suspenção de bicicleta para venda ou troca, estava a pedir 300€ por ela ou troca por um modelo que procuro á ja 2 anos e apareceu-me um gajo de Sintra que tinha uma suspenção das que eu procurava.
                                                Falamos e tal e ficou acordado que numa folga minha eu ia lá a Sintra para ver as suspenções e se interessa-se fazer a troca.
                                                Assim foi.

                                                Cheguei ao sitio, o gajo estava a andar de bicicleta nas descisdas da Malveira.
                                                Estava com um amigo que tinha trazido o carro para transportar as bicicletas para cima, para voltar a descer (VW Passat Carrinha 2005)
                                                Montamos as cenas e o gajo foi experimentar.
                                                Quando para meu espanto o gajo do VW me pergunta se quero ir com ele para depois trazer o carro para baixo..
                                                Eu fiquei assim um bocado á toa, mas como eu estava com um amigo lá aceitei para não parecer mal.
                                                Chegamos lá acima, ele tira a bicicletas da carrinha, da-me a chave para a mão, e diz :Até já e abalou para meio do mato.


                                                Lá fui eu um completo desconhecido, com a chave,documentos que estavam naquelas gavetas do tabliet mesmo á mostra..

                                                Cheguei lá abaixo ainda eles não tinham chegado, tinha o meu carro lá tambem..
                                                Ora se fosse outro que é o que não falta por ai, chegava lá abaixo eu ia na Passat e o meu amigo no meu e lá estava mais um assalto feito...


                                                Eu sou um gajo de confiança e palavra e nunca fazia isso, mas ele nã sabe que sou assim..
                                                Eu não confiava por o meu belo carro que até é bem inferior ao dele nas mãos de um desconhecido, nos amigos já não empresto quanto mais..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu já trabalhei numa seguradora, como algum por certo saberão!

                                                  Uma coisa vos digo.

                                                  Eu não facilito nada a ninguém...por isso não me venham cá pedir para pagar em dinheiro, etc etc!! O seguro morreu de velho e no tempo que trabalhei na seguradora vi muita coisa que não lembra ao diabo!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post

                                                    ...

                                                    por isso não me venham cá pedir para pagar em dinheiro, etc etc!! O seguro morreu de velho e no tempo que trabalhei na seguradora vi muita coisa que não lembra ao diabo!!
                                                    Aleluia Irmão!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                      hehe , grande filme que isso foi, não tiveste receio de ir lá na segunda vez?
                                                      Se não morreu à primeira, não era à segunda que o iam matar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                        hehe , grande filme que isso foi, não tiveste receio de ir lá na segunda vez?
                                                        À segunda já não tive receio, porque era de dia e nada me levava a crer que algo de mal pudesse acontecer! Até porque como moro perto, já conhecia a Cova da Moura por dentro e aquilo não é o "farwest" que fazem crer!

                                                        No dia do acidente é que fiquei mesmo à toa quando vi quem saiu de dentro do carro! Se fosse hoje não sei se não me ia embora e assumia o prejuízo! A sorte que tive não me acompanha sempre!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver Post
                                                          Se não morreu à primeira, não era à segunda que o iam matar.
                                                          Nunca fiando, por vezes o objectivo da 1ª vez é ganhar a confiança, depois...

                                                          Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                                          À segunda já não tive receio, porque era de dia e nada me levava a crer que algo de mal pudesse acontecer! Até porque como moro perto, já conhecia a Cova da Moura por dentro e aquilo não é o "farwest" que fazem crer!

                                                          No dia do acidente é que fiquei mesmo à toa quando vi quem saiu de dentro do carro! Se fosse hoje não sei se não me ia embora e assumia o prejuízo! A sorte que tive não me acompanha sempre!
                                                          Apanhaste uns "manos" porreiros , por vezes o aspecto exterior engana à primeira vista.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Aleluia Irmão!
                                                            É pá...como vai isso agora que pertencem ao Montepio?

                                                            Confesso que gostava mesmo da companhia onde trabalhei pá! Que saudades...apesar de neste momento estar bem melhor em termos profissionais, fiquei com o bichinho dos seguros!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X