Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas acerca de acidente com veiculos sem seguro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Duvidas acerca de acidente com veiculos sem seguro

    Ora bem, abro este topico pelos piores motivos... devido a um acidente.

    tenho uma opinião formada mas gostava de ouvir outras.


    Descrição do acidente :

    Veiculo A = Automovel
    Veiculo B = Ciclomotor

    O veiculo A seguia num IC, numa zona com 2 faixas nesse sentido, a alguns metros (julgo que menos de 100) de passar a apenas 1.
    Seguia na faixa da esquerda, sendo que a da direita era a que desaparecia, tendo sinal de cedencia de passagem.

    A zona não tem qualquer tipo de iluminação.

    A dado momento depara-se com um ciclomotor na mesma faixa de rodagem, a uma velocidade muito reduzida (era no final de uma subida, e seguia com passageiro), sem qualquer luz atras, nem matricula, nem tao pouco um reflector.
    Isto sucedeu porque o ciclomotor mudou de faixa, e so quando se colocou a frente do carro, ficou visivel.

    O embate foi inevitavel.
    Felizmente, houveram apenas danos materiais.


    Dados adicionais acerca do ciclomotor :
    -Não tinha luz atras
    -Nao tinha matricula
    -Não tinha qualquer coisa que reflectisse
    -O condutor não tinha carta de condução
    -O veiculo não podia circular naquela via

    Questões/duvidas :
    1. Quão dificil será provar o que aconteceu ? (o carro levava 2 pessoas)
    2. No caso de ser provado o que aconteceu de quem é responsabilidade ?
    3. Qual a influencia da irregularidades do ciclomotor na atribuição de responsabilidades ?
    3. O seguro do ciclomotor paga nao tendo o condutor carta ? se não, o que acontece ?
    4. Quais as multas que o ciclomotor vais pagar ? (valores)

    Desde ja o meu obrigado a todos.
    Editado pela última vez por 1alfista; 20 November 2009, 14:57.

    #2
    Assim à primeira vista uma pergunta. Chamas-te a Policia?

    Depois como o ciclomotor para todos os efeitos não existe a responsabilidade passa para quem o ia a conduzir.

    Acho que neste caso, não sei até que ponto é correcto, o condutor do ciclomotor perde todas as razões, mesmo que as tenha, pelo facto de não ter habilitações para conduzir, nem tão pouco o ciclomotor ter condições para se tornar visível e legais.

    Abraços e que tudo se resolva, também tive um azar ontem e espero que se resolva sem problemas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
      Acho que neste caso, não sei até que ponto é correcto, o condutor do ciclomotor perde todas as razões, mesmo que as tenha, pelo facto de não ter habilitações para conduzir...
      Há muitas destas perguntas que eu não sei a resposta, mas esta parte está errada.

      A minha irmã há uns anos meteu-se na frente de uma mota (de alta cilindrada), cujo condutor também não tinha carta de condução.

      Nessa sequência, deu-se o acidente, o condutor da mota foi para o hospital e a mota e carro para a sucata.

      Ficou bastante claro que o facto de o condutor da mota não ter carta não tinha qualquer influência na atribuição de responsabilidades.
      O que conta é quem causou o acidente. A habilitação para conduzir pode trazer consequências de multas, mas não influencia a atribuição da responsabilidade.

      Comentário


        #4
        Não chamaste a polícia? Se não chamaste, possivelmente tás numa bela embrulhada. Se o gajo não tinha matricula como o vais identificar?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Há muitas destas perguntas que eu não sei a resposta, mas esta parte está errada.

          A minha irmã há uns anos meteu-se na frente de uma mota (de alta cilindrada), cujo condutor também não tinha carta de condução.

          Nessa sequência, deu-se o acidente, o condutor da mota foi para o hospital e a mota e carro para a sucata.

          Ficou bastante claro que o facto de o condutor da mota não ter carta não tinha qualquer influência na atribuição de responsabilidades.
          O que conta é quem causou o acidente. A habilitação para conduzir pode trazer consequências de multas, mas não influencia a atribuição da responsabilidade.
          Tenho conhecimento de um caso parecido.

          Uma senhora saiu de um STOP e uma mota bateu-lhe no carro. O sujeito não tinha carta, mas a culpa foi da mulher, como é óbvio. Para o condutor da mota só houve a respectiva multa por conduzir sem carta.

          Comentário


            #6
            As autoridades foram ao local? Os intervenientes tiram fotos? O Ciclomotor vem da via que tem que ceder passagem?

            - as irregularidades do ciclomotor ou a não habilitação para a condução não lhe atribuem responsabilidade.
            - irá ser autuado, caso as autoridades tenham ido ao local, de acordo com as irregularidades que foram verificadas
            - se tem seguro válido por norma a cia. de seguros paga, pode é pedir direito de regresso ao segurado.
            - responsabilidade pelo que dizes não dá para ter uma conclusão, depende se fica ou não claro que o outro vinha na direita, bem como sem sinalização.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PMCC
              Não chamaste a polícia? Se não chamaste, possivelmente tás numa bela embrulhada. Se o gajo não tinha matricula como o vais identificar?
              chamei.
              o irmao do condutor foi buscar a matricula...

              ... a casa

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                chamei.
                o irmao do condutor foi buscar a matricula...

                ... a casa
                A casa?

                E a polícia não resolveu o assunto?

                Comentário


                  #9
                  Estava erradamente informado, é como a lógica do acidente com carro mal estacionado, o que está mal estacionado só paga a multa de estacionamento ilibando de tudo o resto.

                  Ou aqui também tenho ideia errada? Gostava de confirmar.

                  Abraços

                  Comentário


                    #10
                    Por norma apenas paga a contra-ordenação relativa ao mau estacionamento, é um obstáculo que ali está, cabendo ao condutor desviar-se do mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Por norma apenas paga a contra-ordenação relativa ao mau estacionamento, é um obstáculo que ali está, cabendo ao condutor desviar-se do mesmo.
                      isso é quase como eu dar-te um tiro e depois culpar-te por não te desviares da bala

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                        isso é quase como eu dar-te um tiro e depois culpar-te por não te desviares da bala
                        Não é bem...
                        Para alguma coisa há regras no CE sobre cedência de passagem quando a via está parcialmente obstruída, passagens estreitas, etc. Quando se fala num carro mal estacionado, podes falar num calhau, obras sinalizadas, entre outras.

                        PS - caso contrário tinha um risco no lado direito, via um carro mal estacionado, dava-lhe uma passa e voilá, carro reparado.

                        Comentário


                          #13
                          É muito relativo, é como a regra de quem bate por trás paga..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
                            É muito relativo, é como a regra de quem bate por trás paga..
                            Não conheço muitas situações (ou nenhuma) em que a responsabilidade tenha sido atribuida responsabilidade ao carro mal estacionado, principalmente num embate directo.

                            Ir lá por tapar visibilidade num cruzamento ou isso, mas mesmo assim...
                            Editado pela última vez por Valium; 24 August 2009, 17:43.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                              Não conheço muitas situações (ou nenhuma) em que a responsabilidade tenha sido atribuida responsabilidade ao carro mal estacionado, principalmente num embate directo.

                              Ir lá por tapar visibilidade num cruzamento ou isso, mas mesmo assim...

                              Isto tem que ver com a regra bem explícita do código da estrada que o condutor deve salvaguardar uma distância dos obstáculos que lhe permita parar a tempo.

                              Ou seja, se um carro estiver estacionado no meio da rua, isso não é motivo para ser culpado de um acidente, afinal, cabe ao condutor de qualquer carro salvaguardar a velocidade e distância de segurança.

                              Só em casos mais evidentes (tipo estar parado no meio de uma AE) é que não sei como funciona.

                              Comentário


                                #16
                                Dados adicionais acerca do ciclomotor :
                                -Não tinha luz atras
                                -Nao tinha matricula
                                -Não tinha qualquer coisa que reflectisse
                                -O condutor não tinha carta de condução
                                -O veiculo não podia circular naquela via

                                Querem lá ver que isto não vale nada... e quem bate por trás é culpado!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Isto tem que ver com a regra bem explícita do código da estrada que o condutor deve salvaguardar uma distância dos obstáculos que lhe permita parar a tempo.

                                  Ou seja, se um carro estiver estacionado no meio da rua, isso não é motivo para ser culpado de um acidente, afinal, cabe ao condutor de qualquer carro salvaguardar a velocidade e distância de segurança.

                                  Só em casos mais evidentes (tipo estar parado no meio de uma AE) é que não sei como funciona.
                                  Sim, o fundamento é mesmo esse. Se há um obstáculo, ainda por cima visivel, cabe ao condutor imobilizar a viatura e contornar em segurança.
                                  Eu não conheço assuntos onde o veiculo estacionado tenha sido responsabilizado, obviamente não quer dizer que não existam.

                                  Nas AE depende muito do tipo de sinistro e o que levou a parar (parar por parar - é expressamente proibido e atendendo à velocidade permitida, muito mais perigoso).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloOliveira Ver Post
                                    Dados adicionais acerca do ciclomotor :
                                    -Não tinha luz atras
                                    -Nao tinha matricula
                                    -Não tinha qualquer coisa que reflectisse
                                    -O condutor não tinha carta de condução
                                    -O veiculo não podia circular naquela via

                                    Querem lá ver que isto não vale nada... e quem bate por trás é culpado!!
                                    Só as três primeiras serão relevantes para o sinistro. As outras dão direito a coima, podem ajudar a influenciar a decisão, mas por si só, não atribuem responsabilidade na minha opinião.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                      Tenho conhecimento de um caso parecido.

                                      Uma senhora saiu de um STOP e uma mota bateu-lhe no carro. O sujeito não tinha carta, mas a culpa foi da mulher, como é óbvio. Para o condutor da mota só houve a respectiva multa por conduzir sem carta.
                                      Entao agora conduzir sem carta ja deixou de ser crime?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                        Entao agora conduzir sem carta ja deixou de ser crime?
                                        É crime, mas não é por si só causa para responsabilizar o individuo por eventual acidente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Só as três primeiras serão relevantes para o sinistro. As outras dão direito a coima, podem ajudar a influenciar a decisão, mas por si só, não atribuem responsabilidade na minha opinião.
                                          Eu tirava das três primeiras a matricula pois tambem não é relevante para a responsabilidade no acidente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                            Entao agora conduzir sem carta ja deixou de ser crime?

                                            Continua a ser um crime público, previsto e punido no art. 291 do Código Penal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Eu tirava das três primeiras a matricula pois tambem não é relevante para a responsabilidade no acidente.
                                              a matrícula é reflectora, logo a sua presença poderia talvez ter evitado o acidente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                a matrícula é reflectora, logo a sua presença poderia talvez ter evitado o acidente.
                                                De facto tens razão, se bem que a reflectividade da matricula é necessária essencialmente para a sua visualização e não para sinalizar o veiculo. Mas sem duvida que seria mais um elemento reflector.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Eu tirava das três primeiras a matricula pois tambem não é relevante para a responsabilidade no acidente.
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  a matrícula é reflectora, logo a sua presença poderia talvez ter evitado o acidente.
                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  De facto tens razão, se bem que a reflectividade da matricula é necessária essencialmente para a sua visualização e não para sinalizar o veiculo. Mas sem duvida que seria mais um elemento reflector.
                                                  Por isto é que deixei a matrícula, apesar de não ser essa a sua função, a falta dela pode ser mais um argumento para validar a não visualização do veículo.

                                                  Ainda haveria muito por esclarecer...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    tenho ja o auto da gnr.

                                                    Dados novos :
                                                    -O ciclomotor tambem nao tinha seguro
                                                    -O condutor na descrição do acidente admitiu estar a mudar de faixa. E indirectamente disse que não tomou as devidas precauçoes.

                                                    Julgo que dificilmente ele nao sera o responsavel.

                                                    O fundo de garantia demorara mais que se fosse o seguro a pagar ?
                                                    Algum conselho?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 1alfista Ver Post
                                                      tenho ja o auto da gnr.

                                                      Dados novos :
                                                      -O ciclomotor tambem nao tinha seguro
                                                      -O condutor na descrição do acidente admitiu estar a mudar de faixa. E indirectamente disse que não tomou as devidas precauçoes.

                                                      Julgo que dificilmente ele nao sera o responsavel.

                                                      O fundo de garantia demorara mais que se fosse o seguro a pagar ?
                                                      Algum conselho?
                                                      Fundo de Garantia Automóvel, neste momento não há franquias, pelo que é de enviar com a maior brevidade.
                                                      Tens que fazer prova que não tens seguro de danos próprios - envia já isso. Por norma demoram o mesmo tempo a decidir que uma cia. de seguros.
                                                      Se a GNR esteve no local e identificou a viatura e condutor - é menos um problema.

                                                      Boa sorte.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Finalmente mais algumas novidades...

                                                        Or
                                                        a o outro condutor apresentou uma apolice valida da compania tranquilidade.

                                                        a companhia assumiu a culpa, marcando a peritagm aos estragos.



                                                        No
                                                        entanto hoje recebi uma cara a dizer que declinam qualquer responsabilide porque o veiculo j nao era propridade do tomador de seguro.

                                                        (
                                                        artigo 10 das condiçoes gerais deles)


                                                        eagora ? Fundo de garantia ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quem era o tomador de seguro? O individuo que te bateu?

                                                          Existe uma apólice e um tomador de seguro para uma viatura.

                                                          Se nessa data a apólice era válida, então há responsabilidades a assumir.

                                                          As condições gerais são para os clientes deles, tu não és cliente deles

                                                          Isto é sempre a mesma treta. Se um gajo tem um acidente com culpa, tá tramado com a sua companhia, é aumentos, é empatar caso seja seguro de danos próprios, para reparações ou carros de substituição.

                                                          Se um gajo não tem culpa depende sempre dos outros, ai é que tá tramado.

                                                          Acontecem situações destas e depois quem é que se chega à frente para que um gajo ande de carro? A nossa companhia, mesmo com carro de substituição por acidente ou privação de uso, tem limites, a outra, até assumir responsabilidade e aceitar o arranjo, manda dar uma volta…

                                                          Que país de m€rd@ este em que vivemos…

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Deixa ver se percebi:

                                                            1 - o condutor = proprietário?
                                                            2 - diz ter seguro na Tranquilidade
                                                            3 - Tranquilidade faz peritagem
                                                            4 - Tranquilidade Alega que o veículo foi alienado e por isso o seguro deixou de fazer efeito nessa data?

                                                            Qual a data da venda e a quem foi vendido? Na data do acidente já tinha sido vendida? Era o novo proprietário ou o antigo e que tinha seguro na Tranquilidade?

                                                            Agora é uma questão de verificar datas e quem o novo.

                                                            Pode ser que a mota tenha sido vendida, o novo dono não tenha feito seguro, tenha tentado aproveitar o do antigo e obviamente que a cia. de seguros do antigo não assume.
                                                            Neste caso = Fundo Garantia Automóvel.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X