Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como foi a vossa primeira vez… ao volante?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como foi a vossa primeira vez… ao volante?

    Costuma dizer-se que a primeira vez nunca se esquece, e é bem verdade! Pelo menos comigo foi assim; não pensem que me espetei ou fiz (muitas) “judiarias” ao carro, mas… andou lá perto.
    Para meu infortúnio, a minha 1ª vez foi na minha 1ª aula de condução.
    Bem, para começar o raio do carro nunca ia a direito. Tinha de estar sempre a ajeitar o volante (fiquei logo a saber que não era como nos jogos de computador; fiquei a saber tarde demais, pois quase não acertava com a maldita estrada).
    Depois, quando finalmente lá ia de vez em quando acertando com a minha parte da estrada (que acho que era mais pequena do que a faixa dos outros, mas enfim), o estafermo do instrutor lembrou-se de me mandar para o meio da confusão do trânsito citadino. Oh céus, aquilo era um inferno! Tanto carro em tão pouco espaço, e ainda tinha de ouvir: “Dá-lhe um cheirinho” (Epá, eu estava aflito, mas não me via capaz de fazer uma coisa daquelas); “Vira à esquerda” (e logo à esquerda que é tão difícil… nos cruzamentos, entenda-se, não tem nada a ver com política); “Vai, vai, vai agora! Não penses! Vá, embora agora!” (ai a vontade que eu tinha naquele momento, isso sim, mas era de me ir embora do carro e deixar lá o tipo a falar sozinho. Estava-lhe cá com uma osga que nem queiram saber); e depois continuava “Reduz, senão o carro vai abaixo!” “ Então, e o pisca?” “Olha lá o carro da frente!” “Vira tudo! Olha o travão!!!”. Epá, o gajo mandava-me olhar para tudo ao mesmo tempo e ainda por cima havia carros por todo o lado só a estorvar. No meio daquilo tudo, não sei o que era pior: se o carro que fazia tudo ao contrário do que eu queria e roncava furioso sempre que ia meter uma mudança, se os outros a apitarem–me com expressão de pânico ou se o fulano a berrar-me aos ouvidos. Já não bastava ter de acertar com a estrada (e o raio do volante não ajudava nada), com pedais, mudanças, botões e manípulos por tudo quanto era lado, e ainda por cima o sujeito meteu-me logo no meio dos outros carros… que ainda para mais se estavam todos a mexer.

    Foi um autêntico pesadelo naquele dia, que continuou durante toda a noite: passei a noite a sonhar que estava outra vez ao volante, imaginem!! Já não bastava o tormento de dia e a noite continuou igual, com a diferença de que quando ia para cima de todos os outros carros, estes não "fugiam”.
    Mas digo-vos: foi preciso muita coragem para no dia seguinte voltar à “arena” para tentar domar a fera (refiro-me ao carro e, sim, também ao tratador… queria dizer instrutor).

    Porém hoje, olhando para trás, acho que o instrutor ainda acabou por sofrer mais do que eu. Mas também, quem o mandou ser tão rude com um aprendiz de condutor? Bem, o fulano apanhou cá um susto que nem vos digo! Só sei que no 2º dia, tive a aula num ermo isolado onde não havia carros, não havia ninguém, não havia nada. A conversa foi pouca. Acabou por servir para me habituar ao carro (um Corsa dos antigos sem direcção assistida, que para virar o volante era preciso comer um bife antes da aula).

    Hoje ainda me rio daquela “tragédia”, mas garanto-vos que na altura a “coisa” não teve piada nenhuma. E depois de tudo isso, quem haveria de dizer que mais tarde acabaria por ser um apaixonado por carros.

    Então e convosco, como foi a 1ª vez?
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 01 September 2009, 07:32.

    #2
    primeira vez foi no carro da mama com o papa ao lado. Aldeia à noite.. carro automatico nada de problemas..xD
    No final o meu pai até disse.. conduzes melhor que a tua mae...
    Neste momento com carta diz que conduzo melhorque ele...

    Comentário


      #3
      mas que simpatia de pai HPseanpaul!


      A minha 1ª vez foi em Saõ Pedro de Moel no largo do Old Beach!

      Não percebia patavina de condução e tinha alguém a meu lado para ajudar! Não compreendia a embraiagem portanto comecei com uma vistosa arrancada a fazer derrapar os pneus mas...em marcha-trás! Que susto apanhamos. Depois lá conseguir dar uma voltitas tranquilas!


      Hoje nesse largo saco grandes piões e derrapagens e divirto-me (quando está vazio)! Aquilo é em gravilha! he he!

      Comentário


        #4
        A minha 1º vez ao volante foi numa zona industrial num Domingo de manhã e tinha eu 13 anos!

        Até pensei que iria correr pior mas pronto... o único senão é que acelerava mais nas curvas que nas rectas.

        Depois disso so conduzo na terrinha!

        Comentário


          #5
          A minha 1ª vez foi ao volante de um carro exactamente igual ao meu que era da irmã de um amigo.

          Fomos todos a um McDonald's perto de minha casa e eu na brincadeira peguei na chave e disse " agora sou eu que levo o carro" - ao que o pessoal cerca de 2 anos mais velhos disseram : "Tabem".

          Tava ali tou inchado armado em forte sem nunca ter conduzido, tendo apenas algumas noções. Lá peguei no carro e arranquei, bastante bem até, trouxe o carro até á minha rua, estacionei de "cú" et voillá...foi assim a minha primeira vez.

          Tinha 16 anos, e eles não acreditaram muito que tivesse sido a 1ª vez que tinha pegado num carro...fiz tudo muito bem, mas tava todo cagadinho.

          Comentário


            #6
            A minha 1ª vez foi com 13~14 anos num kartcross construído por mim, um primo e um amigo numas férias de verão. Fizemos o chassis em ferro (sobras de uma fábrica de metalomecânica) e com peças da sucata, só o motor é que era novo.

            Andar naquilo era um suicídio, a direcção era pesadíssima, travões inexistentes e a caixa não fazia qualquer sentido, mas foi espectacular fazer (eu era mais servente ) uma coisa daquelas de raiz e andar nos pinhais com aquilo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
              mas que simpatia de pai HPseanpaul!
              Mesmo porque apesar de tudo o meu pai so esta habituado a conduzir motos ou seja com carros nao vai la muito bem..

              Comentário


                #8
                Olha que tópico giro. Para as recordações..
                A primeira vez foi na escola de condução mesmo. Com 19 anos.
                Era um Renault 5 diesel. Só me lembro que andava sempre na berma. Pra mim o carro era só o meu lado. A outra metade não contava Depois lá foi ao sítio.

                Nesse ano que tirei a carta o exame calhou nas férias de verão.
                Então os meus Pais foram de férias e eu fiquei sozinho até fazer o exame.
                Depois meti-me no autocarro e fui ter com eles a Vila Nova de Milfontes.
                Passados uns dias, após um almoço bem regado na Zambujeira, vira-se o meu Pai "agora vou pôr aqui o meu filho a conduzir". E lá fui eu todo nerbioso a levar o Rover 216 Vitesse da Zambujeira até ao Campismo. Aquilo não tinha direcção assistida e ainda me atrapalhei um pouco nas manobras, mas foi engraçado e é uma recordação que me ficou

                Comentário


                  #9
                  A 1ª vez a sério foi na escola de condução.

                  Depois de 5 minutos de explicar tudo do carro, mandou-me arrancar, e lá fui eu, a conduzir todo "cagadinho" para o centro do Porto... e por lá andei 2 horas

                  Comentário


                    #10
                    A primeira vez que conduzi um carro também foi na primeira aula na escola de condução.

                    Era um Fiat Uno Turbo Diesel, recordo-me perfeitamente.

                    Foi ali nas Avenidas Novas, na João Crisóstomo, acho que é assim que se chama a rua e o sr. Farinha, o meu instructor, lá me levou pelo meio da cidade, sem grandes problemas.

                    A teoria eu conhecia-a toda... a prática veio com o tempo. De qualquer forma a minha némesis das aulas de instrução chamava-se "controle do carro a baixa velocidade"...

                    O desatino que era andar devagarinho com o Uno, a controlar embraiagem e acelerador... argghhh, um sofrimento... cheguei a ter aulas inteiras só disso.

                    Quando o tópico era andar normalmente foi sempre na boa sem problema algum.

                    Comentário


                      #11
                      Tinha eu 13 anos, farto de chatear o meu pai, quando ele me levou para a zona industrial e disse que iria experimentar!

                      Ao volante de um 316i Compact ouvi as instruções... começo a marcha bastante bem, mas chegado à primeira curva o carro começa a engasgar devido a ir numa mudança demasiado alta para a velocidade em questão!Carrego forte no acelerador, o carro ganha velocidade e faz meio pião prontamente parado pelo meu pai com o travão de mão.Andei mais um bocado mas apenas em rectas.

                      Fiquei nervoso e nos tempos seguintes sem vontade de ir para o volante...

                      Passado um ano voltamos ao mesmo sitio e correu tudo sem problemas... nos tempos seguintes ja era eu que tirava sempre o carro da garagem!

                      Lembro-me perfeitamente... e já lá vão 10 anos!

                      Comentário


                        #12
                        Como havia de esquecer?

                        Tinha 6 ou 7 anos, no Ford Capri vermelho do meu Pai.

                        Estrada do Guincho, Cascais, sentado ao colo do meu Pai, só controlava o volante.

                        Que sensação!!

                        O meu Pai começou a acelerar gradualmente e eu comecei a ficar atrapalhado

                        Acabei por passar para o banco de trás a transpirar que nem um doido.

                        Mas lembro me bem da cena toda.

                        Ainda hoje o meu Pai me goza por causa desse episódio.


                        Bom tópico!

                        Comentário


                          #13
                          A primeira vez que conduzi foi na 1ª aula de condução.

                          Má experiência com um mau instrutor, mais problemático apanhar a noção das dimensões do carro, notava perfeitamente o mesmo a corrigir a trajectória...

                          Comentário


                            #14
                            A 1ª vez foi no Monte, com o Galloper do meu Pai. Arranquei em 5ª, andei uns 100m e parei. Tinha praí 15 anos.

                            A 1ª vez a sério foi mesmo na escola de condução.

                            Comentário


                              #15
                              Nunca se esquece a primeira vez ... ao volante

                              Eu tenho 14 (vou fazer 15 em Setembro), a minha primeira experiência foi a 9 meses atrás no armazém do meu tio com uma Citroen Berlingo 1.6 hdi com 70 poderosos cavalos (Modo irónico) versão 700 club branquinha Matricula xx-BG-xx,

                              Tava eu dentro da berlingo que o meu tio tinha comprado para os vendedores da empresa, tava a ver a carrinha e tal e chega-se o meu pai ao pé de mim, e diz assim: "O bruno não queres por a carrinha um bocado para traz?"

                              E eu todo contente até meus olhos brilhavam, meto chave na ignição rodo tudo para a ligar (nem esperei que apagasse as luzestava mesmo eufórico) mando uma aceleradela até as 2500 rpm, meto marcha atrás, travão de mão em baixo e começo a levantar a levantar a embraiagem devagarinho..

                              Depois o meu pai diz para dar uma volta ao armazém, la fiquei todo contente começo a arrancar suavemente só com a embraiagem e meto pata a fundo aquilo deu um esticão do caraças só vejo o ponteiro das rotações a tocar nas magnificas 4000 rpm aparece a primeira curva, pata a fundo no travão... resultado carro abaixo

                              Nunca mais me ei de esquecer esse dia.. deixei o carro ir abaixo prai umas 6 vezes... Mas agora com a pratica já não deixo.. posso dizer que conduzo bem para a minha idade com todo o cuidado

                              Até agora nunca tive um azar (bater com o carro) só alguns sustos e "azelhices"

                              Ps: Acho que exagerei o meu post! Sorry

                              Comentário


                                #16
                                Ora bem... A minha primeira vez ao volante foi á menos de 1 ano, com 16 anos sendo que em 5 minutos deixei o carro ir abaixo aproximadamente umas 3 vezes.

                                Á pouco tempo, voltei a pegar no carro outra vez, mas muito melhor, sendo que as vezes ainda tenho dificuldades em acertar com o ponto da embriagem e em controlar o pedal do acelerador, acreditem aquilo é MUITO sensivel, não tem nada haver com os volantes de PC.

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha primeira vez ao volante foi uma cena totalmente irresponsável, daquelas que hoje seriam impensáveis, mas que nos anos 80 eram relativamente comuns: teria uns 8 anos, eu e os meus pais fomos levar a minha tia a casa (a 1 ou 2 Km da nossa, na Amadora) e... o meu pai achou um piadão a entregar-me o volante do Fiat 128, ao colo dele.

                                  EDIT: Estou a ver que a história do Agent é parecida com a minha.

                                  A 2ª vez, primeira com volante em pedais, foi aos 14, com o Uno do meu pai numa aldeiazita nos arredores da Ericeira. Na altura, ele comentou que eu fazia o ponto de embraiagem melhor que a minha madrasta (que, semanas depois, acabada de tirar a carta, num curto passeio de fim-de-semana, por três vezes lhe ia destruindo o carro; acho que foi a última vez que tentou conduzir).

                                  Dois anos mais tarde, era a minha prima que estava a tirar a carta e tentou, em vão, entrar com o carro do pai pelo portão, para o quintal. A minha mãe deixou-me tentar com o AX, e foi sem espinhas.

                                  Tudo muito giro, mas na 1ª tarde depois do exame de condução, num trajecto de 2 Km devo ter deixado o AX ir abaixo meia-dúzia de vezes, no mínimo uma por semáforo...
                                  Editado pela última vez por RAD; 01 September 2009, 21:23.

                                  Comentário


                                    #18
                                    a minha primeira vez ao volante foi para ai aos 15 quando roubei o carro ao meu pai

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Revolution Ver Post
                                      Ora bem... A minha primeira vez ao volante foi á menos de 1 ano, com 16 anos sendo que em 5 minutos deixei o carro ir abaixo aproximadamente umas 3 vezes.

                                      Á pouco tempo, voltei a pegar no carro outra vez, mas muito melhor, sendo que as vezes ainda tenho dificuldades em acertar com o ponto da embriagem e em controlar o pedal do acelerador, acreditem aquilo é MUITO sensivel, não tem nada haver com os volantes de PC.
                                      A minha primeira tentativa foi exactamente igual a tua.
                                      Foi num Toyota Corolla de 98, deveria ter uns 13 anos. Lembro-me da complicação que tive com a embraiagem, não me ajeitava com os pedais.

                                      Tenho de ver se estas ferias, convenço o meu pai a dar-me outra hipótese.

                                      Comentário


                                        #20
                                        1ª vez ao volante?Teria uma meia duzia de anos e terá sido provavelmente no carro do meu avô quando o destravava ainda na garagem e ele percorria,descendo a estrada a caminho do portão uns 40 metros comigo a guiar e de motor desligado...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Segundo reza a história, a minha primeira vez ao volante (e apenas ao volante) devia ter uns 2 anos.
                                          Como não me lembro desse episódio, a primeira vez com controlo total foi por volta dos meus 14 anos com a Toyota Dyna do meu pai, ele e a minha irmã sentados ao lado e lá fomos dar uma voltita no campo de futebol da aldeia (o campo sempre serviu mais de campo de aprendizagem de condução do que para futebol). lá andei a dar umas voltas com a carrinha e trouxe a carrinha no regresso à garagem (caminhos velhos). Quando foi a altura de parar, atrapalhei-me um pouco, e para não bater num barronco de terra, lá foi uma travagem a fundo que ia fazendo sair o meu pai e irmã pelo vidro da frente.
                                          Apartir daí foi sempre a dar-lhe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ora bem quando guiei a primeira vez foi num ford orion , nao sabia era fazer passagens suaves era sempre á brusco , tambem tinha o meu pai sempre ao lado a mandar vir

                                            Depois tinha um escort parado e sempre que o meu pai saia para o trabalho la pegava no carro , inicialmente para a frente e para tras ate que comecei a sair com ele , e depois fazer picanços e puxar e ir para o monte Notava se que metia 10 euros e andava que me fartava e o ponteiro ja estava 1 cm abaixo da reserva e ele andava sempre

                                            Entretanto tirei a carta e pronto ca ando eu neste Portugal vasto

                                            Comentário


                                              #23
                                              A minha primeira vez também foi na escola de condução. Opel Corsa 1.3Cdti.

                                              Tudo bem, o carro estava estacionado em paralelo, mas por acaso não tinha ninguém em frente portanto saí com relativa facilidade.

                                              Depois andei 100metros até um parque vazio onde me estive a habituar à embraiagem, marcha-atrás, etc.

                                              Passado alguns minutos já andava no meio do trânsito, mas não tive grandes dificuldades.

                                              As dificuldades iniciais foi com o ponto de embraiagem, mas tudo se aprende

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tinha 12 ou 13 anos, peguei na chave do carro e tirei-o de dentro da garagem. Deixei-o ir abaixo três vezes seguidas . Nunca ninguém tinha-me dito como se conduzia, simplesmente sempre tive muita atenção ao que os meus pais faziam quando iam a conduzir.

                                                Depois das três vezes que deixei o motor ir abaixo, lá o consegui tirar da garagem. Dei umas voltas lá no jardim e fiquei surpeendido até, não me desenrascava nada mal. Claro que a partir daí o carro foi abaixo uma ou outra vez, mas em pouco tempo já fazia aquilo como se nada fosse. Até aos meus 18 anos só andei fora de casa 3 vezes. Uma com o meu pai, outra sozinho, mas com a minha mãe a ver e outra foi uma situação que não ouve mesmo hipótese, tive de levar o carro e parei mesmo ao lado de um polícia, que nervos .

                                                Como conduzi a maioria das vezes dentro de casa, quando cheguei às aulas de condução, achei um pouco complicado passar em ruas estreitas com carros a circular em sentido contrário, mas no que tocou a embraiagem, volante, etc. não me safei nada mal. Pudera, há seis anos que praticamente todos os dias conduzia um carro .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Foi na garagem do prédio, ao volante de um Fiat 128 Sport. O meu pai do lado de fora a dizer para carregar na embraiagem, meter marcha-atrás e soltar a embraiagem devagarinho mas o que aconteceu foi carregar demasiado no acelerador e ouvir aquele barulho da marcha-atrás:

                                                  óóóóóóóóóóóóóóóóóóó-óóóóóóóóóóóóóóó-ó-ó-ó-ó

                                                  Seguido de um guinchar de pneus, do motor ir abaixo e de um "Porra!!!" do meu pai!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A minha primeira vez foi com um Vitara 2.0td de 97, teria eu uns 14/15 anos...

                                                    Estrada de montanha alternativa, redutoras e lá vai o homem, devo ter-lhe metido a 5ª, mas nao terei passado dos 30km/h... Sem grandes problemas, e sem deixar o carro ir abaixo (mau era, podia deixar a embraiagem de uma assentada que isso nao acontecia)

                                                    Depois disso tirei a carta de 125cc, e passei a andar todos os dias na estrada, e a fazer algumas manobras com o empilhador e uma carrinha de 7,5t...

                                                    Mais tarde, na 2ª vez tive que fazer uns 2km's com uma Voyager de 2003, aquela já me fugia mais um bocadinho, e manter-m na minha via foi bem mais dificil do que faze-lo com a mota..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu comecei aos 16 com o 316 do meu velho.
                                                      Com ele ao lado a dar indicações e eu ia fazendo...tive logo uma subida para aprender o ponto de embraiagem(o velho é lixado), mas depois de deixar umas vezes ir abaixo a coisa lá se fez, considero que até correu bem para quem nunca tinha pegado num carro.

                                                      Uma semana mais tarde arranjei coragem para pegar no Discovery e descobri que com este era bem mais fácil arrancar e fazer pontos de embraiagem e rapidamente me habituei a ele e já não queria mais nada....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estava eu sentado, metia a mão para a frente e nao acontecia nada... Para tras nada... Quando comecei a ficar um pouco chateado disseram-me que era preciso carregar na embraiagem LOOOOOOOOOOOOOOOL

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho 16 e faço 17 em Dezembro e ainda nunca conduzi... Ando todo narso com isto pá... Tou desejoso de pegar num bote e nunca mais pá

                                                          Qualquer dia tenho que ir dar uma voltinha no Golf do poder

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A minha primeira vez foi na noite antes de ir ter a 1ª aula de condução, há coisa de 3 anos atrás (um pouco mais), o meu pai lembrou-se que se calhar era boa ideia saber dar uns toques antes de ir ter as aulas. Foi abaixo algumas vezes, mas tirando isso correu bem. Ainda andei a fazer pontos de embraiagem e tal (coitada da embraiagem).

                                                            Depois cheguei à 1ª aula e não conduzi, foi só bla bla bla "ah e tal aquilo é o radiador e isto é o vaso de expansão", nem peguei no carro sequer.

                                                            Bons tempos

                                                            Cumps.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X