Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Choque entre automóvel e comboio faz 4 mortos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Choque entre automóvel e comboio faz 4 mortos

    "Uma colisão entre um veículo de passageiros e um comboio regional, numa passagem de nível sem guarda na Linha do Douro, causou quatro mortos e três feridos graves.
    As sete pessoas envolvidas viajavam todas no veículo particular, um Mercedes 190, segundo informação dos bombeiros, pelo que a lotação estaria acima do legalmente permitido. O acidente aconteceu cerca das 06:00, em Ponte da Quebrada, freguesia de Santa Leocádia, concelho de Baiäo.

    Dois dos feridos graves foram transportados para o hospital de Penafiel e posteriormente um deles para o S. João (no Porto). Segundo o director do Serviço de Urgência do Hospital de Penafiel, Paulo Santos, um dos feridos, um jovem de 15 anos, apresenta «traumatismo craniano» mas encontra-se »clinicamente estável». O segundo ferido que ali deu entrada, uma mulher de 60 anos politraumatizada, encontra-se em «estado grave mas estável». Não foi possivel obter mais esclarecimentos sobre o estado do jovem encaminhado para o Hospital de S. João, Porto, onde deu entrada cerca das 09:20.

    Segundo o presidente da câmara de Baião, as pessoas envolvidas são cinco adultos com idades compreendidas entre os 55 e os 67 anos e dois jovens (15 e 16). Uma das vítimas é o presidente da Junta, Manuel Guedes, e são todos da freguesia de Santa Leocádia. Conheciam bem a estrada a e passagem de nível.
    Além de Manuel Guedes, faleceram neste acidente Sérgio Joaquim Vieira Pereira (55 anos), condutor e proprietário do veículo, Manuel Joaquim Monteiro Lucas (67 anos) e Filomena Rosa Rodrigues Carvalho Pereira (63 anos).
    Iam participar num passeio a Fátima organizado pela câmara de Baião, pelo que estavam a fazer o trajecto para o local de partida do autocarro.
    O passeio a Fátima é uma iniciativa anual da Câmara de Baião destinada aos seniores de todas as freguesias do concelho. Seria uma viagem de três dias, que terminaria na quinta-feira.

    A linha do Douro mantém-se obstruída estando a proceder-se à retirada da viatura. No local estiveram 25 homens e sete viaturas dos bombeiros locais e mais duas equipas do INEM.

    Passagem de nível problemática
    Esta passagem de nível sem guarda iria ser encerrada em breve pela Refer, adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara de Baião. «É uma das passagens de nível que a Refer prevê encerrar. Há um plano que foi acordado com a autarquia há um ano para supressão de cinco passagens de nível sem guarda e de garantia de condições de segurança em mais seis», disse José Luís Carneiro, explicando que há cerca seis meses tinha sido encerrada uma outra passagem de nível perigosa a 50 metros daquela onde hoje ocorreu o acidente.
    «A passagem de nível do acidente estava a ser objecto de um projecto de execução por parte da Refer, mas infelizmente já não foi a tempo de cuidar destas vidas», disse, considerando que a tragédia poderia ainda ter sido maior uma vez que o acidente ocorreu antes da ponte das Quebradas:
    «A ponte é muito alta, talvez mais de 100 metros. O comboio arrastou o carro até meio da ponte e de facto foi por um triz que o comboio - que estava cheio de pessoas -não descarrilou. Podia ter acontecido uma tragédia ainda maior».
    Ambulância com feridos sofre acidente
    A ambulância que transportava dois dos três feridos graves do acidente sofreu um acidente na zona da portagem de Penafiel (A4), a menos de 500 metros do Hospital de Penafiel.
    Segundo o 2º comandante dos Bombeiros de Baião, Orlando Rodrigues, em declarações ao tvi24.pt, tratou-se de «um choque lateral na zona da portagem». «Foi um pequeno acidente», referiu.
    «O pessoal está bem. Os bombeiros só foram ao hospital por precaução», revelou o 2º comandante, acrescentando que o acidente «não agravou a situação dos feridos graves que transportava.
    O transporte dos feridos e dos bombeiros para o Hospital de Penafiel foi prestado pela Cruz Vermelha. " In TVI24


    Mais um caso de acidentes em passagens de nível sem guarda. Há 10 anos que o governo prometeu eliminar estas passagens de níveis e no entanto continuam a perder-se vidas desta forma.

    #2
    Passagens de nivel sem guarda, muitas vezes aliadas à negligência das pessoas dá mau resultado.

    7 pessoas dentro de um carro desses? É complicado.

    RIP

    Comentário


      #3
      pelo que ouvi na RTP1, foram 5 vitimas mortais e dois feridos.
      as passagens de nivel sem guarda continuam a fazer mortes
      RIP

      Comentário


        #4
        Um dos rapazes feridos é familiar de uma empregada minha. Parece que teve alguns danos na zona do ouvido (queixava-se muito), mas pouco sabia, disse ela.

        Ao que parece, tinham ido buscar familiares para irem na camioneta da Junta para Fátima.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mmao Ver Post
          pelo que ouvi na RTP1, foram 5 vitimas mortais e dois feridos.
          as passagens de nivel sem guarda continuam a fazer mortes
          RIP
          As passagens de nível não matam ninguém...quem leva 7 pessoas dentro de um carro com lotação para 5 deixa logo a pulga atrás da orelha sobre se não teria havido facilitismo na passagem da linha!

          Já agora, alguém se lembra das aulas de código, em que diziam uma maneira de tirar o carro da linha se este ficasse imobilizado lá?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
            As passagens de nível não matam ninguém...quem leva 7 pessoas dentro de um carro com lotação para 5 deixa logo a pulga atrás da orelha sobre se não teria havido facilitismo na passagem da linha!

            Já agora, alguém se lembra das aulas de código, em que diziam uma maneira de tirar o carro da linha se este ficasse imobilizado lá?
            Eu lembro (ainda há dias usei essa "tecnica" mas por outro motivo), mas tb lembro que se há um problema com o carro a meio da travessia, deixa-se o carro e salva-se a pele.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
              Eu lembro (ainda há dias usei essa "tecnica" mas por outro motivo), mas tb lembro que se há um problema com o carro a meio da travessia, deixa-se o carro e salva-se a pele.

              Já agora que técnica é essa??

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                As passagens de nível não matam ninguém...quem leva 7 pessoas dentro de um carro com lotação para 5 deixa logo a pulga atrás da orelha sobre se não teria havido facilitismo na passagem da linha!

                Já agora, alguém se lembra das aulas de código, em que diziam uma maneira de tirar o carro da linha se este ficasse imobilizado lá?
                eu por acaso escrevi isso?
                eu escrevi que continuam a fazer mortes e não que as passagens de nivel matam, que para mim é diferente
                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Já agora que técnica é essa??
                é fácil.
                com o carro desligado e com o motor engatado, dár à chave e sair do local, aos solavancos mas sai (se o motor de arranque estiver a funcionar bem)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                  é fácil.
                  com o carro desligado e com o motor engatado, dár à chave e sair do local, aos solavancos mas sai (se o motor de arranque estiver a funcionar bem)

                  Obrigado, esta já não a esqueço!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                    eu por acaso escrevi isso?
                    eu escrevi que continuam a fazer mortes e não que as passagens de nivel matam, que para mim é diferente

                    é fácil.
                    com o carro desligado e com o motor engatado, dár à chave e sair do local, aos solavancos mas sai (se o motor de arranque estiver a funcionar bem)
                    Não percebi isso.... Nem me lembro de me terem ensinado isso e na terra tenho uma dessas passagens da linha do douro....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bricardo Ver Post
                      Não percebi isso.... Nem me lembro de me terem ensinado isso e na terra tenho uma dessas passagens da linha do douro....
                      com o motor desligado e com uma mudança engatada (1ª ou 2ª) e dás à chave a té saires do lugar....
                      convem destravar o travão de mão

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                        com o motor desligado e com uma mudança engatada (1ª ou 2ª) e dás à chave a té saires do lugar....
                        convem destravar o travão de mão
                        Cheira-me que essa receita em carros mais recentes não funciona, para os que se ligam com botão em vez de chave . . .

                        De qualquer modo para os carros onde isso ainda se pode aplicar é sempre bom relembrar!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
                          Cheira-me que essa receita em carros mais recentes não funciona, para os que se ligam com botão em vez de chave . . .

                          De qualquer modo para os carros onde isso ainda se pode aplicar é sempre bom relembrar!

                          é igual, afinal o que eles querem é que o carro de os solavanços, e isso seja de chave seja de botão seja de dizer abre-te sesamo, com a mudança engatada faz sempre

                          Comentário


                            #14
                            a tragédia tem mais uma morte
                            Acidente em Baião: morreu mulher que estava internada em Penafiel | SIC Online

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                              é igual, afinal o que eles querem é que o carro de os solavanços, e isso seja de chave seja de botão seja de dizer abre-te sesamo, com a mudança engatada faz sempre
                              nao faz sempre porque a maioria dos carros com botao de start/stop so ligam o motor se estivermos com o pe na embraiagem, e como tal esse metodo dos solavancos nao funciona, é necessario fazer um arranque normal, com ponto de embraiagem.

                              Comentário


                                #16
                                A mim escandaliza-me como é que ainda é possivel se ter acidentes em passagens de nível.

                                Basta seguir as 3 máximas:

                                Pare, escute e olhe.

                                Quando arrancar, é ouvir e olhar novamente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Corsa1200Sport Ver Post
                                  nao faz sempre porque a maioria dos carros com botao de start/stop so ligam o motor se estivermos com o pe na embraiagem, e como tal esse metodo dos solavancos nao funciona, é necessario fazer um arranque normal, com ponto de embraiagem.

                                  o meu honda civic não precisa de por o pe na embraiagem, mas por acaso o a6 não é de chave e preciso

                                  mas tambem honestamente se um dia ficar no meio da linha e se as cancelas começarem a baixar, isso então que se lixe o carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                    A mim escandaliza-me como é que ainda é possivel se ter acidentes em passagens de nível.

                                    Basta seguir as 3 máximas:

                                    Pare, escute e olhe.

                                    Quando arrancar, é ouvir e olhar novamente.
                                    Por acaso a mim não me admira nada infelizmente, escandaliza-me é ainda haver passagens de nível sem guarda.

                                    Naquele sitio, de onde o senhor vinha é preciso meter o 'capot' na linha para ver ver a linha do lado de onde vinha o comboio.
                                    E aliado ao facilitismo, que de certo ocorreu pois estavam a caminho de uma excursão, deu-se o pior...

                                    Quanto ao outro facilitismo, a lotação do carro, pronto não vou censurar, porque até compreendo ou pelo menos aceito....


                                    Acho é estranho a refer dizer que desde o princípio do ano que 'a bola' está do lado da Câmara de Baião.
                                    EDIT: Sobre esta última já li o esclarecimento, como tal não devem ligar
                                    Editado pela última vez por bricardo; 02 September 2009, 10:37.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                      com o motor desligado e com uma mudança engatada (1ª ou 2ª) e dás à chave a té saires do lugar....
                                      convem destravar o travão de mão
                                      Então a ideia é o carro com os saltos galgar o carril?

                                      hmmm... não sei se resultará, mas espero nunca precisar de o saber.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bricardo Ver Post
                                        Por acaso a mim não me admira nada infelizmente, escandaliza-me é ainda haver passagens de nível sem guarda.

                                        Naquele sitio, de onde o senhor vinha é preciso meter o 'capot' na linha para ver ver a linha do lado de onde vinha o comboio.
                                        E aliado ao facilitismo, que de certo ocorreu pois estavam a caminho de uma excursão, deu-se o pior...

                                        Quanto ao outro facilitismo, a lotação do carro, pronto não vou censurar, porque até compreendo ou pelo menos aceito....


                                        Acho é estranho a refer dizer que desde o princípio do ano que 'a bola' está do lado da Câmara de Baião.
                                        EDIT: Sobre esta última já li o esclarecimento, como tal não devem ligar

                                        mas a passagem de nivel não tinha as luzes??? não tinha as cancelas???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                          mas a passagem de nivel não tinha as luzes??? não tinha as cancelas???
                                          Salvo erro tem 3 placas, stop, passagem de nível e 'pare, escute e olhe'

                                          Penso que por aqui dá para ver:
                                          Notícias País Circulação restabelecida na passagem de nível de Baião onde ocorreu acidente grave 01-09-2009 | Vídeos Notícias | SIC Online

                                          Ou pelo link que já puseram

                                          Comentário


                                            #22
                                            honestamente pensava que todas as passagens de nivel pelo menos tinham os sinais luminosos e sonoros, alem das cancelas, mas ja os sinais ja eram suficientes

                                            Comentário


                                              #23
                                              As passagens de nível são perigosas. Mas só se tornam fatais se ouver negligência por parte dos utentes, foi este o caso, se os ocupantes do automóvel sabiam que era um lugar perigoso, e se inda assim atravessaram com 7 em lugar de 5 pessoas...que é que estamos à espera, que o motorista do comboio seja culpado? Muita sorte ele teve em o comboio não ter descarrilado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                As passagens de nível são perigosas. Mas só se tornam fatais se ouver negligência por parte dos utentes, foi este o caso, se os ocupantes do automóvel sabiam que era um lugar perigoso, e se inda assim atravessaram com 7 em lugar de 5 pessoas...que é que estamos à espera, que o motorista do comboio seja culpado? Muita sorte ele teve em o comboio não ter descarrilado.

                                                quem ler isso ainda pensa, se so la fossem 5 nada disto tinha acontecido

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Um RH de 90 com 7 pessoas lá dentro, deve ter pifado na pior altura...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                    quem ler isso ainda pensa, se so la fossem 5 nada disto tinha acontecido
                                                    Também não é assim, nem foi isso que quis mostrar.

                                                    Apenas quis realçar que por vezes as pessoas são negligentes, mesmo sabendo o perigo que têm à frente e ainda mais sendo ábito passar ali muitas vezes e conhecer muito bem o local (este é que é o maior erro).

                                                    Mas pode-se por a coisa a outro ponto, se os ocupantes permitiram que fossem mais 2 pessoas no carro que o devido mesmo que fosse por um curto espaço de tempo, estiveram a ser negligentes, e se o foram neste ponto porque não o poderão ter sido quando atravessaram a passagem de nível?

                                                    P.S. Não podemos confiar no dia-a-dia, pois é nestas ocasiões, em que já estamos abituados, que agimos quase como automáticamente e que somos traídos. Infelizes aqueles que sofreram o acidente e que estão a viver as suas mortes.

                                                    Mas que isto sirva de exemplo, ue as pessoas quando atravessarem uma passagem de nível, se lembrem destra tragédia!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Também não é assim, nem foi isso que quis mostrar.

                                                      Apenas quis realçar que por vezes as pessoas são negligentes, mesmo sabendo o perigo que têm à frente e ainda mais sendo ábito passar ali muitas vezes e conhecer muito bem o local (este é que é o maior erro).

                                                      Mas pode-se por a coisa a outro ponto, se os ocupantes permitiram que fossem mais 2 pessoas no carro que o devido mesmo que fosse por um curto espaço de tempo, estiveram a ser negligentes, e se o foram neste ponto porque não o poderão ter sido quando atravessaram a passagem de nível?

                                                      P.S. Não podemos confiar no dia-a-dia, pois é nestas ocasiões, em que já estamos abituados, que agimos quase como automáticamente e que somos traídos. Infelizes aqueles que sofreram o acidente e que estão a viver as suas mortes.

                                                      Mas que isto sirva de exemplo, ue as pessoas quando atravessarem uma passagem de nível, se lembrem destra tragédia!

                                                      nisso de negligencia acredito, porque por muito pouca que fosse a visibilidade um comboio é algo grande e que faz barulho, mas eles na volta confiaram em algo que não deviam

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                        nisso de negligencia acredito, porque por muito pouca que fosse a visibilidade um comboio é algo grande e que faz barulho, mas eles na volta confiaram em algo que não deviam
                                                        Não é assim tão linear, infelizmente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          as vezes o problema é o facilitismo

                                                          se eu morar junto a 1 linha de comboio ou se passar numa linha sempre a mesma hora, vejo que a hora referida nunca passa 1 comboio

                                                          e poderia tambem ser isso, o comboio ja passou aqui a 10 minutos, logo é a grande

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                            quem ler isso ainda pensa, se so la fossem 5 nada disto tinha acontecido

                                                            Nunca se sabe se foi essa a causa, o vizinho disse que o carro já teve algumas dificuldades em arrancar a por de casa, dado que a passagem de nivel é numa estrada a subir bastante poderia muito bem o excesso de peso ter influenciado a marcha do carro. Pode o motor ter ido a baixo por causa do peso por ex.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X