[Estradas] EN2 A estrada que atravessa o país - Página 9

Página 9 de 9 PrimeiraPrimeira ... 89
A mostrar resultados 241 para 262 de 262
Like Tree135Likes

Título: EN2 A estrada que atravessa o país

Piloto Veterano ClioII's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
    Mesmo sem pandemia, quando faço as minhas viagens, opto por fazer piquenique: compro frango assado (ou qualquer outro tipo de churrasco), pãozinho, bebidas, batatas fritas e escolho um local aprazível no percurso para fazer o piquenique. Só tem vantagens: contacto direto com a natureza; mais divertido e até se poupa na carteira. Agora, com a pandemia, acrescenta-se a questão mais uma vantagem: maior segurança.
    Por questões de segurança também temos contornado os restaurantes e já fiz mais piqueniques este ano do que nos últimos cinco. Trata-se de fazer umas sandes em casa, ou uma pizza (no limite lá vai uma pizza de takeaway), fruta, água e aí vamos nós!

Chefe de Equipa msantos's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
    Mas esse traçado original tem os marcos restaurados e há referências ao facto de ser uma rota histórica.

Mas quem sai de Vila de Rei e se limita a seguir as placas acaba por fazer o novo traçado, que foi o que fiz, descansado da vida.

Fui agora consultar o guia “oficial” que adquiri na altura e há referência a esta situação.

E sim, a variante é precisamente entre Vila de Rei e um pouco abaixo do Sardoal.
    Que guia é esse?
    Parece porreiro!

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
    Mesmo sem pandemia, quando faço as minhas viagens, opto por fazer piquenique: compro frango assado (ou qualquer outro tipo de churrasco), pãozinho, bebidas, batatas fritas e escolho um local aprazível no percurso para fazer o piquenique. Só tem vantagens: contacto direto com a natureza; mais divertido e até se poupa na carteira. Agora, com a pandemia, acrescenta-se mais uma vantagem: maior segurança.
    Nada contra isso mas para mim isso não dá porque grande parte do divertimento deste género de passeios pafra mim e para a minha mulher é precisamente ir conhecer a gastronomia local e restaurantes emblemáticos por onde vou passando.
    Não foi à toa que pedi sugestões para restaurantes.

No entanto é engraçado que uma das refeições mais memoráveis que tenho em passeio com a minha mulher foi em Espanha perto de Santander, em que levei uma data de barretes em restaurantes por onde fui passando nessa Road Trip Espanhola, em que decidimos ir ao supermercado e compramos fiambre, queijo, pão e mais umas coisas e estacionamos à beira de um rio num vale lindo e o almoço soube espectacularmente bem.
    Mas hoje em dia com as "intenets" também é mais fácil de escolher restaurantes e não levar barretes, naquela altura andava com um guia michelin na mão e mais nada.
    Ruie34 e EscapeLivre gostam disto.

Piloto de Testes mdbc's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    Que guia é esse?
    Parece porreiro!
    É o suposto guia oficial, da editora Foge Comigo.

Custou-me 20€, mas achei que valeu a pena. Comprei na loja Templo N2, em Chaves, junto ao Km 0.
    msantos gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

É o suposto guia oficial, da editora Foge Comigo.

Custou-me 20€, mas achei que valeu a pena. Comprei na loja Templo N2, em Chaves, junto ao Km 0.
    Obrigado pela dica!

Se fizer a N2 a ver se compro.

Chefe de Equipa EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    "Às vezes é no meio do silêncio que descubro as palavras por dizer"

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Por questões de segurança também temos contornado os restaurantes e já fiz mais piqueniques este ano do que nos últimos cinco. Trata-se de fazer umas sandes em casa, ou uma pizza (no limite lá vai uma pizza de takeaway), fruta, água e aí vamos nós!
    Se o restaurante cumprir com as normas, o risco de contágio é extremamente baixo, aliás há regiões do país com poucos ou nenhuns casos e há cafés e restaurantes abertos com as devidas medidas.

Piloto de Kart fluis2's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Boa tarde,

Já fiz a N2, terminei na quinta-feira passada. Comecei em Chaves e terminei em Faro, usando a minha autocaravana.
    Não vi tantas autocaravanas a fazer a N2, como estava à espera, nesta altura parece-me que serão os motards, quem em maior número está a fazer esta rota. Adquiri o livro que foi apresentado mais acima (https://www.rotan2.pt/merchandise Portugal de norte a sul pela mítica estrada nacional 2).
    Tive também o passaporte da estrada nacional 2, que foi oferecido pelo posto de Turismo de Chaves.
    Fiz os possíveis por não prejudicar ninguém com o meu passeio, sempre que se aproximava um ponto que eu tinha assinalado do livro (exemplo azulejo da Mabor do Nitrato do Chile, casa de Cantoneiro, Marco especial, etc), tentava arranjar maneira de não estar nenhum veículo atrás de mim, chegava a encostar num local que o permitisse, para depois poder passar no ponto, sem veículo à vista, facilitei sempre que possível as ultrapassagens e recebi muitas vezes 4 piscas agradecidos de volta.
    Parti o percurso nas seguintes etapas:
    Chaves-Lamego
    Lamego-Penacova
    Penacova-Sertã
    Sertã-Abrantes
    Abrantes-Montargil
    Montargil-Aljustrel
    Aljustrel-Faro.

Fiz 2 etapas mais pequenas do que estava a pensar, porque devido ao calor que apanhei resolvi aproveitar, 2 períodos mais prolongados em Praias Fluviais para refrescar.
    As paisagens são magnificas, destaco aqui o troço Santa Marta Penaguião – Peso da Régua e Peso da Régua- Lamego.
    Mas o que retenho mais, são o contacto e conversa com os habitantes por onde se passa, bem como a gastronomia diferente e respetiva simpatia de quem nos recebe:
    Presunteca em Lamego
    Cozinha tradicional do Mezio (junto a Catro Daire), arroz de Feijão com Salpicão (imperdível)
    Café Turismo em Penacova (doces conventuais do Lorvão)
    Central Bar em Vila Nova de Poiares (diria obrigatória a paragem aqui, pelo dinamismo do proprietário e por todo o merchadising alusivo à N2 que ele tem)
    Restaurante Beira Rio - Junto a Gois
    Pastelaria Tágide em Rossio ao Sul do Tejo
    Confeitaria da Avenida em Ponte de Sor
    Snack Bar o Ciborro na povoação com o mesmo nome, junto ao Marco 500, perto de Montemor-o-Novo.
    Sabores da Avó em Alcáçovas
    Restaurante o Medronho em Almodôvar
    Sabores da Rota em Almodôvar
    Tesouros de Serra no Tesoureiro em São Braz de Alportel.

Não é fácil fazer todo o percurso pela N2:
    • O GPS IGO que tinha, passa a vida a querer ir por outras estradas, principalmente mais a Norte.
    • No Peso da Régua, devido a sentido único, acabamos por ser obrigados a deixar o traçado original da N2, mas na saída para Lamego seguimos sem dúvida pela N2.
    • Na saída de Castro Daire devido a obras a N2 está cortada, e somos obrigados a ir por um caminho alternativo até se conseguir retomar a N2 nas termas do Carvalhal
    • Em Viseu, consegui fazer a sua travessia integralmente pelo traçado da N2 mas após a saída em Vila Chã de Sá, a N2 ficou inacessível para mim já que fica do outro lado de um túnel sob a IP3, túnel esse com altura máxima de 2,5 metros e a minha autocaravana tem 3 Mt, tive de apanhar o IP3 e sair mais à frente.
    • Depois mais à frente na zona de Santa Comba Dão/Aguieira, temos várias placas indicando a rota N2 para estreitos troços de estrada paralelos à IP3, troços que me parece terem sido um desenrasque por que a IP3 deve ter esmagado a N2 nessas zonas, depois um pouco mais à frente não há outra solução senão entrar mesma na IP3, porque devido à barragem da Aguieira, a antiga ponte e a estrada N2 ficaram submersos pela água da barragem.
    • Entre Vila de Rei e Abrantes (mais propriamente Alferrarede) existem dois traçados da N2, a original e a nova variante, qualquer um deles tem marcos a dizer N2, só que os da nova Variante são diferentes em termos de design, e se vierem pela nova variante quando chegarem a Alferrarede, a numeração dos marcos não coincide quando se encontram a velha e a nova.

Mais à frente após Mora e até Aljustrel a N2, passa a R2, e é essa a designação que estão nos marcos apesar dos km estarem em continuidade com os da N2.
    Faro tem o Marco do 738 numa rotunda, mas se seguirem a pé pela rua de São Braz de Alportel (ainda é N2) ainda encontram um marco dos que dividem as centenas de metros, que indica 738,5
    Última edição por fluis2 : 30-07-20 às 17:43:27

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Confeitaria d'avenida conheço bem e é excelente.
    É bom ir lendo mais relatos da N2, para aguçar mais

Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Boa tarde,

Uma pequena selecção de fotos:
    Marco zero, rotunda em chaves perto da Ponte Romana de Trajano em chaves:

Infelizmente completamente pejada de autocolantes quase que não se percebe.

As caves de Santa Marta de Penaguião, vendem ao público este seleção com rotulo da EN2:

Muitos comerciantes perceberam que podiam beneficiar, com a rota da N2, e, aderiram carimbando os passaportes e chamando a atenção para isso (este exemplo é em Lamego Km 104);

Em Penacova junto ao posto de Turismo e Câmara Municipal, temos esta curiosa placa:

Quando fomos carimbar o passaporte ao turismo, deram-nos estes brindes (a vista do café do Turismo entre outros para a praia fluvial do Reconquinho é qualquer coisa):

Em Gois:
    (Gostava de perceber porquê esta fobia de colocar autocolantes, aqui alguém colou um autocolante que o Café junto ao KM0 e que se chama precisamente Km0 nos dá):

O Marco do Diabo:

A rotunda Em Faro com o 738 (O Espumante comprado ao Km 105 directamente nas caves da Raposeira, para brindar no final):

Como referi o marco 738,5:

Confirmado com estas placas indicativas:

DistanciaChaves.jpg
    KM7385.jpg

Km738.jpg
    MarcodoDiabo.jpg
    Km270Gois.jpg

Lamego.jpg

MarcoZero.jpg

VinhoEN2.jpg
    JuntoAoTurismoPenacova.jpg

BrindesPenacova.jpg
    Última edição por fluis2 : 29-07-20 às 12:34:10
    LinoMarques, nto, eblase and 7 others like this.

Piloto de Fórmula 1 Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito EN2 A estrada que atravessa o país

Citação Originalmente Colocado por fluis2 Ver Post
    Boa tarde,

Já fiz a N2, terminei na quinta-feira passada. Comecei em Chaves e terminei em Faro, usando a minha autocaravana.
    Não vi tantas autocaravanas a fazer a N2, como estava à espera, nesta altura parece-me que serão os motards, quem em maior número está a fazer esta rota. Adquiri o livro que foi apresentado mais acima (https://www.rotan2.pt/merchandise Portugal de norte a sul pela mítica estrada nacional 2).
    Tive também o passaporte da estrada nacional 2, que foi oferecido pelo posto de Turismo de Chaves.
    Fiz os possíveis por não prejudicar ninguém com o meu passeio, sempre que se aproximava um ponto que eu tinha assinalado do livro (exemplo azulejo da Mabor do Nitrato do Chile, casa de Cantoneiro, Marco especial, etc), tentava arranjar maneira de não estar nenhum veículo atrás de mim, chegava a encostar num local que o permitisse, para depois poder passar no ponto, sem veículo à vista, facilitei sempre que possível as ultrapassagens e recebi muitas vezes 4 piscas agradecidos de volta.
    Parti o percurso nas seguintes etapas:
    Chaves-Lamego
    Lamego-Penacova
    Penacova-Sertã
    Sertã-Abrantes
    Abrantes-Montargil
    Montargil-Aljustrel
    Aljustrel-Faro.

Fiz 2 etapas mais pequenas do que estava a pensar, porque devido ao calor que apanhei resolvi aproveitar, 2 períodos mais prolongados em Praias Fluviais para refrescar.
    As paisagens são magnificas, destaco aqui o troço Santa Marta Penaguião – Peso da Régua e Peso da Régua- Lamego.
    Mas o que retenho mais, são o contacto e conversa com os habitantes por onde se passa, bem como a gastronomia diferente e respetiva simpatia de quem nos recebe:
    Presunteca em Lamego
    Cozinha tradicional do Mezio (junto a Catro Daire), arroz de Feijão com Salpicão (imperdível)
    Café Turismo em Penacova (doces conventuais do Lorvão)
    Central Bar em Vila Nova de Poiares (diria obrigatória a paragem aqui, pelo dinamismo do proprietário e por todo o merchadising alusivo à N2 que ele tem)
    Restaurante Beira Rio - Junto a Gois
    Pastelaria Tágide em Rossio ao Sul do Tejo
    Confeitaria da Avenida em Ponte de Sor
    Snack Bar o Ciborro na povoação com o mesmo nome, junto ao Marco 500, perto de Montemor-o-Novo.
    Sabores da Avó em Alcáçovas
    Restaurante o Medronho em Almodôvar
    Sabores da Rota em Almodôvar
    Tesouros de Serra no Tesoureiro em São Braz de Alportel.

Não é fácil fazer todo o percurso pela N2:
    O GPS IGO que tinha, passa a vida a querer ir por outras estradas, principalmente mais a Norte, no Peso da Régua, devido a sentido único, acabamos por ser obrigados a deixar o traçado original da N2, mas na saída para Lamego seguimos sem dúvida pela N2, na saída de Castro Daire devido a obras a N2 está cortada, e somos obrigados a ir por um caminho alternativo até se conseguir retomar a N2 nas termas do Carvalhal, em Viseu, consegui fazer a sua travessia integralmente pelo traçado da N2 mas após a saída em Vila Chã de Sá, a N2 ficou inacessível para mim já que fica do outro lado de um túnel sob a IP3, túnel esse com altura máxima de 2,5 metros e a minha autocaravana tem 3 Mt, tive de apanhar o IP3 e sair mais à frente. Depois mais à frente na zona de Santa Comba Dão/Aguieira, temos várias placas indicando a rota N2 para estreitos troços de estrada paralelos à IP3, troços que me parece terem sido um desenrasque por que a IP3 deve ter esmagado a N2 nessas zonas, depois um pouco mais à frente não há outra solução senão entrar mesma na IP3, porque devido à barragem da Aguieira, a antiga ponte e a estrada N2 ficaram submersos pela água da barragem.
    Entre Vila de Rei e Abrantes (mais propriamente Alferrarede) existem dois traçados da N2, a original e a nova variante, qualquer um deles tem marcos a dizer N2, só que os da nova Variante são diferentes em termos de design, e se vierem pela nova variante quando chegarem a Alferrarede, a numeração dos marcos não coincide quando se encontram a velha e a nova.
    Mais à frente após Mora e até Aljustrel a N2, passa a R2, e é essa a designação que estão nos marcos apesar dos km estarem em continuidade com os da N2.
    Faro tem o Marco do 738 numa rotunda, mas se seguirem a pé pela rua de São Braz de Alportel (ainda é N2) ainda encontram um marco dos que dividem as centenas de metros, que indica 738,5
    Bom resumo.

Em Aljustrel tinhas “O Cabecinha”...

Sentiste as detonações da mina?
    fluis2 gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Bom resumo.

Em Aljustrel tinhas “O Cabecinha”...

Sentiste as detonações da mina?
    "O Cabecinha", por acaso passou-me ao lado, fica a referencia para uma proxima, jantei (e não referi) no "Mirante" junto à praça de Touros
    As detonações da mina, não senti não.
    Ruie34 gosta disto.

Data de Registo
    Jul 2012

Por Defeito

Quando passo nessa zona de minas tento sempre olhar para os estaleiros para ver se encontro visualmente o sítio onde está o " alçapão " para ir lá para baixo...mas imagino que só se consiga perceber entrando no recinto...

Piloto de Fórmula 1 Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Quando passo nessa zona de minas tento sempre olhar para os estaleiros para ver se encontro visualmente o sítio onde está o " alçapão " para ir lá para baixo...mas imagino que só se consiga perceber entrando no recinto...
    As de Aljustrel não têm propriamente um “alçapão”. É uma entrada tipo túnel, cuja estrada desce em caracol, até quase aos 600m de profundidade. Brutal quando te cruzas com um Dumper de 70 ton ...

Nas de Loulé já é mais parecido com um alçapão, porque a entrada é de elevador vertical.
    msantos, EscapeLivre and fluis2 like this.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Obrigado pela partilha fluis2, sempre dá para tirar umas ideias.
    Infelizmente não posso ir tantos dias, mas tenho a "vantagem" de não precisar de perder tanto tempo junto a Chaves porque ainda há pouco tempo por lá andei e vi o que queria, por acaso ainda fiz uns km bons na EN2.

Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Boa tarde,

msantos, o engraçado dessa rota, é que se pode fazer no dobro dos dias que eu fiz (se quiser ver todos os castelos, igrejas, etc.) mas também se pode fazer em metade dos dias. Tudo depende do que se pretende, por acaso também já conhecia muitos dos pontos atravessados pela N2 (Chaves, Peso da Régua, Viseu, Castro Daire, Vila de Rei, Ponte de Sôr, e mais), mas sempre aproveitei para ver ou rever algumas, por exemplo (re)visitei as Termas de Pedras Salgadas, e constatei que está com uma dinâmica muito superior à última vez que lá tinha estado em 2013, que parecia quase ao abandono.
    Na minha opinião, de Mora para baixo, é sempre mais rápido, porque as povoações vão-se tornando mais espaçadas. Já agora qual o meio que vai usar, mota?
    Eu diria para passar sem falta no Turismo em Penacova (Km 238), que dão uns brindes engraçados, e no Km 248 (VN Poiares), no central Bar onde irá encontrar o Sr. Rogério Lima, uma das personalidades mais carismáticas que se encontra ao longo da N2, além de ter possivelmente o mais completo merchadising de toda a N2, o Snack Bar o Ciborro no Km 500, e o Tordo no Torrão (Km 565), também são pontos emblemáticos para uma paragem.
    msantos gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Boa tarde,

msantos, o engraçado dessa rota, é que se pode fazer no dobro dos dias que eu fiz (se quiser ver todos os castelos, igrejas, etc.) mas também se pode fazer em metade dos dias. Tudo depende do que se pretende, por acaso também já conhecia muitos dos pontos atravessados pela N2 (Chaves, Peso da Régua, Viseu, Castro Daire, Vila de Rei, Ponte de Sôr, e mais), mas sempre aproveitei para ver ou rever algumas, por exemplo (re)visitei as Termas de Pedras Salgadas, e constatei que está com uma dinâmica muito superior à última vez que lá tinha estado em 2013, que parecia quase ao abandono.
    Na minha opinião, de Mora para baixo, é sempre mais rápido, porque as povoações vão-se tornando mais espaçadas. Já agora qual o meio que vai usar, mota?
    Eu diria para passar sem falta no Turismo em Penacova (Km 238), que dão uns brindes engraçados, e no Km 248 (VN Poiares), no central Bar onde irá encontrar o Sr. Rogério Lima, uma das personalidades mais carismáticas que se encontra ao longo da N2, além de ter possivelmente o mais completo merchadising de toda a N2, o Snack Bar o Ciborro no Km 500, e o Tordo no Torrão (Km 565), também são pontos emblemáticos para uma paragem.
    Pois eu em termos de localidades onde devo perder mais tempo é de Montargil para baixo que é o que conheço pior, das localidades mais acima de Montargil onde penso perder mais tempo em visitas será Vila Real que nunca lá fui sem ser de passagem, Lamego também quero ver com um pouco de atenção...mas tenho que investigar melhor as localidades
    A minha ideia será fazer 3 ou 4 dias, isto sem contar com o dia de ir até Chaves e depois o dia de regresso a casa a partir de Faro.
    Não vou de moto porque a minha moto só tem um lugar e a ideia é a minha mulher ir comigo porque não quero acabar divorciado.
    O plano é ir de MX-5 com a capota para baixo o maior numero de km possível, se forem os 739 km sem capota melhor.

Mas infelizmente dificilmente será este ano, tanto que tenho as férias quase à porta pelo que deveria ter já os hotéis pensados e reservados e não tenho nada feito mas sempre vou vendo por aqui os relatos pois de certeza que irei fazer esta estrada mais cedo ou mais tarde

Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Boas novamente,

Em vila Real, visite a Casa Lapão e prove as cristas de Galo e as Covilhetes.
    msantos gosta disto.

Piloto de Testes mdbc's Avatar
    Data de Registo
    May 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por msantos Ver Post
    Pois eu em termos de localidades onde devo perder mais tempo é de Montargil para baixo que é o que conheço pior, das localidades mais acima de Montargil onde penso perder mais tempo em visitas será Vila Real que nunca lá fui sem ser de passagem, Lamego também quero ver com um pouco de atenção...mas tenho que investigar melhor as localidades
    A minha ideia será fazer 3 ou 4 dias, isto sem contar com o dia de ir até Chaves e depois o dia de regresso a casa a partir de Faro.
    Não vou de moto porque a minha moto só tem um lugar e a ideia é a minha mulher ir comigo porque não quero acabar divorciado.
    O plano é ir de MX-5 com a capota para baixo o maior numero de km possível, se forem os 739 km sem capota melhor.

Mas infelizmente dificilmente será este ano, tanto que tenho as férias quase à porta pelo que deveria ter já os hotéis pensados e reservados e não tenho nada feito mas sempre vou vendo por aqui os relatos pois de certeza que irei fazer esta estrada mais cedo ou mais tarde
    Já eu nunca escolhi hotel antes das 18h de cada dia de viagem. Experimenta!

Data de Registo
    Oct 2006

Por Defeito

Experimenta?!
    À conta de fazer isso, já cheguei a estar em Espanha quase à meia noite e ainda não ter onde dormir.

Mas em tempos de Covid se eu não for com tudo marcado e em hotéis que inspirem confiança tenho a certeza que a minha mulher não quer ir.

Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

Já fiz isso e tive de dormir em cada barraco... Na...É melhor programar.

Chefe de Equipa sempreabrir's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Boas novamente,

Em vila Real, visite a Casa Lapão e prove as cristas de Galo e as Covilhetes.
    E o pito.

Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!

Por Defeito

Para ter pito tem de ir até Vila Real??

Página 9 de 9 PrimeiraPrimeira ... 89