Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Respeitem as EN!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Respeitem as EN!

    É incrível como as nossas EN estão a desaparecer. Principalmente os autarcas estão a destruir as nossas EN. Fazem delas autenticas ruas da sua terriola.
    E mesmo fora das suas localidades, mas sob a sua influência, se existe um cruzamento que dá acesso a duas casas, constrói-se já uma rotunda. Há uns 20 anos atrás eram os semáforos. Terrinha que não tivesse uns semáforos não era evoluída.
    Se alguém atropela uma galinha na passagem pela terrinha, colocam-se já umas lombas. Agora estão na moda as passadeiras elevadas.
    E depois ainda temos "as toupeiras": vem a EDP faz um rasgo. Fica em terra uns meses, depois lá se remenda o asfalto. Mas fica um trabalho muito bem feito. É para testar as suspensões. Se estamos próximos das eleições lá decidem colocar um tapete novo. Passam as eleições, vem a PT e rasga. Passados 15 dias de estar tapado vem a ZON ou outra qualquer...
    Basta. Respeitem as EN!!

    #2
    Tens toda a razao no que dizes dos rasgos de estrada. É uma vergonha...

    Sem duvida que as Estradas Nacionais fazem parte da Identidade de um País.

    Têm os seus pontos negativos, mas sem dúvida que viajar (pelo simples prazer de conhecer novos sitios) por Estradas Nacionais, transmite um conhecimento e um encanto que nao se consegue de nenhuma outra forma.

    Aquilo que se perde em tempo, compoarando com uma Auto Estrada, ganha-se em vida e em prazer de contactar com os locais e respectivos habitantes.

    Descobrir sitios unicos e paisagens lindas.

    Viva as Estradas Nacionais.

    OBS: Não me refiro a EN tipo N10, N117, etc, etc. Que em grande parte do seu percurso sao uma loucura de transito e confusao.

    Comentário


      #3
      Quando se atropela uma galinha? É assim que falas sobre o flagelo dos atropelamentos em centenas e centenas de aldeias que têm nacionais a passar no seu centro?

      Se fossem teus familiares não falavas assim...

      Comentário


        #4
        Uma das melhores EN que conheço é a N222, que atravessa Portugal de Gaia a V.N.Foz Côa (penso eu), sempre na margem sul do Douro.

        Uma viagem fantástica.

        Mas este espírito na realidade está a perder-se como é referido nestes posts!

        Comentário


          #5
          Perde-se um pouco espirito de desfrutar das nacionais devido à sociedade em que se vive hoje.

          Anda tudo a correr para todo o lado.

          Ninguem tem nem quer ter para passear à moda antiga.

          Por exemplo, um casal vai passar um fim de semana ao sitio X, sai de casa apanha a Auto Estrada e pimbas, sai à porta do hotel. No regresso igual.

          Porque?

          Grande parte da populaçao quer é Auto Estradas e andar a 160 para chegar rapido de um lado ao outro.

          Nao se desfruta. Cada vez menos as pessoas sabem apreciar as coisas boas da vida...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
            Ninguem tem nem quer ter para passear à moda antiga.
            Apesar de não estar habituado a fazer grandes viagens, ainda sou dos que prefere a diversidade ambiental das nacionais em vez da monotonia das AE's, mas também não é todos os dias que faço.

            AE's se não for para esticar, é para adormecer.

            Comentário


              #7
              eu nao me importo de andar nas nacionais mas vou dar um exemplo que é o que uso mais Coimbra Leiria (um pouco mais á frente) a estrada esta uma valente caca buracos ,remendo mal feitos, piso degradado, riscos no chao são poucos que de noite por vezes é dificil de saber de que lado da estrada é que vamos , isto para nao falar no transito que existe e das poucas zonas de ultrapassagem e dos varios radares escondidos(mas ai nao é culpa da Nacional). As nacionais são muito porreiras porque podemos ver um pais diferente do que aquele q se ve nas AE .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                Uma das melhores EN que conheço é a N222, que atravessa Portugal de Gaia a V.N.Foz Côa (penso eu), sempre na margem sul do Douro.

                Uma viagem fantástica.

                Mas este espírito na realidade está a perder-se como é referido nestes posts!
                Acho que já fiz o trajecto completo nela, penso eu, desde Foz Côa, régua, Porto... Tênho-a há porta e percorro-a muitas vezes (vivo em Gaia).

                Acho que estão a esquecer-se das EN e no fundo são as mais importantes porque, se as autoestradas são importantes porque nos levam onde cremos mais rápido, que seria delas se não existisse as EN para as complementar? ou seja, no fundo as EN são bem mais importantes que as AE, e por vezes até podemos gaanhar tempo numa boa AE, mas vamos perdê-lo se tivermos de percorrer um troço numa AE degradada!

                Não há percurso mais bonito que viajar em EN, aqui em casa ainda existe esse hábito, se formos a algum lado sem pressas a primeira preferência são as EN ou vias rápidas sem portagem. até porque as portagens estão demasiado caras!

                Uma das melhores estradas nacionais que conheço é a EN221, que percorro nos conselhos de Mogadouro e Miranda do Douro, uma autêntia AE com duas fachas de rodagem, uma para cada lado, aguenta-se bem a 120, 140, o único problema é o gelo no inverno, e as localidades que se atravessa para descontrair. Quando volto para o Porto, após ter circulado cerca de 25km na 221, apanho outra EN que liga Mogadouro a Macedo, o pesadelo da maioria das pessoas. Neste momento tem piso novo, mas já esteve bem esboracada até há bem pouco tempo. Uma estrada em que se tem de ter bem o pé no travão, pois são mais de 300 curvas em cerca de 50km! Um percurso turtuoso e enjoativo para a maioria das pessoas, mas eu até acho piada aquelas curvas contracurvas! Contudo, um percurso bastante interessante, onde se cruza o ria Sabor, que em breve estará destruído por causa de uma barragem!

                Neste momento de minha casa lá, a andar bem faz-se os 260km em 2h45min, mas "brevemente" este tempo e distamcia encurtar-se-á, porque está projectado o IC5 que irá servir esta região e cortar este troço de viagem. Projecto o qual reflecte a borrocacia portuguesa, pois a proposta está feita e aprovada á várias anos, se calhar já há dez anos que se fala nesta estrada que só agora estão a distribuir troços para as diversas empresas começarem a fazer! O perfil é de duas fachas de rodagem para cada direcção, o grande problema é se colocam portagem (como têm vindo a fazer)!

                Aproveito e falo também na AE Porto-Bragança, como circulo nesta zona, posso afirmar que acho um erro a construção desta autoestrada, sou a favor se ela for feita apenas até Vila Real (ligação ao IC3), porque a partir daí o tráfego diário não justificaria a AE, e para além de mais o IP4 é a unica opção para os utilizadores, pois a EN é demasiado tortuosa para ser alternativa. No IP4 o único problema é o limite de velocidade e viaturas dentro dele, porque caso contrário, dá para andar quase tanto como na A4!

                Desculpem o testamento, mas achei importante falar sobre isto, pois passo lá algum tempo vou lá com frequência. Acho também importante porque o distrito de bragança e vila real carecem de boas estradas, principalmente sendo zona que poderia atrair turismo rural e também nos invernos rigorosos as estradas não ajudão nada por causa do gelo!

                Fica então o convite a todos os foristas a irem dar uma volta para conhecerem esta zona que tem uma beleza há sua maneira, especialmete na minha zona, o planalto mirandês, uma boa altura é na primavera, com o espectáculo das amendoeiras em flor, para comer uma boa posta de vitela mirandesa ou um bom prato de casulas, entre outros, e ouvirem musica tradicional, nomeadamente os gaiteiros de fole e os pauliteiros!



                E claro sempre por estradas nacionais, boas ou más! com curvas (e muitas) ou sem elas!

                Comentário


                  #9
                  Este ano fizemos a viagem Porto-Régua por estrada, o ideal seria no rio, bastante bonito e adorava passar pelas eclusas, mas adiante. Até Entre-os-Rios seguimos pela Nacional 108, e depois pela Nacional 222 e sim senhora são estradas magníficas com paisagens de cortar a respiração (ainda que já densamente urbanizadas), até foi bastante agradável, mas para uma pessoa que se desloque todos os dias de um ponto ao outro e tenha de utilizar uma destas estradas é um pouco complicado. O traçado e os semáforos com limitação de velocidade ajudam bastante a aumentar o tempo de viagem.

                  Comentário


                    #10
                    Mas tanto a N108 como a N222 melhoraram muito, há uns anos na zona de Entre-os-Rios e Castelo de Paiva era o degredo, só buracos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                      É incrível como as nossas EN estão a desaparecer. Principalmente os autarcas estão a destruir as nossas EN. Fazem delas autenticas ruas da sua terriola.
                      E mesmo fora das suas localidades, mas sob a sua influência, se existe um cruzamento que dá acesso a duas casas, constrói-se já uma rotunda. Há uns 20 anos atrás eram os semáforos. Terrinha que não tivesse uns semáforos não era evoluída.
                      Se alguém atropela uma galinha na passagem pela terrinha, colocam-se já umas lombas. Agora estão na moda as passadeiras elevadas.
                      E depois ainda temos "as toupeiras": vem a EDP faz um rasgo. Fica em terra uns meses, depois lá se remenda o asfalto. Mas fica um trabalho muito bem feito. É para testar as suspensões. Se estamos próximos das eleições lá decidem colocar um tapete novo. Passam as eleições, vem a PT e rasga. Passados 15 dias de estar tapado vem a ZON ou outra qualquer...
                      Basta. Respeitem as EN!!
                      completamente de acordo. N sei o que aconteceu mas desconfio que as pessoas que faziam as estradas e os arranjos das mesma de forma satisfatoria se reformaram todas porque hoje em dia o arranjo fica pior que o buraco.

                      Comentário


                        #12
                        Há estradas quase míticas como a N1 e N2.
                        É pena estarem a ser muito alteradas, é só rotundas, arranjinhos pseudo-urbanisticos, lombas, troços cortados.

                        É lamentável, porque daqui a alguns anos não teremos uma memórica rodoviária histórica, estas estradas fazem parte do nosso património tanto como os automóveis clássicos ou mesmo mais.

                        Ainda para mais isto podia ser evitado porque temos tido uma profusão de AE's, IC's, IP's, variantes ás localidades que deviam permitir a manutenção destas vias como vias "típicas"

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X