Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vias de Alta Ocupação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vias de Alta Ocupação

    Os acessos às cidades de Lisboa e Porto deverão ganhar no próximo Verão vias próprias para veículos com dois ou mais ocupantes, uma medida prevista nos planos para a melhoria da qualidade do ar destas duas regiões.

    De acordo com os programas de execução dos planos de melhoria da qualidade do ar das regiões Lisboa e Vale do Tejo e do Norte, publicados quarta-feira em Diário da República, estes corredores especiais poderão funcionar em simultâneo com as vias para transportes públicos (BUS) em acessos com pelo menos três faixas de rodagem.

    No caso da cidade de Lisboa, segundo disse à Lusa Francisco Ferreira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, que participa na coordenação do programa de execução da região de Lisboa e Vale do Tejo, todos os acessos deverão ganhar este corredor, à excepção da auto-estrada do Sul (A2). "Estas vias serão introduzidas em todos os acessos à cidade, desde a auto-estrada de Cascais [A5], até ao IC19 [Sintra-Lisboa], passando pela auto-estrada do Norte [A1), à excepção da Auto-estrada do Sul, que pelas suas características, como termina em ponte, foi excluída", explicou.

    Francisco Ferreira explicou que a intenção é ter "corredores próprios para estes veículos, com troços ainda por seleccionar e que funcionarão apenas durante o período de ponta da manhã". "A entrada nas cidades é mais complicada do que a saída. Quase toda a gente entra no período entre as 8h00 e as 10h00, mas a saída do emprego é mais espaçada no tempo, entre as 16h00 e as 20h00", explicou.

    Francisco Ferreira adiantou igualmente que nos estudos que estão a ser feitos deverão igualmente ajudar a definir a extensão dos troços que receberão este corredor especial e garantir "que esta via é atraente". "Não queremos ter uma via destas vazia nem entupida de carros e por isso ainda estão por definir os critério da 'alta ocupação', ou seja, se os veículos a autorizar serão carros com dois ou mais ocupantes ou com três e mais ocupantes", afirmou. "Todos esses dados devem ficar clarificados primeiro porque se a utilização desta via não implicar um ganho de tempo não vale a pena criá-la. É um terço da capacidade de circulação que está em jogo", acrescentou.

    Segundo a calendarização prevista, o período experimental em Lisboa deverá começar em Junho de 2010 e prolongar-se por oito meses, até Janeiro de 2011. Além de veículos com dois ou mais ocupantes e de transportes públicos, este corredor especial poderá ser utilizado por veículos eléctricos, por serem os únicos sem emissões atmosféricas e porque são os que apresentam melhor desempenho ambiental em espaço urbano.

    O programa de execução resultou do trabalho de um grupo de especialistas de várias entidades, envolvendo representantes de vários ministérios e secretarias de Estado, das comissões de coordenação e desenvolvimento regional, da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e dos institutos de mobilidade e transportes terrestres e de infra-estruturas rodoviárias.

    O objectivo das Vias de Alta Ocupação é proporcionar uma viagem mais rápida durante os períodos mais congestionados de trânsito. A criação destes corredores especiais pretende ainda desincentivar o uso do transporte individual, incentivar a utilização do transporte colectivo, bem como os modos de partilha de veículos (carpooling).
    In Lusa

    #2
    concordo com esta medida, mas acredito piamente que vou ver bastantes automoveis com 1 passageiro nestas vias. Penso que teremos de ter uma forte vigilância nestas vias, por causa dos "chico-espertos"

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JoaoPestana Ver Post
      concordo com esta medida, mas acredito piamente que vou ver bastantes automoveis com 1 passageiro nestas vias. Penso que teremos de ter uma forte vigilância nestas vias, por causa dos "chico-espertos"
      Certamente irá acontecer isso, tal como acontece muitas vezes com as linhas do BUS, mas acho que eles não podem fazer muito contra isso, isso depende muito de cada um.

      Comentário


        #4
        Como me disse o meu marido... a venda de bonecas insufláveis vai disparar!

        Comentário


          #5
          Isto é muito usual nos EUA, são as chamadas HOV (High Occupancy Vehicle)
          HOV.jpg

          Pessoalmente não concordo com esta medida. Que se faça faixas para transportes públicos, 100% de acordo, agora discriminar os automobilistas pelo numero de ocupantes do veiculo acho uma aberração.

          Nem todos somos membros do Governo ou funcionários do Estado para teremos direito a carro com motorista.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Isto é muito usual nos EUA, são as chamadas HOV (High Occupancy Vehicle)
            [ATTACH]62554[/ATTACH]

            Pessoalmente não concordo com esta medida. Que se faça faixas para transportes públicos, 100% de acordo, agora discriminar os automobilistas pelo numero de ocupantes do veiculo acho uma aberração.

            Nem todos somos membros do Governo ou funcionários do Estado para teremos direito a carro com motorista.
            Não acho uma aberração, se isso fizer com que mais pessoas partilhem os carros, é bom.

            Comentário


              #7
              Eu não concordo com esta medida, assim como a interdição taxamento para entrar nas cidades, ou mesmo com os "malvados" parquimetros.

              Acho antes, que uma rede de transportes abrangente e BARATA e confortável, faria as pessoas contarem os € ao fim do mês e tomarem a decisão, sobre qual a melhor forma de se deslocarem.

              Ao contrário...nós primeiros proibimos e taxamos... e dps então lá se encontram alternativas.

              Comentário


                #8
                Tenho algumas dúvidas sobre esta medida.

                Da foto do Alpiger não dá para ver, mas parece-me que aquele Suv azul só leva o condutor

                Um dos problemas será o respeito por estas faixas. Bem se vê o que se passa nas faixas bus e onde é perfeitamente identificavel se é um particular ou Tpúblico, agora imaginem calcular o número de ocupantes (as crianças tb contam?).
                Nem as motas deixaram lá andar quando podiam evitar alguns acidentes e atropelias.

                Devia sim dar mais Transportes Públicos (neste momento em termos de qualidade já são bastantes aceitaveis, tirando um ou outro mais antigo), com mais carreiras e trajectos. A expansão do metro por ex. vai avançando, a Carris coloca onde há procura minima, a CP tem capacidade para mais, desde que as pessoas procurem.
                Se calhar taxar a quem vem de fora da cidade, criando zonas de estacionamento livres à entrada da cidade e com TP ao lado. Depois de entrar na cidade e ter pago, estacionamento livre.

                Comentário


                  #9
                  Valium...

                  Andar de metro em hora de ponta, não é qualidade de vida!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                    Valium...

                    Andar de metro em hora de ponta, não é qualidade de vida!

                    Claro que é.
                    Tens é que escolher bem o "spot" com as babes mais giras por perto!

                    Sobre as ditas vias: Vai acontecer o mesmo que nos corredores dos transportes públicos nas horas de ponta. Muito se ameaçou com os smarts amarelos mas nunca mais os vi.
                    Editado pela última vez por pmv6; 29 September 2009, 18:17.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      Da foto do Alpiger não dá para ver, mas parece-me que aquele Suv azul só leva o condutor


                      Se calhar taxar a quem vem de fora da cidade, criando zonas de estacionamento livres à entrada da cidade e com TP ao lado. Depois de entrar na cidade e ter pago, estacionamento livre.
                      As HOV tem horários nos quais só podem andar veículos com mais de 2 ocupantes, fora desses horários são faixas de circulação normais.

                      Prefiro o sistema de taxamento no centro das cidades que as VAO.

                      Então quer dizer que quem vai com a namorada ao cinema ou ás compras tem mais prioridade que uma carrinha que anda a trabalhar?

                      Mais uma vez só copiamos aquilo que os outros lá fora tem de mau.

                      O que eles fazem de bom fica no esquecimento.

                      Que criem sim corredores BUS mais eficazes e mais baratos, servindo de transporte publico entre zonas de parqueamento á entrada das cidades e o seu centro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                        Valium...

                        Andar de metro em hora de ponta, não é qualidade de vida!
                        Claro ficar 1h no carro no pára arranca é bem melhor, a ouvir as buzinas, as carvalhadas, etc., para além de problemas de estacionamento e parquímetros.

                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        As HOV tem horários nos quais só podem andar veículos com mais de 2 ocupantes, fora desses horários são faixas de circulação normais.

                        Prefiro o sistema de taxamento no centro das cidades que as VAO.

                        Então quer dizer que quem vai com a namorada ao cinema ou ás compras tem mais prioridade que uma carrinha que anda a trabalhar?

                        Mais uma vez só copiamos aquilo que os outros lá fora tem de mau.

                        O que eles fazem de bom fica no esquecimento.

                        Que criem sim corredores BUS mais eficazes e mais baratos, servindo de transporte publico entre zonas de parqueamento á entrada das cidades e o seu centro.
                        Não sabia que funcionava assim.

                        Pois parece-me que essa medida seria menos complicada de controlar e mais eficaz.
                        Agora também não se podia ou devia penalizar as pessoas 2x, pagou para entrar não tem que pagar para estacionar.
                        Para além melhor condições de estacionamento fora e transportes para o interior.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                          Valium...

                          Andar de metro em hora de ponta, não é qualidade de vida!
                          Olha que a minha aumentou bastante desde há umas semanas para ca quando troquei o carro pelo comboio e metro.
                          Stress, espertalhões, faltas de respeito... meu rico comboio, embora monetariamente me saia igual pois o passe da fertagus é uma chulice e como tinha lugar reservado na empresa não pagava parquímetros.
                          Editado pela última vez por ragazzito; 29 September 2009, 21:24.

                          Comentário


                            #14
                            Ena pá, vão alargar a VCI

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                              Olha que a minha aumentou bastante desde há umas semanas para ca quando troquei o carro pelo comboio e metro.
                              Stress, espertalhões, faltas de respeito... meu rico comboio, embora monetariamente me saia igual pois o passe da fertagus é uma chulice e como tinha lugar reservado na empresa não pagava parquímetros.

                              porra, gastavas tanto em gota, como em passe?
                              carro economico..
                              ou passe astronomico..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
                                porra, gastavas tanto em gota, como em passe?
                                carro economico..
                                ou passe astronomico..
                                É mais o passe que é uma chulice.

                                Ao passe do comboio e metro (47.90€) tem que se acrescentar o livre trânsito do estacionamento da Fertagus. (22.70€).

                                O meu carro gasta 6.2l de gasóleo por cada 100klm, faço 35klm por dia, 22 dias de trabalho, mais portagens da 25 abril...

                                Não me apetece refazer as contas mas fica ela por ela.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por quantumsuicide Ver Post
                                  Ena pá, vão alargar a VCI
                                  Para onde?

                                  Só se for para cima!


                                  Acho uma medida ridicula. Era preferivel mais vias BUS e a possibilidade de os motociclistas circularem nelas.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X