Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Regras exame de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Regras exame de condução

    Boas,
    Daqui a uns dias vou a exame de codução e gostaria de saber as REGRAS: quantas falhas posso cometer e das quais? Até quantas vezes pode ir o carro abaixo? Nunca tinha perguntado isto a alguém, por isso decidi postar aqui a minha dúvida.
    Fiz o exame de Código a 4 de agosto.. correu sem problemas.. revi o exame umas 4 vezes antes do minuto 30 chegar... resultado: nenhuma errada.
    Agrageço a vossa "urgente" colaboração, pois faltam uns dias para o exame de condução.

    #2
    Originalmente Colocado por jam Ver Post
    Boas,
    Daqui a uns dias vou a exame de codução e gostaria de saber as REGRAS: quantas falhas posso cometer e das quais? Até quantas vezes pode ir o carro abaixo? Nunca tinha perguntado isto a alguém, por isso decidi postar aqui a minha dúvida.
    Fiz o exame de Código a 4 de agosto.. correu sem problemas.. revi o exame umas 4 vezes antes do minuto 30 chegar... resultado: nenhuma errada.
    Agrageço a vossa "urgente" colaboração, pois faltam uns dias para o exame de condução.
    Não penses em quantas podes falhar...pensa apenas em dar o teu melhor e não errar nada, pois há algumas coisas em que uma só falha implica chumbo directo(tipo, não parar numa passagem de peões, quando eles estão a passar, não parar num stop, não parar num semáforo vermelho, e mesmo o amarelo, pisar o traço continuo, não ceder passagem...em suma, todas aquelas que forem consideradas como contra-ordenações graves e muito graves)
    Depois tens o deixar ir abaixo...3 tentativas, se á terceira ir abaixo, dá chumbo.
    A posição do veiculo na estrada tb conta...10 vezes acho...tenta sempre circular o mais a direita possivel, mudar de direcção a direita encostas o mais possivel a direita, mudar de direcção a esquerda encostas ao eixo da via e tentas fazer a perpendicular.
    Usa sempre os indicadores de mudança de direcção e circula sempre a uma velocidade moderada quando chegas a cruzamentos, entroncamentos e rotundas e sempre muita atenção...
    Se fizeres isto tudo, safas-te...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
      Não penses em quantas podes falhar...pensa apenas em dar o teu melhor e não errar nada, pois há algumas coisas em que uma só falha implica chumbo directo(tipo, não parar numa passagem de peões, quando eles estão a passar, não parar num stop, não parar num semáforo vermelho, e mesmo o amarelo, pisar o traço continuo, não ceder passagem...em suma, todas aquelas que forem consideradas como contra-ordenações graves e muito graves)
      Depois tens o deixar ir abaixo...3 tentativas, se á terceira ir abaixo, dá chumbo.
      A posição do veiculo na estrada tb conta...10 vezes acho...tenta sempre circular o mais a direita possivel, mudar de direcção a direita encostas o mais possivel a direita, mudar de direcção a esquerda encostas ao eixo da via e tentas fazer a perpendicular.
      Usa sempre os indicadores de mudança de direcção e circula sempre a uma velocidade moderada quando chegas a cruzamentos, entroncamentos e rotundas e sempre muita atenção...
      Se fizeres isto tudo, safas-te...
      É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

      E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jam Ver Post
        É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

        E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado

        No código da estrada diz para circular o mais à direita possível.

        Quanto aos limites tens de os adequar à via em que estás a circular, por exemplo numa rua dentro das localidades carros mal estacionados ou outro tipo de obstáculos, o limite é de 50 mas não vais andar a 50, não é.
        Assim como numa AE com trânsito também não vais andar a 120

        De resto, vai com calma, vai com atenção ao que o instrutor diz

        Por exemplo no meu exame de condução numa estrada onde o limite era 90 e eu ia a 75/80 km/h o instrutor disse-me: " Acelere lá o limite é 90"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jam Ver Post
          É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?

          E quanto a limites de velocidade? Eu sei quais os limites de velocidade... mas será que o examinador pode pedir para aumentar a velocidade ou diminuir? ou é escolha do examinado? Obrigado
          O examinador em principio só te vai dizer onde virar, estacionar e pouco mais.
          Só tens de cumprir todas as regras do código e tás safo, não te preocupes, vai relaxado que não é nada de mais.
          E só no fim é que sabes se passaste ou não e quais os erros que cometeste, comigo foi assim.

          Comentário


            #6
            Vai atento e acima de tudo cumpre o código de estrada a 100%.
            Há faltas consideradas menores que não implicam chumbo imediato (ir o carro abaixo, etc...) Agora se cometeres um erro qualquer de código (não parar num STOP, etc..) chumbas logo...

            Tenta ir calmo e faz as coisas com calma. O exame tem de demorar um determinado tempo, por isso se conduzires devagar acabas por andar menos km's E acima de tudo consegues concentrar-te melhor

            Boa sorte!!

            Comentário


              #7
              Podes mandar o carro abaixo as vezes que quiseres...apenas a carga nervosa que isso implica te pode afectar

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Podes mandar o carro abaixo as vezes que quiseres...apenas a carga nervosa que isso implica te pode afectar
                não te fies nisto. deixar ir abaixo uma ou duas vezes é naquela, agora as vezes que se quiser? de certeza que o carro é a diesel e se dominares minimamente, não o deixas ir abaixo. vai relaxado e atenção que isso de conduzir pela direita é uma obrigação, não uma sugestão. boa sorte.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                  não te fies nisto. deixar ir abaixo uma ou duas vezes é naquela, agora as vezes que se quiser? de certeza que o carro é a diesel e se dominares minimamente, não o deixas ir abaixo. vai relaxado e atenção que isso de conduzir pela direita é uma obrigação, não uma sugestão. boa sorte.
                  Falas de cor...nenhum examinador vai chumbar ninguém por mandar o carro abaixo, por exemplo, num estacionamento. Até são capazes de recomendar calma. Existe muito mais coisas com que o examinando se deve preocupar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Falas de cor...nenhum examinador vai chumbar ninguém por mandar o carro abaixo, por exemplo, num estacionamento. Até são capazes de recomendar calma. Existe muito mais coisas com que o examinando se deve preocupar.
                    Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

                    Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

                    De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

                    Boa sorte!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                      Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

                      Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

                      De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

                      Boa sorte!
                      Isso foi o que aconteceu no meu exame de código à miúda que ia fazer o exame... O examinador percebeu que foi por nervosismo e nada mais.

                      Para passar no exame o principal é manter a calma e basicamente cumprir com o código de estrada.

                      No meu caso, quando fiz o exame, o examinador disse para andar mais devagar, ia em 3ª a 50 kmh e eu assim fiz, travei e meti segunda e lá fui eu a 30 ou 40 como o examinador pediu. Cada um com a sua mania!

                      Boa sorte para o exame!

                      Um abraço, by Filas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                        Ai não? No dia que fiz exame de condução, uma rapariga perdeu por causa disso, deixou 3 vezes o carro ir abaixo.

                        Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.

                        De resto, é fazer tudo com calma, o examinador, no meu caso, só disse para onde ir, mais nada.

                        Boa sorte!

                        Aconteceu com a senhora que foi comigo

                        De resto, acho que deixar ir abaixo mais de 3 vezes é chumbo
                        Um gajo que controle minimamente o carro não o deixa ir abaixo

                        Comentário


                          #13
                          Confirmo, o meu instrutor disse-me que eles toleram até 3 vezes o carro ir abaixo, se isso for feito com o mesmo erro (ex: querer arrancar em 4ª).

                          Disse-me também que eles aceitam até 15 faltas no exame, e eu penso que seja:

                          -Circulei uma vez muito à esquerda na minha faixa: uma falha;
                          -Não fiz um pisca ao estacionar: outra falha;

                          Obviamente, não contempla coisas graves como não parar num stop, uma dessas e "já fostes".

                          Comentário


                            #14
                            outra coisa, nunca passes por cima da guia do passeio


                            quanto mais pensares pior, deixa os nervos actuarem apenas na altura em que vires o examinador. depois tende a passar, comigo foi assim

                            e boa sorte

                            Comentário


                              #15
                              Sim, subir passeios também penso que dá uma ida directa cos porcos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                Sim, subir passeios também penso que dá uma ida directa cos porcos...
                                Só se for descontroladamente.

                                ---------------------------------

                                O exame de condução serve para avaliar se sabes guiar com destreza e em cumprimento do código da estrada, pelo que é o que tens que fazer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                  Só se for descontroladamente.

                                  ---------------------------------

                                  O exame de condução serve para avaliar se sabes guiar com destreza e em cumprimento do código da estrada, pelo que é o que tens que fazer.

                                  no meu exame o outro colega galgou um, a examinadora pediu logo de seguida para encostar e o instrutor levou o carro ate ao imtt

                                  o mais curioso foi a senhora que parecia mais aflita por ter reprovado o tal rapaz que o proprio por ter chumbado, tantas foram as vezes que pediu desculpas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                                    Quanto a conselhos, vou-te dar um que provavelmente vais achar estúpido, mas que já aconteceu. Não te esqueças de destravar o carro para arrancar . Olha que já aconteceu.
                                    Nem de por o cinto, já aconteceu fazerem o exame sem falhas e chega ao fim e reprova porque não colocaram o cinto...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jam Ver Post
                                      É uma obrigação ou apenas uma "boa" sugestão circular o mais à direita possivel?
                                      vais chumbar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pois, o circular á direita é mesmo obrigação, decerto que o teu instrutor te deu na cabeça com isso, se não sabes isso, assim não te safas...
                                        Muita atenção aos passeios, se pisas um, é motivo para chumbo tb...
                                        Só podes pisar o passeio em caso de extrema necessidade e só se o examinador disser claramente que o podes fazer...foi o meu caso no exame de pesados...foi necessário pisar o passeio, porque um cromo decidiu deixar o carro dele mal estacionado e ng passava...perguntei se podia passar por cima do passeio e a examinadora concordou e deixou passar...atenção que é apenas num caso extremo como este...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Lê com atenção a portaria 536/2005, no artigo 20º podes consultar as manobras e procedimentos em que vais ser avaliado, no artigo 23º poderás consultar as causas de reprovação.

                                          Não esquecer que a acumulação de 15 faltas ou a pratica de um erro ou erro intolerável são causa directa de reprovação.


                                          Aqui podes tirar todas as tuas duvidas:

                                          http://dre.pt/pdf1s/2005/06/118B00/39073923.pdf

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por filas Ver Post
                                            isso foi o que aconteceu no meu exame de código à miúda que ia fazer o exame... O examinador percebeu que foi por nervosismo e nada mais.

                                            no teu exame de condução


                                            no meu caso, quando fiz o exame, o examinador disse para andar mais devagar, ia em 3ª a 50 kmh e eu assim fiz, travei e meti segunda e lá fui eu a 30 ou 40 como o examinador pediu. Cada um com a sua mania!

                                            não conseguias manter os 30/40 km/h em 3ª? Estranho!

                                            um abraço, by filas
                                            123456
                                            Editado pela última vez por nathaniel; 02 October 2009, 14:37.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se te lembrares do código o mesmo diz que deves conduzir o mais á direita, por isso a resposta á tua pergunta do circular o mais á direita, é que não é uma "boa" sugestão mas sim obrigatório.

                                              Não convém esquecer que para muita gente que está a tirar a carta o acto de reduzir a velocidade implica reduzir também a mudança, não esquecer que maioritariamente são condutores com muito pouca experiencia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Alguém no início do tópico referiu o pisar do traço contínuo como causa de chumbo.

                                                É evidente que em caso de obstáculo na nossa via, com o devido pisca e sem ninguém próximo em sentido contrário isso é permitido.

                                                Eu pessoalmente vou a exame a meio do mês, e estou com receio, dada a minha falta de atenção ao que me envolve e algumas decisões incoerentes que tomo.

                                                Felizmente, a parte do controlo do carro está assegurada. Mas aqui interessa mesmo é cumprir o código à risca.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                  123456
                                                  Quando uma pessoa faz um exame de condução não se sabe conduzir.

                                                  Conduzir aprende-se com o tempo e com experiência.

                                                  Um abraço, by Filas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    sempre que possivel mete mudanças , no meu caso implicaram por ir +/- 30/40 kmh em 2ª OU 3ª. Da segunda vez que la fui sempre que podia la metia uma mudança, mesmo a 5ª nem que seja so por um bocadinho, so para mostrares que as sabes meter sem arranhar.
                                                    Boa sorte e boa sorte com o instrutor que te calhar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nem mais. O instrutor a mim picava-me para reduzir para 2ª em curvas onde podia muito bem continuar em 3ª, para fazer as reduções de forma cada vez mais suave, levantando suavemente o pé da embraiagem.

                                                      Agora, por causa disso, dou por mim a entrar numa recta, meter 4ª, 5ª, e logo a seguir ter de reduzir até 2ª para entrar numa curva apertada. ~

                                                      Outra coisa: durante o exame, vai olhando para os espelhos regularmente, não te deixares surpreender é algo a que eles também dão valor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Filas Ver Post
                                                        Quando uma pessoa faz um exame de condução não se sabe conduzir.

                                                        Conduzir aprende-se com o tempo e com experiência.


                                                        Um abraço, by Filas
                                                        WTF ????

                                                        Tas pior ohh Filas...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                          WTF ????

                                                          Tas pior ohh Filas...
                                                          Sim é verdade, uma coisa é saberes conduzir um carro, outra é saberes conduzir o carro e adaptar a condução às condições do trânsito, clima, conhecer os limites do próprio carro etc. Por isso é que mal se tira a carta se deve conduzir o mais que se pode, se não começas logo a conduzir e só vais pegar num carro daí a um ano é muito complicado.
                                                          Quando acabas um curso universitário ninguém te ensinou como vai ser o mundo de trabalho, isso aprendes com a experiência.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                                                            Sim é verdade, uma coisa é saberes conduzir um carro, outra é saberes conduzir o carro e adaptar a condução às condições do trânsito, clima, conhecer os limites do próprio carro etc. Por isso é que mal se tira a carta se deve conduzir o mais que se pode, se não começas logo a conduzir e só vais pegar num carro daí a um ano é muito complicado.
                                                            Quando acabas um curso universitário ninguém te ensinou como vai ser o mundo de trabalho, isso aprendes com a experiência.
                                                            Não...conduzir é conduzir...seja em estrada nacional, AE, caminho de cabras...ou até mesmo às voltinhas num parque de estacionamento.

                                                            Tu pegas num carro e arrancas metes as mudaças todas, reduzes, fazer curvas, rotundas estacionas etc etc...e não precisas de ir à escola de condução.

                                                            Não importa para o caso como se aprendeu e se é mau fazer isso sem carta...cada uma sabe de si.

                                                            Mas eu cá na escola de condução, aprendi as regras de trânsito...porque conduzir um carro já eu sabia.

                                                            Se alguem aprende a conduzir na escola de condução...bem enfim...nem quero imaginar o cenário. Mas conduzir é sempre igual, depois vem a expriência, porque continuas a conduzir como sempre soubeste mas com mais truques pelo meio...

                                                            É um pouco como "pinar", ja sabias antes de lá ires (sebem que aqui pode-se ter ou não quem nos ensine tal como nos carros)...com o tempo ganhas expriência e começas os malabarismos... estou certo ou errado ??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X