Anúncio

Collapse
No announcement yet.

És (sempre) “civilizado”… ao volante?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    És (sempre) “civilizado”… ao volante?

    Por vezes “Civismo” é sinónimo de ser paciente, aturar, aguentar, desculpar, desculpabilizar, dar um desconto, fazer de conta que não vemos, etc.
    Se cada vez mais civismo não se pauta tanto por oferecer passagem num cruzamento ou respeitar as normas de boa convivência, todos já tivemos os nossos momentos incivilizados motivados por este ou aquele motivo.
    Afinal de contas estamos num dos países civilizados onde a condução é tida como um acto meio selvagem.

    Então? És capaz de responder com sinceridade ao título do tópico?
    Ficheiros anexados

    #2
    Sou (capaz de responder com sinceridade).

    Costumo dizer que so' tenho mau feitio ao volante. Basicamente, nao posso que me f... entalem, atrasem, etc. E isto deve-se a estar continuamente atento aos outros carros, e a fazer sempre os possiveis, 'as vezes com o meu prejuizo, para facilitar a vida aos outros e garantir o maximo de seguranca.

    Coisas como evitar parar em cima da passadeira, para a seguir ver a mulher do carro de tras a buzinar e a chamar-me FDP tiram-me do serio. E nessas situacoes paro o carro, esteja onde estiver (excepto AE, claro), e exijo um pedido de desculpas, ou em alternativa uma galheta, a quem quer que seja.

    Tambem digo com sinceridade que ja sairam gajos bem maiores que eu de dentro do carro, e mesmo eu tendo razao, meti-me no carro e pus-me na alheta antes que levasse no nariz. Mas vou o resto do caminho a chamar-lhe todos os nomes.

    Acho que a maioria dos condutores portugueses nao tem consciencia dos outros condutores, e da necessidade destes. Nao e' uma questao de civismo, e' uma questao de egoismo mesmo. E no meio dessa maioria, ha' uma minoria que sao umas verdadeiras bestas ao volante, acham que os azares so' acontecem aos outros, pondo todos em perigo. Quando acontece o pior... foi "azar".

    Quando os vejo a passar por mim mas nao me afectam, apenas comento e continuo calmo. Se me afecta directamente, viro bicho.

    Para mim, e isto e' uma opiniao bastante polemica, ter carta de conducao nao e' um direito, como toda a gente pensa que e'. Haveria de ser necessario comprovar as capacidades de conducao de uma maquina, a concordancia com as regras de seguranca, e sobretudo demonstrar o perfil psicologico correcto para se ter uma licensa de conducao. Se isto fosse feito como deve ser, nem haveriam engarrafamentos (devido 'a quantidade de pessoas que ficariam longe da estrada).
    Editado pela última vez por Synd; 20 October 2009, 14:15.

    Comentário


      #3
      Synd, muito do que disseste deve ser naturalmente aquilo que muitos de nós sentimos, pelo menos eu.
      Bom post

      Comentário


        #4
        Pelo menos tento. Mesmo quando vai um gajo na faixa da esquerda a 70 km/h e não deixa ninguém passar.

        Dá vontade de passar-lhe pela direita ou dar uma valente buzinadela, mas felizmente consigo conter-me e sei que é o mais correcto. Depois de o passar lá o chamo uns nomes

        Comentário


          #5
          Não. Não sou nada civiliado ao volante.

          Fico doido com faltas de educação, com chicos-espertos, com gente que se acha mais que os outros, com taxistas e motoristas de autocarro (estou a generalizar nestes dois últimos, claro ), com gente que leva mínimos e faróis de nevoeiro ligados, com quem não pára nas passadeiras ou circula na faixa do meio das autoestradas.

          Ou seja, não sou nada civilizado, porque me passo com facilidade.

          EDIT: Onde se lê mínimos e faróis nevoeiro, leia-se mínimos + faróis de nevoeiro.
          Editado pela última vez por DarkSorcerer; 20 October 2009, 15:39.

          Comentário


            #6
            Claramente que não.

            Tenho comportamentos pouco pacientes ao volante (acho que a maior parte dos actos absurdos que posso cometer, tem a ver com isso), e quando toca a lidar com "espertinhos" sou rigido... não suporto esse tipo de atitude.

            Ainda assim, não imagino 1 motivo para sair do carro e andar à pancada.

            Comentário


              #7
              Enervo-me com aqueles que vao na faixa da esquerda/meio a 70 ou a 80, enervo-me com aqueles que nas rotundas pensam que são campeões, enervo-me com estacionamentos no meio da faixa, etc etc.

              De resto, se conduzirem normalmente como pessoas civilizadas, sou o gajo mais pacífico do mundo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
                Não. Não sou nada civiliado ao volante.

                Fico doido com faltas de educação, com chicos-espertos, com gente que se acha mais que os outros, com taxistas e motoristas de autocarro (estou a generalizar nestes dois últimos, claro ), com gente que leva mínimos e faróis de nevoeiro ligados, com quem não pára nas passadeiras ou circula na faixa do meio das autoestradas.

                Ou seja, não sou nada civilizado, porque me passo com facilidade.

                Qual é o mal dos mínimos!?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                  Qual é o mal dos mínimos!?
                  Dos mínimos, nenhum; Mínimos + faróis de nevoeiro...

                  Comentário


                    #10
                    Depende. Na maioria das vezes sou civilizado. Mas se me chateiam, eu também posso responder, se bem que isso não acontece muitas vezes.

                    À umas 2 semanas, a ir para casa à noite, numa estrada nacional com visibilidade qb ultrapassei um carro que me mandou logo com os máximos o fdp!! Não o pus em perigo, não o obriguei a travar não fiz nada que o incomodasse, mas ele quis expressar-se daquela forma, a que eu apenas respondi com os 4 piscas (2 segundos) e o resto da viagem, sempre que tinha oportunidade, mandava-lhe com o fumo do meu carro reprogramado para cima (de preferência quando estivesse bem perto).

                    Comentário


                      #11
                      Não, não sou sempre.
                      Por acaso posso dizer sinceramente que sou cada vez mais. Antes irritava-me muito mais, perdia completamente a capacidade de raciocinar e perdia toda a razão que tivesse pela estupidez que fazia a seguir. Hoje em dia ainda me acontece irritar-me mas consigo controlar-me e não me acontece essa irritação tantas vezes. Quando alguém faz alguma coisa tento logo pensar em qualquer coisa diferente e muitas vezes resulta. Se não chegar ao "ponto de ebulição" consigo acalmar-me e descontrair. Tento não prejudicar os outros e evitar ao máximo a vontade de retribuir na mesma moeda. Peço desculpa quando faço porcaria e agradeço quando me deixam passar ou em qualquer situação em que me beneficiem. Também há uma coisa engraçada, mesmo que me façam irritar, basta um gesto de desculpa para me acalmar imediatamente e com sinceridade deixar para trás a situação. Geralmente retribuo com o polegar levantado ou ligando os intermitentes brevemente.

                      Comentário


                        #12
                        há algo interessante nesta discussão, é que se duas pessoas têm daqueles encontros imediatos no transito com direito a asneirada aos berros, quando vão para casa cada uma delas conta o seu lado da história, onde quase de certeza afirmará que teve toda a razão do mundo. Uma dessas pessoas pode ser um de nós!
                        só para dizer que o que contamos aqui é a nossa versão e que se calhar temos razão ou se calhar não e nós é que fomos as bestas.
                        Não. não sou sempre civilizado de certeza que já fiz muita asneira, posso apenas dizer que tento. Gosto de facilitar o máximo possível, cumpro pequenas regras como a do "cada um deixar passar um" (uma solução simples para metade dos engarrafamentos) e coisas do género.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Shark00n Ver Post
                          Qual é o mal dos mínimos!?
                          Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
                          Dos mínimos, nenhum; Mínimos + faróis de nevoeiro...
                          Mínimos + nevoeiro para não ligar os médios é de gente mesmo bronca.

                          Só mínimos denota alguma ignorância pois os mínimos só servem para quando se está parado para alguma razão tipo acidente, isto além dos 4 piscas claro.

                          Servem para isto e para quando se funde um médio não se confundir com uma moto.

                          De resto os mínimos não servem para nada.

                          O que aprendi é que se circula sempre de médios. Quem sabe o actual código sabe isto mas infelizmente muita gente não sabe.

                          E olhem que eu já tirei o código à uns anos por isso não deve ser assim tão díficil memorizar que mal fica escuro ou se vê pior tipo como hoje de manhã é para ligar os médios.
                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 20 October 2009, 16:31.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
                            Dos mínimos, nenhum; Mínimos + faróis de nevoeiro...
                            pois, olha, eu irrito-me com quem anda de mínimos à noite, com chuva, com nevoeiro.

                            Comentário


                              #15
                              É curioso mas quase todos os tugas têm um denominador comum:
                              Ahh e tal, eu ate respeito tudo e todos (versão diplomata) mas depois vêm aqueles chico espertos e eu não me contenho (entra o cavernicula com o sindrome da pré-provocação)!!! É o efeito toma la da cá!
                              E depois arranja-se pretexto para embirrar por tudo e por nada: vai mto depressa, vai mto devagar, tem o carro X ou Y, não sai logo da frente, é uma gaja convencida que vai ao volante etc etc. tudo é motivo para embicar e descarregar.

                              Por mais histórias que me contem, a verdade é que a malta nos carros somos predominantemente uns gajos das cavernas escondidos atras da chapa.
                              Eu faço parte dos caverniculas activos: n tenho a santa pachorra para aturar as m***** dos outros e fico contagiado (isto é pior que a propagação do H1N1).

                              Mas tem dias e felizmente vão sendo cada vez mais os dias em que tento não ligar (haverá sempre honrosas excepções).
                              Haja força de vontade e uma imensa paciencia.
                              Editado pela última vez por pmv6; 20 October 2009, 16:39.

                              Comentário


                                #16
                                Cada vez menos me importa o que façam, é muito raro buzinar ou sinais de luzes, muito menos abrir o vidro para chamar para a conversa a mãe do mesmo ou sinais queridos com o dedo do meio.
                                Mas também não esperem espetarem-se à minha frente e que eu ajude,estou-me completamente a borrifar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem vou dar aqui o meu testemunho.
                                  Relativamente em ser civilizado ou não muitas vezes não depende de mim, tento ao máximo cumprir as regras da estrada, e tento muitas vezes facilitar as pessoas.Por vezes existe pessoas que entendem o facto de serem azelhas na estrada e pedem desculpa etc, o que para mim é bastante confortável não por uma questão de rebaixamento mas sim pelo facto de admitirem que tem dificuldade.Agora relativamente a espertos, rotundas, ruas espaço reduzido, semáforos, passadeiras, etc etc etc so me apetece humilhar muitos deles.
                                  Uma certa tarde estava na nacional, e estava uma besta no seu mercedes class E, a passear ao domingo e a andar a 40kms não deixando ninguem ultrapassar fazendo quetao de se colocar no meio da estrada e no momento em que eu fosse ultrapassar ele colocava-se mesmo a minha frente.Cheguei ao ponto de abrir o vidro em pleno andamento e chamar lhe um monte de nomes e buzinar!!!Mas o homem continuou o jogo dele e foi até ao fim da estrada...claro que a fila enorme a trás já começava a buzinar também..enfim chicos espertos!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post

                                    Só mínimos denota alguma ignorância pois os mínimos só servem para quando se está parado para alguma razão tipo acidente, isto além dos 4 piscas claro.
                                    Ignorância e as vezes coisas piores... ora hoje um senhor num Megane com luzes diurnas, como estava a chover, decidiu ligar os minimos.. ou seja, ainda ficou pior pq a luz DRL é mais forte do que quando se liga os minimos.

                                    Respondendo ao tópico, é raro o dia em que não apito, faço sinais de luzes ou insulto alguém na estrada. LOL (Fiz isso nem há 10 minutos :D)
                                    Editado pela última vez por HaagenDazs; 20 October 2009, 16:46.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                      Ignorância e as vezes coisas piores... ora hoje um senhor num Megane com luzes diurnas, como estava a chover, decidiu ligar os minimos.. ou seja, ainda ficou pior pq a luz DRL é mais forte do que quando se liga os minimos.

                                      Respondendo ao tópico, é raro o dia em que não apito, faço sinais de luzes ou insulto alguém na estrada. LOL (Fiz isso nem há 10 minutos :D)


                                      ao menos es sincero!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Curto e grosso: Não (Infelizmente).

                                        Mas tenho vindo a melhorar significativamente.

                                        Pois há uns anos atrás era um autêntico selvagem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu cada vez estou pior, se há coisa que me dá pica é meter medo a meninos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Civilizado ao volante em Portugal não, nos outros países onde as pessoas são normais sim.
                                            Nunca insulto nem entro em discussões com ninguém por muito mal que eles se comportem, isso é o cúmulo. Limito-me a fazer tailgate e pirilampos aos condutores que teimam em não sair da faixa da esquerda na auto estrada, tendo a direita livre.
                                            Nas estradas nacionais são sagradas, raramente mas mesmo raramente quebro limites de velocidade etc.
                                            Quanto à auto-estrada já é diferente, eu admito que quebro os limites de velocidade e até digo mais, devia haver mais enforcement, que se houvesse eu comportava melhor.
                                            Por exemplo em Espanha não há en****s, não há aqueles que andam a 50 na auto estrada, vai tudo +/- a 100. Assim sim dá gosto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se sou civilizado... Geralmente, sou muito cumpridor da lei e evito buzinar ou dar sinais de luzes a torto e a direito.

                                              A mim irritam-me mesmo são os donos da estrada: aqueles que guiam indiferentes ao que se passa e só pensam neles, seja um tipo que vai armado em street racer a costurar o trânsito a alta velocidade, o cromo que vai de faróis apagados à noite e não os liga mesmo que todos os que passam por ele lhe façam sinais, os que vão a passear na esquerda com a direita livre e ainda respondem mal a quem os quer ultrapassar ou aqueles que quase causam um acidente e ainda refilam...

                                              Sinceramente, eu, quando erro, a primeira coisa que faço é pedir desculpa, seja fazendo o gesto com a mão ou ligando momentâneamente os quatro piscas. Será que custa muito ser educado?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desde que vim para Angola, há ano e meio, encaro os condutores portugueses como "quase exemplares" (), e a minha mulher diz que estou muito mais calmo. O que mais me irritava era o "stress urbano" de cheirar o rabo ao carro da frente no meio de um trânsito compacto (sobretudo se o da frente fosse o meu) - há 3 ou 4 anos fazia break-tests (), até há 1 ano dava um toque leve no travão só para acender os stops, há meio ano levantava o pé para reduzir a velocidade dissimuladamente, e no mês passado pura e simplesmente ignorava o apressado, preocupava-me em concluir a minha ultrapassagem em segurança, e deixava a criatura seguir o seu caminho.

                                                Mas admito que isto seja o reflexo de estar 3 meses e meio num trânsito que, mais que caótico, é selvagem; e apenas 15 dias no meu país, mais empenhado em usufruir das férias do que em aborrecer-me com gente parva. Vamos ver quanto tempo dura o estado de graça depois de regressar definitivamente a Portugal...

                                                OT: Já agora, gostava de saber se o pessoal que anda de mínimos o faz porque vê bem os outros carros. É que se calhar os outros estão bem visíveis porque circulam de médios ligados, não?...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não costumo protestar muito com as asneiras dos outros, não é por nada, mas acho que as vezes também as faço.


                                                  Mas uma vez ia à pendura com um colega meu, isto á bem mais de 10 anos. Íamos pá noite para uma disco já não sei onde, ainda me lembro do carro um pug 309 gti, íamos numa zona entre Vale de Cambra e Sever do Vouga e aparece outro carro e cola-se a nós sempre com os maximos durante muito tempo, uns bons kms. Abrandamos quase até aos 20kms/h mas o gajo sempre encostado com os máximos. O meu colega abranda até parar e, até para surpresa minha, sai do carro com uma moca a correr e parte-lhe os dois faróis da frente. Eram 2 gajos, mas nem do carro saíram, fosgassse.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Às vezes perco um pouco as estribeiras...

                                                    E detesto que me digam: "Então não passa ?"

                                                    Isto quando estou com um pesado de passageiros... Chego mesmo a passar-me dos carretos !

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                      Não, não sou sempre.
                                                      Por acaso posso dizer sinceramente que sou cada vez mais. Antes irritava-me muito mais, perdia completamente a capacidade de raciocinar e perdia toda a razão que tivesse pela estupidez que fazia a seguir. Hoje em dia ainda me acontece irritar-me mas consigo controlar-me e não me acontece essa irritação tantas vezes. Quando alguém faz alguma coisa tento logo pensar em qualquer coisa diferente e muitas vezes resulta. Se não chegar ao "ponto de ebulição" consigo acalmar-me e descontrair. Tento não prejudicar os outros e evitar ao máximo a vontade de retribuir na mesma moeda. Peço desculpa quando faço porcaria e agradeço quando me deixam passar ou em qualquer situação em que me beneficiem. Também há uma coisa engraçada, mesmo que me façam irritar, basta um gesto de desculpa para me acalmar imediatamente e com sinceridade deixar para trás a situação. Geralmente retribuo com o polegar levantado ou ligando os intermitentes brevemente.

                                                      a idade trás calo associada

                                                      mas ainda me chateia um bocado com os empatas... na via route, se vão a pastar na esquerda passo pela direita e mantenho a direita...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                                        Sou (capaz de responder com sinceridade).

                                                        Costumo dizer que so' tenho mau feitio ao volante. Basicamente, nao posso que me f... entalem, atrasem, etc. E isto deve-se a estar continuamente atento aos outros carros, e a fazer sempre os possiveis, 'as vezes com o meu prejuizo, para facilitar a vida aos outros e garantir o maximo de seguranca.

                                                        ..........
                                                        Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
                                                        Não. Não sou nada civiliado ao volante.

                                                        Fico doido com faltas de educação, com chicos-espertos, com gente que se acha mais que os outros, com taxistas e motoristas de autocarro (estou a generalizar nestes dois últimos, claro ), com gente que leva mínimos e faróis de nevoeiro ligados, com quem não pára nas passadeiras ou circula na faixa do meio das autoestradas.

                                                        Ou seja, não sou nada civilizado, porque me passo com facilidade.
                                                        concordo plenamente com estes dois posts no seu total. buzino sempre que nao metem pisca ou quero entrar num desvio e lá vai um caramelo virar e eu feito otário ali à espera, sempre que param pra estacionar e eu travo em cima, quando me começam a picar fico tentado e respondo com fumo, dou máximos contínuos aos gajos que andam com os faróis e nevoeiro, médios ou mínimos a acompanhar, gambiarras e candeeiros de rua, holofotes, tudo ligado.

                                                        depois tento ser civilizado, dar piscas, ultrapassar só nos descontínuos, parar de vez em quando nas passadeiras e se vou a passar e vejo alguém lá peço desculpa, estaciono sempre paralelo aos espaços e sem calcar linhas, ando devagar ou ligeiro e não à tolo...

                                                        só pergunto: para quê???
                                                        Editado pela última vez por caditonuno; 20 October 2009, 22:18.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda há 2 horas e pco mais uma vez fartei-me de dar sinais de luzes e insultar uma tipa.
                                                          Isto porque? Imaginem uma avenida de 2 sentidos para cada lado com algumas ruas perpendiculares.

                                                          Vinha um carro de uma rua à direita para entrar na avenida, ora eu vendo-o e para lhe facilitar a entrada dei pisca e mandei-me para a esquerda, não é que o carro entra directamente para a faixa da esquerda deixando a da direita livre, e segue lentamente a sua marcha por la fora sempre pela esquerda? grrrrr

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            depois de ler o resto dos comentários e verificar que quase todos nao chegam ao ponto de ebulição, ficando apenas a ferver, só digo que estamos a ficar velhos. esses fazem asneiras, nós "perdoamos" quem as faz antes de um dia (daqui a uns anos enormes) as fazermos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X