Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Por favor, não usem o telemóvel quando conduzem. Tenham amor à vida, a todas as vidas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Por favor, não usem o telemóvel quando conduzem. Tenham amor à vida, a todas as vidas

    Esta recriação já por aqui passou, mas de momento não a estou a conseguir encontrar. Ela serve para sublinhar um forte apelo, pois nunca é demais, de que não usem o telemóvel enquanto conduzem...

    Mesmo se um comportamento inconsciente / criminoso ao volante apenas afectasse quem o pratica já o prejuízo era demasiadamente intolerável...

    YouTube - SMS Car Accident

    #2
    Pelos vistos, apesar de tantas visualizações, a mensagem não consegue chegar aos condutores...

    É pena, significa que continuaremos a morrer nas estradas desnecessariamente.

    Comentário


      #3
      É a pensar nestas cenas que eu investi dinheiro a equipar o meu automóvel com telefone integrado.

      Comentário


        #4
        Existem vários factores de distracção que podem afectar uma condução segura.

        De facto o telemóvel hoje em dia é um dos maiores factores de distracção e pode muitas vezes causar acidentes e provocar danos irreversíveis na vida de outros condutores.

        Muitas vezes pensamos que estamos atentos, que conseguimos fazer tudo mas não conseguimos e prova disso é a crescente sinistralidade nas estradas. Há cada vez mais carros na estrada e as hipóteses de algo grave acontecer aumentam.
        É preciso consciencializar que estas coisas não acontecem apenas aos outros.

        Eu próprio já atendi uma vez uma chamada e quando dei por ela já estava a sair da faixa de rodagem. Serviu-me de lição e tenho consciência que poderia ter sido pior mas felizmente consegui tirar algo de bom desta situação e agora se quiser fazer uma chamada ou enviar uma mensagem encosto o carro.

        E o mesmo se aplica às pessoas que comem, maquilham-se, lêem o jornal, etc.. enquanto conduzem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Strider Ver Post
          É a pensar nestas cenas que eu investi dinheiro a equipar o meu automóvel com telefone integrado.
          E eu que gastei mais uns €€€ do que contava com um Radio que suportasse BT para esse mesmo efeito

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
            Existem vários factores de distracção que podem afectar uma condução segura.

            De facto o telemóvel hoje em dia é um dos maiores factores de distracção e pode muitas vezes causar acidentes e provocar danos irreversíveis na vida de outros condutores.

            Muitas vezes pensamos que estamos atentos, que conseguimos fazer tudo mas não conseguimos e prova disso é a crescente sinistralidade nas estradas. Há cada vez mais carros na estrada e as hipóteses de algo grave acontecer aumentam.
            É preciso consciencializar que estas coisas não acontecem apenas aos outros.

            Eu próprio já atendi uma vez uma chamada e quando dei por ela já estava a sair da faixa de rodagem. Serviu-me de lição e tenho consciência que poderia ter sido pior mas felizmente consegui tirar algo de bom desta situação e agora se quiser fazer uma chamada ou enviar uma mensagem encosto o carro.

            E o mesmo se aplica às pessoas que comem, maquilham-se, lêem o jornal, etc.. enquanto conduzem.
            E os que fumam, etc

            Comentário


              #7
              Acho determinados comportamentos provenientes da relação com o telemovel, bastante mais perigosos que o simples atender da chamada, presenciei 2 situações que não lembram nem ao diabo, uma delas o condutor simplesmente paroua viatura na faixa de rodagem e quem quisesse, ou passava ao lado, ou "por cima", para a excelência poder falar ao telemóvel descansado, fiquei incrédulo perante tal cenário, uma coisa parecia certa, multa por estar ao telemóvel não teria concerteza, outra delas foi numa manobra brusca para parar a viatura num local sem visibilidade, para atender o dito cujo, enfim...

              Comentário


                #8
                Há equipamentos que deveriam ser obrigatórios, como o ABS ou airbags.

                Um deles é o sistema maos-livres: preferencialmente um sistema universal, com entradas USB (como estão a implementar para os carregadores) e comandos obrigatórios no volante, com supressão automática de SMS (nem no painel deveriam ser permitidas).

                O outro é o AC: uma boa climatização é fundamental para manter o condutor em condições no verão.

                O video é impressionante, mas concordo com o PeLeve: deveria passar na TV até à exaustão.

                Comentário


                  #9
                  navtech RT3, com comandos de voz. é a melhor coisinha.


                  mas concordo que há muito mais distracções que podem causar coisas deste género.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                    E os que fumam, etc
                    e os que jogam à bola, etc.

                    Comentário


                      #11
                      Também gosto muito dos que andam com os cãezinhos no colo ou soltos no carro....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                        E os que fumam, etc
                        Também conheço quem teve um grande acidente por o cigarro lhe ter caído para o banco.
                        Fumar ao volante também prejudica a condução, pois tem-se uma mão ocupada a segurar o cigarro. E isto quando não fazem malabarismos para não cair a cinza em cima das calças.
                        Também devia ser proibido conduzir e fumar.

                        P.S. - Para não falar da praga dos incêndios causados pelas beatas mandadas pela janela

                        Comentário


                          #13
                          Esse vídeo impressiona, mas é a realidade!

                          Eu próprio em tempos fiz esse acto vezes sem conta, mas dei por mim a pensar nas consequências deste acto. Felizmente nunca aconteceu nada, mas poderia ser eu a interpretar aquele video na realidade.

                          E ler/enviar uma sms, distrai completamente o condutor da estrada.

                          Acho que seria uma boa campanha para passar nas tv's

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                            Esta recriação já por aqui passou, mas de momento não a estou a conseguir encontrar. Ela serve para sublinhar um forte apelo, pois nunca é demais, de que não usem o telemóvel enquanto conduzem...

                            Mesmo se um comportamento inconsciente / criminoso ao volante apenas afectasse quem o pratica já o prejuízo era demasiadamente intolerável...

                            YouTube - SMS Car Accident

                            esse video esta impressionante!
                            devia de passar nas tv's nacionais publicidades do genero, eu sou apologista


                            da minha parte, nunca peguei sequer no telemovel enquanto conduzo
                            mas nunca se sabe quem vem do outro lado

                            Comentário


                              #15
                              Isto devia de passar nas televisões.

                              Não sei como ainda há pessoas que dizem que os sistemas de mãos livres não valem a pena.

                              Comentário


                                #16
                                Bom vídeo Pé Leve. Obrigado pela partilha

                                Comentário


                                  #17
                                  Não estou a perceber. Então é para não usar mas com kit mãos livres já não há problema?

                                  Cá para mim é perigoso das duas maneiras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Não estou a perceber. Então é para não usar mas com kit mãos livres já não há problema?

                                    Cá para mim é perigoso das duas maneiras.
                                    Discordo. Por essa ordem de ideias é muito mais perigoso falar com os passageiros que vão no carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Aproveito este tópico para colocar uma dúvida:

                                      é proibido falar ao telemóvel com o carro parado?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Também conheço quem teve um grande acidente por o cigarro lhe ter caído para o banco.
                                        Fumar ao volante também prejudica a condução, pois tem-se uma mão ocupada a segurar o cigarro. E isto quando não fazem malabarismos para não cair a cinza em cima das calças.
                                        Também devia ser proibido conduzir e fumar.

                                        P.S. - Para não falar da praga dos incêndios causados pelas beatas mandadas pela janela
                                        Há-de chegar a altura. Espero que brevemente...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          Também conheço quem teve um grande acidente por o cigarro lhe ter caído para o banco.
                                          Fumar ao volante também prejudica a condução, pois tem-se uma mão ocupada a segurar o cigarro. E isto quando não fazem malabarismos para não cair a cinza em cima das calças.
                                          Também devia ser proibido conduzir e fumar.

                                          P.S. - Para não falar da praga dos incêndios causados pelas beatas mandadas pela janela
                                          mais um mito urbano ou perto disso...

                                          e um bom par de nalgas à vista? e um bom par de mamas?

                                          agora a culpa é toda dos telemóveis.... parece que só passou a haver acidente estúpidos depois do aparecimento dos telemóveis...

                                          não é que eu o use ou defenda o seu uso, mas parece histeria...

                                          Comentário


                                            #22
                                            É cada vez mais comum presenciar verdadeiros imbecis ao volante a mandar sms ou a mexer em PDA's. Falta de respeito para com a vida deles e mais grave ainda com a dos outros. Ainda outro dia ia levando com um animal desses em cima em plena EN 117.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                              mais um mito urbano ou perto disso...

                                              e um bom par de nalgas à vista? e um bom par de mamas?

                                              agora a culpa é toda dos telemóveis.... parece que só passou a haver acidente estúpidos depois do aparecimento dos telemóveis...

                                              não é que eu o use ou defenda o seu uso, mas parece histeria...
                                              O telemovel é mais uma coisa a causar acidentes e como todos nós temos um e infelizmente existe muita gente a utiliza.lo enquanto conduz, é natural que exista uma "perseguição" a isso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                                                O telemovel é mais uma coisa a causar acidentes e como todos nós temos um e infelizmente existe muita gente a utiliza.lo enquanto conduz, é natural que exista uma "perseguição" a isso.
                                                Pois é, falar ao telemóvel é apenas mais uma das distracções ao volante, mas é a única que é penalizada com multa. E que multa. Digo eu que já a paguei uma vez e bem me custou.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                  Aproveito este tópico para colocar uma dúvida:

                                                  é proibido falar ao telemóvel com o carro parado?
                                                  No acto da condução é proibido usar o telemóvel. No entanto isto leva sempre a algumas dúvidas.

                                                  Na minha opinião, o telemóvel só não é proibido quando o carro se encontra estacionado. Relativamente a para-arranca, trânsito, etc etc, é semre proibido.

                                                  Penso estar correcto..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger
                                                    Também conheço quem teve um grande acidente por o cigarro lhe ter caído para o banco.
                                                    Fumar ao volante também prejudica a condução, pois tem-se uma mão ocupada a segurar o cigarro. E isto quando não fazem malabarismos para não cair a cinza em cima das calças.
                                                    Também devia ser proibido conduzir e fumar.

                                                    P.S. - Para não falar da praga dos incêndios causados pelas beatas mandadas pela janela
                                                    Se vamos por aí, proibimos os rádios nos automóveis, pois o seu manuseamento provoca distracção...e os paneis publicitários de roupa interior, etc...

                                                    Telemóvel é diferente, pois, mais do que a limitação de movimentos, o problema é exponenciado pela distracção intelectual inevitável quando se conversa ao telefone
                                                    Editado pela última vez por LATMGB; 16 November 2009, 16:17.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas,

                                                      E é tão fácil vermos quando um condutor á n/ frente vai a telefone, nas AE reduz a velocidade, circula na faixa central a velocidade de +-100 kms.
                                                      Nas nacionais circula a velocidade constante, deixa o carro perder rendimento chegando a deiitar algum fumo.

                                                      Aconselho vivamente a todos a evitar o uso do telemovel a conduzir, quantas vezes já o fizeram e depois não se lembram por onde passaram, passaram cruzamentos ou semáforos sem respeitarema sinalização.

                                                      Raramente o faço e quando tenho que atender ponho-o no bolso da camisa em alta voz e sou o mais rápido possível.
                                                      Mesmo nesta situação já uma vez encostei a uma parede a fazer marcha atrás porque não oouvi o pi.pi.pi. do parqueamento.

                                                      Tenha muito cuidado com voçes, com os que os acompanham dentro e fora das viaturas, e como alguém dizia "façam favor se serem felizes"...........

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei se alguém já referiu isto, mas dá-me ideia que o falar ao telemóvel enquanto se conduz é quase tão prejudicial com kit mãos livres como sem. Se estamos a dar atenção à conversa não estamos a prestar atenção à estrada. O ir com o telemóvel na mão tem é o factor acrescido de ter uma mão ocupada. Eu já reparei que até a falar com alguém que vá comigo no carro me distraio e já não é a primeira vez que por ir atento à conversa falho uma saída ou uma rua onde pretendia ir. Quando estou em sítios que não conheço e procuro concentrar-me em achar o percurso até o rádio tenho de desligar porque interfere com o que estou a tentar fazer. Mentia se dissesse que nunca atendi o telefone enquanto conduzo, mas regra geral vai fechado no compartimento junto à caixa de velocidade que é para não haver conflitos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu escrevo e leio sms enquanto conduzo, atendo o telemovel, embora qse sempre com kit ou auricular, e continuarei a fazê-lo sempre que achar que estão reunidas as condições para tal. Como para tudo na vida, o importante é o bom senso, há alturas em que n o faço, e outras em que o faço sem decréscimo de segurança.
                                                          Tenho pouca paciência para isto, desculpem lá, enquanto se puder fumar, porque raio n se pode manejar um dispositivo?
                                                          Então mas hoje os carros trazem equipamentos que o condutor tem um ecran enorme e 20000 coisas em que mexer enquanto conduz!
                                                          Então e levar o carro cheio de pessoas todas à conversa?
                                                          Deixem de ser moralistas, as pessoas teem é q ter bom senso. N mexo no telemovel nem em mais nada quando vou a conduzir em cidade, quando vou em caminhos que n conheço, à procura de locais, etc.. Quando atendo o telemovel, e muitas foram as vezes que de Paderne a Setúbal, fazia todas as chamadas que tinham ficado pendentes, vou calmamente a 100 kms/h na faixa da direita. Se a chamada necessita de uma atenção que me distrai da condução, simplesmente telefona-se quando se puder parar, depois de atender e dizer que já telefonamos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            comungo com os dois anteriores posts.

                                                            é de evitar usar, mas para atender e dizer "já vou a caminho", não me parece que mal venha ao mundo. já em relação a ler e escrever mensagens, não consigo.

                                                            se for embrenhado na conversa, algo que obrigue a usar a cabaça, já sei que alguma coisa vai falhar... ainda em agosto, ia na A23, para sair para a A25, falhei a saida e fui quase até espanha, ia na palheta com o meu filho

                                                            uma vez estava eu na antiga rua da policia no estoril, passa uma pita a conduzir um 106 cinza, com o leitor de cd's entre as pernas, enm ao colo ia, ia mesmo entalado entre as pernas... digo para o meu puto: já tou mesmo a ver, se tiver de travar forte, aquela bosta vai cair, ela vai tentar agarrar e ainda se fod...

                                                            se não foi nos semáforos de são joão, foi nos anteriores, na passadeira, escavacou o carrito.

                                                            reconheceu que ia a tentar apanhar o leitor, desviou os olhos...

                                                            na guarda, um gajo a conduzir uma HI-ACE, a minha frente, deixou cair o telele, para o apanhar subiu o passei, quase que arrancou a roda direita e bateu num poste. isto numa curva pronunciada, nas traseiras do modelo.

                                                            se se tiver um bocado de bom senso e cautela...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X