Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar a moda das luzes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar a moda das luzes

    Hoje fiz o caminho Coimbra - Porto de noite mais uma vez. E como agora é normal, estava a chover.

    Ainda em Coimbra ia na Via Rápida na faixa da esquerda quando começam a dar sinais de luzes. Não sabia o que queriam. Mais a frente vi o que se passava.

    Um jipe estava atravessado na faixa da esquerda. Ocupava a faixa todo. Não dava para ver quase nada.

    Ao sair da A29, naquela curva muita apertada mesmo no fim, lá estava outro carro atravessado.

    Eu queria chegar ao tema da moda das luzes diurnas. Em vez de andarem a criar leis para eles, quando mais simples era obrigarem a circulação com os médios ligados, que obriguem antes à introdução das luzes laterais como se vem nos Volvos e que me parece ser obrigatórias no pais de origem deles.

    Era meter as coisas como na Suécia. Médios obrigatórios e luzes laterais, em vez de se andarem a preocupar com os led's.

    Ganhávamos todos.

    #2
    os volvos a sair em 2011 já não vêm com manete de iluminação! apenas com um botão de máximos creio que no volante!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
      os volvos a sair em 2011 já não vêm com manete de iluminação! apenas com um botão de máximos creio que no volante!
      Tem que vir, pois há países onde é proibido DRL's tais como a Grécia, entre outros.

      Comentário


        #4
        Os Volvo têm luzes laterais mas é por causa dos states onde são obrigatórias.

        Comentário


          #5
          Tens toda a razão, neste dias a chover torrencialmente ou então já lusco-fusco e vejo (ou melhor NÃO VEJO!) muita gente sem luzes!

          Acho que é mesmo por falta de noção de que as luzes não servem só para ver, mas sobretudo serem vistos, mas infelizmente nas escolas de condução não se dá muita atenção a isso

          Comentário


            #6
            Não percebi bem onde queres chegar. Estás a dizer que caso esses carros atravessados na estrada tivessem as luzes laterais os conseguias ver melhor? Se for isso discordo, pois a distância a que conseguirias identificar essas luzes duvido que fosse suficiente para te "salvar a vida".
            Quanto ao facto de ser obrigatório luzes laterais, concordo com a medida. Para além dos volvos que tem isso desde que me lembro, os bmw's desde há uns tempos que nos faróis traseiros ficam com a luz de presença prolongada até à lateral do farol e na frente temos o exemplo do série 5 que fica com uns leds laranja junto aos piscas acesos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fumega Ver Post
              Tem que vir, pois há países onde é proibido DRL's tais como a Grécia, entre outros.

              podes explicar o que esta a bold?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                podes explicar o que esta a bold?
                Day Running Lights

                Comentário


                  #9
                  A vantagem dos DRLs sobre os médios é mesmo o consumo energético.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                    Não percebi bem onde queres chegar. Estás a dizer que caso esses carros atravessados na estrada tivessem as luzes laterais os conseguias ver melhor? Se for isso discordo, pois a distância a que conseguirias identificar essas luzes duvido que fosse suficiente para te "salvar a vida".
                    Quanto ao facto de ser obrigatório luzes laterais, concordo com a medida. Para além dos volvos que tem isso desde que me lembro, os bmw's desde há uns tempos que nos faróis traseiros ficam com a luz de presença prolongada até à lateral do farol e na frente temos o exemplo do série 5 que fica com uns leds laranja junto aos piscas acesos.
                    As luzes laterais ao longe vêem-se. É melhor que não ter lá nada.

                    E ajudam nos cruzamentos.

                    Já as diurnas são estilo porque como nas motas, os carros podem andar com os médios sempre acesos.

                    A minha mota já nem desliga os médios. Estão sempre ligados desde que dou a chave. Já vi um Golf IV que veio da Suécia que era exactamente igual.

                    Comentário


                      #11
                      concordo, andavam sempre ligadas e pronto. Mas já te vêm aqui dizer que assim não se distinguia as carrinhas que transportam gás e coisas do género que supostamente andam sempre de médios para avisar que transportam algo perigoso. Como se eu no caso de ter um acidente conseguísse escolher em quem vou bater assim com essa clareza.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
                        Tens toda a razão, neste dias a chover torrencialmente ou então já lusco-fusco e vejo (ou melhor NÃO VEJO!) muita gente sem luzes!

                        Acho que é mesmo por falta de noção de que as luzes não servem só para ver, mas sobretudo serem vistos, mas infelizmente nas escolas de condução não se dá muita atenção a isso
                        Ai dá-se dá-se, pelo menos na que eu trabalho dá-se imensa atenção a isso, até porque é matéria obrigatória e é uma das coisas que eu lhes explico logo, que os médios não servem apenas de noite, de dia durante muitas circunstancias permitem-nos identificar mais facilmente os outros e faço os ligá-los sempre e fazer disso um hábito...as pessoas é que esquecem do que lhes foi ensinado...os piscas é igual, com quantos carros não me cruzo eu que ao mudar de direcção nem os ligam?
                        No outro dia estive atento a isso e durante um dia inteiro, contei pelos dedos de uma mão os que o fizeram, entre centenas de carros com que me cruzei...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                          Day Running Lights
                          Daytime running lamps/lights.
                          Editado pela última vez por ClioIIIRS; 30 November 2009, 12:44.

                          Comentário


                            #14
                            já há um tópico sobre luzes, por sinal com muitas páginas.

                            http://forum.autohoje.com/road-book/...-porra-67.html

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                              os volvos a sair em 2011 já não vêm com manete de iluminação! apenas com um botão de máximos creio que no volante!
                              E como fazem depois quando param numa passagem de nível?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                E como fazem depois quando param numa passagem de nível?
                                Continuam com as luzes ligadas. Antes de construirem a passagem desnivelada do metro do Porto, na estação de Árvore (Vila do Conde) parei imensas vezes nas barreiras e mudava a posição de médios para mínimos e reparei que muitos permaneciam com os médios ligados é como nos futuros Volvos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  As luzes laterais ao longe vêem-se. É melhor que não ter lá nada.

                                  E ajudam nos cruzamentos.

                                  Já as diurnas são estilo porque como nas motas, os carros podem andar com os médios sempre acesos.

                                  A minha mota já nem desliga os médios. Estão sempre ligados desde que dou a chave. Já vi um Golf IV que veio da Suécia que era exactamente igual.
                                  Aqui discordo, pois estas costumam ser mais energeticas em termos de consumo e duram muito mais que as normais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    4 piscas
                                    Já existe alguns carros que acendem sossinhos em caso de acidente...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                      4 piscas
                                      Já existe alguns carros que acendem sossinhos em caso de acidente...
                                      e não so... o meu e outros numa travagem mais brusca la acende os piscas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Stormskaer Ver Post
                                        E como fazem depois quando param numa passagem de nível?

                                        a ideia é acabar com as passagens de nível

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                                          e não so... o meu e outros numa travagem mais brusca la acende os piscas...

                                          basta actuar o abs (acho eu) ou basta que se pise o pedal com + força? ou que a reduçao de velocidade seja mais intensa?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                            basta actuar o abs (acho eu) ou basta que se pise o pedal com + força? ou que a reduçao de velocidade seja mais intensa?
                                            Sinceramente não te sei especificar... não sei se estou a dizer alguma asneira mas essas tres condiçoes que referiste não estão todas directamente relacionadas... isto é ao travar com mais força o abs aciona, e ao travar com mais força a redução de velocidade seja mais intensa.. Sei que quando travo realmente a fundo, ja me aconteceu por duas vezes, notei os piscas a acenderem-se...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                                              Sinceramente não te sei especificar... não sei se estou a dizer alguma asneira mas essas tres condiçoes que referiste não estão todas directamente relacionadas... isto é ao travar com mais força o abs aciona, e ao travar com mais força a redução de velocidade seja mais intensa.. Sei que quando travo realmente a fundo, ja me aconteceu por duas vezes, notei os piscas a acenderem-se...

                                              sim eu sei, eu andei com uma passat 2.0tdi que fazia isso! agora eu ja n sei dizer em que ocasiao fazia!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Penso que é detectado o tipo de travagem em relação ao habitual, e se for detectada como anómala, nessa altura potencia/maximiza a capacidade de travagem e acende os intermitentes. Não tem portanto a ver directamente com o ABS que poderá ou não vir a actuar dependendo da travagem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tem haver com a desaceleração e é o calculador dos airbags que os acciona visto que este já tem medidor de desacelerações.
                                                  Ps: Falo nos casos dos renault´s

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X