Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Situação

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Situação

    Não foi acidente, porque também estava a controlar a situação e a ver o que ia acontecer.

    O desenho é o seguinte:



    O carro laranja está a sair do estacionamento, o carro cinzento está encostado a espera para estacionar com pisca ligado, e o meu carro é o azul que só ve um carro estacionado com pisca ligado e decido ultrapassar.

    Quando ia a fazer a ultrapassagem o carro cinzento buzina para mim, provavelmente a dizer "oh panasca, não vez que está um carro a sair?" ... ora como do ponto onde estava não via, se tivesse um acidente com o carro laranja de quem era a culpa ?

    Acho que o Cinzento é que não foi esperto pois ao parar devia ser depois do carro que estava a sair, e nunca antes.

    #2
    A culpa é sempre de quem está a sair do estacionamento que não toma as devidas cautelas a fazer a manobra.

    Comentário


      #3
      Primeiro tenho-te a dizer que o teu jeito para o desenho, mesmo que melhor que o meu, é fraquinho...

      Vou tentar dividir por partes:
      O carro que está a sair do estacionamento, terá obrigado a ceder passagem, salvo erro pelo 31º 1 a) do CE. Além que inicia a marcha (12º) e provavelmente de marcha-atrás.
      Tu por outro lado, estás a fazer uma manobra de ultrapassagem, mesmo que num local permitido, carece de atenção e salvaguardar que possa ser efectuada (35º e seguintes). Além que a posição do cinzento deveria chamar atenção para aquele possibilidade.

      O laranja poderá sempre alegar que o avançou porque o cinzento "autorizou" a manobra - que é o primeiro carro que vê e teria que ceder passagem - e por isso iniciou a marcha e a saída do estacionamento.
      O Azul que face à posição do cinzento, não verificou a presença do laranja e fez a manobra correcta.

      Não me admirava numa repartição de responsabilidade por infracção de ambos ao 35º.

      Comentário


        #4
        Valium, para a próxima faço-te isto YouTube - Honda NSX Animation

        Sim, eu tomei sempre cuidado, mas se todas as situações que um carro encosta ficasse a espera mais valia ficar sentado ... ainda por mais o carro assim obriga o outro a vir para a outra faixa.

        Comentário


          #5
          Eu disse que também tinha pouco jeito... Foste tu que fizeste a animação do NSX? Muito porreiro.

          Poem-te na pele do laranja, também não vejo muitas hipóteses de evitar um embate, estando naquela posição.
          (Para mais se o cinzento fosse testemunha e ainda confirmasse a situação da buzinadela para alertar).

          Sinceramente acho que o mais justo seria dividir - mas fico aberto a outras sugestões.

          Comentário


            #6
            Paraste atrás do carro cinzento antes de ultrapassar ou vinhas com embalo e "cá vai disto"?

            Se paraste, não te apercebeste pelos vidros do carro se existia algo ou alguém à frente?

            Faço-te esta pergunta porque uma vez parei para ceder passagem, estava um carro mal estacionado e passava um de cada vez, e uma carrinha que vinha atrás de mim nem parou, limitou-se a ultrapassar-me a mim e ia batendo de frente com o carro ao qual tinha cedido passagem.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
              Paraste atrás do carro cinzento antes de ultrapassar ou vinhas com embalo e "cá vai disto"?

              Se paraste, não te apercebeste pelos vidros do carro se existia algo ou alguém à frente?

              Faço-te esta pergunta porque uma vez parei para ceder passagem, estava um carro mal estacionado e passava um de cada vez, e uma carrinha que vinha atrás de mim nem parou, limitou-se a ultrapassar-me a mim e ia batendo de frente com o carro ao qual tinha cedido passagem.
              E na passadeira, um parar e outro decidir ultrapassar? (já me aconteceu enquanto peão)

              Comentário


                #8
                Valium, também pensei nisso, mas ja conheço a zona e sabia que não era passadeira.

                eduardomaio, sim, parei, para ver o que ia fazer ... esperei 3 a 5 segundos parado, e como vi que não andava meti pisca, e ultrapassei, mas já estava desconfiado de alguma coisa por isso fui indo até que comecei a ver o outro carro, ai vi que tinha parado e segui viagem, foi quando o outro buzinou.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  E na passadeira, um parar e outro decidir ultrapassar? (já me aconteceu enquanto peão)
                  nas passadeiras é proibido ultrapassar, por isso essa é uma não-questão

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                    nas passadeiras é proibido ultrapassar, por isso essa é uma não-questão
                    Pois eu também sei disso, o sr. que decidiu ultrapassar o carro que parou para me deixar passar é que não devia saber... mais um pouco e tinha-me passado a ferro.

                    Era só mais um exemplo e não tão raro quanto isso, no seguimento do post do eduardomaio (ser em acto contínuo).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post

                      Sinceramente acho que o mais justo seria dividir - mas fico aberto a outras sugestões.
                      Moralmente talvez, mas na prática saída de estacionamento + marcha-atrás = culpa. Certo que podem haver muitos pormenores/condicionantes importantes para uma avaliação mais precisa, mas dificilmente seria de outra forma.

                      Claro que um bom Advogado na barra do Tribunal pode ser homem para obter culpa exclusiva do azul e ainda danos morais para o condutor do cinzento por ter assistido a tudo!

                      Comentário


                        #12
                        A mania das pressas é no que dá...

                        Manobras idiotas por fulanos que não podem perder uns segundinhos parados.

                        É triste...

                        Sinceramente não houve nenhuma atitude sensata do carro azul. É nestas tretas que se vê a qualidade de quem conduz, que são coisinhas básicas mas que muitos não ligam mas que podem muito bem fazer a diferença no trânsito no dia a dia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Post
                          Não foi acidente, porque também estava a controlar a situação e a ver o que ia acontecer.

                          O desenho é o seguinte:



                          O carro laranja está a sair do estacionamento, o carro cinzento está encostado a espera para estacionar com pisca ligado, e o meu carro é o azul que só ve um carro estacionado com pisca ligado e decido ultrapassar.

                          Quando ia a fazer a ultrapassagem o carro cinzento buzina para mim, provavelmente a dizer "oh panasca, não vez que está um carro a sair?" ... ora como do ponto onde estava não via, se tivesse um acidente com o carro laranja de quem era a culpa ?

                          Acho que o Cinzento é que não foi esperto pois ao parar devia ser depois do carro que estava a sair, e nunca antes.

                          Que desenho

                          A culpa seria do Laranja.

                          Comentário


                            #14
                            Ora, não é tão líquido que a responsabilidade seja do laranja, por isto: o laranja tomou as precauções que podia e devia para sair de estacionamento (calma...já lá vou...). Se o veículo azul fizer a ultrapassagem segundo as regras, o acidente nunca se daria, pois só deveria retomar a faixa da direita após certificação que o podia fazer em segurança. Esta opinião sé é válida se o carro laranja NUNCA invadir a faixa que serve para a ultrapassagem.

                            Se assim não fosse, que responsabolidade teria o condutor do carro laranja caso estivesse parado à frente do cinza...e imagine-se que o cinza até era um camião...o acidente só se daria se o laranja invadisse a faixa em que o azul ultrapassava (responsabilidade do laranja) ou se o azul retomasse sem precauções a faixa da direita (responsabilidade deste). Uma terceira hipótese: o laranja arrancar e dar-se o embate quando o azul retoma a faixa. Aqui a responsabilidade seria do laranja, pois no início da marcha não se certificou de que estava a ser ultrapassado.

                            Resumindo: tudo depende da dinâmica do possível sinistro.

                            É só a minha opinião..contudo, como disse o valium o mais certo seria...chapa 50 para cada um...

                            Nota: se isto fosse um IDS, a culpa seria do laranja sempre...a tabela prática de responsabilidades é "cega" para as variantes de muitos casos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              A mania das pressas é no que dá...

                              Manobras idiotas por fulanos que não podem perder uns segundinhos parados.

                              É triste...

                              Sinceramente não houve nenhuma atitude sensata do carro azul. É nestas tretas que se vê a qualidade de quem conduz, que são coisinhas básicas mas que muitos não ligam mas que podem muito bem fazer a diferença no trânsito no dia a dia.
                              Tudo tiros ao lado.

                              Ele foi bem explicito a dizer que não viu nenhum carro a sair do estacionamento, logo se tava um carro parado em 2ª fila porque raio havia de ficar parado atrás dele ?

                              Ficas parado atrás de todos os carros parados em 2ª fila ?

                              Sê sensato.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                Ora, não é tão líquido que a responsabilidade seja do laranja, por isto: o laranja tomou as precauções que podia e devia para sair de estacionamento (calma...já lá vou...). Se o veículo azul fizer a ultrapassagem segundo as regras, o acidente nunca se daria, pois só deveria retomar a faixa da direita após certificação que o podia fazer em segurança. Esta opinião sé é válida se o carro laranja NUNCA invadir a faixa que serve para a ultrapassagem.

                                Se assim não fosse, que responsabolidade teria o condutor do carro laranja caso estivesse parado à frente do cinza...e imagine-se que o cinza até era um camião...o acidente só se daria se o laranja invadisse a faixa em que o azul ultrapassava (responsabilidade do laranja) ou se o azul retomasse sem precauções a faixa da direita (responsabilidade deste). Uma terceira hipótese: o laranja arrancar e dar-se o embate quando o azul retoma a faixa. Aqui a responsabilidade seria do laranja, pois no início da marcha não se certificou de que estava a ser ultrapassado.

                                Resumindo: tudo depende da dinâmica do possível sinistro.

                                É só a minha opinião..contudo, como disse o valium o mais certo seria...chapa 50 para cada um...

                                Nota: se isto fosse um IDS, a culpa seria do laranja sempre...a tabela prática de responsabilidades é "cega" para as variantes de muitos casos.
                                Sim, completamente de acordo.
                                Não me parece que às vezes seja tão linear a responsabilidade do laranja naquela situação.

                                Obviamente que seria normal que o laranja invadisse a via contrária, etc., isso agora só se houvesse mesmo embate e o cinzento também seria importante para apurar a realidade.

                                Nem falei no IDS porque aí seria do laranja, de caras - e como dizes é "cega" para muitos casos o que leva a decisões incorrectas, mas como não é vinculativa....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Primeiro tenho-te a dizer que o teu jeito para o desenho, mesmo que melhor que o meu, é fraquinho...

                                  Vou tentar dividir por partes:
                                  O carro que está a sair do estacionamento, terá obrigado a ceder passagem, salvo erro pelo 31º 1 a) do CE. Além que inicia a marcha (12º) e provavelmente de marcha-atrás.
                                  Tu por outro lado, estás a fazer uma manobra de ultrapassagem, mesmo que num local permitido, carece de atenção e salvaguardar que possa ser efectuada (35º e seguintes). Além que a posição do cinzento deveria chamar atenção para aquele possibilidade.

                                  O laranja poderá sempre alegar que o avançou porque o cinzento "autorizou" a manobra - que é o primeiro carro que vê e teria que ceder passagem - e por isso iniciou a marcha e a saída do estacionamento.
                                  O Azul que face à posição do cinzento, não verificou a presença do laranja e fez a manobra correcta.

                                  Não me admirava numa repartição de responsabilidade por infracção de ambos ao 35º.
                                  Também depende muito da faixa de rodagem onde viessem a bater...

                                  Ainda assim, era mais fácil culpar o carro AZUL, e menos provável culpar o
                                  LARANJA.

                                  Artigo 38.º
                                  Realização da manobra
                                  1 - O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se
                                  certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com
                                  veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.
                                  2 - O condutor deve, especialmente, certificar-se de que:
                                  a) A faixa de rodagem se encontra livre na extensão e largura
                                  necessárias à realização da manobra com segurança;
                                  b) Pode retomar a direita sem perigo para aqueles que aí
                                  transitam;
                                  c) Nenhum condutor que siga na mesma via ou na que se situa
                                  imediatamente à esquerda iniciou manobra para o
                                  ultrapassar;
                                  d) O condutor que o antecede na mesma via não assinalou a
                                  intenção de ultrapassar um terceiro veículo ou de contornar um
                                  obstáculo.

                                  Ao passo que quem sai de estacionamento apenas está obrigado a ceder
                                  passagem (nas faixas que vai ocupar/cruzar).

                                  Ou seja, o carro laranja não violou a obrigatoriedade de ceder passagem,
                                  porque o carro cinzento não queria passar (queria o lugar). O único modo
                                  de o carro laranja ser culpado seria no caso de ir para a outra faixa de
                                  rodagem (não observando nesse caso a cedência de passagem a que está
                                  obrigado).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                    Tudo tiros ao lado.

                                    Ele foi bem explicito a dizer que não viu nenhum carro a sair do estacionamento, logo se tava um carro parado em 2ª fila porque raio havia de ficar parado atrás dele ?

                                    Ficas parado atrás de todos os carros parados em 2ª fila ?

                                    Sê sensato.
                                    O "não viu" não é desculpa.
                                    Chocam 2 carros. Ambos os condutores dizem: "não vi". Achas que as
                                    seguradoras querem saber disso? Existe um código da estrada, quem violar
                                    o disposto no código é culpado. Se violarem os dois, a culpa é repartida.
                                    É tão simples quanto isto. Se tem o campo de visão bloqueado, só tem de
                                    REDOBRAR os cuidados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A manobra de marcha-atrás é considerada como "perigosa" pela esmagadora maioria das seguradoras. Contudo, como disse (e bem) o Vanquish, desde o incidente até ao apuramento das responsabilidades muitas variáveis têm de ser tidas em consideração na "equação de definição da culpabilidade".

                                      Há uns largos anos fui interveniente num acidente similar (saía de um lugar de estacionamento). Resumidamente, cumpri correctamente todo o procedimento da manobra de marcha-atrás, e colidiram com o meu carro. A minha companhia de seguros informou-me de imediato que eu era culpado. Não satisfeito, recorri, foi ouvida a minha argumentação e ganhei a causa. Posteriormente fiz questão de comunicar à minha seguradora a decisão do tribunal.

                                      É preciso avaliar situação a situação. Ou caso a caso. No meu caso, o modelo utilizado por todas as seguradoras não "colou". Inclusivè a minha seguradora disse-me que era culpado...e veio a perceber-se que estava errada.

                                      No meu entender, o culpado do incidente deste tópico, será quem iniciou a manobra de ultrapassagem. Não quem já tinha iniciado a manobra de marcha-atrás (até porque lhe seria completamente impossível perceber que outro carro estava a iniciar a mesma atrás daquele que aguardava que o lugar ficasse vago).

                                      Cpts.,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                        O "não viu" não é desculpa.
                                        Chocam 2 carros. Ambos os condutores dizem: "não vi". Achas que as
                                        seguradoras querem saber disso? Existe um código da estrada, quem violar
                                        o disposto no código é culpado. Se violarem os dois, a culpa é repartida.
                                        É tão simples quanto isto. Se tem o campo de visão bloqueado, só tem de
                                        REDOBRAR os cuidados.
                                        Correcto...

                                        Neste situação não me pareceu mesmo que fosse utilizado o "não vi" como desculpa.

                                        Mas onde é que o user, neste caso, carro azul desrespeitou o código ?
                                        Foi por ultrapassar um carro parado em 2ªfila a bloquear a visão tanto de quem saia do estacionamento como de quem vinha na via de forma normal ?

                                        Quantas e quantas situações já te aconteceram na estrada em que tu não viste mesmo que tava ali um carro, ou o passeio, ou seja o que for ?
                                        Editado pela última vez por RuiSoad; 16 December 2009, 15:51.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Correcto...

                                          Neste situação não me pareceu mesmo que fosse utilizado o "não vi" como desculpa.

                                          Mas onde é que o user, neste caso, carro azul desrespeitou o código ?
                                          Foi por ultrapassar um carro parado em 2ªfila a bloquear a visão tanto de quem saia do estacionamento como de quem vinha na via de forma normal ?

                                          Quantas e quantas situações já te aconteceram na estrada em que tu não viste mesmo que tava ali um carro, ou o passeio, ou seja o que for ?
                                          Se o carro azul tivesse batido no carro laranja (na faixa onde está o cinzento),
                                          seria certamente culpado. Teria desrespeitado o artigo 38º (ver mais acima)
                                          no dever expresso no ponto 2, e/ou o artigo 14º ponto 2 (faixas no mesmo
                                          sentido):

                                          Artigo 14.º
                                          Pluralidade de vias de trânsito
                                          1 - Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas
                                          de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita,
                                          podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar
                                          naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.
                                          2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de
                                          trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida
                                          a mudança para outra, depois de tomadas as devidas
                                          precauções
                                          , a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou
                                          estacionar.

                                          3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades,
                                          é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que
                                          se refere à paragem e estacionamento.
                                          Editado pela última vez por Nuno156; 16 December 2009, 16:02. Razão: correcção

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                            Correcto...

                                            Neste situação não me pareceu mesmo que fosse utilizado o "não vi" como desculpa.

                                            Mas onde é que o user, neste caso, carro azul desrespeitou o código ?
                                            Foi por ultrapassar um carro parado em 2ªfila a bloquear a visão tanto de quem saia do estacionamento como de quem vinha na via de forma normal ?

                                            Quantas e quantas situações já te aconteceram na estrada em que tu não viste mesmo que tava ali um carro, ou o passeio, ou seja o que for ?
                                            Começou uma ultrapassagem sem se certificar que a podia fazer em segurança. Até porque o outro está com o pisca ligado para estacionar (como o próprio diz no primeiro post).

                                            O que me parece que aconteceu aqui foi que o cinza parou para estacionar, deixou sair o laranja e o azul decidiu ultrapassar para não perder mais tempo.

                                            Não acho que fosse assim tão linear a culpa do laranja. Até porque ele sinalizou a manobra e o primeiro interveniente (que é o cinza...) deixou-o passar.

                                            Eu comparo muito mais facilmente a haver uma garagem, eu deixar sair o gajo da garagem e o carro que vem atrás de mim ultrapassar-me, por achar que eu vou estacionar ou que estou estacionado. Que culpa tem o carro que está a sair da garagem?

                                            Ah, e com o condutor do carro cinza como testemunha, não sei não.

                                            Just my two cents.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarkSorcerer Ver Post
                                              Começou uma ultrapassagem sem se certificar que a podia fazer em segurança. Até porque o outro está com o pisca ligado para estacionar (como o próprio diz no primeiro post).

                                              O que me parece que aconteceu aqui foi que o cinza parou para estacionar, deixou sair o laranja e o azul decidiu ultrapassar para não perder mais tempo.

                                              Não acho que fosse assim tão linear a culpa do laranja. Até porque ele sinalizou a manobra e o primeiro interveniente (que é o cinza...) deixou-o passar.

                                              Eu comparo muito mais facilmente a haver uma garagem, eu deixar sair o gajo da garagem e o carro que vem atrás de mim ultrapassar-me, por achar que eu vou estacionar ou que estou estacionado. Que culpa tem o carro que está a sair da garagem?

                                              Ah, e com o condutor do carro cinza como testemunha, não sei não.

                                              Just my two cents.
                                              Ok, é mais um ponto de vista.

                                              Então imagina:

                                              O carro Azul vem na estrada e quando entra nessa Rua já lá está o Cinza parado a fazer pisca...se o Cinza está de algum forma a tapar a visibilidade, o Laranja não pode adivinha se ele está simplesmente parado em 2ªfila, ou se está a sinalizar que vai ali estacionar.

                                              É usual ver-se isto...e o que deveria ser feito aqui para diferenciar, e o Cinza ter os 4 piscas ligados.

                                              Posto isto, o carro azul ultrapassa e de repente à frente do carro cinza sai a traseiro do Laranja.

                                              Quem tem a culpa ?

                                              A meu ver, e mudando um pouco a opinião que tinha, talvez atribui-se 50-50...contudo se o carro Cinza estivesse parado para lá lugar onde pretendia estacionar nada disto se passava.

                                              Eu por norma quando assim é, chego-me à frente faço pisca e meto a marcha-atrás para perceberem que estou à espera que o outro gajo saia. Assim que possível faço marcha-atrás e estaciono. Se é correcto ou não...não sei, o que é certo é que até hoje não tive um único problema.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                Ok, é mais um ponto de vista.

                                                Então imagina:

                                                O carro Azul vem na estrada e quando entra nessa Rua já lá está o Cinza parado a fazer pisca...se o Cinza está de algum forma a tapar a visibilidade, o Laranja não pode adivinha se ele está simplesmente parado em 2ªfila, ou se está a sinalizar que vai ali estacionar.

                                                É usual ver-se isto...e o que deveria ser feito aqui para diferenciar, e o Cinza ter os 4 piscas ligados.

                                                Posto isto, o carro azul ultrapassa e de repente à frente do carro cinza sai a traseiro do Laranja.

                                                Quem tem a culpa ?

                                                A meu ver, e mudando um pouco a opinião que tinha, talvez atribui-se 50-50...contudo se o carro Cinza estivesse parado para lá lugar onde pretendia estacionar nada disto se passava.

                                                Eu por norma quando assim é, chego-me à frente faço pisca e meto a marcha-atrás para perceberem que estou à espera que o outro gajo saia. Assim que possível faço marcha-atrás e estaciono. Se é correcto ou não...não sei, o que é certo é que até hoje não tive um único problema.
                                                Ó Rui, duas coisas... Primeiro, não se pode fazer ultrapassagens à papo-seco (e todos nós já apanhamos sustos com isso), e é aí que o azul falha - tem de tomar todas as precauções, incluindo essa. Em segundo lugar, ele só bate se o laranja invadir a via que ele está a utilizar para ultrapassar...

                                                E, neste segundo caso, altera-se um bocado a equação. Se ele invade, está feito, a culpa é só de quem está a sair do estacionamento; se ele não invade, é uma ultrapassagem sem cuidados, digo eu.

                                                E entendo a tua manobra, mas a verdade é que há muita gente que prefere estacionar de frente neste tipo de lugar. E esses, como fazem?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                  Ok, é mais um ponto de vista.

                                                  Então imagina:

                                                  O carro Azul vem na estrada e quando entra nessa Rua já lá está o Cinza parado a fazer pisca...se o Cinza está de algum forma a tapar a visibilidade, o Laranja não pode adivinha se ele está simplesmente parado em 2ªfila, ou se está a sinalizar que vai ali estacionar.

                                                  (...)
                                                  É totalmente independente do que o cinzento está a fazer. O cinzento até
                                                  podia ser um contentor que caiu na estrada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tou a ver que está pano para mangas, mas vou frisar alguns pontos que se calhar não estão a ver correctamente.

                                                    O carro cinzento deu pisca para parar em 2º fila, sem margem para o carro laranja fazer a manobra na faixa de rodagem onde eu ia, logo, deixem-me exclarecer isto melhor, ia ocupar as 2 faixas de rodagem para efectuar a manobra, porque simplesmente o cinzento não deixou espaço para fazer na mesma.

                                                    (Penso que até aqui, o cinzento não tem culpa nenhuma, só dificulta mesmo a manobra ao laranja).

                                                    2º Após parar, verificar que o carro em questão estava parado em 2º fila (provavelmente para deixar pessoas) e avaliar se via alguém do sentido contrario, meti pisca e fui totalmente para a faixa contraria, mas (e está é um ponto fulcral que previne muitas acidentes) fui devagar para verificar se podia estar alguma pessoa a passar, ou algo do género, o que vi que estava uma carro a sair, já estáva ao lado dele (o carro ainda se encontrava na faixa de rodagem dele) ou seja, estava a sair no momento em que estava a ultrapassar.

                                                    Penso que assim já meti todos os pontos nos i. Ao haver acidente a traseira do carro laranja ia tocar na lateral do meu carro, estando eu na faixa contraria.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Post
                                                      Tou a ver que está pano para mangas, mas vou frisar alguns pontos que se calhar não estão a ver correctamente.

                                                      O carro cinzento deu pisca para parar em 2º fila, sem margem para o carro laranja fazer a manobra na faixa de rodagem onde eu ia, logo, deixem-me exclarecer isto melhor, ia ocupar as 2 faixas de rodagem para efectuar a manobra, porque simplesmente o cinzento não deixou espaço para fazer na mesma.

                                                      (Penso que até aqui, o cinzento não tem culpa nenhuma, só dificulta mesmo a manobra ao laranja).

                                                      2º Após parar, verificar que o carro em questão estava parado em 2º fila (provavelmente para deixar pessoas) e avaliar se via alguém do sentido contrario, meti pisca e fui totalmente para a faixa contraria, mas (e está é um ponto fulcral que previne muitas acidentes) fui devagar para verificar se podia estar alguma pessoa a passar, ou algo do género, o que vi que estava uma carro a sair, já estáva ao lado dele (o carro ainda se encontrava na faixa de rodagem dele) ou seja, estava a sair no momento em que estava a ultrapassar.

                                                      Penso que assim já meti todos os pontos nos i. Ao haver acidente a traseira do carro laranja ia tocar na lateral do meu carro, estando eu na faixa contraria.
                                                      Aí o laranja já terá culpa. Resta saber se 50% ou algo mais, ou até menos.

                                                      É que ambos (azul e laranja) estão obrigados a verificar se existem ou não
                                                      outras viaturas que impossibilitem a manobra...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não tenho tempo para me alongar em grandes comentários, mas convém referir que;

                                                        Se ambos estão a realizar manobras que requerem cuidados redobrados, não esqueçamos que um dos veículos circula na faixa de rodagem e o outro sai de um lugar de estacionamento.

                                                        Quanto a mim, e salvaguardando eventuais pormenores que possam contribuir para melhor ajuizar esta situação em concreto, é aqui que reside o ponto fulcral para uma tomada de decisão.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Não tenho tempo para me alongar em grandes comentários, mas convém referir que;

                                                          Se ambos estão a realizar manobras que requerem cuidados redobrados, não esqueçamos que um dos veículos circula na faixa de rodagem e o outro sai de um lugar de estacionamento.

                                                          Quanto a mim, e salvaguardando eventuais pormenores que possam contribuir para melhor ajuizar esta situação em concreto, é aqui que reside o ponto fulcral para uma tomada de decisão.
                                                          Por isso tudo o que dizes, acho que o mais justo era a divisão.
                                                          Ambos deviam ter especial atenção nas manobras, provavelmente se não fosse o cinzento, nem tão pouco haveria problema para ambos pois o laranja parava e o azul não tinha que se desviar.

                                                          E ao fim ao cabo as decisões deviam ser justas, apesar de saber qual seria a tendência neste caso por parte do Segurador

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Por isso tudo o que dizes, acho que o mais justo era a divisão.
                                                            Ambos deviam ter especial atenção nas manobras, provavelmente se não fosse o cinzento, nem tão pouco haveria problema para ambos pois o laranja parava e o azul não tinha que se desviar.

                                                            E ao fim ao cabo as decisões deviam ser justas, apesar de saber qual seria a tendência neste caso por parte do Segurador
                                                            De acordo, mas um vai em plena circulação e outro vai iniciar a circulação, vai "invadir" a faixa de rodagem. Dai a minha opinião favorável á responsabilidade do laranja.

                                                            A menos que o azul declarasse que circulava depressa e, ao ver o obstáculo (cinzento), iniciou a ultrapassagem a alguma distância não precavendo a causa da paragem, não vejo por onde, Legalmente, as coisas possam pender para a divisão. E como nós sabemos, estas coisas raramente são ditas.

                                                            E convenhamos Valium, se com toda a prudência circulamos atrás de um veiculo que faz pisca para a direita e pára na faixa de rodagem, olhamos em sentido inverso, no mesmo sentido, e não vimos outros veículos a aproximarem-se, é perfeitamente natural que se inicie um ultrapassagem.

                                                            Nada nos diz que o tal veiculo na iminência de iniciar a manobra de saída de estacionamento era facilmente perceptível para o ultrapassante.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X