Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Situação (agora é a minha vez)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Situação (agora é a minha vez)




    Sendo eu o carro verde e a ultrapassar o laranja. O carro azul está a sair do estacionamento em sentido contrário a mim.
    Se eu colidir com o carro azul que está a sair do estacionamento quem é o culpado?

    Esta situação aconteceu hoje, mas felizmente não houve acidente.

    #2
    Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post



    Sendo eu o carro verde e a ultrapassar o laranja. O carro azul está a sair do estacionamento em sentido contrário a mim.
    Se eu colidir com o carro azul que está a sair do estacionamento quem é o culpado?

    Esta situação aconteceu hoje, mas felizmente não houve acidente.
    Verde.
    O Azul, se só vai ocupar a faixa no sentido dele, só tem de se preocupar
    com o trânsito que circula na faixa que vai ocupar. Não tem poderes de
    adivinho para saber que o Verde vai ultrapassar.

    Comentário


      #3
      Esta situação é idêntica á do tópico ao lado. O verde vai a circular e, desde que não haja sinalização que o impeça e desde que o azul não tenha iniciado a saída do estacionamento, pode ultrapassar o laranja.

      É ao azul, que sai de um lugar de estacionamento, que se exige a maior precaução (a ambos os sentidos de marcha) pois vai iniciar a marcha e passar a ocupar uma posição na faixa de rodagem.

      Se bem que, independentemente da culpa Legal, pessoalmente só ultrapasso nestas condições caso o laranja seja uma carroça ou algo muito lento pois tenho sempre de antemão que podem ocorrer situações deste tipo.

      Comentário


        #4
        Azul

        Basicamente é como se tivesse um STOP, pelo que não tem de se preocupar só com o seu "lado" mas com todos os lados.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Esta situação é idêntica á do tópico ao lado. O verde vai a circular e, desde que não haja sinalização que o impeça e desde que o azul não tenha iniciado a saída do estacionamento, pode ultrapassar o laranja.

          É ao azul, que sai de um lugar de estacionamento, que se exige a maior precaução (a ambos os sentidos de marcha) pois vai iniciar a marcha e passar a ocupar uma posição na faixa de rodagem.

          Se bem que, independentemente da culpa Legal, pessoalmente só ultrapasso nestas condições caso o laranja seja uma carroça ou algo muito lento pois tenho sempre de antemão que podem ocorrer situações deste tipo.
          O laranja não era uma carroça mas ia praticamente parado, provavelmente à procura de lugar (sem pisca).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
            Azul

            Basicamente é como se tivesse um STOP, pelo que não tem de se preocupar só com o seu "lado" mas com todos os lados.
            Mesmo que ele se preocupe em olhar para os dois lados seria dificil. Nós começámos praticamente ao mesmo tempo, eu (verde) a ultrapassar e ele a sair do estacionamento. Acho que era impossivel ele adivinhar que eu ia ultrapassar tal como eu que ele ia sair

            Comentário


              #7
              Ainda ontem me aconteceu uma situação parecida, e fiquei na dúvida!

              Eu ia a ultrapassar um carro, e do lado contrário estava um carro parado, com a porta aberta, e o senhor a tirar coisas do carro. Eu tive espaço para passar, mas ele ainda ficou a olhar para mim com cara de mau...(???)

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                Azul

                Basicamente é como se tivesse um STOP, pelo que não tem de se preocupar só com o seu "lado" mas com todos os lados.
                Ou não...
                Por isso é que é proibido ultrapassar nos cruzamentos e entroncamentos.
                Quem está num cruzamento ou entroncamento (com ou sem STOP), e vai
                virar à direita (não cruza nenhuma faixa de rodagem) apenas tem que se
                preocupar com os veículos que circulam nessa faixa que vai tomar. Não pode
                ser obrigado a adivinhar as manobras (neste caso de ultrapassagem) dos
                outros condutores.

                A manobra de ultrapassagem é das manobras mais perigosas (senão mesmo a
                mais de todas). Pelo que, esta manobra deve ser executada APENAS quando
                há garantias de não existir qualquer perigo.

                Pensemos de outro modo:

                Em lugar de carros a sair do estacionamento, imaginemos que são pessoas
                a atravessar a estrada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                  Mesmo que ele se preocupe em olhar para os dois lados seria dificil. Nós começámos praticamente ao mesmo tempo, eu (verde) a ultrapassar e ele a sair do estacionamento. Acho que era impossivel ele adivinhar que eu ia ultrapassar tal como eu que ele ia sair
                  Nesta situação concreta (nem sempre será assim), tal como a descreves aqui: ambos os condutores agem sem culpa, uma vez que não têm possibilidade de prever, com a diligência COMUM ao bonus pater familias (cidadão comum) o que se iria passar. Logo a situação em que não é possível avaliar se algum dos condutores agiu com culpa, ou em que medida essa culpa existiu: o sinistro resolve-se pela responsabilidade objectiva pelo risco que comporta a circulação de cada um dos veículos (aqui será 50%-50%) Nos termos do art. 506, º1 ou nº2 do C. Civil- Nota: a responsabilidade pelo risco só existe no nº2, o nº1 aplica-se em cao de culpa repartida, mas culpa no sentido subjectivo. A simultaneidade das manobras aqui é decisiva...pois se algum dos condutores efectua a manobra antes do outro, o que efectua 1º age sem culpa.
                  Editado pela última vez por cuto; 17 December 2009, 13:21.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                    Ainda ontem me aconteceu uma situação parecida, e fiquei na dúvida!

                    Eu ia a ultrapassar um carro, e do lado contrário estava um carro parado, com a porta aberta, e o senhor a tirar coisas do carro. Eu tive espaço para passar, mas ele ainda ficou a olhar para mim com cara de mau...(???)
                    As ultrapassagens, e os momentos em que as fazemos, são "opcionais".
                    Ou seja, não só temos a opção de não ultrapassar, como ainda podemos
                    escolher o momento mais apropriado (seguro) para o fazer.
                    Melhor:
                    DEVEMOS escolher o momento mais seguro para o fazer.

                    Claramente, neste caso, não escolheste o momento mais oportuno para
                    ultrapassar.

                    É óbvio que a pessoa não deveria estar a descarregar o carro pelo lado da
                    faixa de rodagem, mas sim pelo lado do passeio. Ainda assim, a realidade é
                    que estava. Como tal, deverias ter feito a ultrapassagem mais à frente,
                    depois de passar por esse "obstáculo".

                    Comentário


                      #11
                      estes tópicos servem de referência caso alguém tenha um acidente. são de decorar este tipo de manobras e a possível culpa, pois ninguém está livre de bater ou levar com um carro em cima neste tipo de situações.

                      ainda há bocado ia eu muito bem a ultrapassar e uma croma de um ibiza mete-se na minha faixa, dando pisca. o que vale é que deu pisca, senão eu ainda lhe encostava o meu carro. buzinei logo e depois de ultrapassar e a seguir a ser ultrapassada também, dei os 4 piscas e nem mostrou reacção. parece que andam a dormir na estrada...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                        As ultrapassagens, e os momentos em que as fazemos, são "opcionais".
                        Ou seja, não só temos a opção de não ultrapassar, como ainda podemos
                        escolher o momento mais apropriado (seguro) para o fazer.
                        Melhor:
                        DEVEMOS escolher o momento mais seguro para o fazer.

                        Claramente, neste caso, não escolheste o momento mais oportuno para
                        ultrapassar.

                        É óbvio que a pessoa não deveria estar a descarregar o carro pelo lado da
                        faixa de rodagem, mas sim pelo lado do passeio. Ainda assim, a realidade é
                        que estava. Como tal, deverias ter feito a ultrapassagem mais à frente,
                        depois de passar por esse "obstáculo".
                        Olá Nuno

                        Sim poderia ter abortado a manobra mas eu percebi que tinha espaço, e era a única hipótese de ultrapassar naquela zona. Resta dizer que os dois outros intervenientes na manobra (carro ultrapassado e homem da porta) não facilitaram minimamente.

                        Sempre ouvi dizer que quem abre a porta tem culpa, mas não sei se neste caso seria assim...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                          Olá Nuno

                          Sim poderia ter abortado a manobra mas eu percebi que tinha espaço, e era a única hipótese de ultrapassar naquela zona. Resta dizer que os dois outros intervenientes na manobra (carro ultrapassado e homem da porta) não facilitaram minimamente.

                          Sempre ouvi dizer que quem abre a porta tem culpa, mas não sei se neste caso seria assim...
                          Não te preocupes com a porta e outra "chapa". Preocupa-te com as pessoas.
                          A chapa tem reparação (nem que seja nova), as pessoas não.

                          Comentário


                            #14
                            Ás vezes antes de procurar a responsabilidade de um, pensem em estar em ambas as situações.

                            Deixo aqui um ao Liveflesh que colocou a questão de forma humilde e, reconheceu desde logo que para o outro condutor seria muito dificil "entender" a manobra que iria ser realizada.
                            Por vezes não se olha assim - obvio que poderia ser diferente caso tivessem embatido, mas não deixo de reconhecer ser uma boa atitude.

                            De resto obviamente assim a seco, sem saber se havia piscas a sinalizar a saída e ultrapassagem, se eram visiveis etc., SÓ com base na opinião do Liveflesh, perfilho da opinião do Cuto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Não te preocupes com a porta e outra "chapa". Preocupa-te com as pessoas.
                              A chapa tem reparação (nem que seja nova), as pessoas não.
                              Nuno, não imaginas como as pessoas poem os danos das viaturas à frente das pessoas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                Não te preocupes com a porta e outra "chapa". Preocupa-te com as pessoas.
                                A chapa tem reparação (nem que seja nova), as pessoas não.
                                Mas eu não estou preocupado com nada

                                E mesmo que tivesse, não era com a chapa de certeza. Era mais com a razão moral (ou penal).

                                E acredita, preocupo-me bastante com as pessoas. Por isso não percebi o encaixe da tua observação, apenas queria ajuda para saber quem, naquela situação, teria a culpa! É que falas como se eu fosse atropelar o homem

                                Claro que se eu visse que não dava para passar eu não tinha forçado. Havia bastante espaço.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                  Ou não...
                                  Por isso é que é proibido ultrapassar nos cruzamentos e entroncamentos.
                                  Quem está num cruzamento ou entroncamento (com ou sem STOP), e vai
                                  virar à direita (não cruza nenhuma faixa de rodagem) apenas tem que se
                                  preocupar com os veículos que circulam nessa faixa que vai tomar. Não pode
                                  ser obrigado a adivinhar as manobras (neste caso de ultrapassagem) dos
                                  outros condutores.

                                  A manobra de ultrapassagem é das manobras mais perigosas (senão mesmo a
                                  mais de todas). Pelo que, esta manobra deve ser executada APENAS quando
                                  há garantias de não existir qualquer perigo.

                                  Pensemos de outro modo:

                                  Em lugar de carros a sair do estacionamento, imaginemos que são pessoas
                                  a atravessar a estrada.
                                  Ou sim...
                                  E se viesse a sair de uma passagem de nível? Também era diferente...
                                  Não estamos a falar de hipotéticos, estamos a falar daquele caso, naquelas condições. A minha alusão ao STOP é apenas meramente indicativa de perda de prioridade. O carro está estacionado e vai iniciar a marcha. A menos que haja proibição do Verde ultrapassar, o Azul perde prioridade até em relação a essa manobra. O que está aqui em causa não é se a pessoa o faz de propósito para chatear, se vê ou não vê ou o que seja; Estamos a falar das regras e neste caso concreto, mesmo admitindo que dificilmente a pessoa está à espera que o outro vá ultrapassar, perde a prioridade, logo a menos que haja outras condicionantes, é o culpado. É certo que quem vai ultrapassar também tem de ter certos cuidados e certificar-se que é seguro, mas neste caso concreto tem prioridade. Se ambos fizerem ao mesmo tempo (aparentemente o que terá acontecido) então é daí que surge o problema, mas não me parece que ilibe de responsabilidade, tornando-se apenas um daqueles casos azarados.
                                  São chatos, mas acontecem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                    Mesmo que ele se preocupe em olhar para os dois lados seria dificil. Nós começámos praticamente ao mesmo tempo, eu (verde) a ultrapassar e ele a sair do estacionamento. Acho que era impossivel ele adivinhar que eu ia ultrapassar tal como eu que ele ia sair
                                    Concerteza. Isso nem está (para mim) em questão. Mas penso que a responsabilização é diferenciada da "culpa". Por isso até poderia ser acordado um 50-50.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só há um aspecto que me deixa com dúvidas:

                                      LiveFlesh, algum de vós deu indicação da manobra a efectuar? Ou seja, ou tu ou o automobilista que saía do lugar de estacionamento deram pisca? Se nenhum deu (ou se ambos deram!), a culpa é 50%-50%. Na minha opinião, se apenas um dos dois deu, o caso muda de figura. Estou errado?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tcpor Ver Post
                                        Só há um aspecto que me deixa com dúvidas:

                                        LiveFlesh, algum de vós deu indicação da manobra a efectuar? Ou seja, ou tu ou o automobilista que saía do lugar de estacionamento deram pisca? Se nenhum deu (ou se ambos deram!), a culpa é 50%-50%. Na minha opinião, se apenas um dos dois deu, o caso muda de figura. Estou errado?
                                        Eu fiz o pisca, ele não reparei. Vi os farois de frente e só tive tempo de travar e voltar para trás do carro "laranja". Mas seria difícl qualquer um de nós provar que fez o pisca.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, claro. Conheço muita gente que, na hora de aparecerem as autoridades policiais mentem à descarada. Mas, era só para tirar a dúvida, tendo como princípio, a honestidade dos intervenientes.

                                          Se deste o pisca, fizeste bem. Aliás, a tua reacção é meritória e uma prova do que fazer a todos nós.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X