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Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
O Azul, se só vai ocupar a faixa no sentido dele, só tem de se preocupar
com o trânsito que circula na faixa que vai ocupar. Não tem poderes de
adivinho para saber que o Verde vai ultrapassar.
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Esta situação é idêntica á do tópico ao lado. O verde vai a circular e, desde que não haja sinalização que o impeça e desde que o azul não tenha iniciado a saída do estacionamento, pode ultrapassar o laranja.
É ao azul, que sai de um lugar de estacionamento, que se exige a maior precaução (a ambos os sentidos de marcha) pois vai iniciar a marcha e passar a ocupar uma posição na faixa de rodagem.
Se bem que, independentemente da culpa Legal, pessoalmente só ultrapasso nestas condições caso o laranja seja uma carroça ou algo muito lento pois tenho sempre de antemão que podem ocorrer situações deste tipo.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostEsta situação é idêntica á do tópico ao lado. O verde vai a circular e, desde que não haja sinalização que o impeça e desde que o azul não tenha iniciado a saída do estacionamento, pode ultrapassar o laranja.
É ao azul, que sai de um lugar de estacionamento, que se exige a maior precaução (a ambos os sentidos de marcha) pois vai iniciar a marcha e passar a ocupar uma posição na faixa de rodagem.
Se bem que, independentemente da culpa Legal, pessoalmente só ultrapasso nestas condições caso o laranja seja uma carroça ou algo muito lento pois tenho sempre de antemão que podem ocorrer situações deste tipo.
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Originalmente Colocado por Torres Ver PostAzul
Basicamente é como se tivesse um STOP, pelo que não tem de se preocupar só com o seu "lado" mas com todos os lados.
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Originalmente Colocado por Torres Ver PostAzul
Basicamente é como se tivesse um STOP, pelo que não tem de se preocupar só com o seu "lado" mas com todos os lados.
Por isso é que é proibido ultrapassar nos cruzamentos e entroncamentos.
Quem está num cruzamento ou entroncamento (com ou sem STOP), e vai
virar à direita (não cruza nenhuma faixa de rodagem) apenas tem que se
preocupar com os veículos que circulam nessa faixa que vai tomar. Não pode
ser obrigado a adivinhar as manobras (neste caso de ultrapassagem) dos
outros condutores.
A manobra de ultrapassagem é das manobras mais perigosas (senão mesmo a
mais de todas). Pelo que, esta manobra deve ser executada APENAS quando
há garantias de não existir qualquer perigo.
Pensemos de outro modo:
Em lugar de carros a sair do estacionamento, imaginemos que são pessoas
a atravessar a estrada.
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Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver PostMesmo que ele se preocupe em olhar para os dois lados seria dificil. Nós começámos praticamente ao mesmo tempo, eu (verde) a ultrapassar e ele a sair do estacionamento. Acho que era impossivel ele adivinhar que eu ia ultrapassar tal como eu que ele ia sairEditado pela última vez por cuto; 17 December 2009, 13:21.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostAinda ontem me aconteceu uma situação parecida, e fiquei na dúvida!
Eu ia a ultrapassar um carro, e do lado contrário estava um carro parado, com a porta aberta, e o senhor a tirar coisas do carro. Eu tive espaço para passar, mas ele ainda ficou a olhar para mim com cara de mau...(???)
Ou seja, não só temos a opção de não ultrapassar, como ainda podemos
escolher o momento mais apropriado (seguro) para o fazer.
Melhor:
DEVEMOS escolher o momento mais seguro para o fazer.
Claramente, neste caso, não escolheste o momento mais oportuno para
ultrapassar.
É óbvio que a pessoa não deveria estar a descarregar o carro pelo lado da
faixa de rodagem, mas sim pelo lado do passeio. Ainda assim, a realidade é
que estava. Como tal, deverias ter feito a ultrapassagem mais à frente,
depois de passar por esse "obstáculo".
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estes tópicos servem de referência caso alguém tenha um acidente. são de decorar este tipo de manobras e a possível culpa, pois ninguém está livre de bater ou levar com um carro em cima neste tipo de situações.
ainda há bocado ia eu muito bem a ultrapassar e uma croma de um ibiza mete-se na minha faixa, dando pisca. o que vale é que deu pisca, senão eu ainda lhe encostava o meu carro. buzinei logo e depois de ultrapassar e a seguir a ser ultrapassada também, dei os 4 piscas e nem mostrou reacção. parece que andam a dormir na estrada...
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostAs ultrapassagens, e os momentos em que as fazemos, são "opcionais".
Ou seja, não só temos a opção de não ultrapassar, como ainda podemos
escolher o momento mais apropriado (seguro) para o fazer.
Melhor:
DEVEMOS escolher o momento mais seguro para o fazer.
Claramente, neste caso, não escolheste o momento mais oportuno para
ultrapassar.
É óbvio que a pessoa não deveria estar a descarregar o carro pelo lado da
faixa de rodagem, mas sim pelo lado do passeio. Ainda assim, a realidade é
que estava. Como tal, deverias ter feito a ultrapassagem mais à frente,
depois de passar por esse "obstáculo".
Sim poderia ter abortado a manobra mas eu percebi que tinha espaço, e era a única hipótese de ultrapassar naquela zona. Resta dizer que os dois outros intervenientes na manobra (carro ultrapassado e homem da porta) não facilitaram minimamente.
Sempre ouvi dizer que quem abre a porta tem culpa, mas não sei se neste caso seria assim...
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostOlá Nuno
Sim poderia ter abortado a manobra mas eu percebi que tinha espaço, e era a única hipótese de ultrapassar naquela zona. Resta dizer que os dois outros intervenientes na manobra (carro ultrapassado e homem da porta) não facilitaram minimamente.
Sempre ouvi dizer que quem abre a porta tem culpa, mas não sei se neste caso seria assim...
A chapa tem reparação (nem que seja nova), as pessoas não.
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Ás vezes antes de procurar a responsabilidade de um, pensem em estar em ambas as situações.
Deixo aqui um ao Liveflesh que colocou a questão de forma humilde e, reconheceu desde logo que para o outro condutor seria muito dificil "entender" a manobra que iria ser realizada.
Por vezes não se olha assim - obvio que poderia ser diferente caso tivessem embatido, mas não deixo de reconhecer ser uma boa atitude.
De resto obviamente assim a seco, sem saber se havia piscas a sinalizar a saída e ultrapassagem, se eram visiveis etc., SÓ com base na opinião do Liveflesh, perfilho da opinião do Cuto.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostNão te preocupes com a porta e outra "chapa". Preocupa-te com as pessoas.
A chapa tem reparação (nem que seja nova), as pessoas não.
E mesmo que tivesse, não era com a chapa de certeza. Era mais com a razão moral (ou penal).
E acredita, preocupo-me bastante com as pessoas. Por isso não percebi o encaixe da tua observação, apenas queria ajuda para saber quem, naquela situação, teria a culpa! É que falas como se eu fosse atropelar o homem
Claro que se eu visse que não dava para passar eu não tinha forçado. Havia bastante espaço.
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Originalmente Colocado por Nuno156 Ver PostOu não...
Por isso é que é proibido ultrapassar nos cruzamentos e entroncamentos.
Quem está num cruzamento ou entroncamento (com ou sem STOP), e vai
virar à direita (não cruza nenhuma faixa de rodagem) apenas tem que se
preocupar com os veículos que circulam nessa faixa que vai tomar. Não pode
ser obrigado a adivinhar as manobras (neste caso de ultrapassagem) dos
outros condutores.
A manobra de ultrapassagem é das manobras mais perigosas (senão mesmo a
mais de todas). Pelo que, esta manobra deve ser executada APENAS quando
há garantias de não existir qualquer perigo.
Pensemos de outro modo:
Em lugar de carros a sair do estacionamento, imaginemos que são pessoas
a atravessar a estrada.
E se viesse a sair de uma passagem de nível? Também era diferente...
Não estamos a falar de hipotéticos, estamos a falar daquele caso, naquelas condições. A minha alusão ao STOP é apenas meramente indicativa de perda de prioridade. O carro está estacionado e vai iniciar a marcha. A menos que haja proibição do Verde ultrapassar, o Azul perde prioridade até em relação a essa manobra. O que está aqui em causa não é se a pessoa o faz de propósito para chatear, se vê ou não vê ou o que seja; Estamos a falar das regras e neste caso concreto, mesmo admitindo que dificilmente a pessoa está à espera que o outro vá ultrapassar, perde a prioridade, logo a menos que haja outras condicionantes, é o culpado. É certo que quem vai ultrapassar também tem de ter certos cuidados e certificar-se que é seguro, mas neste caso concreto tem prioridade. Se ambos fizerem ao mesmo tempo (aparentemente o que terá acontecido) então é daí que surge o problema, mas não me parece que ilibe de responsabilidade, tornando-se apenas um daqueles casos azarados.
São chatos, mas acontecem.
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Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver PostMesmo que ele se preocupe em olhar para os dois lados seria dificil. Nós começámos praticamente ao mesmo tempo, eu (verde) a ultrapassar e ele a sair do estacionamento. Acho que era impossivel ele adivinhar que eu ia ultrapassar tal como eu que ele ia sair
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Só há um aspecto que me deixa com dúvidas:
LiveFlesh, algum de vós deu indicação da manobra a efectuar? Ou seja, ou tu ou o automobilista que saía do lugar de estacionamento deram pisca? Se nenhum deu (ou se ambos deram!), a culpa é 50%-50%. Na minha opinião, se apenas um dos dois deu, o caso muda de figura. Estou errado?
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Originalmente Colocado por tcpor Ver PostSó há um aspecto que me deixa com dúvidas:
LiveFlesh, algum de vós deu indicação da manobra a efectuar? Ou seja, ou tu ou o automobilista que saía do lugar de estacionamento deram pisca? Se nenhum deu (ou se ambos deram!), a culpa é 50%-50%. Na minha opinião, se apenas um dos dois deu, o caso muda de figura. Estou errado?
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Sim, claro. Conheço muita gente que, na hora de aparecerem as autoridades policiais mentem à descarada. Mas, era só para tirar a dúvida, tendo como princípio, a honestidade dos intervenientes.
Se deste o pisca, fizeste bem. Aliás, a tua reacção é meritória e uma prova do que fazer a todos nós.
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