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Feliz Natal? Cuidado com o piso molhado...

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    Feliz Natal? Cuidado com o piso molhado...

    Pessoal, pretendo apenas desabafar sobre o que me aconteceu ainda há pouco: estava em casa sem sono e decidi sair para pensar um bocado, saí sem rumo e tinha como plano ir para um sítio sossegado aqui na minha zona. No caminho entro numa rotunda onde até é costume passar, mas desta vez o piso estava molhado e os pneus gastos que tenho no eixo traseiro fizeram com que acabasse por perder o controlo do carro e fosse embater no lado de fora da rotunda. Lá chamei a assistência em viagem e rebocaram o carro para uma oficina aqui perto. De certo me espera um arranjo pouco simpático, pois o braço da suspensão (triângulo desencaixado, etc) foi à vida e fiquei com a roda direita virada ao contrário.

    Tenho saído pouco e tinha o carro à venda, ia colocar pneus novos no início do ano e andava a aproveitar o que resta dos actuais...Quis adiar a despesa dos pneus novos mais um pouco e agora tenho uma que deverá ser maior.

    Fica o aviso a todos para circularem com precaução em pisos molhados e não pouparem nos pneus.

    Boas Festas.

    #2
    Bolas não foi uma prenda simpática de Natal...mas o que interessa é que está tudo bem contigo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Bolas não foi uma prenda simpática de Natal...mas o que interessa é que está tudo bem contigo
      De facto...Hoje já passei lá na oficina para iniciarem a reparação. Vamos ver quanto tempo demora e quanto será a despesa.

      Cumps.

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        #4
        É pena o que aconteceu, mas no futuro, não esqueças: os pneus melhores devem ficar sempre no eixo traseiro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post

          Fica o aviso a todos para circularem com precaução em pisos molhados e não pouparem nos pneus.
          .
          Em molhado a história é sempre outra. Ainda há uns dias vi um Série 3 em cima de um passeio à saida de uma rotunda com o eixo dianteiro bem danificado. Decerto fez um peão a sair.

          Então quando são as primeiras chuvas depois de um periodo seco, com o piso barradinho a oleo e gordura... com pneus gastos é estar mesmo a pedi-las...

          Boa sorte.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            É pena o que aconteceu, mas no futuro, não esqueças: os pneus melhores devem ficar sempre no eixo traseiro.
            Ia lembrar isso mesmo.

            Ainda há quem ache o contrário, mesmo assim! Não sei é como!

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              #7
              Porque há muita casa de pneus onde o pessoal pensa exactamente o contrário. Há uns anos, numa oficina onde ia, onde também montavam pneus, apesar de terem lá autocolantes da Michelin a dizer explicitamente que os pneus melhores deviam ficar atrás, o mecânico insistia que deviam ser à frente, porque era onde estava a tracção...

              Comentário


                #8
                É verdade, da próxima já sei que não devo guardar a mudança dos pneus para a última... Desde que frequento o fórum que sei que os pneus com piso melhor devem estar no eixo traseiro, e tenho transmitido essa informação.

                Apenas criei este tópico para que tomem o meu erro como exemplo (a não seguir, se possível )

                Já agora, na oficina dizem que a roda saiu devido a desgaste de uma peça (eles chamam-lhe cabeçote), até porque eu ia devagar e a pancada não foi muito grande (logo quando bati pensei que tinha empenado a jante...)

                Cumps. e Boas Festas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                  Porque há muita casa de pneus onde o pessoal pensa exactamente o contrário. Há uns anos, numa oficina onde ia, onde também montavam pneus, apesar de terem lá autocolantes da Michelin a dizer explicitamente que os pneus melhores deviam ficar atrás, o mecânico insistia que deviam ser à frente, porque era onde estava a tracção...
                  Não querendo ser má língua, repara no seguinte nos carros de tracção à frente normalmente onde é que os pneus sofrem maior desgaste ?

                  Se tu montares sempre os novos no eixo da frente, é provavél que compres pneus novos com mais frequência, ou não ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                    É pena o que aconteceu, mas no futuro, não esqueças: os pneus melhores devem ficar sempre no eixo traseiro.
                    Onde foste buscar essa teoria?

                    é precisamente o contrário, alias qualquer casa de pneus te coloca os novos á frente e passa os piores para traz. Alem disso a travagem e a tracção de um carro é a frente(dos de tracção á frente) alem da direcção.

                    Logo á frente os pneus tem de estar bons pois é onde se exige mais deles.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luisfilipe Ver Post
                      Se tu montares sempre os novos no eixo da frente, é provavél que compres pneus novos com mais frequência, ou não ?

                      Sim á frente gastam muito mais rapido, mas gastam e sao mudados para traz e comprados sempre novos para a frente.

                      Alias em portugal mesmo o pneu da frente do lado direito gasta mais do que o do lado esquerdo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Onde foste buscar essa teoria?

                        é precisamente o contrário, alias qualquer casa de pneus te coloca os novos á frente e passa os piores para traz. Alem disso a travagem e a tracção de um carro é a frente(dos de tracção á frente) alem da direcção.

                        Logo á frente os pneus tem de estar bons pois é onde se exige mais deles
                        .
                        Penalti...

                        Tu realmente quando tentas falar de algo relacionado com carros metes os pés pelas mão duma maneira...

                        Comentário


                          #13
                          Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás?

                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Onde foste buscar essa teoria?

                          é precisamente o contrário, alias qualquer casa de pneus te coloca os novos á frente e passa os piores para traz. Alem disso a travagem e a tracção de um carro é a frente(dos de tracção á frente) alem da direcção.

                          Logo á frente os pneus tem de estar bons pois é onde se exige mais deles.
                          "Independentemente de que o seu carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado."

                          Está no site da Michelin, na parte dos conselhos práticos, que podes ver aqui: Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?

                          Comentário


                            #14
                            Já pus as pipocas a fazer.


                            Ah e já agora, uma leitura na pag. 4:

                            http://www.michelin.pt/pt/Docuemnt.D...odeRubrique=30



                            EDIT: Afinal já tinham postado antes.
                            Editado pela última vez por Agent; 28 December 2009, 11:14.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
                              "Independentemente de que o seu carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado."

                              Está no site da Michelin, na parte dos conselhos práticos, que podes ver aqui: Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?
                              O que a michelim diz é com o objectivo de vender pneus.

                              O eixo da frente exige muito mais de um pneu a prova é que gasta mais e é lá a força da travagem, troquem os pneus de pneus e coloquem novos á frente e vao ver logo uma melhorança abismal no comportamento a nivel de segurança.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                O que a michelim diz é com o objectivo de vender pneus.

                                O eixo da frente exige muito mais de um pneu a prova é que gasta mais e é lá a força da travagem, troquem os pneus de pneus e coloquem novos á frente e vao ver logo uma melhorança abismal no comportamento a nivel de segurança.
                                Neph...não digas asneira...olha que eu tou no meu local de trabalho e não me posso rir muito alto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                  Penalti...

                                  Tu realmente quando tentas falar de algo relacionado com carros metes os pés pelas mão duma maneira...

                                  Deixa-te de tretas...

                                  Se tiveres 2 pneus meio usados e 2 novos os novos devem tar á frente, porque a tracção é a frente(no caso de ser) mas a força da travagem é á frente, a direcção é a frente e no caso de um pneu rebentar á frente é por norma bem pior do rebentar o de traz.

                                  Mas isto sempre foi assim, uns pneus atraz ate gastam muito pouco, talvez por isso a michelim venha com esta teoria para obrigar a malta a comprar mais pneus

                                  Mas basta tu trocares os novos para a frente para notares logo uma melhoria substancial na segurança. Alias qualquer mecanico ou casa de pneus ou alguem que tenha experiencia com carros te diz isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                    Neph...não digas asneira...olha que eu tou no meu local de trabalho e não me posso rir muito alto.
                                    mete uns pneus gastos é frente e vai a descer e trava...(mas sem niguem á frente)

                                    depois metes esse atraz e uns novos á frente e depois falamos


                                    Trocar pneus da frente para traz já fiz montes de vezes.., em varios carro e sei bem o resultado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      O que a michelim diz é com o objectivo de vender pneus.

                                      O eixo da frente exige muito mais de um pneu a prova é que gasta mais e é lá a força da travagem, troquem os pneus de pneus e coloquem novos á frente e vao ver logo uma melhorança abismal no comportamento a nivel de segurança.
                                      A michelin (com n) tanto vende pneus para trás como para a frente.

                                      Lê os links que te colocaram aí em cima antes de continuares a responder.

                                      São textos fundamentados por engenheiros e técnicos que tem muito mais conhecimentos do que um primo de um amigo da prima que tem um barraco de venda de pneus e que sabe mexer numa máquina de alinhamento de direcção e de calibragem de pneus.

                                      A explicação é simples e já foi escrita neste fórum dezenas e dezenas de vezes:

                                      Uma saída de frente consegue-se controlar com um levantar do pé do acelerador e uma trajectória um nada mais larga (e com alguma sorte também), enquanto que uma saída de traseira é quase impossível de controlar numa estrada normal, mesmo por excelentes condutores.

                                      *EDIT
                                      No tasco onde mudo os pneus também há um especialista deste tipo, que insiste em cruzar os pneus (agora marco-os antes de os ir rodar) e dar-se à liberdade de colocar a pressão mais correcta nos pneus. Da última vez tinha quase menos 1 bar do que o recomendado pelo fabricante...
                                      Editado pela última vez por pacxito; 28 December 2009, 11:52.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Mas isto sempre foi assim, uns pneus atraz ate gastam muito pouco, talvez por isso a michelim venha com esta teoria para obrigar a malta a comprar mais pneus
                                        Se fosse esse o objectivo, a Michelin diria para os pneus novos serem colocados à frente, onde se gastam mais depressa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post

                                          Uma saída de frente consegue-se controlar com um levantar do pé do acelerador e uma trajectória um nada mais larga (e com alguma sorte também), enquanto que uma saída de traseira é quase impossível de controlar numa estrada normal, mesmo por excelentes condutores.
                                          uma saida de traseira é muito diferente se o carro tiver tracção á frente e atraz, seja como for é preferivel uma saida de traseira do que saida de frente.

                                          Alem disso os travoes tem mais eficacia e exercem mais forlça nos pneus da frente, ou seja com pneus gastos á frente se travares o carro nao para, mas se este forem para traz o carro para.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post
                                            Se fosse esse o objectivo, a Michelin diria para os pneus novos serem colocados à frente, onde se gastam mais depressa...
                                            E é onde eu os coloco...ou seja só compro 2 pneus de cada vez nunca 4, visto os de traz gastarem muito menos.

                                            Para a michelim é diferente pessoas que comprem 2 como eu das que compram 4...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Deixa-te de tretas...

                                              Se tiveres 2 pneus meio usados e 2 novos os novos devem tar á frente, porque a tracção é a frente(no caso de ser) mas a força da travagem é á frente, a direcção é a frente e no caso de um pneu rebentar á frente é por norma bem pior do rebentar o de traz.

                                              Mas isto sempre foi assim, uns pneus atraz ate gastam muito pouco, talvez por isso a michelim venha com esta teoria para obrigar a malta a comprar mais pneus

                                              Mas basta tu trocares os novos para a frente para notares logo uma melhoria substancial na segurança. Alias qualquer mecanico ou casa de pneus ou alguem que tenha experiencia com carros te diz isso.

                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              mete uns pneus gastos é frente e vai a descer e trava...(mas sem niguem á frente)

                                              depois metes esse atraz e uns novos á frente e depois falamos

                                              Trocar pneus da frente para traz já fiz montes de vezes.., em varios carro e sei bem o resultado.
                                              Nephilim...não dizes pão com manteiga Não percebes nada de carros...zero mesmo.

                                              O pneus novos devem estar no eixo que não tem tração...ou seja, num carro de tracção dianteira consegues controlar as perdas de tracção facilmente, utilizando o acelerador por exemplo...se te fugir de traseira e não tiveres pneus em condições já foste...é muito mais complicado controlares.

                                              Esses teste da Michelin são feitos por engenheiros, basta perguntares numa casa de pneus que perceba da poda e dizem-te o mesmo.

                                              Sempre montem os pneus novos atrás...a unica vez que montem pneus novos à frente porque o desgaste era mesmo elevado...na primeira travagem de emergência a traseira saltou para a frente e o carro foi para a suacata.

                                              Agora tu, com as tuas teorias de "Darkin" e de "El Nicho" é que sabes do assunto...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                uma saida de traseira é muito diferente se o carro tiver tracção á frente e atraz, seja como for é preferivel uma saida de traseira do que saida de frente.

                                                Alem disso os travoes tem mais eficacia e exercem mais forlça nos pneus da frente, ou seja com pneus gastos á frente se travares o carro nao para, mas se este forem para traz o carro para.

                                                Oh yeah, o que rende mesmo é fazer a rotunda do centro sul em hora de ponta em power slide.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                                  Nephilim...não dizes pão com manteiga Não percebes nada de carros...zero mesmo.

                                                  O pneus novos devem estar no eixo que não tem tração...ou seja, num carro de tracção dianteira consegues controlar as perdas de tracção facilmente, utilizando o acelerador por exemplo...se te fugir de traseira e não tiveres pneus em condições já foste...é muito mais complicado controlares.

                                                  Esses teste da Michelin são feitos por engenheiros, basta perguntares numa casa de pneus que perceba da poda e dizem-te o mesmo.

                                                  Sempre montem os pneus novos atrás...a unica vez que montem pneus novos à frente porque o desgaste era mesmo elevado...na primeira travagem de emergência a traseira saltou para a frente e o carro foi para a suacata.
                                                  Nao sabes do que falas...Á quanto tempo conduzes?
                                                  Eu conduzo ha 20anos e ja tenho mais de 600mil klm com varios carros e alem da carta B tambem tenho a C... sei bem o comportamento de um carro com pneus novos , velhos, novos á frente e novos atraz, e com chuva ou sem chuva, alias nunca tive acidentes apesar de ate ter feito algumas "loucuras " na estrada...portanto duvido que tu a mim me ensines alguma coisa.

                                                  Pneus novos devem ser postos no sitios que o carro exigir mais deles ou seja á frente.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                    Oh yeah, o que rende mesmo é fazer a rotunda do centro sul em hora de ponta em power slide.
                                                    Essa á uns anos antes de fazerem o tunel, tinha um conhecido que a fazia em 2 rodas...tambem conheci malta que com esta brincadeira tiveram lá grandes acidentes

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como já explicaram aí e como está no site, os pneus em melhor estado devem estar colocados no eixo posterior, não só pelas razões que o RuiSoad já disse mencionou, mas essencialmente devido ao peso.

                                                      Com um maior peso nas rodas da frente, e mesmo em caso de travagem a frente tende a baixar e logo aí é mais facil mesmo com pneus em mau estado conseguir fazer alguma coisa no eixo dianteiro visto que temos grande parte do peso depositado naquele eixo!

                                                      Com pneus gastos atrás é muito facil perder o controlo do carro e já se sabe que não é facil voltar a controla-lo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por HugoSenna Ver Post

                                                        Com um maior peso nas rodas da frente, e mesmo em caso de travagem a frente tende a baixar e logo aí é mais facil mesmo com pneus em mau estado conseguir fazer alguma coisa no eixo dianteiro visto que temos grande parte do peso depositado naquele eixo!
                                                        Pera aí...tas a dizer que é mais facil travar com os pneus em mau estado á frente?

                                                        uma travagem as rodas que travam sao sao maioritariamente as da frente, é nessas que estao a força quase toda e o peso, se for a descer ainda mais. Se os pneus da frente nao tiverem em bom estado o carro simplesmente derrapa logo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post

                                                          O pneus novos devem estar no eixo que não tem tração...
                                                          Essa tá boa...

                                                          uma vez tive um carro de serviço que tinha os pneus á frente meio gastos e uma vez a chover numa rua de estrada lisinha muito a subir, nao conseguia arrancar com o carro as rodas patinavam e nem agarravam á estrada troquei o pneus e ficou boa.

                                                          Entao se for uma carrinha carregada com tracção á frente ui ui.... vais ter de chamar o "engenheiro" da michelin para te empurar a carrinha

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                                                            #30
                                                            Nehp...já não te posso reputar mais pah...

                                                            tas no fundo de um poço...és um caso perdido. Nem com ajuda especializada tu chegavas lá...

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