Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será que nos definimos como povo pela forma como conduzimos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será que nos definimos como povo pela forma como conduzimos?

    É consabido que um automóvel é um bocadinho como um computador, determinadas pessoas atrás dos respectivos comandos transfiguram-se e exteriorizam tudo aquilo que têm de pior...

    No limite um automóvel e um computador são, entre outras coisas, ferramentas de algum poder. Poder acrescido ou almejado e nunca alcançado de outras formas.

    É comum ver-se nas nossas estradas, como por essa net fora, gente que parece que nem devia ser inventada, tal a irresponsabilidade com que usa uma ferramenta de prazer e de utilidade extrema como se, simplesmente, não houvesse amanhã!

    Hoje chovia, se Deus a dava. Ventania até dizer chega. Estradas insultuosa e estupidamente cheias de água sem capacidade de drenagem, com frequentes zonas de fácil hidroplanagem...

    No entanto, com a maior das naturalidades, uma cambada de cabecinhas pequeninas continuou a conduzir como se estivesse, não em piso seco, mas em ambiente de autódromo... Espectáculo...

    Pleno e completo manancial de asneiras. Mudanças bruscas de direcção, ou de faixa, naturalmente sem se fazer piscas ou antecipar as manobras em função dos demais utilizadores das estradas. Faróis apagados. Velocidades brutais assemelhando os meios de transporte das bestas a autênticos catamarans. Rolhas na faixa da esquerda, daqueles burros que fazem essa faixa praticamente até à entrada da portagem e, repentinamente mas, claro, sem fazer o devido pisca, mudam para o lado direito para tirar o ticket.

    Bem, de tudo um pouco o que de mau nome nos dá enquanto condutores destas nossas estradas nacionais...

    E a pergunta, que sublinho, é, será desta forma, a forma como conduzimos, que nos definimos como povo?

    Que barbárie é esta?

    #2
    realmente, nos dias como os de hoje, vê se com cada artista na estrada, até fico ...

    Comentário


      #3
      Eu acredito que define um pouco aquilo que somos como povo, brutos e analfabetos.
      A mim não me cabe na cabeça que com este tempo se faça uma ultrapassagem na AE e logo de seguida se metam imediatamente a frente do carro que ultrapassaram, largando uma quantidade enorme de spray, dificultando a vida de quem vem atras. Por civismo anda-se mais uns quantos metros ate mudar de faixa...CIVIS que? naaaaaaa. Para mim é mesmo que ir na rua e sacudir o chapeu de chuva sem ver quem tenho atrás.
      Mas pronto, as pessoas quando entram nos carros entram em GOD MOOD e pensam que estão numa bolha inquebrável, em que tudo vale.
      Certamente seria um bom estudo de foro antropológico ou sociológico.

      Comentário


        #4
        Sem dúvida

        Mas entre o estar atrás do volante e o exemplo dado do computador há duas diferenças fulcrais: as acções de um condutor tem repercussão quase instantânea e autor está à vista. E há quem goste de arriscar o que não deve...

        Gosto muto de automóveis e de conduzir e, se tiver a minima possiblidade para isso, será uma paixão em que não me custará investir...

        Tenho pena que nem todos respeitem a máquina e os parceiros de estrada

        Comentário


          #5
          Já hoje tinha comentado noutro tópico...

          Ia mudar de faixa, e pelo retrovisor vi 2 farois relativamente longe, pelo que me aprontei para mudar da drta. para a esq. Nisto levo com uma apitadela quando já ia meio da da manobra, o que me levou a voltar ao lugar inicial...

          Era uma senhora no seu Honda Jazz cinza prata de farois apagados enquanto chovia como se o mundo acabasse amanhã e água levantada dificultava mais a tarefa...

          Ela com o ar muito indiganda ainda me chamou maluco...eu, que ia de farois ligados, a 60km/h e que sinalizei devidamente a manobra...

          É triste. Já na Cril ia a 70km/h o que já era muito...mas ainda assim passavam por mim praticamente ao dobro.

          Comentário


            #6
            Nada a que eu não esteja já habituado...

            O respeito e cordialidade pelos demais utentes da estrada pura e simplesmente desvaneceu-se imenso nestes últimos anos !!!

            Somos um País de egocêntricos ao volante, onde o Chico Espertismo impera.

            Desta forma, não me admira que haja a quantidade de acidentes que há e que poderiam ser perfeitamente evitáveis...

            Comentário


              #7
              Não diria que nos define como um povo mas mostra o quanto irresponsáveis e inconscientes por vezes somos na estrada.

              As pessoas ainda hoje não têm noção que existe uma série de factores que não conseguem controlar e que podem ter consequências trágicas.

              Enquanto continuarem a pensar que conseguem prever e controlar todos esses factores vão continuar a brincar e a colocar em risco a vida de outras pessoas.

              E o problema é que há cada vez mais dessa espécie.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                Nada a que eu não esteja já habituado...

                O respeito e cordialidade pelos demais utentes da estrada pura e simplesmente desvaneceu-se imenso nestes últimos anos !!!

                Somos um País de egocêntricos ao volante, onde o Chico Espertismo impera.

                Desta forma, não me admira que haja a quantidade de acidentes que há e que poderiam ser perfeitamente evitáveis...
                Sublinhando o que demais já foi dito, acho que a frase a bold resume, tristemente, a constatação cada vez mais presente hoje em dia nas nossas estradas. A estupidez na forma como se conduz está a aumentar a um ritmo assustador...

                E, pá, mas o que é que custa termos, entre outras, como preocupação nas estradas estarmos sempre em comunicação, directa ou indirecta, com os demais companheiros de viagem?

                Será sinal de fraqueza fazermos pisca mesmo quando estamos a ultrapassar uma simples bicicleta? Seremos alguns tolos fazermos o pisca de regresso à faixa quando, por exemplo, estamos a terminar uma ultrapassagem em AE?

                Será crime acender os médios, não fazer mudanças bruscas de direcção quando chove, atenuar a velocidade com piso molhado, usar os quatro piscas quando chove torrencialmente, ver se é possível completar com êxito uma ultrapassagem ainda antes de a começar, parar nos sinais vermelhos, ser cordial, viver em paz na estrada?...

                Que povo somos nós?...

                Comentário


                  #9
                  O problema além de estar nessas bestas, está no organismo que gere a atribuição das cartas de condução.

                  Hoje em dia qualquer burro pode ficar com a carta de condução. Tudo começa nos exames médicos, apenas um exame à vista e mesmo assim é a despachar, como aconteceu comigo. Seria preferível haver testes psicotécnicos e exames à saúde mais aprofundados. Em vez de insistirem os testes psicotécnicos em entrevistas para emprego que são dispensáveis, seria mais lógico utilizarem neste caso. Enquanto estamos no código, tudo é facilitado, começando nas aulas de código, os alunos são encorajados a estudar e a decorar os testes de preparação, os livros ficam de lado.
                  Depois existem as aulas de condução, há instrutores que preferem usar os carros das escolas para irem buscar a família, enquanto vai buscar a mulher e os filhos, não está a ensinar devidamente como se faz o ponto de embraiagem. No caso da minha maria, fui eu que lhe ensinei como se faz o ponto de embraiagem . Na altura do exame de condução, por vezes uma volta à rotunda e está bom.
                  Depois quando se chumba, pode voltar pouco tempo depois, ao invés de estar um tempo à espera (3 meses).

                  O que eu vejo hoje em dia nas nossas estradas, é de uma imbecilidade tremenda.

                  Comentário


                    #10
                    O que se denota é que imensa gente nem capacidade tem para conduzir, são uns completos cepos atrás do volante.
                    Mas como foi dito, a culpa é de quem dá a carta a qualquer nabo que tire umas aulas de condução.
                    Também uma nota de culpa para as escolas de condução, aonde ensinam somente a guiar um carro e não a conduzir.

                    Quanto ao resto, não é exclusivo dos portugueses. Quem anda lá por fora é que tem uma ideia que afinal não somos tão maus nem mais indisciplinados que os outros. Basta ir a França ou a Itália, por exemplo, para se saber isso.

                    Comentário


                      #11
                      Sim, as nossas estradas são o perfeito reflexo do que nós somos...


                      Eu adorava conduzir, mas cada vez mais detesto...


                      Tenho a certeza que se fizéssem um teste de stress, a longo prazo, entre uma pessoa que não conduz, e outra que conduz diariamente, iriamos ficar boquiabertos...


                      Conduzir retira-nos anos de vida!!!

                      Comentário


                        #12
                        A minha resposta é sim. Aliás não é só na condução que vemos o reflexo de como nos definimos, mas todos nós aqui neste fórum estamos mais atentos aos automóveis. Vejam-se os políticos, roubam sem escrúpulos, são mal educados etc, etc.
                        Mas voltando aos automóveis podemos ver que existe pessoal que não sabe o que é viver em sociedade. Ao volante, a falta de respeito pelo próximo é o que mais existe por aí. E a vertente que está em alta é aquela " eu sou mais esperto do tu".
                        Ainda existem os desleixados, que em dias escuros como são os que têm estado, nem se dignam a acender as luzes dos carros! Aliás e não sei se é por acaso, mas nestas duas últimas duas semanas avisei 3 carros, que iam sem luzes e já era de noite!! Liguei e desliguei as luzes para os avisar e eles nada, continuaram porque afinal de contas, as luzes dos postes da rua devem servir para alguma coisa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                          A minha resposta é sim. Aliás não é só na condução que vemos o reflexo de como nos definimos, mas todos nós aqui neste fórum estamos mais atentos aos automóveis. Vejam-se os políticos, roubam sem escrúpulos, são mal educados etc, etc.
                          Mas voltando aos automóveis podemos ver que existe pessoal que não sabe o que é viver em sociedade. Ao volante, a falta de respeito pelo próximo é o que mais existe por aí. E a vertente que está em alta é aquela " eu sou mais esperto do tu".
                          Ainda existem os desleixados, que em dias escuros como são os que têm estado, nem se dignam a acender as luzes dos carros! Aliás e não sei se é por acaso, mas nestas duas últimas duas semanas avisei 3 carros, que iam sem luzes e já era de noite!! Liguei e desliguei as luzes para os avisar e eles nada, continuaram porque afinal de contas, as luzes dos postes da rua devem servir para alguma coisa.
                          Devem ter medo de pagar mais a EDP no final do mês...

                          Comentário


                            #14
                            Eu hoje sinceramente fiquei parvo ao ver o vi pois é exactamente o contrário do que tenho constatado em dias anteriores.

                            Um rapaz penso que num punto meteu-se na faixa da esquerda um bocado à maluca e eu vinha exactamente nessa faixa a efectuar uma ultrapassagem ao que lhe fiz máximos.

                            O rapaz prontamente ligou os 4 piscas, pediu desculpas e voltou à direita.

                            Fiquei totalmente espantado..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                              Eu hoje sinceramente fiquei parvo ao ver o vi pois é exactamente o contrário do que tenho constatado em dias anteriores.

                              Um rapaz penso que num punto meteu-se na faixa da esquerda um bocado à maluca e eu vinha exactamente nessa faixa a efectuar uma ultrapassagem ao que lhe fiz máximos.

                              O rapaz prontamente ligou os 4 piscas, pediu desculpas e voltou à direita.

                              Fiquei totalmente espantado..
                              É espantoso, e refrescante, isso ainda acontecer nos dias que correm!...

                              Quando vejo isso faço sempre questão de agradecer o gesto!

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso tenho a sensação que se conduz cada vez melhor em Portugal.

                                Claro que ainda estamos muito longe da perfeição, e continua-se a ver muita gente irresponsável, mas já estivemos pior.

                                Basta ver nos números de mortos que estão a descer de ano para ano (ainda que nisto alguma da "culpa" recaia na cada vez mais segurança oferecida pelos automóveis, é um facto a salientar).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  (...)

                                  Basta ver nos números de mortos que estão a descer de ano para ano (ainda que nisto alguma da "culpa" recaia na cada vez mais segurança oferecida pelos automóveis, é um facto a salientar).
                                  O que tenho ouvido dizer é que apesar do numero de mortes, no momento do acidente, ter diminuido, se forem contabilizados também os que morrem a caminho do hospital, ou depois já na cama do hospital por agravamento dos ferimentos, já o caso muda de figura...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    É espantoso, e refrescante, isso ainda acontecer nos dias que correm!...

                                    Quando vejo isso faço sempre questão de agradecer o gesto!
                                    É verdade, em quase 2 anos de carta foi a primeira vez que vi tal coisa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                                      Eu hoje sinceramente fiquei parvo ao ver o vi pois é exactamente o contrário do que tenho constatado em dias anteriores.

                                      Um rapaz penso que num punto meteu-se na faixa da esquerda um bocado à maluca e eu vinha exactamente nessa faixa a efectuar uma ultrapassagem ao que lhe fiz máximos.

                                      O rapaz prontamente ligou os 4 piscas, pediu desculpas e voltou à direita.

                                      Fiquei totalmente espantado..

                                      no outro dia... eu ia no ic 19 e à minha frente um casal num 205 na faixa da esquerda a discutir à grande e a 80 com imenso espaço para acelerar e passa para a faixa da direita...

                                      eu nessas situações até sou cordial...

                                      1.abro pisca - não entendem...
                                      2.faço sinal de luzes - não entendem... (geralmente aqui entendem aqui )
                                      3.buzino - mas aqui tive de repetir a situação umas 3 ou 4 x..


                                      vim assim desde queluz até paiões...


                                      o pessoal a ultrapassar pela direita...

                                      mas eu manti-me na esquerda...


                                      mas estava piso seco

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cada vez mais me convenço que as estradas portuguesas estão pejadas de suicidas uns, gente sedenta de sangue outros.

                                        Os primeiros como não têm coragem de se atirar para debaixo de um comboio fazem-se à estrada de faróis apagados na esperança que algum camião não os veja e lhes passe por cima e arrume com eles de vez. Os segundos são gente doente, que se mete à estrada para ver o sangue correr, a chapa a retorcer, os vidros a estilhaçar e no fim se for preciso ainda ir fotografar os cadáveres no meio da amálgama de ferros e fazer upload para o imageshack para mostrar aos amigos.

                                        No meio andam uns poucos inocentes que muitas vezes com manobras dignas de contorcionismo automobilistico vão tentando escapar à morte que outros lhes anunciam. Ela anda aí de foice em punho e montada em quatro rodas (e sem luzes, claro).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Conduzo bastante todos os dias, estou nas ilhas canárias, o que foi descrito acima é uma realidade que aqui vejo todos os dias.
                                          Excepto a parte das autoestradas aqui só existem 15 km.
                                          Mas o pior de tudo é a quantidade de pessoas que conduzem diariamente e já não estão aptas para tal.
                                          Por exemplo, hoje uma colega de trabalho foi proibida de conduzir(trabalho numa rent a car) os exames anuais de saúde assim o determinaram. Acuidade visual e valores baixos de hemoglobina , tem 30 anos .

                                          PS: Aqui se levo os farois acesos durante o dia, quer faça sol ou chuva existem energumenos que me estão sempre a avisar que os levo acesos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                            no outro dia... eu ia no ic 19 e à minha frente um casal num 205 na faixa da esquerda a discutir à grande e a 80 com imenso espaço para acelerar e passa para a faixa da direita...

                                            eu nessas situações até sou cordial...

                                            1.abro pisca - não entendem...
                                            2.faço sinal de luzes - não entendem... (geralmente aqui entendem aqui )
                                            3.buzino - mas aqui tive de repetir a situação umas 3 ou 4 x..


                                            vim assim desde queluz até paiões...


                                            o pessoal a ultrapassar pela direita...

                                            mas eu manti-me na esquerda...


                                            mas estava piso seco
                                            Pois eu antes de manhã também fazia sempre o IC19 (sentido Lisboa -> Sintra) e sinceramente a diferença de estilo de condução entre o IC19 e a A5 é gritante.

                                            Prefiro pagar 1,25€ todos os dias do que ir a apanhar camiões na faixa do meio e por aí em diante. Ao menos vou mais descansado

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X