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Estudo: Limite de velocidade

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    Estudo: Limite de velocidade

    Achei esta notícia interessante! Concordo em absoluto com os resultados do estudo. E vocês?


    Metade das estradas portuguesas tem limites de velocidade abaixo do aconselhável.



    Ana Bastos, professora da Universidade de Coimbra e especialista em transportes e segurança rodoviárias, defende que mais de metade das estradas portuguesas têm limites de velocidade abaixo do aconselhável, o que promove o descrédito das regras e as transgressões rodoviárias.

    «Mais de metade dos troços rodoviários em Portugal estão com limites de velocidade abaixo do que deviam. É muito recorrente o limite de 50 Km/hora em zonas onde não há casas nem outros conflitos laterais», afirmou a especialista, citada pela edição online do Expresso.

    De acordo com Ana Bastos, a desadequação dos limites de velocidade às características das estradas «viola as naturais expectativas do condutor, que acaba por transgredir», tendo como efeito «o descrédito total» das regras de trânsito.

    Uma tese que a docente universitária baseia em conclusões preliminares de vários estudos que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra tem vindo a desenvolver.


    Fonte: abola.pt

    #2
    Não lhe vão dar nem 30 segundos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
      mais de metade das estradas portuguesas têm limites de velocidade abaixo do aconselhável, o que promove o descrédito das regras e as transgressões rodoviárias.

      De acordo com Ana Bastos, a desadequação dos limites de velocidade às características das estradas «viola as naturais expectativas do condutor, que acaba por transgredir», tendo como efeito «o descrédito total» das regras de trânsito.
      Isto já eu ando a dizer há uns bons anos.

      Aliás sempre que se fala neste tema por aqui

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
        mais de metade das estradas portuguesas têm limites de velocidade abaixo do aconselhável, o que promove o descrédito das regras e as transgressões rodoviárias.
        Precisamente!

        Diria mesmo mais: Portugal é o paraíso da regulamentação hiper-restritiva, a que, na prática, ninguém segue. Há quem prefira a transparência, limites credíveis e exequíveis (quando exista justificação para a imposição de qualquer tipo de limites). Por cá, pratica-se a política do faz-de-conta. Faz-de-conta qe ninguém sabe que os limites são ridículos. Faz de conta que ninguém sabe que são muitas vezes quem mais os defende (quando não os implementa) quem mais os quebra. Faz-de-conta que isto não promove uma cultura do privilégio do compadrio ("eu sou mais que os outros, logo, posso ignorar os limites, pois são só para os outros. Para isso, basta ter conhecimentos).

        E, com um pouco de sorte, pode ser que a informação passe. Afinal, veio n' A Bola!

        Comentário


          #5
          E quantas estradas têm limite acima do aconselhável? Assim de repente lembro-me de bastantes. Não podemos ver só um lado da questão...

          Comentário


            #6
            Ora aqui está o que já tem sido dito por várias pessoas.

            Lembrei-me logo daqueles sinais de obras esquecidos e meio tortos no meio de nada a 30km/h, entre outros. Depois onde uma pessoa pensa que vai bem..ai amigo, isto é deserto mas tem ali uma plaquinha de localidade a 50 km/h..azar. Que por coincidência é sempre onde costumam estar, ou seja, onde mais a estrada está desadequada com a sinalização. Depois querem o quê? Combate à sinistralidade uma ova, facturação pura e dura.

            Comentário


              #7
              Concordo...
















































              ... mas apenas quando os Portugueses provarem que sabem conduzir !

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                E quantas estradas têm limite acima do aconselhável? Assim de repente lembro-me de bastantes. Não podemos ver só um lado da questão...
                Pois eu não conheço nenhuma!

                Em compensação, conheço demasiadas que, pura e simplesmente não merecem esse nome (desde o estado do piso, a inclinação ao contrário, a sinalização contraditória...). Não há limites que as safem!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Concordo...
                  ... mas apenas quando os Portugueses provarem que sabem conduzir !
                  Uma coisa não invalida minimamente a outra!

                  Comentário


                    #10
                    Mas está claro que a situação não é apenas relativa ao limite de velocidade abaixo do recomendado.

                    Dou o exemplo dos STOP's. Quantos não há com imensa visibilidade, em que bastava apenas um sinal de cedência de prioridade?

                    Talvez esteja a confiar demais no bom senso de quem conduz...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Pois eu não conheço nenhuma!

                      Em compensação, conheço demasiadas que, pura e simplesmente não merecem esse nome (desde o estado do piso, a inclinação ao contrário, a sinalização contraditória...). Não há limites que as safem!
                      Olha em cidade. Qualquer estradeca, a passar por jardins de infância, parques, passadeiras, fraca visibilidade, etc. tem limite de 50km/h. Estará correcto?

                      Há nacionais/regionais em estados de completa degradação, ou que simplesmente possuem um traçado muito sinuoso, em que o limite é 90.

                      PS: Não li a segunda parte do teu post. Isso não invalida que se tratem de estradas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Olha em cidade. Qualquer estradeca, a passar por jardins de infância, parques, passadeiras, fraca visibilidade, etc. tem limite de 50km/h. Estará correcto?
                        Sabes bem que isso não é assim. Na maioria dessas situações, tens limites de 30 ou até 20 (Até já vi um limite de 20Km/h a meio de uma estrada normalíssima, sem nada que justificasse a drástica redução) Será em todas? Não. Mas isso só reforça a ideia de que ninguém quer saber disso. É mais fácil ter limites genéricos sem perder tempo a analisar minimamente as situações.
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Há nacionais/regionais em estados de completa degradação, ou que simplesmente possuem um traçado muito sinuoso, em que o limite é 90.
                        Aí, achas que o problema é do limite, ou das estradas?!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Sabes bem que isso não é assim. Na maioria dessas situações, tens limites de 30 ou até 20 (Até já vi um limite de 20Km/h a meio de uma estrada normalíssima, sem nada que justificasse a drástica redução) Será em todas? Não. Mas isso só reforça a ideia de que ninguém quer saber disso. É mais fácil ter limites genéricos sem perder tempo a analisar minimamente as situações.

                          Aí, achas que o problema é do limite, ou das estradas?!
                          Está visto que conseguimos arranjar exemplos para ambos os casos (velocidade baixa ou alta para a estrada em questão). No entanto, enquanto houver mortes na estrada, acho que nos devemos preocupar mais com as estradas que têm limites de velocidade mais altos que o recomendado do que com as outras

                          Não vamos por a carroça à frente dos bois. Dizes bem, muitas estradas não estão adaptadas ao seu limite. Para mim é mais importante reduzir o limite nessas estradas, ou recuperá-las para que estejam adaptadas aos limites anunciados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Isto já eu ando a dizer há uns bons anos.

                            Aliás sempre que se fala neste tema por aqui
                            e eu tenho te acompanhado nisso

                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            E quantas estradas têm limite acima do aconselhável? Assim de repente lembro-me de bastantes. Não podemos ver só um lado da questão...
                            é bem verdade, algumas deviam ser aumentada e outras diminuidos

                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                            Mas está claro que a situação não é apenas relativa ao limite de velocidade abaixo do recomendado.

                            Dou o exemplo dos STOP's. Quantos não há com imensa visibilidade, em que bastava apenas um sinal de cedência de prioridade?

                            Talvez esteja a confiar demais no bom senso de quem conduz...

                            as vezes parece que tinham stops a mais em stock

                            Comentário


                              #15
                              Se calhar vão achar absurdo o que vou dizer mas,

                              Na minha condução normal do dia a dia quase nunca olho para a velocidade a que vou, tenho noção que nalgumas localidades (por o limite ser demasiado reduzido, ou não) devo circular acima do previsto e não faço rigorosamente nada para alterar isso (a menos que haja radar fixo).

                              Tento fluir no trânsito e circular de modo a sentir-me confortável e seguro.


                              Admito que já fui multado 1x devido a excesso de velocidade, na estrada de Benfica em direcção às tween towers. Eles estavam depois do viaduto! Nessa altura ia consideravelmente acima do permitido, tinha alguma pressa e considero que a multa até foi branda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Está visto que conseguimos arranjar exemplos para ambos os casos (velocidade baixa ou alta para a estrada em questão). No entanto, enquanto houver mortes na estrada, acho que nos devemos preocupar mais com as estradas que têm limites de velocidade mais altos que o recomendado do que com as outras
                                Discordo! São duas faces da mesma moeda. Os limites não são adequados e ninguém quer saber disso! Esse é o verdadeiro problema. Pior é impingirem-nos a ideia que existem acidentes por "excesso de velocidade", em vez de haver preocupação em apurar as verdadeira causas (mas é claro que isso não interessa. Iriam-se apurar responsabilidades a quem não as quer ter de facto).

                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Não vamos por a carroça à frente dos bois. Dizes bem, muitas estradas não estão adaptadas ao seu limite. Para mim é mais importante reduzir o limite nessas estradas, ou recuperá-las para que estejam adaptadas aos limites anunciados.
                                Foste tu que o fizeste! Estradas em mau (muitas vezes em péssimo) estado são um dos maiores problemas que temos e (quer queiram, quer não), causas de acidentes. Não são os limites de velocidade que a maioria ignora mesmo (e a isso é condicionada pela manifesta adequação da maioria).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por enemypublic Ver Post
                                  Se calhar vão achar absurdo o que vou dizer mas,

                                  Na minha condução normal do dia a dia quase nunca olho para a velocidade a que vou, tenho noção que nalgumas localidades (por o limite ser demasiado reduzido, ou não) devo circular acima do previsto e não faço rigorosamente nada para alterar isso (a menos que haja radar fixo).
                                  Não tem nada de absurdo! É, por certo, o que a maioria dos condutores faz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há muitos anos que falo de velocidade adaptativa...

                                    Nem as estradas podem ou devem ter um limite próprio, nem as condições são idênticas durante as 24 horas de cada dia!

                                    Para mim as velocidades poderiam oscilar entre um mínimo necessário e adequado e um máximo que poderia ir, em condições óptimas, até 150 kms/h!

                                    Velocidades adaptativas = sinalização adaptativa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Há muitos anos que falo de velocidade adaptativa...

                                      Nem as estradas podem ou devem ter um limite próprio, nem as condições são idênticas durante as 24 horas de cada dia!

                                      Para mim as velocidades poderiam oscilar entre um mínimo necessário e adequado e um máximo que poderia ir, em condições óptimas, até 150 kms/h!

                                      Velocidades adaptativas = sinalização adaptativa.
                                      Claro, eu nunca entendi porque é que a Lei não quer que eu ande a mais de 120 na A6 num dia soalheiro e sem se ver mais nenhum carro num raio de kms, mas por outro lado permite que eu ande a 120 na mesma estrada num dia em que cai uma carga de água de proporções bíblicas e em que o carro entra em hidroplanagem a partir dos 100.

                                      Aqueles placards informativos nas AE podiam muito bem passar a indicar o limite para esse dia ou para esse momento e as brigadas fazerem o controlo de velocidade de acordo com o mesmo. Isto já existe por exemplo na Ponte Vasco da Gama em que em dias de muito vento ou chuva baixam o limite para 80, não sei porque não se aplica nas principais AE também.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu penso que parte de cada um saber adequar a sua velocidade de modo a que se sinta seguro e que respeite, essencialmente, quem o rodeia, não esquecendo o clima. Nisto, acho que as velocidades que vemos nas estradas não estão nada adequadas, estando um pouco baixas relativamente ao ''desejado''. Noto mais isso nas estradas nacionais... Dou o exemplo da N14 onde andar a 50km/h dá sono!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                          Claro, eu nunca entendi porque é que a Lei não quer que eu ande a mais de 120 na A6 num dia soalheiro e sem se ver mais nenhum carro num raio de kms, mas por outro lado permite que eu ande a 120 na mesma estrada num dia em que cai uma carga de água de proporções bíblicas e em que o carro entra em hidroplanagem a partir dos 100.

                                          Aqueles placards informativos nas AE podiam muito bem passar a indicar o limite para esse dia ou para esse momento e as brigadas fazerem o controlo de velocidade de acordo com o mesmo. Isto já existe por exemplo na Ponte Vasco da Gama em que em dias de muito vento ou chuva baixam o limite para 80, não sei porque não se aplica nas principais AE também.
                                          Há muitos, mas mesmo muitos anos que o defendo!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como já alertaram aqui pelo meio, é fácil dizer que há locais onde a velocidade poderia ser mais elevada, o problema é onde está acima do que seria exigível, dos sinais mal colocados, dos maus pisos, da má visibilidade por falta de limpeza ou falta de senso, isto só para falar dos factores "controláveis".

                                            A pecar, até prova em contrário, que seja por excesso de zelo, afinal jogamos com a vida das pessoas, sejam elas peões ou outros condutores.

                                            P.s.- sou totalmente a favor da velocidade adaptativa, principalmente nas AE.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              Como já alertaram aqui pelo meio, é fácil dizer que há locais onde a velocidade poderia ser mais elevada, o problema é onde está acima do que seria exigível, dos sinais mal colocados, dos maus pisos, da má visibilidade por falta de limpeza ou falta de senso, isto só para falar dos factores "controláveis".
                                              O problema, nesse caso, não são os limites de velocidade (aos quais, muito poucos ligam pelas razões já apontadas), mas precisamente os "sinais mal colocados, os maus pisos, a má visibilidade por falta de limpeza ou falta de senso".

                                              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                              A pecar, até prova em contrário, que seja por excesso de zelo, afinal jogamos com a vida das pessoas, sejam elas peões ou outros condutores.
                                              Se é para "excesso de zelo", que o seja no cuidado com o estado das estradas e respectiva sinalização, em vez de se querer enganar meio mundo com limites de velocidade perfeitamente despropositados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                Há muitos anos que falo de velocidade adaptativa...

                                                Nem as estradas podem ou devem ter um limite próprio, nem as condições são idênticas durante as 24 horas de cada dia!

                                                Para mim as velocidades poderiam oscilar entre um mínimo necessário e adequado e um máximo que poderia ir, em condições óptimas, até 150 kms/h!

                                                Velocidades adaptativas = sinalização adaptativa.
                                                concordo com isto em autoestradas, onde até seria fácil implementar. Uma A2 as 4 da manha de um dia limpo de verão não deverá ter o mesmo limite de velocidade que uma A1 apartir de Alverca as 8da manhã de um dia de semana carregado de chuva e com toda a gente a tentar chegar ao trabalho a lisboa, por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Como já alertaram aqui pelo meio, é fácil dizer que há locais onde a velocidade poderia ser mais elevada, o problema é onde está acima do que seria exigível, dos sinais mal colocados, dos maus pisos, da má visibilidade por falta de limpeza ou falta de senso, isto só para falar dos factores "controláveis".

                                                  A pecar, até prova em contrário, que seja por excesso de zelo, afinal jogamos com a vida das pessoas, sejam elas peões ou outros condutores.

                                                  P.s.- sou totalmente a favor da velocidade adaptativa, principalmente nas AE.

                                                  a sinalização é tão boa que nos arredores de lisboa conheço estradas que nas rectas tem traço continuo e depois nas curvas é descontiuo

                                                  e conheço 1 em que o sinal diz proibido ultrapassar e tem traço descontinuo e depois aparece o sinal de fim de proibição e aparece um traço continuo
                                                  ou seja os sinais estão trocados com os riscos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Até lanço um desafio aos "moralistas" e aos "cumpridores". Experimentem andar um único dia no trânsito sem cometer uma infracção? Têm a certeza que conseguem?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A velocidade adaptativa é o caminho a seguir.
                                                      O problema (que nem é grande) está nos meios usados para se indicar essa mesma vel.
                                                      Teria de haver os tais painéis em tudo quanto fosse estrada. E isso custa dinheiro. Mas como disse, não é um problema tão grande assim...

                                                      Comentário

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