Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As estradas do passado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] As estradas do passado

    Passamos a vida a queixar-nos da falta de qualidade de algumas das nossas estradas e, por isso, estava eu a lembrar-me de como era fazer Lisboa-Porto e Lisboa-Algarve há alguns anos.

    Recordo-me de acompanhar os meus pais e demorar mais de cinco horas entre a Capital e a Invicta, descontando o tempo em que tínhamos de parar para algum dos passageiros vomitar, ou para por água no carro, que tinha acabado de sobreaquecer.

    Ir ao Algarve nas férias de Verão também era um martírio. A viagem demorava várias horas e passar no calor alentejano era muito complicado.
    Sim, porque a juntar à demora das viagens, não havia cá essa mariquice chamada ar condicionado.

    Quando a A1 ficou concluída, lembro-me de ter feito Lisboa-Porto-Lisboa no mesmo dia, o que era impensável antes dessa data.

    Hoje, vou passar o fim-de-semana ao Algarve com bastante frequência. Antes de Julho de 2002, data da inauguração da A2, nunca o faria.
    Isto é qualidade de vida!

    Andar em Lisboa também era muito mais complicado. Hoje, entro na CRIL em Benfica e chego a Algés/Belém em cinco minutos. Há 10 anos, tinha de ir por Monsanto e demorava meia-hora para ir passear.

    E vocês, o que acham da evolução das nossas estradas e de que mais casos concretos se recordam?

    #2
    No meu gosto pelo que é antigo e esquecido, aos edifícios abandonados, juntam-se esses caminhos do passado. Quando o tempo não aperta, sem dúvida a minha escolha passa por essas estradas. Não tivesse eu um otto beberrão e faria muito mais.

    Já agora, deixo aqui um artigo interessantíssimo acerca do assunto, sobre a estrada que ligava Covilhã a Lisboa. Vale a pena ler!

    Comentário


      #3
      Minho - Algarve numas "rapidissimas e fantásticas" 14 horas em filas de TIR que nunca mais terminavam...

      Comentário


        #4
        Para mim continuam a ter de ser estradas do presente.. Tenho que usar a N120 para ir até Aljezur e aquela estrada tem com cada troço de fazer chorar a suspensão de qualquer carro.

        Comentário


          #5
          Do que melhor em recordo é :

          - a EN242 entre Leiria e a Nazaré toda em paralelo
          - de vir pela N1 até Aveiras e só aí apanhar a A1 para Lisboa
          - de ir para Viseu por umas estradas manhosas (não me recordo agora de quais )

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Para mim continuam a ter de ser estradas do presente.. Tenho que usar a N120 para ir até Aljezur e aquela estrada tem com cada troço de fazer chorar a suspensão de qualquer carro.
            mas o que interessa é fazer AE's\SCUT's que isso é que dá dinheiro.

            se investissem na requalificação\reparação das EN's é que o IEP fazia um favor ao país, mas isso não enche bolsos....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
              Do que melhor em recordo é :

              - a EN242 entre Leiria e a Nazaré toda em paralelo
              - de vir pela N1 até Aveiras e só aí apanhar a A1 para Lisboa
              - de ir para Viseu por umas estradas manhosas (não me recordo agora de quais )
              Mealhada, subida do Luso, Mortágua, Sta Comba Dão...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                Mealhada, subida do Luso, Mortágua, Sta Comba Dão...
                É isso mesmo!!

                Ohhh o que eu enjoava nessa subida!!

                Comentário


                  #9
                  N16 - Guarda Vilar Formoso (Espanha)

                  Cum caraças, milhares de camiões, autocarros, carripanas, e tudo o mais. As curvinhas do Côa... enfim, um martírio ir fazer compras a espanha

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Fadista Ver Post

                    Já agora, deixo aqui um artigo interessantíssimo acerca do assunto, sobre a estrada que ligava Covilhã a Lisboa. Vale a pena ler!
                    Muito bom, gostei muito de ler e relembrar os dias em que uma viagem podia chegar a ser mesmo uma aventura épica.


                    Ainda hoje faço questão de abdicar das AE´s quando traço destino até ao "norte de Africa", é nacionais e IP´s rasgando o interior do país. Entre as cirvas e contra curvas das serras e as longas rectas a perder de vista entre Evora e Beja é uma verdadeira viajem dos sentidos...

                    Comentário


                      #11
                      Há mais de 20 anos, lembro-me de se ter demorado 5h de Lisboa a Coimbra, por que era dia da especial Porto-Lisboa em Ciclismo e então tivemos muito tempo parados na N1. Hoje em dia é algo que nem 2h demora e nem é preciso muita velocidade. Outra foi ter demorado algumas 9h de Lisboa à Guarda, quando hoje são 3h.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        É isso mesmo!!

                        Ohhh o que eu enjoava nessa subida!!
                        Essa estrada agora é uma maravilha, bom piso e curvas bem feitas De Mortágua para Santa Comba Dão é que não está tão bom, mas nada do outro mundo, também ainda continuam as obras nas pontes antes de Santa Comba Dão

                        Comentário


                          #13
                          tenho muitos relatos do percurso de lisboa para o interior centro, feito pela N1 até ao carregado, azambuja, santarem, Pernes, passagem de nivel do entroncamento...


                          ou pela ponte de Vila Franca, porto alto, golegã

                          havia também a passagem por vários troços do Rali de portugal, mas com demasiados camiões a mistura...

                          ou as idas a cascais pela marginal sem separador e com alguma curvas perigosas....


                          e tenho também relatos dos "comes e bebes", a ponderosa, o canal caveira, a mimosa, a bairrada, a albergaria dos doze, etc

                          cumprimentos
                          Editado pela última vez por bg2; 09 February 2010, 18:28.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                            No meu gosto pelo que é antigo e esquecido, aos edifícios abandonados, juntam-se esses caminhos do passado. Quando o tempo não aperta, sem dúvida a minha escolha passa por essas estradas. Não tivesse eu um otto beberrão e faria muito mais.

                            Já agora, deixo aqui um artigo interessantíssimo acerca do assunto, sobre a estrada que ligava Covilhã a Lisboa. Vale a pena ler!

                            Boas

                            Identifico-me com esse texto!

                            Com a diferença que era entre uma aldeia de Idanha-a-Nova e o Barreiro! E sim 6 a 7 horas fechado dentro de um Datsun 1200!
                            Belos tempos!
                            Ainda Faço regularmente parte desse precurso passando por Ponte de Sor, Rosmaninhal, Agua Todo o Ano, Cansado... etc. Mas as curvas de Vila Velha de Rodão só fiz uma vez a conduzir!

                            Abraços
                            Editado pela última vez por Vinheiras; 09 February 2010, 22:02.

                            Comentário


                              #15
                              Apesar de não andar muitas vezes pelo país, quando o faço tento sempre ir por estradas que hoje são quase secundárias, mas no anteriormente eram as principais utilizadas!

                              É óbvio que as AE, IP, IC, etc, vieram encurtar muito as viagens em termos de tempo, mas não há nada como aquele alcatrão mais rugoso e as curvas retorcidas!

                              Comentário


                                #16
                                Eu cá ando a descobrir a EN-2 (essa grande estrada) às prestações...

                                Para mim e até agora, a parte pior mesmo é a serra Algarvia.

                                Mas de notar que no Alentejo há municípios a quererem manter esta estrada com a traça antiga e a preservarem-na e fazem questão de o mostrar.

                                Resta-me fazer partes no centro do País e de Vila Real para cima...
                                Editado pela última vez por DeCeIi; 10 February 2010, 00:51. Razão: erro ortográfico x 2

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Eu cá ando a descobrir a EN-2 (essa grande estrada) às prestações...

                                  Para mim e até agora, a parte pior mesmo é a serra Algarvia.

                                  Mas de notar que no Alentejo há municípios a quererem manter esta estrada com a traça antiga e a preservarem-na e fazem questão de o mostrar.

                                  Resta-me fazer partes no centro do País e de Vila Real para cima...
                                  A chamada Route 66 Portuguesa!

                                  Ando a pensar em fazê-la de ponta a ponta, mas em 2 rodas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ninguém tem fotos antigas das estradas portuguesas nos anos 60,70,80 e 90? Ou apenas de parte destas décadas, em que apareçam sinais da altura, carros da altura, localidades e sítios turísticos e claro as estradas em si e pontes, etc

                                    Comentário


                                      #19

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Eu cá ando a descobrir a EN-2 (essa grande estrada) às prestações...

                                        Para mim e até agora, a parte pior mesmo é a serra Algarvia.

                                        Mas de notar que no Alentejo há municípios a quererem manter esta estrada com a traça antiga e a preservarem-na e fazem questão de o mostrar.

                                        Resta-me fazer partes no centro do País e de Vila Real para cima...
                                        Não sabia que esta estrada é tão comprida e liga praticamente o Norte ao Sul (e vice versa) .

                                        Por acaso lembro-me de uma estrada que parecia abandonada tal o mato que a invadia, penso que era esta estrada, no Algarve.

                                        Já fiquei com umas ideias para o Verão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O IC2, ou Itinerário Complementar nº2 é uma via rodoviária que consiste numa variante, supostamente contínua, à Estrada Nacional nº1, ligando as duas principais cidades portuguesas, Lisboa e Porto.
                                          O IC 2 é uma via com perfil de auto-estrada nas proximidades de Coimbra e nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, do Carregado até Lisboa e de Oliveira de Azeméis até ao Porto (A 32) respectivamente. Em estudo está também a passagem ao formato de auto-estrada do troço entre Oliveira de Azeméis e Coimbra (Concessão Auto-Estradas do Centro).
                                          Hoje em dia, o IC 2 acaba por se sobrepor à EN 1 em vários troços porque as variantes até agora construidas apenas se restringem à passagem pelos agregados populacionais de maiores dimensões.

                                          IC2 - Wikipédia, a enciclopédia livre

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                            Alentejo? Zona de Portalegre, quiçá?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Lembro-me perfeitamente eu com os meus 3 4 5 anos de ir da Quinta da Princesa para Arganil era sempre sem excepção.
                                              Corroios, Laranjeiro, Almada, confusão para entrar 25 de Abril (Não havia VDG), Eixo Norte SUl, 2ªCircular, A1 até Aveiras, N1 até Coimbra e depois andar aos S na Estrada da Beira N17, até à Moita da Serra, 50 km's sempre aos S a descer a Serra de São Pedro Dias, a subir o Parque das Mêdas.
                                              Depois na Moita da Serra, não havia a actual N342-2, uma variante nova feita para ligar ao novo IC6, e andar uma vez mais aos S no Avelar, até chegar ao Sarzedo e fim da viagem
                                              De 4h para cima era certinho.
                                              Hoje já com VDG ou então Porto Alto e Vila Franca de Xira, A1, IP3, IC6 e finito.
                                              às vezes quando tinhamos e temos mais tempo, vamos pela lezíria ribatejana, Tomar, Penela, Lousã, Góis...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Penso ter havido alguma falta de planeamento das rotas prioritarias particularmente na epoca das "vacas gordas" aka 90 dos $$$ europeus, mau planeamento esse que ainda subsiste apesar de em menor escala, nomeadamente em termos de acessibilidade às vias rapidas.
                                                De todo o modo a evoluçao nos ultimos 10 ou 15 anos foi exponencial e muito positiva.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                  Alentejo? Zona de Portalegre, quiçá?
                                                  Sim é por aí...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,

                                                    Quando vou de férias para Monte Gordo vou sempre Évora/Beja/Mértola/VRSA.

                                                    Já está em melhor estado, mas há 12/15 anos era má depois de Beja quando se virava para Mértola.

                                                    Gosto imenso daquele cheiro que toda a vegetação liberta naqueles dias de calor, já lá passei com 39/41º, ao ponto de não podermos encostar as mãos aos vidros, que queimavam, valia o AC.

                                                    Não faço a alguns anos o trajecto Grândola/S.Cacém/Sines que também era muito interessante. mas circulei por lá mesmo depois do IP6 aberto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bem eu lembro-me de demorar, quatro horas e meia,
                                                      desde a casal ribeiro, até á sertã, no expresso
                                                      agora é uma hora e quarenta e cinco,
                                                      de carro a cumprir os limites

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X