Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estacionamento grátis Lisboa / morador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estacionamento grátis Lisboa / morador

    Viva,

    Tenho duas questões, espero que me possam ajudar. Estou a morar no centro de Lisboa à pouco tempo e ando com algumas dificuldades com o carro.

    O que é que preciso de fazer para obter o 'visto' para não pagar à Emel em Lisboa? Trata-se na autarquia certo? Neste caso em S. Jorge Arroios. Estou a morar aqui á pouco tempo, que documentos preciso apresentar?

    Outra questão e talvez a mais importante e urgente. Não sei onde deixar o carro agora, pois vou de metro para o trabalho, e não encontro muitos sítios onde não se pague parquímetro, será que alguém me sabe dizer algum sitio? Perto da praça do Chile.

    #2
    Se queres um conselho: deixa o carro em casa e vai de metro para o trabalho. "Carro" e "Lisboa" na mesma frase não combina: o trânsito é absolutamente caótico, superlotado, poucos lugares de estacionamento, a EMEL parece uma Gestapo automobilística...a melhor solução é andar de Metro.

    Comentário


      #3
      Não se paga ali a frente da embaixada da russia... Um pouco acima da praça do chile. Para o distico só tens de ir com o contracto de arrendamento, ou algum documento que prove a residencia, á loja da EMEL numa loja do cidadão (Restauradores) por exemplo...

      Comentário


        #4
        Caso não saibam, paga-se (e bem) para obter o dístico que permite não pagar o estacionamento.

        E se tiveres mais que um carro, prepara-te, a conta sai-te bem cara !

        Comentário


          #5
          esquece tudo o que leste ai a tras e tira apontamentos rua pinheiro chagas ao pe da maternidade alfredo da costa.(loja da emel) levas12 euros para 1 carro. doc do carro e comprovativo de morada caso sejam dois carros o segundo paga 37 isto sao valores para um ano claro.

          Comentário


            #6
            EMEL

            Simples e fácil.

            Atenção que o distico para residente só te permite estacionar na zona de residência e mesmo assim já pagas 12 euros por ano pelo 1º carro.

            Comentário


              #7
              Atenção que o contrato de arrendamento tem que estar autenticado pelas finanças.

              Comentário


                #8
                Não basta um comprovativo de morada tipo carta de agua luz, etc? É obrigatório apresentar o contrato de arrendamento?

                Obrigado aos que me deram dicas sérias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pdmateus Ver Post
                  Não basta um comprovativo de morada tipo carta de agua luz, etc? É obrigatório apresentar o contrato de arrendamento?

                  Obrigado aos que me deram dicas sérias.
                  Falei no contrato pois deduzi que estivesses em casa arrendada e neste caso é necessário o DUA do carro, o contrato de arrendamento reconhecido nas finanças e cartão de Contribuinte. Isto se o contrato e o carro estiverem em nome da mesma pessoa. Se não estiver são necessários mais documentos mas não me recordo de quais. É uma questão de ligar para a EMEL.

                  Comentário


                    #10
                    Não sei se ainda é assim, mas há uns anos atrás o carro tinha que estar no mesmo nome do titular do contracto de arrendamento.

                    Comentário


                      #11
                      se é uma situação que se irá prolongar e reunires as condições, então compensa ires à tua junta de freguesia e tratar do assunto.
                      nota: não percebo as pessoas que se insurgiram contra o valor de 12 euros anuais, pois não são nada comparado com o dinheiro que gastas a pagar estacionamento ou se te bloquearem o carro!!!

                      se é uma situação temporária e não usas o carro no dia-a-dia, então aconselho a estacionares durante a semana numa zona onde não se pague e usares o carro apenas ao fim-de-semana. por exemplo, existem zonas da graça onde não se paga, na penha de frança idem. de qualquer forma, isto seria uma solução salve-se-quem-puder, e estás a roubar estacionamentos a moradores de outra freguesia. o melhor que podes fazer como cidadão é tirar o dístico na tua freguesia.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, também acho que o valor de 12€ é bastante aceitável.

                        O mais importante é que o carro está agora numa zona de 'borla' mas de qq das formas ando a arriscar...

                        Obrigado por tudo. O melhor mesmo agora é ligar para a Junta ou Emel.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                          Atenção que o contrato de arrendamento tem que estar autenticado pelas finanças.
                          As coisas mudaram muito e já não precisas de contrato.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            Não sei se ainda é assim, mas há uns anos atrás o carro tinha que estar no mesmo nome do titular do contracto de arrendamento.
                            Exactamente, antigamente tinhas que ter tudo na freguesia, eleitor, finanças, registo de propriedade, carta de condução, BI, enfim, tudo, mas agora está mais facilitado, desde que se começou a pagar até o piriquito tem direito a dístico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                              As coisas mudaram muito e já não precisas de contrato.
                              Mudaram muito desde quando? Sexta, que foi quando falei com a Emel?

                              Antigamente sim, era necessário BI, Cartão de Eleitor, domicílio fiscal, etc, etc, etc, estar tudo na morada a que era para associar o dístico. Hoje em dia isso deixou de ser necessário mas, no caso de arrendamento, é necessário apresentar o contrato.
                              Editado pela última vez por MrsX; 17 February 2010, 16:49.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por palmstroke Ver Post
                                nota: não percebo as pessoas que se insurgiram contra o valor de 12 euros anuais, pois não são nada comparado com o dinheiro que gastas a pagar estacionamento ou se te bloquearem o carro!!!
                                Porque é que um lisboeta tem de pagar 12€/ano para estacionar à porta de casa (depois de andar meia hora às voltas à procura de lugar) e eu que moro fora de Lisboa não tenho de pagar nada e tenho lugar sempre à porta?

                                Depois ainda se queixam que Lisboa está a ficar desertificada e que toda a gente se casa e vai viver para a periferia entupindo os acessos à capital todas as manhãs e finais de tarde.

                                Urgia sim, que se tomassem medidas sérias para incentivar as pessoas que trabalham em Lisboa e moram fora a irem de transportes públicos, isto dos 12€ que os residentes no centro pagam não passa de mais uma chulice.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Mudaram muito desde quando? Sexta, que foi quando falei com a Emel?

                                  Antigamente sim, era necessário BI, Cartão de Eleitor, domicílio fiscal, etc, etc, etc, estar tudo na morada a que era para associar o dístico. Hoje em dia isso deixou de ser necessário mas, no caso de arrendamento, é necessário apresentar o contrato.
                                  Quais são os requisitos agora?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    Mudaram muito desde quando? Sexta, que foi quando falei com a Emel?

                                    Antigamente sim, era necessário BI, Cartão de Eleitor, domicílio fiscal, etc, etc, etc, estar tudo na morada a que era para associar o dístico. Hoje em dia isso deixou de ser necessário mas, no caso de arrendamento, é necessário apresentar o contrato.
                                    Mas olha que eu conheço gente que nem sabe o que é contrato de arrendamente que tem distico da Emel, só apresentaram comprovativo de morada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                      Porque é que um lisboeta tem de pagar 12€/ano para estacionar à porta de casa (depois de andar meia hora às voltas à procura de lugar) e eu que moro fora de Lisboa não tenho de pagar nada e tenho lugar sempre à porta?

                                      Depois ainda se queixam que Lisboa está a ficar desertificada e que toda a gente se casa e vai viver para a periferia entupindo os acessos à capital todas as manhãs e finais de tarde.

                                      Urgia sim, que se tomassem medidas sérias para incentivar as pessoas que trabalham em Lisboa e moram fora a irem de transportes públicos, isto dos 12€ que os residentes no centro pagam não passa de mais uma chulice.
                                      Pode optar por não pagar nada. O parqueamento é gratuito entre as 20h e as 8 ou 9h da manhã, ao sábado à tarde e aos domingos.
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Quais são os requisitos agora?
                                      http://www.emel.pt/opencms/export/si...01-07-2009.pdf

                                      Originalmente Colocado por pmcb Ver Post
                                      Mas olha que eu conheço gente que nem sabe o que é contrato de arrendamente que tem distico da Emel, só apresentaram comprovativo de morada.
                                      Eu apenas referi o que me foi dito por uma funcionária da EMEL quando para lá liguei. Mais que isso não sei.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Aí continua a exigir que todos os documentos tenham a morada da qual é requerido o cartão de cidadão.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                          Porque é que um lisboeta tem de pagar 12€/ano para estacionar à porta de casa (depois de andar meia hora às voltas à procura de lugar) e eu que moro fora de Lisboa não tenho de pagar nada e tenho lugar sempre à porta?
                                          na minha opinião, porque:

                                          1) quando um recurso é escasso - como o estacionamento em algumas zonas de Lisboa - deve ser racionalizado. como não se pode aplicar um critério aleatório, parece-me que pagar por ele já é um começo, assumindo que é possível sobreviver sem ele.. e é uma opção de cada um ter carro ou não (conheço muita gente crescida a viver em Lisboa que não tem!).

                                          2) se o estacionamento numa rua é pago, parece-me justo que as pessoas que moram nessa rua não sejam obrigadas a pagar.

                                          3) se existe o tal processo de dísticos para inibir o pagamento, então parece-me justo que sejam os beneficiários a pagar os seus custos administrativos, e não a pessoa que vive na aldeia remota que através dos seus impostos teria também de pagar uma percentagem de algo que nunca utilizará.

                                          Comentário


                                            #22
                                            e acrescento ainda que estas medidas contribuem para as pessoas pensarem duas vezes antes de utilizarem o carro, o que deve ser visto como algo positivo e não negativo! apesar de ser compreensível que os afectados fiquem chateados.

                                            ironicamente escrevo isto num fórum de carros, eheh.. mas se pensares bem, se as pessoas voltassem a viver na cidade e cada família tiver 2 carros, então o cenário seria muito pior.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tomei a liberdade de comentar o teu post a azul:

                                              Originalmente Colocado por palmstroke Ver Post
                                              na minha opinião, porque:

                                              1) quando um recurso é escasso - como o estacionamento em algumas zonas de Lisboa - deve ser racionalizado. como não se pode aplicar um critério aleatório, parece-me que pagar por ele já é um começo, assumindo que é possível sobreviver sem ele.. e é uma opção de cada um ter carro ou não (conheço muita gente crescida a viver em Lisboa que não tem!).
                                              Pagar por ele, é a maneira mais básica, e a meu ver em nada contribui para o racionalizar. Não te esqueças, que as pessoas que vivem em Lisboa, já contribuem com impostos para a zona onde vivem, por isso não devem ser sobrecarregadas. A tua lógica discutivel, será mais apropriada para quem não vive dentro da cidade.

                                              2) se o estacionamento numa rua é pago, parece-me justo que as pessoas que moram nessa rua não sejam obrigadas a pagar.
                                              Mas se já vimos que pagam! E não te esqueças que todos pagamos imposto de circulação.

                                              3) se existe o tal processo de dísticos para inibir o pagamento, então parece-me justo que sejam os beneficiários a pagar os seus custos administrativos, e não a pessoa que vive na aldeia remota que através dos seus impostos teria também de pagar uma percentagem de algo que nunca utilizará.
                                              Parece-te justo que sejam as pessoas a pagar o seu custo administrativo? Então pelos vistos, o custo administrativo cresce de maneira não uniforme conforme o teu número de viaturas, pq se a primeira é 12, e a segunda 37, então isto está longe de ser um custo administrativo. A EMEL explora os lugares de estacionamento, e daí tem que tirar/roubar o seu "dinheiro", não queiras esconder isto atrás de custos administrativos. Como a EMEL já várias vezes apresentou resultados negativos, não te incomoda que seja a autarquia a suportar a empresa com dinheiro de impostos de pessoas que nem carro têm?


                                              Aproveito para contar um episódio que estpou a tratar neste momento. A empresa em que trabalho foi forçada a realizar uma intervenção de emergência na via pública (passeio). Os serviços municipalizados foram avisados assim como as autoridades. Foi identificado o lugar e pedidos esclarecimentos sobre se haveria alguma especificação para a reposição do passeio, assim como comunicadas as datas de realização.
                                              A câmara em questão, que agora que volte a identificar, digas as datas, tudo isto foi comunicado, e que pague uma taxa pelos trabalhos efectuados! Engraçado! Não ajudarm nos trabalhos, tivémos que pagar o policiamento, deixámos o local em melhores condições do que estava, além de que a emergência foi provocada por uma intevenção da própria câmara! Sabem o que chamo a isto? Roubo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Tomei a liberdade de comentar o teu post a azul
                                                ESPRIT, não concordo com o teu ponto de vista, principalmente porque o pagamento de estacionamento já me levou a deixar de usar carro durante 2 anos, tendo passado a usar transportes públicos. portanto acho que é um meio eficaz para condicionar a utilização do carro.
                                                mas a partir do momento em que existe pagamento de estacionamento, acho bem que existam excepções.

                                                a sobrecarga de impostos pode aplicar-se a qualquer discussão, mas à partida neste assunto pretende-se condicionar a utilização do automóvel, e não aplicar impostos generalizados, pelo que acho melhor serem os próprios benefíciários a pagar a possibilidade de estacionar livremente numa rua onde existem 20 lugares de estacionamento mas "moram" 40 carros. falamos de 12 euros por ano, o que equivale a 1 euro por mês, e o facto de o valor aumentar no segundo carro evidencia ainda mais a política de racionalização.

                                                nota: não sei o que a administração local faz com este dinheiro. idealmente devia utilizá-lo bem!
                                                Editado pela última vez por palmstroke; 18 February 2010, 14:35.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu ainda em Dezembro lá estive e a senhora que me atendeu disse-me que agora já não é como era, mas eu como tenho tudo direitinho...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por palmstroke Ver Post
                                                    ESPRIT, não concordo com o teu ponto de vista, principalmente porque o pagamento de estacionamento já me levou a deixar de usar carro durante 2 anos, tendo passado a usar transportes públicos. portanto acho que é um meio eficaz para condicionar a utilização do carro.
                                                    mas a partir do momento em que existe pagamento de estacionamento, acho bem que existam excepções.

                                                    a sobrecarga de impostos pode aplicar-se a qualquer discussão, mas à partida neste assunto pretende-se condicionar a utilização do automóvel, e não aplicar impostos generalizados, pelo que acho melhor serem os próprios benefíciários a pagar a possibilidade de estacionar livremente numa rua onde existem 20 lugares de estacionamento mas "moram" 40 carros. falamos de 12 euros por ano, o que equivale a 1 euro por mês, e o facto de o valor aumentar no segundo carro evidencia ainda mais a política de racionalização.

                                                    nota: não sei o que a administração local faz com este dinheiro. idealmente devia utilizá-lo bem!
                                                    O condicionamento da utilização é bem vindo, mas não achas que resultaria melhor se condicionasse a utilização do automóvel na cidade por quem não é da cidade?

                                                    É que quem mora em Lisboa e tem carro, já o tem dentro da cidade e normalmente ou usa o carro para sair da cidade, ou fica parqueado no local de residência e anda de transportes, ou se anda com ele vai pagar parquímetro no local para onde fôr. Quem vem de fora é que congestiona as estradas e os parqueamentos.

                                                    Não tem lógica que, numa cidade em que se queixam do envelhecimento da população e do abandono do centro para a periferia, se penalize quem opte por procurar o centro da cidade para viver. Podes dizer que são apenas 12€, mas é injusto que tenhas que pagar para estacionar na tua rua, quando aí resides.

                                                    Acho que o estacionamento de residentes deveria ser gratuito e o estacionamento de não residentes fortemente penalizado. Isso sim, condicionaria a utilização do automóvel.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mrs. X apesar de genericamente de acordo, até acho que um morador de determinada cidade, deveria poder circular e estacionar livremente dentro da mesma, não pagando qualquer taxa de estacionamento.

                                                      Apesar de eu no dia-a-dia andar de TP e não alterar isso com o facto de poder ou não estacionar à porta do trabalho de graça.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                        Mrs. X apesar de genericamente de acordo, até acho que um morador de determinada cidade, deveria poder circular e estacionar livremente dentro da mesma, não pagando qualquer taxa de estacionamento.

                                                        Apesar de eu no dia-a-dia andar de TP e não alterar isso com o facto de poder ou não estacionar à porta do trabalho de graça.
                                                        O que dizes não foge à minha ideia. O ideal seria isso mesmo. Quem reside na cidade ter "livre trânsito" no estacionamento, em toda ela, e quem vem de fora seria fortemente penalizado. Mas isto também só seria possível pôr em prática com uma melhor rede de transportes públicos e mais e melhores parques de estacionamento nos arredores.

                                                        Como tal ideia ainda é utópica já ficava contente se voltasse a ser como era antigamente, em que o 1º carro nem a despesa de 12€ dava.

                                                        Brevemente irei viver para o centro de Lisboa e apesar do meu marido passar a usar os TP, eu vou ser obrigada a andar de carro pois, apesar das minhas deslocações serem feitas num raio inferior a 10 kms de casa, os transportes públicos existentes não me permitem fazer as deslocações necessárias com rapidez.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          por isso mesmo é que cada vez se pensa mais em sair de Lisboa e não voltar, para mim já só muito raramente para umas compritas, e mesmo assim cada vez menos.
                                                          Qualquer dia o deserto, em vez de ser do lado de lá do rio para para a baixa Lisboeta, onde nalgumas zonas apenas se veem meia dúzia de estrangeiros à descoberta...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Trash Ver Post
                                                            por isso mesmo é que cada vez se pensa mais em sair de Lisboa e não voltar, para mim já só muito raramente para umas compritas, e mesmo assim cada vez menos.
                                                            Qualquer dia o deserto, em vez de ser do lado de lá do rio para para a baixa Lisboeta, onde nalgumas zonas apenas se veem meia dúzia de estrangeiros à descoberta...
                                                            É uma opção como outra qualquer, o problema é que depois lembram-se todos de vir fazer umas compritas ao mesmo tempo e isto, mesmo ao fds é um caos de trânsito...

                                                            Eu enquanto trabalhar em Lx não penso em sair de Lx cidade, mas há coisas a melhorar.

                                                            Até te digo outro, ter uma EPUL a fazer reabilitação de casas e depois a maior parte (pelo menos há 6 anos eram) serem a preços proibitivos para jovens "normais" - ou seja que estão a entrar no mercado de trabalho, na geração dos 1000€... está metade dito.
                                                            Obviamente que paga o m2 da cidade, mas não digam que é para jovens...
                                                            Editado pela última vez por Valium; 25 February 2010, 13:22.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X