Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Animais atropelados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Animais atropelados

    Boas,

    Cá vai uma dúvida que tenho há muito tempo.

    Se um condutor atropelar um animal qualquer (cão, gato, etc) e se o animal ficar ferido ou até mesmo morto, quem é que devemos chamar para tomar conta da ocorrência e levar o animal? Polícia, Bombeiros, Serviços Municipais...??

    Obg e cumprimentos

    #2
    Um amigo do meu avô tem um restaurante.. Atropelou um javali. Ficou sem carro.. Mas papou-o até ao tutano.

    Comentário


      #3
      Ligas ao avô do Pauliteiro



      Agora a sério, também gostava de saber.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ferro Ver Post
        Boas,

        Cá vai uma dúvida que tenho há muito tempo.

        Se um condutor atropelar um animal qualquer (cão, gato, etc) e se o animal ficar ferido ou até mesmo morto, quem é que devemos chamar para tomar conta da ocorrência e levar o animal? Polícia, Bombeiros, Serviços Municipais...??

        Obg e cumprimentos
        Deves chamar as autoridades para registar a ocorrência e poderes reclamar os danos no veículo ao dono do animal ou à concessionária da auto-estrada (se for este o caso). Quanto à remoção do infeliz, não sei de quem será a responsabilidade. A mim, o que me faz confusão, é não saber onde levar o animal se este ainda estiver vivo e puder (eventualmente) ser salvo!

        Comentário


          #5
          A mim faz-me confusão ver o animal a sofrer e o dono do carro todo fod... com o prejuizo...
          Por norma, se o animal ainda estiver vivo, coitado dele, nem ninguém lhe acaba o sofrimento as vezes...

          Respondendo ao tópico, se souberes de quem é o bicho, á partida estas safo.
          Se não, ou se o bicho fugir, nem te dês ao trabalho de chamar a policia (a não ser que tenhas seguro de danos próprios...).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
            Deves chamar as autoridades para registar a ocorrência e poderes reclamar os danos no veículo ao dono do animal ou à concessionária da auto-estrada (se for este o caso). Quanto à remoção do infeliz, não sei de quem será a responsabilidade. A mim, o que me faz confusão, é não saber onde levar o animal se este ainda estiver vivo e puder (eventualmente) ser salvo!
            Veterinário. Claro que dependerá de saberes onde há um (se bem que se pode sair na localidade mais próxima e perguntar) e/ou de que animal estamos a falar. Se for uma vaca ou um cavalo não há hipótese de o levar a lado nenhum.

            Comentário


              #7
              Creio que o melhor é mesmo ligar para a PSP para tomar conta da ocorrência e, caso o animal esteja vivo, perguntar o que fazer...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                Veterinário. Claro que dependerá de saberes onde há um (se bem que se pode sair na localidade mais próxima e perguntar) e/ou de que animal estamos a falar. Se for uma vaca ou um cavalo não há hipótese de o levar a lado nenhum.

                E quem paga a conta? Para além do prejuízo com o carro ainda temos de pagar para tratar um animal que não é nosso? hummm

                É chamar as autoridades e eles que se entendam

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                  Um amigo do meu avô tem um restaurante.. Atropelou um javali. Ficou sem carro.. Mas papou-o até ao tutano.

                  É que nem mais.

                  Se matares um javali o melhor é arcares com o prejuízo e levar e comer o bicho. Se chamas as autoridades ficas com o prejuízo na mesma e nem com o bicho ficas. Isto foi-me dito letra por letra por um GNR

                  Comentário


                    #10
                    Em caso de acidente com animal, deves chamar as autoridades para tomar conta da ocorrência, por vário motivos.
                    Se se tratar do atropelamento de um cão ou gato, deve chamar-se o veterinário municipal ou alguém responsável pelo canil/gatil, para que o recolham, ou até na eventualidade destes estarem em muita agonia, serem abatidos no local, com métodos de abate autorizados.
                    Se se tratar de um animal selvagem, deve chamar-se por exemplo o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) ou ICN, para que os recolham e os levem para um centro de reabilitação de animais selvagens, para posteriormente serem tratados e se possível mais tarde, serem devolvidos ao meio.
                    Em casos de animais selvagem cinegéticos, que venham a morrer no acidente, serão apreendidos obrigatóriamente pela autoridade que registe a ocorrência para posterior entrega em instituição de beneficência social.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EJPR Ver Post
                      Em caso de acidente com animal, deves chamar as autoridades para tomar conta da ocorrência, por vário motivos.
                      Se se tratar do atropelamento de um cão ou gato, deve chamar-se o veterinário municipal ou alguém responsável pelo canil/gatil, para que o recolham, ou até na eventualidade destes estarem em muita agonia, serem abatidos no local, com métodos de abate autorizados.
                      Se se tratar de um animal selvagem, deve chamar-se por exemplo o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) ou ICN, para que os recolham e os levem para um centro de reabilitação de animais selvagens, para posteriormente serem tratados e se possível mais tarde, serem devolvidos ao meio.
                      Em casos de animais selvagem cinegéticos, que venham a morrer no acidente, serão apreendidos obrigatóriamente pela autoridade que registe a ocorrência para posterior entrega em instituição de beneficência social.
                      Quando coloquei a questão nem me lembrei dos danos no veículo... Estava mesmo a pensar apenas nos animais que por vezes ficam mortos ou em grande sofrimento e acho que a grande maioria dos condutores não sabem como nem para onde os transportar.

                      Idealmente, não deviam os bombeiros ou o municipio ter um serviço próprio de transporte de animais feridos para o veterinário ou canil/gatil? Acho qe fazia mais sentido...

                      Bem, em conclusão, mesmo que não haja danos no veículos devemos contactar PSP/GNR que eles depois "encaminham" para as entidades que referiste. Correcto?

                      Obg

                      Comentário


                        #12
                        A resposta do EJPR pareceu-me sensata.

                        Porque a verdade...é que por mais que possamos gostar de animais, quem é que csg tocar num cão ou gato dps de ele estar ferido?? Provavelmente o ultimo folgo do bixo, será com o intuito de se defender... e pregar uma valente mordidela ou arranhadela...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                          E quem paga a conta? Para além do prejuízo com o carro ainda temos de pagar para tratar um animal que não é nosso? hummm

                          É chamar as autoridades e eles que se entendam
                          é devido a este tipo de pessoas que vemos por vezes animais em sofrimento nas estradas portuguesas, resultado de atropelamento e falta de sensibilidade da parte do condutor para prestar auxilio ao animal.

                          imagina que o teu cão (mesmo que não tenhas, imagina que tens um) acaba de ser atropelado na estrada a 100m de tua casa, após ter fugido do quintal..
                          não gostavas que o condutor tivesse prestado o devido auxilio ?
                          preferias que o tivesse deixado a sofrer na estrada, levando provavelmente à morte deste, e tivesse ido à sua vida ?

                          estamos a falar de uma vida, apesar de serem animais merecem ser tratados tão bem ou melhor que as pessoas.

                          fica a minha opinião.

                          abraços

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kamafeu Ver Post
                            é devido a este tipo de pessoas que vemos por vezes animais em sofrimento nas estradas portuguesas, resultado de atropelamento e falta de sensibilidade da parte do condutor para prestar auxilio ao animal.

                            imagina que o teu cão (mesmo que não tenhas, imagina que tens um) acaba de ser atropelado na estrada a 100m de tua casa, após ter fugido do quintal..
                            não gostavas que o condutor tivesse prestado o devido auxilio ?
                            preferias que o tivesse deixado a sofrer na estrada, levando provavelmente à morte deste, e tivesse ido à sua vida ?

                            estamos a falar de uma vida, apesar de serem animais merecem ser tratados tão bem ou melhor que as pessoas.

                            fica a minha opinião.

                            abraços

                            Andamos a ler mal ou isso é tudo nervos?

                            Alguém falou em ir à vida e deixar o bicho? Falou-se em chamar e alertar as autoridades.

                            Além do mais - e falo no meu caso - não percebo nada de cuidados de saúde, nem em pessoas nem em bichos. Ia fazer o que? olhar para ele a vê-lo sofrer e a morrer.
                            Alguém competente que o faça. Não sabe, não mexe

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                              Andamos a ler mal ou isso é tudo nervos?

                              Alguém falou em ir à vida e deixar o bicho? Falou-se em chamar e alertar as autoridades.

                              Além do mais - e falo no meu caso - não percebo nada de cuidados de saúde, nem em pessoas nem em bichos. Ia fazer o que? olhar para ele a vê-lo sofrer e a morrer.
                              Alguém competente que o faça. Não sabe, não mexe
                              parece-me que os nervos passaram pelo monitor ...

                              eu disse para mexer ? estou farto de procurar e não consigo encontrar esta afirmação no meu post ..

                              para alguém competente o poder fazer, é necessário levar o animal ao sitio onde pode ser tratado, ou no caso de não querer mexer, chamar alguem de direito.
                              Face a esta situação, foi respondido :
                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                              E quem paga a conta? Para além do prejuízo com o carro ainda temos de pagar para tratar um animal que não é nosso? hummm
                              ok, então não se leva o animal a lado nenhum, se as autoridades o quiserem fazer, façam, se não quiserem que morra ali mesmo.. ta certo....

                              peço desculpa pelo offtopic, no meu caso eu próprio me encarregava de levar o animal a um veterinário para que pudessem analisar o estado do mesmo e se possível trata-lo.

                              abraços

                              Comentário


                                #16
                                Já atropelaram um cão meu e inclusive lhe deram uma tareia e ninguém me alertou. Eu é que tive que ir à procura dele que nunca mais vinha para casa..

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  Já atropelaram um cão meu e inclusive lhe deram uma tareia e ninguém me alertou. Eu é que tive que ir à procura dele que nunca mais vinha para casa..
                                  é desumano, não bastava o pobre do animal ter sido atropelado ainda leva uma tareia como se tivesse feito de propósito.. infelizmente há por aí muita gente que não pensa e acha que se mal tratar o bicho resolve o problema.. enfim

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por kamafeu Ver Post
                                    é devido a este tipo de pessoas que vemos por vezes animais em sofrimento nas estradas portuguesas, resultado de atropelamento e falta de sensibilidade da parte do condutor para prestar auxilio ao animal.

                                    imagina que o teu cão (mesmo que não tenhas, imagina que tens um) acaba de ser atropelado na estrada a 100m de tua casa, após ter fugido do quintal..
                                    não gostavas que o condutor tivesse prestado o devido auxilio ?
                                    preferias que o tivesse deixado a sofrer na estrada, levando provavelmente à morte deste, e tivesse ido à sua vida ?

                                    estamos a falar de uma vida, apesar de serem animais merecem ser tratados tão bem ou melhor que as pessoas.

                                    fica a minha opinião.

                                    abraços

                                    kamafeu, então faz assim.
                                    Vais numa AE apinhada de gente, atropelas um gato, e paras 100/220 metros à frente para ver os estragos.
                                    Vês que não tens nada, vais atravessar 200 metros numa AE à noite para ver o animal?

                                    Eu sou totalmente contra qualquer tipo de violencia ou maus tratos a animais, mas NUNCA ME ESQUEÇO que a vida humana está sempe em 1º lugar.

                                    ( isto aconteceu-me infelizmente)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                      Já atropelaram um cão meu e inclusive lhe deram uma tareia e ninguém me alertou. Eu é que tive que ir à procura dele que nunca mais vinha para casa..
                                      Por acaso havia de ser uma coisa gira... Ter conhecimento que tinham batido num animal meu. Ou por exemplo se visse baterem num cão moribundo ou ferido. A culpa seria minha e só minha. Na medida em que não tinha educado cabalmente o meu animal. Nunca dele! Garantidamente seria só o cão a ficar maltratado. E fico-me por aqui relativamente a este assunto... É das coisas que mais me faz confusão (crianças e animais indefesos).

                                      Quanto ao título do tópico, a resposta já foi aqui dada. Chamar de imediato as autoridades para lavrar auto de ocorrência. O ressarcimento da despesa será feito assim seja provada a propriedade do animal.

                                      Julgo que se não fôr conseguido provar a posse do animal, o Instituto de Seguros de Portugal avança com a indemnização. Não tenho a certeza.

                                      Cpts.,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Corleone Ver Post

                                        ...

                                        Julgo que se não fôr conseguido provar a posse do animal, o Instituto de Seguros de Portugal avança com a indemnização. Não tenho a certeza.

                                        ...
                                        Se te referes ao Fundo de Garantia Automóvel não me parece.
                                        O FGA substitui-se a um proprietário de um veículo sem seguro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nefas Ver Post
                                          kamafeu, então faz assim.
                                          Vais numa AE apinhada de gente, atropelas um gato, e paras 100/220 metros à frente para ver os estragos.
                                          Vês que não tens nada, vais atravessar 200 metros numa AE à noite para ver o animal?

                                          Eu sou totalmente contra qualquer tipo de violencia ou maus tratos a animais, mas NUNCA ME ESQUEÇO que a vida humana está sempe em 1º lugar.

                                          ( isto aconteceu-me infelizmente)
                                          pelo que vejo na tua resposta, as condicionantes para não teres ido verificar o estado do animal foi o facto de ser de noite e de haver transito intenso..

                                          imagina que bates com o carro numa AE e que não tens bateria no telemóvel.. se tiveres de recorrer a um SOS vais correr o mesmo perigo ao atravessar 100/200 metros para chegar a este..

                                          respondendo à tua pergunta, sim, ia.. provavelmente pediria às autoridades que removessem o animal da via para que o pudesse auxiliar da melhor forma possível.

                                          é óbvio que existem situações que nos impossibilitam de prestar auxilio mas nem todas assim se traduzem, pelo que acho que o devemos fazer sempre que possível.

                                          note-se que apenas achei relevante comentar posts do género : " atropelei um animal mas não vou prestar auxilio porque provavelmente custa dinheiro e porque o animal não é meu ", não estando em causa a impossibilidade de prestação de auxilio.

                                          cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kamafeu Ver Post
                                            pelo que vejo na tua resposta, as condicionantes para não teres ido verificar o estado do animal foi o facto de ser de noite e de haver transito intenso..

                                            imagina que bates com o carro numa AE e que não tens bateria no telemóvel.. se tiveres de recorrer a um SOS vais correr o mesmo perigo ao atravessar 100/200 metros para chegar a este..
                                            Percebo o que me dizes, mas o exemplo que me dá não é também o mais indicado.
                                            Se ficar sem bateria, encosto e uso o telemovel, ou vou pela berma até ao telefone SOS.

                                            Nunca vais ao meio da faixa da AE por causa disso.

                                            Mas concordo contigo, não prestar socorro a um animal é de todo ridiculo e cobarde...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kamafeu Ver Post
                                              é desumano, não bastava o pobre do animal ter sido atropelado ainda leva uma tareia como se tivesse feito de propósito.. infelizmente há por aí muita gente que não pensa e acha que se mal tratar o bicho resolve o problema.. enfim
                                              A veterinária disse que havia marcas consistentes com um atropelamento mas também havia algo mais.. Porque o maxilar estava partido e isso pode estar relacionado com o atropelo.. Mas tinha um corte no peito.. "preciso".. E cortes certos feitos por carros não papo..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ferro Ver Post
                                                Quando coloquei a questão nem me lembrei dos danos no veículo... Estava mesmo a pensar apenas nos animais que por vezes ficam mortos ou em grande sofrimento e acho que a grande maioria dos condutores não sabem como nem para onde os transportar.

                                                Idealmente, não deviam os bombeiros ou o municipio ter um serviço próprio de transporte de animais feridos para o veterinário ou canil/gatil? Acho qe fazia mais sentido...

                                                Bem, em conclusão, mesmo que não haja danos no veículos devemos contactar PSP/GNR que eles depois "encaminham" para as entidades que referiste. Correcto?

                                                Obg
                                                Correcto, é a GNR/PSP, que tem de accionar as entidades.

                                                Quanto aos danos:
                                                Se for um animal doméstico, podes sempre pedir responsabilidade ao proprietário, se for desconhecido, o veterinário municipal pode ainda ver se tem o "chipe" de identificação, que agora é obrigatório e através dele chega-se ao proprietário.
                                                Se for um animal cinegético, podes sempre tentar junto da reserva municipal ou associativa de caça, que corresponda aquela área, sendo no entanto muito dificil pedir-lhes responsabilidades, sendo no entanto muito dificil que eles assumam o prejuízo.
                                                Se for animal selvagem em geral, não há quem assuma responsabilidades, exceptuando quando o atropelamento ocorre em vias que se encontram vedadas (A; IC; IP; etc).
                                                Quanto aos animais feridos, são transportados pelo canil municipal, que tem meios apropriados para o efeito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EJPR Ver Post
                                                  Em caso de acidente com animal, deves chamar as autoridades para tomar conta da ocorrência, por vário motivos.
                                                  Se se tratar do atropelamento de um cão ou gato, deve chamar-se o veterinário municipal ou alguém responsável pelo canil/gatil, para que o recolham, ou até na eventualidade destes estarem em muita agonia, serem abatidos no local, com métodos de abate autorizados.
                                                  Se se tratar de um animal selvagem, deve chamar-se por exemplo o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA) ou ICN, para que os recolham e os levem para um centro de reabilitação de animais selvagens, para posteriormente serem tratados e se possível mais tarde, serem devolvidos ao meio.
                                                  Em casos de animais selvagem cinegéticos, que venham a morrer no acidente, serão apreendidos obrigatóriamente pela autoridade que registe a ocorrência para posterior entrega em instituição de beneficência social.
                                                  Caro EJPR.

                                                  Concordo inteiramente com o que disse. (utópicamente)
                                                  ..., mas parecem palavras de um assessor de um senhor ministro. Estão completamente fora da realidade.
                                                  Já viu o que seria esperar por um qualquer veterinário ou responsável do canil num caso destes? No pais que estamos e com a "qualidade" de muita gente que anda por aí, isso poderia levar dias. Já para não falar que não é comum alguém andar com os números desses senhores ou entidades na agenda e o mais provável seria a chamada "morrer" no vigilante/recepcionista de serviço...

                                                  Peço desculpa, mas este assunto mexe demasiado comigo. Ainda por cima quando o que mais vejo são condutores a conduzir como (estes sim) animais, sem acautelar minimamente um animal errante. Sem qualquer tipo de cautela ou prudência mesmo vendo um animal a ziguezaguear na beira de uma estrada ou até passeio. Eu pessoalmente tenho SEMPRE esse cuidado. Abrando de forma a prevenir e poder manobrar de forma correcta para evitar algo do género. Claro que em estrada aberta e auto-estrada este procedimento nem sempre é possível e pode aliás criar um acidente bem mais grave no caso de uma auto-estrada.

                                                  A resposta num caso destes está sempre de acordo com a sensibilidade de cada um.
                                                  Eu já levei um animal que tinha sido atropelado e estava em sofrimento ao hospital veterinário do Porto. Se me importei com o sangue na alcatifa do carro? Nem pensei nisso.... Mas à noite chorei ao recordar os olhos daquele Cão enquanto morria a olhar para mim...

                                                  Cumprimentos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                                                    A resposta do EJPR pareceu-me sensata.

                                                    Porque a verdade...é que por mais que possamos gostar de animais, quem é que csg tocar num cão ou gato dps de ele estar ferido?? Provavelmente o ultimo folgo do bixo, será com o intuito de se defender... e pregar uma valente mordidela ou arranhadela...
                                                    Tens animais?
                                                    Pelo teu comentário duvido...
                                                    Ao contrario de muitos humanos, os animais, por hábito, não mordem a mão que os alimenta. (Os que são tratados com carinho e respeito)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                                      Caro EJPR.

                                                      Concordo inteiramente com o que disse. (utópicamente)
                                                      ..., mas parecem palavras de um assessor de um senhor ministro. Estão completamente fora da realidade.
                                                      Já viu o que seria esperar por um qualquer veterinário ou responsável do canil num caso destes? No pais que estamos e com a "qualidade" de muita gente que anda por aí, isso poderia levar dias. Já para não falar que não é comum alguém andar com os números desses senhores ou entidades na agenda e o mais provável seria a chamada "morrer" no vigilante/recepcionista de serviço...

                                                      Peço desculpa, mas este assunto mexe demasiado comigo. Ainda por cima quando o que mais vejo são condutores a conduzir como (estes sim) animais, sem acautelar minimamente um animal errante. Sem qualquer tipo de cautela ou prudência mesmo vendo um animal a ziguezaguear na beira de uma estrada ou até passeio. Eu pessoalmente tenho SEMPRE esse cuidado. Abrando de forma a prevenir e poder manobrar de forma correcta para evitar algo do género. Claro que em estrada aberta e auto-estrada este procedimento nem sempre é possível e pode aliás criar um acidente bem mais grave no caso de uma auto-estrada.

                                                      A resposta num caso destes está sempre de acordo com a sensibilidade de cada um.
                                                      Eu já levei um animal que tinha sido atropelado e estava em sofrimento ao hospital veterinário do Porto. Se me importei com o sangue na alcatifa do carro? Nem pensei nisso.... Mas à noite chorei ao recordar os olhos daquele Cão enquanto morria a olhar para mim...

                                                      Cumprimentos.
                                                      O que escrevi são os procedimentos legalmente previstos, a tomar pelas autoridades que forem chamadas ao local.
                                                      Agora, se eles são ou não profissionais, já me ultrapassa. Mas temos sempre a possibilidade de reclamar. O livro de reclamações faz milagres.
                                                      Abraço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        11 anos a conduzir, e felizmente numca atropelei um bicho! consegui evitar alguns.

                                                        ao ler este topico, surgiu-me a mesma duvida...um dia quando atropelar um animal, nao sei o que fazer!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                                          11 anos a conduzir, e felizmente numca atropelei um bicho! consegui evitar alguns.

                                                          ao ler este tópico, surgiu-me a mesma duvida...um dia quando atropelar um animal, nao sei o que fazer!
                                                          avalias a situação.
                                                          se estiver "bem" pegas no animal e levas a um veterinário (nas grandes cidades há hospitais centrais de veterinária).
                                                          senão, se ele estiver todo... puff... mas vivo, e tiveres a consciência a pesar, um telefonema para as autoridades não faz mal nenhum. caso esteja morto deverias reportar na mesma, até para fazerem a remoção do infeliz...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Felizmente nunca atropelei nenhum.
                                                            Já parei na AE porque vi um cão na berma. Sim andei à noite pela berma à procura do dito cujo.
                                                            Já levei um gato que estava atropelado numa berma ao hospital vet. Acabou por morrer...mas simplesmente não era capaz de o ver a sofrer ali.

                                                            Da mesma forma, já apanhei 2 cães de estradas nacionais para evitar que fossem atropelados. Um deles era um São bernardo que acabou por ficar a viver cá em casa.

                                                            Quanto ao que devem fazer é simples. Pensei se fosse uma criança. O quê que fariam? Devem fazer o mesmo. Uma vida é uma vida. Nunca pensem que um animal se meter a vossa frente a culpa é dele que se meteu à frente, porque de certeza que não era isso que ele queria.

                                                            Tive 2 gatos meus atropelados na minha rua, mesmo à minha porta. Uma delas estava grávida quando isso aconteceu. Ambos morreram é claro. O giro é que nunca ninguém viu nada, nunca ninguém parou sequer.

                                                            Fazendo minhas as palavras do Corleone...felizmente não vi o carro. A culpa seria minha e só minha

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X