Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida numa situação de acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Dúvida numa situação de acidente

    Bem, então é o seguinte, hoje na aula de código coloquei uma questão ao meu instrutor que foi a seguinte demonstrada na figura:




    Portanto o veículo C está a ultrapassar o veículo A num entrocamento, estando o veículo B a sair do STOP. Na minha ideia, em caso de acidente o veículo B seria o culpado, mas coloquei a situação ao meu instrutor e ele disse-me que o veículo C é o culpado pois não pode ultrapassar antes de um entrocamento, sendo o veículo B apenas obrigado a parar para ceder a passagem aos veiculos que circulam na via de transito em que vai entrar.

    Não é duvidar do instrutor, mas da vossa experiência de condutores, o que acham? De quem é a culpa?

    Pronunciem-se
    Editado pela última vez por MaxiTuga; 10 March 2010, 21:28.

    #2
    Faço minha a resposta do teu instrutor.
    Outra coisa, não querias dizer antes que o veículo c vai a ultrapassar o veiculo A? É que da maneira que disseste não faz sentido.

    Abraço

    Comentário


      #3
      Sim tens razão Já editei

      Comentário


        #4
        Bem, o Art.29 no ponto 2 diz o seguinte:
        2 - O condutor com prioridade de passagem deve observar as cautelas necessárias à segurança do trânsito.
        Provavelmente só por esta alínea o condutor que se apresenta vindo do lado do STOP também tem responsabilidade no acidente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nfh Ver Post
          Bem, o Art.29 no ponto 2 diz o seguinte:


          Provavelmente só por esta alínea o condutor que se apresenta vindo do lado do STOP também tem responsabilidade no acidente.
          Pois, mas segundo um STOP, devemos parar e ceder a passagem a quem circula na via de transito que vamos circular, além disso uma das regras de ultrapassagem é o facto de esta apenas ser permitida não colocando os outros condutores em perigo nem causar embaraço para o trânsito....coisa que o condutor do veiculo C não fez também

          Comentário


            #6
            Era 50/50.. De caras. O que vai entrar na via depois do Stop não respeitou a cedência de passagem (muito embora seja um infractor, "tem prioridade") e o veículo que vai a ultrapassar não devia de o ir a fazer..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Era 50/50.. De caras. O que vai entrar na via depois do Stop não respeitou a cedência de passagem (muito embora seja um infractor, "tem prioridade") e o veículo que vai a ultrapassar não devia de o ir a fazer..
              Mas porque é que o veiculo B não respeitou a cedência de passagem?

              Segundo o código, um STOP é, e passo a citar:

              "Indicação de que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar."

              Comentário


                #8
                Pessoal digam de vossa justiça

                Comentário


                  #9
                  Geralmente(não sempre) o C quando se aproxima do entroncamento tem uma linha continua no chão!!! Mas pode não ter e aí é uma chatice com seguros!

                  Apesar de o B cumprir o STOP por um lado, não o cumpre por outro! Pois na via em que entra tem de ceder passagem e que eu saiba esta lá o C!

                  Contudo o C também não devia ultrapassar aí e por aí fora.... até dar 50/50 no seguro! lol

                  Comentário


                    #10
                    Esta questão é muito interessante!
                    Às vezes vou na estrada e surgem situações deste tipo e realmente não sei qual é a resposta...

                    Se eu vou a ultrapassar vários carros de uma vez, a estrada não tem traços marcados no pavimento (nem contínuo nem descontínuo), como é que eu vou adivinhar que há um entroncamento lá à frente? E a culpa é minha?

                    Também gostava de ouvir opiniões...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
                      Esta questão é muito interessante!
                      Às vezes vou na estrada e surgem situações deste tipo e realmente não sei qual é a resposta...

                      Se eu vou a ultrapassar vários carros de uma vez, a estrada não tem traços marcados no pavimento (nem contínuo nem descontínuo), como é que eu vou adivinhar que há um entroncamento lá à frente? E a culpa é minha?

                      Também gostava de ouvir opiniões...
                      Essa é outra questão, as marcas no pavimento nem sempre existem

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                        Essa é outra questão, as marcas no pavimento nem sempre existem
                        Quando não há sinalização e se o condutor do veiculo C tomou as precauções necessárias para a ultrapassagem, então não me parece que possa ser responsabilizado por um acidente.


                        No entanto, se de facto há sinalização, creio que o condutor C será o responsável pelo acidente mesmo que o condutor B possa ter responsabilidade por não ter tomado as devidas precauções. (responsabilidade essa difícil de provar)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                          Quando não há sinalização e se o condutor do veiculo C tomou as precauções necessárias para a ultrapassagem, então não me parece que possa ser responsabilizado por um acidente.


                          No entanto, se de facto há sinalização, creio que o condutor C será o responsável pelo acidente mesmo que o condutor B possa ter responsabilidade por não ter tomado as devidas precauções. (responsabilidade essa difícil de provar)
                          Pois mas a ultrapassagem é proibida antes de entrocamentos! Além disso se o veículo C não viu o B é porque não tomou as devidas precauções!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                            Mas porque é que o veiculo B não respeitou a cedência de passagem?

                            Segundo o código, um STOP é, e passo a citar:

                            "Indicação de que o condutor é obrigado a parar antes de entrar no cruzamento ou entroncamento junto do qual o sinal se encontra colocado e ceder a passagem a todos os veículos que transitem na via em que vai entrar."
                            És tu próprio que dizes que o C está a fazer uma ultrapassagem, e portanto a ocupar a via em que queres entrar, logo tem que ceder passagem. Independentemente do outro estar a respeitar o código ou não e se eu o vir lá não me vou meter.

                            Comentário


                              #15
                              Visto que o condutor do veiculo B vai virar à direita, nada o obriga a olhar para a sua direita antes de entrar na via que pretende circular e daí pode não ver o veiculo C.

                              Esta é uma questão que depende de certas variáveis para se apurar responsabilidades e penso que cada caso é um caso.

                              Abraço

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                                (...)ele disse-me que o veículo C é o culpado pois não pode ultrapassar antes de um entrocamento, sendo o veículo B apenas obrigado a parar para ceder a passagem aos veiculos que circulam na via de transito em que vai entrar.
                                Não é duvidar do instrutor, mas da vossa experiência de condutores, o que acham? De quem é a culpa?
                                Pronunciem-se
                                Tens todo o direito de duvidar, alias sem duvida n ha certeza.
                                De todo o modo parece-me q te explicou bem por 2 razoes fundamentais enunciadas no quote-a 1ª pq é proibido ultrapassar na aproximaçao/presença de cruzamentos/entroncamentos e 2ª pq o veiculo B ja teria hipoteticamente parado na presença do STOP e, n circulando ninguem na via que ia seguir, tomou a marcha, indo confrontar-se na sua via com um veiculo em contramao.
                                p.s. Nao me parece oportuno especular sobre outro tipo de sinalizaçao(ou sua ausencia) para dissipar esta duvida-parte-se do principio que está tudo correcto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                  És tu próprio que dizes que o C está a fazer uma ultrapassagem, e portanto a ocupar a via em que queres entrar, logo tem que ceder passagem. Independentemente do outro estar a respeitar o código ou não e se eu o vir lá não me vou meter.
                                  É certo que em termos práticos, verifica-se se vem ou não carros da outra via, mas, no caso de um acidente, o veiculo B respeitou o STOP, parou, e avançou assim que não vinham veiculos na faixa que vai entrar. Ora o condutor do B nunca iria olha para o lado direito pois, sendo proibido ultrapassar num entroncamento, como poderia encontrar um veiculo de frente? Não podia.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O código é muito bonito, mas era se todos o respeitassem.

                                    Quantas situações já tiveram na estrada em que estavam a fazer tudo bem e mesmo assim confirmaram a ver se não havia algum artista a querer estragar-nos o dia? Eu confirmo sempre.. Não confio nos condutores portugueses.

                                    Ainda há pouco vinha um senhor na faixa da direita duma rotunda com 3 vias e ia entrar numa estrada também ela com 3 vias no mesmo sentido. Em vez de, como seria de esperar, se meter para a via da direita pois era donde ele vinha, cortou a rotunda de fora para dentro para se meter logo na do meio.. Quem estava lá? Eu claro. Eu ia na faixa do meio nessa rotunda (Rotunda da GNR em Queluz para quem conhece é uma festa.. Para quem não conhece pode ser um pesadelo) e passei para a do meio dessa dita via.. E ia na minha..
                                    Editado pela última vez por Pauliteiro; 11 March 2010, 18:49.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim claro eu entendo, aliás já referi aqui num post que em termos práticos, o melhor é averiguar sempre!

                                      Mas em caso de acidente é pela lei e pelo código que as seguradoras se regulam assim como as entidades policiais!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esta questão é muito interessante.

                                        Dados a reter:
                                        - O Stop obriga a ceder passagem a todos os veículos que circulem na via onde vai entrar ou cruzar
                                        - Os sinais prevalecem sobre regras de trânsito

                                        Numa situação normal o B apenas terá que ceder passagem à sua direita, caso vá virar à esquerda, já que não haverá cruzamento de veículos com a via da sua direita.

                                        A situação acima é totalmente irregular e só possível por um facto: falta de sinalização para o C, quer seja através de sinalização vertical informando aproximação de cruzamento ou entroncamento, quer por sinalização horizontal, linha contínua.
                                        ISTO É MATO nas nossas estradas.

                                        Logo se o C não conhecer, tudo lhe indica que possa ultrapassar e faz - regra de transito de proibição de ultrapassagem fica anulada pelo linha descontínual.
                                        Quanto ao B até pode respeitar o STOP ver o A e avançar sem esperar a manobra de C.

                                        Será muito relativo, dependerá se da interpretação de quem analisar e já vi decisões em vários sentidos.
                                        A tendência será responsabilizar quem sai do Stop em grande parte dos casos.
                                        Uma divisão já não me choca muito, nem o C ser responsabilizado caso seja perfeitamente perceptivel o entroncamento, mesma situação caso o A seja um veículo estacionado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                          Esta questão é muito interessante.

                                          Dados a reter:
                                          - O Stop obriga a ceder passagem a todos os veículos que circulem na via onde vai entrar ou cruzar
                                          - Os sinais prevalecem sobre regras de trânsito

                                          Numa situação normal o B apenas terá que ceder passagem à sua direita, caso vá virar à esquerda, já que não haverá cruzamento de veículos com a via da sua direita.

                                          A situação acima é totalmente irregular e só possível por um facto: falta de sinalização para o C, quer seja através de sinalização vertical informando aproximação de cruzamento ou entroncamento, quer por sinalização horizontal, linha contínua.
                                          ISTO É MATO nas nossas estradas.

                                          Logo se o C não conhecer, tudo lhe indica que possa ultrapassar e faz - regra de transito de proibição de ultrapassagem fica anulada pelo linha descontínual.
                                          Quanto ao B até pode respeitar o STOP ver o A e avançar sem esperar a manobra de C.

                                          Será muito relativo, dependerá se da interpretação de quem analisar e já vi decisões em vários sentidos.
                                          A tendência será responsabilizar quem sai do Stop em grande parte dos casos.
                                          Uma divisão já não me choca muito, nem o C ser responsabilizado caso seja perfeitamente perceptivel o entroncamento, mesma situação caso o A seja um veículo estacionado.
                                          Os sinais prevalecem sobre as regras: para o mesmo condutor! É só isso que o art. quer dizer, pois se assim não fosse um condutor com um STOP e que se apresentasse pela direita não saberia se obedecia à regra ou ao sinal. Nada tem a haver com a atribuição de responsabilidades. ;)

                                          Quanto à hipótese em questão, desde 2005 é uma divisão de responsabilidades, na minha opinião.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                                            Bem, então é o seguinte, hoje na aula de código coloquei uma questão ao meu instrutor que foi a seguinte demonstrada na figura:




                                            Portanto o veículo C está a ultrapassar o veículo A num entrocamento, estando o veículo B a sair do STOP. Na minha ideia, em caso de acidente o veículo B seria o culpado, mas coloquei a situação ao meu instrutor e ele disse-me que o veículo C é o culpado pois não pode ultrapassar antes de um entrocamento, sendo o veículo B apenas obrigado a parar para ceder a passagem aos veiculos que circulam na via de transito em que vai entrar.

                                            Não é duvidar do instrutor, mas da vossa experiência de condutores, o que acham? De quem é a culpa?

                                            Pronunciem-se
                                            A via em que circulam tem uma ou duas vias de trânsito no sentido de marcha dos veículos?
                                            Se sim o veículo C pode ultrapassar o veículo A, aplica-se a excepção do artigo 41º , nº 3 , do C.E., se não não pode ultrapassar. Em relação ao veículo B é obrigado a deter a marcha e deixar passar todo e qualquer veículo na via em que pretende entrar. Quanto à responsabilidade não me pronuncio para já , uma vez que a situação não descreve ao promenor todos os factos mas, digo-te uma coisa pelo que já vi em testes on-line seja do IMTT ou doutros , das situações apresentadas em fotografia deixam-me muitas dúvidas na escolha. Já me aconteceu a ver uma situação numa fotografia em que para mim as três respostas estavam certas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Epá já vim tarde. Só depois de colocar a resposta é que vi o desenho.
                                              No entanto essas marcas rodoviárias são as que estão no local? Se sim pode-se ultrapassar porque as marcas rodoviárias sobrepôem-se às regras, artº 7 , nº2, paragrafo 4º, do C.E. Se é o caso, o veículo B desobedesse ao Stop, logo responsável pelo acidente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                À entrada do Porto Alto (para quem vem do lado do Montijo) estão uns restaurantes e uma oficina de pneus.

                                                Aqui há tempos vinha eu para o lado do Porto Alto e ia a ultrapassar um outro veículo (traço descontínuo), quando um tipo se meteu à estrada. Não percebi se vinha de uma estrada secundária se do estacionamento de um restaurante. Eu estava a fazer uma ultrapassagem legal e vi-me obrigado a travar a fundo de forma a que o carro que eu estava a ultrapassar pasasse por mim para voltar à minha faixa, tudo isto porque o tipo que se meteu à estrada só se deu ao trabalho de olhar para um lado, o lado da faixa dele.

                                                Em caso de acidente eu não podia ser minimamente culpabilizado, já que quando iniciei a ultrapassagem o outro carro não se tinha feito à estrada, aliás, eu só o vi mesmo quando já ele estava à minha frente, depois de se meter na nacional.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Atenção: se existe sinalização no pavimento (nomeadamente traço descontínuo) esta prevalece sobre a regra que proíbe a ultrapassagem. No entanto esta hipótese é académica, devendo levar isso sim à responsabilidade da entidade que sinalizou indevidamente a via.
                                                  O traço descontínuo DEVE sempre passar a contínuo antes do cruzamento e "desaparecer neste" por forma a permitir as mudanças de direcção.

                                                  Exemplos aqui:
                                                  Marcas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                                    Atenção: se existe sinalização no pavimento (nomeadamente traço descontínuo) esta prevalece sobre a regra que proíbe a ultrapassagem. No entanto esta hipótese é académica, devendo levar isso sim à responsabilidade da entidade que sinalizou indevidamente a via.
                                                    O traço descontínuo DEVE sempre passar a contínuo antes do cruzamento e "desaparecer neste" por forma a permitir as mudanças de direcção.

                                                    Exemplos aqui:
                                                    Marcas
                                                    Era bom era...

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X