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[Notícia] Ciclista alcoolizado fica três meses sem carta

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    [Notícia] Ciclista alcoolizado fica três meses sem carta

    Ciclista alcoolizado fica três meses sem carta

    CANTANHEDE - Aconteceu na Tocha, em Fevereiro


    Ia de bicicleta para casa e bateu no espelho de um carro parado. No teste do balão, acusou 3,3 gramas de alcoolemia. Vai pagar uma multa de 210 euros.

    Três meses sem conduzir e uma multa de 210 euros. Poderia ter sido bem pior para Hermes Oliveira a sentença proferida ontem pelo tribunal de Cantanhede. O homem estava acusado de um crime de condução em estado de embriaguez, cuja moldura penal prevê penas até um ano de prisão.


    Tudo se passou no dia 25 de Fevereiro. O arguido, de 51 anos, esteve com uns amigos, “a petiscar”, num café da Tocha. O petisco “prolongou-se” e, por volta das 21H30, decidiu ir para casa. Pegou na sua viatura – uma bicicleta – e fez-se à estrada. Na Rua do Cemitério, “já poucos metros faltavam” para chegar ao destino, deu-se “o embate contra uma viatura que estava estacionada”.
    Terá sido “talvez por desequilíbrio”, diz o indivíduo, de 51 anos, que até se prontificou a pagar o dano causado no carro. No entanto, a proprietária, ao verificar que o homem, um carpinteiro actualmente desempregado, “não estaria na plenitude das suas faculdades”, decidiu chamar a GNR da Tocha.
    Chegados ao local, os militares fizeram o teste de alcoolemia. O resultado foi revelador: 3,3 gramas de álcool por litro de sangue. Um valor muito acima do limite legal (0,5).



    Ontem o tribunal de Cantanhede decidiu-se por uma pena próxima da mínima. “A pena de multa parece mais do que adequada”, frisou o juiz. A multa, de 30 dias, ao valor de 30 euros por dia, chega aos 210 euros. A inibição de conduzir veículos motorizados é de três meses.
    Para esta decisão, foi tido em conta o facto de o homem não ter antecedentes, estar inserido social e familiarmente, e de a viatura em que seguia ser uma bicicleta, cuja “potencialidade de causar dano ou colocar em perigo a própria vida e a dos outros é menor”.


    Fonte - Asbeiras


    Logo_AsBeiras.JPG

    #2
    qual é o espanto?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
      qual é o espanto?
      O facto de ir de bicicleta, talvez?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
        O facto de ir de bicicleta, talvez?

        E? As bicicletas estão classificadas como veículos no código da estrada, designam-se por velocípedes.

        Tal como outro veículo tem que respeitar as regras estabelecidas no código para a circulação de veículos e tem ainda as mesmas regulações que os ciclomotores tal como uso de capacete obrigatório, iluminação, circular sempre com as mãos no volante e as duas rodas no chão, etc...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
          O facto de ir de bicicleta, talvez?

          para andares na estrada, obedeces ao código da estrada. simples.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
            qual é o espanto?
            Onde, como e porque é que verificaste/concluíste que houve espanto na leitura e/ou colocação da noticia?


            Na minha interpretação, está tudo inteiramente dentro da lei, não existindo nada de anormal e/ou espanto.

            O meu único "espanto" é alguém conseguir equilibrar-se e pedalar com 3,3gr

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TSport Ver Post

              O meu único "espanto" é alguém conseguir equilibrar-se e pedalar com 3,3gr
              Muita jantarada, muito treino muito treino!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                qual é o espanto?
                Se calhar o facto de ficar sem carta tendo em consideração que de bicicleta nao é preciso carta

                Comentário


                  #9
                  Eu não tenho carta de bicicleta por isso se ma tirarem, tanto melhor.

                  Não estou a peceber, ele ficou sem carta de condução para categoria B, ou seja, automóvel? O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Estão a equiparar categorias diferentes? Não percebi nada desta decisão e certamente não devo ser o único.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                    E? As bicicletas estão classificadas como veículos no código da estrada, designam-se por velocípedes.

                    Tal como outro veículo tem que respeitar as regras estabelecidas no código para a circulação de veículos e tem ainda as mesmas regulações que os ciclomotores tal como uso de capacete obrigatório, iluminação, circular sempre com as mãos no volante e as duas rodas no chão, etc...
                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                    Se calhar o facto de ficar sem carta tendo em consideração que de bicicleta nao é preciso carta
                    Pois mas, conforme foi dito acima...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      E? As bicicletas estão classificadas como veículos no código da estrada, designam-se por velocípedes.

                      Tal como outro veículo tem que respeitar as regras estabelecidas no código para a circulação de veículos e tem ainda as mesmas regulações que os ciclomotores tal como uso de capacete obrigatório, iluminação, circular sempre com as mãos no volante e as duas rodas no chão, etc...
                      Onde isso está escrito? para uma bicicleta a pedais

                      desde quando o capacete é obrigatório? e a iluminação? e ter as mãos no volante? e ter as rodas no chão?

                      Já agora daqui a pouco tem dee se ter carta e IPO...

                      Comentário


                        #12
                        "Terá sido talvez por desequilíbrio, diz o indivíduo, de 51 anos."
                        ORLY?

                        BTW: Eu tenho "carta" (licença camarária) de bicicleta (velocípede sem motor auxiliar), desde os meus 14 aninhos. LOLOL

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Onde isso está escrito?
                          No código da estrada.

                          As inspecções periódicas obrigatórias são reguladas por um decreto lei específico.
                          Editado pela última vez por pacxito; 16 March 2010, 11:30.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                            "Terá sido talvez por desequilíbrio, diz o indivíduo, de 51 anos."
                            ORLY?

                            BTW: Eu tenho "carta" (licença camarária) de bicicleta (velocípede sem motor auxiliar), desde os meus 14 aninhos. LOLOL
                            Tambem eu...e até tive uma pasteleira com matricula mas nao é preciso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Onde isso está escrito? para uma bicicleta a pedais (...)
                              Temos de andar sempre a colocar a papinha à tua frente

                              ««« Código da Estrada, artº 90 »»»

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                Temos de andar sempre a colocar a papinha à tua frente

                                ««« Código da Estrada, artº 90 »»»
                                O codigo da estrada é ridiculo neste campo.... entao se andar de bicicleta para respeitar o codigo nao posso tirar as mãos do guiador para beber agua, para meter mudanças se estas forem no quadro, nao posso andar no campo ou fora da estrada, nao posso andar sem luzes etc etc...

                                Comentário


                                  #17
                                  Primeiro não havia...não estava escrito...


                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Onde isso está escrito? para uma bicicleta a pedais

                                  desde quando o capacete é obrigatório? e a iluminação? e ter as mãos no volante? e ter as rodas no chão?
                                  Já agora daqui a pouco tem dee se ter carta e IPO...
                                  Depois...e devidamente fundamentado...é ridiculo


                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  O codigo da estrada é ridiculo neste campo.... entao se andar de bicicleta para respeitar o codigo nao posso tirar as mãos do guiador para beber agua, para meter mudanças se estas forem no quadro, nao posso andar no campo ou fora da estrada, nao posso andar sem luzes etc etc...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    O codigo da estrada é ridiculo neste campo.... entao se andar de bicicleta para respeitar o codigo nao posso tirar as mãos do guiador para beber agua, para meter mudanças se estas forem no quadro, nao posso andar no campo ou fora da estrada, nao posso andar sem luzes etc etc...
                                    Tal como o nome indica, o código da estrada aplica-se à circulação...




                                    ...(roll the drums)...





                                    ... em estradas. Públicas.

                                    E sim, podes andar sem luzes, desde que seja de dia. À noite se não tiveres luzes levas a bicicleta à mão.

                                    Respondendo já à tua próxima pergunta, isto também está escrito no código da estrada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entao pelo codigo da estrada para ser cumprido como nao se pode tirar as maos de volante nao se pode meter mudanças se estas tiverem no quadro nem beber agua em andamento...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se um bêbado não pode conduzir um veículo motorizado, e isto é aceite por todos, porque raio terá de ter a oportunidade de conduzir uma bicicleta ?

                                        Apartir do momento que a conduza na via pública, é um veículo sujeito às regras de trânsito e como tal, está sujeito.

                                        E não é por conduzir uma "bicla", que está isento de causar perigo aos demais utentes da via...


                                        E era tão bom que as bicicletas fossem obrigadas a ter seguro como uma moto ou automóvel...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                          para andares na estrada, obedeces ao código da estrada. simples.
                                          E o que é que a carta de condução de categoria B, tem a ver com a bicicleta?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                            E era tão bom que as bicicletas fossem obrigadas a ter seguro como uma moto ou automóvel...
                                            Andas de bicicleta?

                                            Selo e inspecção também devriam ser obrigatórios, já agora licença de condução de velocípede, quem não tiver, multa de 600€ e invalidado de a tirar nos próximos 6 meses.

                                            E matrícula, das grandes como nos carros, não vá o mesmo fugir para o mato, sem a polícia o identificar, já agora um balázio, se não parar numa operação stop...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post


                                              E era tão bom que as bicicletas fossem obrigadas a ter seguro como uma moto ou automóvel...
                                              Deviam ser sim...
                                              Eu nao cumpro o codigo que aqui se fala... e tambem ja andei de bicicleta com os copos... mas tenho seguro alias é coisa que nao faço é andar na estrada sem seguro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                Andas de bicicleta?

                                                Selo e inspecção também devriam ser obrigatórios, já agora licença de condução de velocípede, quem não tiver, multa de 600€ e invalidado de a tirar nos próximos 6 meses.

                                                E matrícula, das grandes como nos carros, não vá o mesmo fugir para o mato, sem a polícia o identificar, já agora um balázio, se não parar numa operação stop...
                                                Ando e sei que a bicicleta para circular na via pública tem até de ter matrícula, coisa que nos últimos anos não tem sido olhado como deve de ser pelas autoridades competentes, que preferem deixar as coisas andarem...

                                                A maior parte dos ciclistas não cumpre o código da estrada (mesmo tendo carta de condução!), ignorando regras básicas de segurança.

                                                Se algum dia tiveres o azar de apanhar com um porque não parou num STOP ou circula em contra-mão, depois quero ver como é...

                                                Bastava um seguro de responsabilidade civil para o condutor da bicicleta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Ando e sei que a bicicleta para circular na via pública tem até de ter matrícula, coisa que nos últimos anos não tem sido olhado como deve de ser pelas autoridades competentes, que preferem deixar as coisas andarem...

                                                  A maior parte dos ciclistas não cumpre o código da estrada (mesmo tendo carta de condução!), ignorando regras básicas de segurança.

                                                  Se algum dia tiveres o azar de apanhar com um porque não parou num STOP ou circula em contra-mão, depois quero ver como é...

                                                  Bastava um seguro de responsabilidade civil para o condutor da bicicleta.
                                                  Que exagero ... adoro os filmes que fazem aqui no fórum.

                                                  É levar o exagero aos limites em todos os tópicos.

                                                  Rídiculo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                                    Ciclista alcoolizado fica três meses sem carta

                                                    CANTANHEDE - Aconteceu na Tocha, em Fevereiro


                                                    Ia de bicicleta para casa e bateu no espelho de um carro parado. No teste do balão, acusou 3,3 gramas de alcoolemia. Vai pagar uma multa de 210 euros.

                                                    Três meses sem conduzir e uma multa de 210 euros. Poderia ter sido bem pior para Hermes Oliveira a sentença proferida ontem pelo tribunal de Cantanhede. O homem estava acusado de um crime de condução em estado de embriaguez, cuja moldura penal prevê penas até um ano de prisão.


                                                    Tudo se passou no dia 25 de Fevereiro. O arguido, de 51 anos, esteve com uns amigos, “a petiscar”, num café da Tocha. O petisco “prolongou-se” e, por volta das 21H30, decidiu ir para casa. Pegou na sua viatura – uma bicicleta – e fez-se à estrada. Na Rua do Cemitério, “já poucos metros faltavam” para chegar ao destino, deu-se “o embate contra uma viatura que estava estacionada”.
                                                    Terá sido “talvez por desequilíbrio”, diz o indivíduo, de 51 anos, que até se prontificou a pagar o dano causado no carro. No entanto, a proprietária, ao verificar que o homem, um carpinteiro actualmente desempregado, “não estaria na plenitude das suas faculdades”, decidiu chamar a GNR da Tocha.
                                                    Chegados ao local, os militares fizeram o teste de alcoolemia. O resultado foi revelador: 3,3 gramas de álcool por litro de sangue. Um valor muito acima do limite legal (0,5).



                                                    Ontem o tribunal de Cantanhede decidiu-se por uma pena próxima da mínima. “A pena de multa parece mais do que adequada”, frisou o juiz. A multa, de 30 dias, ao valor de 30 euros por dia, chega aos 210 euros. A inibição de conduzir veículos motorizados é de três meses.
                                                    Para esta decisão, foi tido em conta o facto de o homem não ter antecedentes, estar inserido social e familiarmente, e de a viatura em que seguia ser uma bicicleta, cuja “potencialidade de causar dano ou colocar em perigo a própria vida e a dos outros é menor”.


                                                    Fonte - Asbeiras


                                                    [ATTACH]73215[/ATTACH]
                                                    Sou o único a achar que isto é a única coisa na notícia que não bate certo?

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Ando e sei que a bicicleta para circular na via pública tem até de ter matrícula, coisa que nos últimos anos não tem sido olhado como deve de ser pelas autoridades competentes, que preferem deixar as coisas andarem...

                                                      A maior parte dos ciclistas não cumpre o código da estrada (mesmo tendo carta de condução!), ignorando regras básicas de segurança.

                                                      Se algum dia tiveres o azar de apanhar com um porque não parou num STOP ou circula em contra-mão, depois quero ver como é...

                                                      Bastava um seguro de responsabilidade civil para o condutor da bicicleta.
                                                      Desconhecia, funciona como um seguro normal num carro, em caso de embate?

                                                      Já agora, qual é o país em que as bikes têm matrículas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                        Desconhecia, funciona como um seguro normal num carro, em caso de embate?

                                                        Já agora, qual é o país em que as bikes têm matrículas?
                                                        Seguro da bicicleta á aconselhado eu tenho um da Liberty seguros mas ha outras companhias a o fazerem.

                                                        o seguro serve para em caso de acidente danos fisicos e danos em terceiros o meu custa cerca de 30euros anos

                                                        Normalmente pessoal que anda em estrada ou faz cicloturismo ou está ligado a algum clube tem esse seguro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                          Desconhecia, funciona como um seguro normal num carro, em caso de embate?

                                                          Já agora, qual é o país em que as bikes têm matrículas?
                                                          Em portugal nao tem matricula nem necessitam de tal coisa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
                                                            Que exagero ... adoro os filmes que fazem aqui no fórum.

                                                            É levar o exagero aos limites em todos os tópicos.

                                                            Rídiculo.
                                                            Não são tão raros os acidentes envolvendo velocípedes e, quando causam danos e sendo responsáveis, não havendo seguro, tem que ser o proprietário da bicicleta, o pai no caso dos menores, a assumir o pagamento o que nem sempre é fácil por não querem pagar ou não terem €€€.

                                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                            Sou o único a achar que isto é a única coisa na notícia que não bate certo?
                                                            3.3 g/l é crime.
                                                            Logo uma das hipoteses de pena é de multa, invés da pena de prisão efectiva.


                                                            Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                                                            ...
                                                            Já agora, qual é o país em que as bikes têm matrículas?
                                                            Em PT já foi obrigatório o registo camarario, tendo uma matrícula amarela igual à antiga dos ciclomotores até 50cm3.

                                                            Comentário

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