Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sinistralidade rodoviária - Ponto mais negro do país é no IP3

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sinistralidade rodoviária - Ponto mais negro do país é no IP3

    Viva,

    Tal como tem sido discutido em vários tópicos, este serve apenas para constatar a realidade que a maioria conhece:

    In "AsBeiras" (asbeirasonline)

    "Sinistralidade rodoviária - Relatório anual divulgado ontem
    Ponto mais negro do país é no IP3

    A descida do Botão foi o local que mais acidentes registou em 2009. Quatro pontos negros do IP3 são em Penacova.

    O Relatório Anual de Sinistralidade Rodoviária de 2009 foi divulgado ontem e volta a colocar o IP3 no topo das estradas portuguesas com mais pontos negros detectados.

    Aliás, o ponto mais negro do país, aquele que mais acidentes registou no ano passado, fica no itinerário que liga Vila Verde da Raia à Figueira da Foz. A descida do Botão, ao quilómetro 49, foi palco de 16 sinistros. Felizmente, nenhuma vítima mortal resultou dessas ocorrências
    Ocorrências que são, habitualmente, socorridas pelos Bombeiros Voluntários de Penacova. De facto, é esta corporação que tem sob a sua vigilância os quatro pontos negros do IP3: a descida do Botão, a Livraria do Mondego, o Alto de Lamas e o quilómetro 55, na Espinheira.
    Local onde, curiosamente, estava ontem o comandante dos Voluntários de Penacova, quando o DIÁRIO AS BEIRAS o contactou para confirmar esta informação.

    Foi mais um acidente, ao início da noite, que envolveu um veículo pesado e um ligeiro e do qual resultou um ferido grave, único ocupante do ligeiro. O homem foi transportado pelos bombeiros aos Hospitais da Universidade de Coimbra.

    Aveiro e Leiria
    com mais acidentes

    Voltando ao relatório, este diz que houve no ano passado menos 39 mortos nas estradas portuguesas, uma redução de cinco por cento em relação a 2008, mas o número total de acidentes subiu. Na região Centro, foram os distritos de Aveiro, com 2.876, e Leiria, com 2.296, os que registaram mais acidentes. A lista é liderada por Lisboa e Porto.
    "

    #2
    Eu passo todos os dias na descida do Botão! Mas como já sei como aquilo é, desço sempre devagar e, se levar carros à minha frente, sempre a guardar uma grande distância deles!

    Quanto à Livraria do Mondego, também a mim já me calhou ter lá o meu acidente! Tinha carta há apenas 3 meses! Tinha estado a chover e o carro fugiu na grelha de metal que está ao início da ponte... Estava a ver que ia parar ao rio!!! Felizmente foi só chapa! Mas foi dos maiores, se não mesmo o maior da minha vida!!!

    Cumps

    Comentário


      #3
      Durante 2 anos andei pelo IP3 e confirmo a sua perigosidade e a não adequação dos condutores às caracteristicas daquele traçado.

      Comentário


        #4
        Viva,

        Os últimos 10 anos têm sido semanalmente em viagens pelo IP3, logo a minha visão é tendenciosa: eu não considero a via perigosa, mas talvez pela habituação de vários anos a transitar nesta.

        Mas um olhar mais rigoroso e menos faccioso garantidamente encontra inúmeros erros de concepção e zonas perigosas, desde curvas com um raio demasiadamente reduzido, a imposição de separadores centrais que consumiram parte dos necessários 3,5m de cada via de circulação, constante queda de detritos para a via, descidas bastante íngremes com curvas apertadas no final, péssimo escoamento de água, piso deteriorado, má sinalização dos obstáculos, etc.

        É ridículo, mas ontem passei numa zona de aqua-planning a meio da subida do Botão, onde a água devia drenar rapidamente. Não se percebe como se forma um lençol tão grande de água que crie uma situação de aqua-planning a meio de uma subida tão íngreme como a referida, a 80km/h. E mais espantoso é que após a subida, e durante cerca de 2km, os lençóis de água com vários cm de espessura eram contínuos. Algo de muito errado se passa com aquele piso que não drena a água se a pluviosidade for superior à média.

        Mas claro, apesar de tudo isto o problema está na má adaptação da condução a todos estes problemas, especialmente no excesso de velocidade. Basta referir que o principal ponto negro é o fim da descida do botão, descida bastante íngreme que termina com curva e contra-curva apertadas.

        Existe sinalização no início da descida a indicar limite de 80km/h, foi eliminada uma das vias (passou de 2 para 1 via devido ao excesso de velocidade) e um sinal bastante explicito a informar o declive e a aconselhar a travagem com o motor. Mas é mentira. Não há dia que passe no local e alguém se cola a menos da 1m da minha traseira, quando circulo a 80km/h naquela descida, formando-se de imediato uma fila. Uma ligeira travagem da minha parte será garantidamente a minha morte, não pelo que está à frente, mas pelo efeito que terá atrás de mim.

        No entanto é como tudo: bastava um pouco de bom senso da nossa parte, condutores - que já deveria existir numa via em perfeito estado, mas dobrado numa via com defeitos explícitos.

        Marco
        Editado pela última vez por MarcoVeloso; 30 March 2010, 19:22.

        Comentário


          #5
          concordo com tudo o que disseste!

          Os separadores vieram reduzir a largura da via, mas penso que também já evitaram algumas mortes. E penso que muitos dos lençóis de água se formam devido aos separadores (pelo menos a maior parte é junto a estes). Dá ideia que o piso abateu junto a estes.

          Há ainda mais um aspecto. A estrada está toda rachada! Quando tenho o azar de lá "enfiar" uma roda parece que carro vai fugir a qualquer momento.

          Mas sem dúvida que o que mais medo me mete, são os condutores! Dias em que chove imenso, é vê-los passar por mim a mais 120-130 Km/h!!!

          Cumps

          Comentário


            #6
            Viva,

            Originalmente Colocado por shark20 Ver Post
            concordo com tudo o que disseste!

            Os separadores vieram reduzir a largura da via, mas penso que também já evitaram algumas mortes. E penso que muitos dos lençóis de água se formam devido aos separadores (pelo menos a maior parte é junto a estes). Dá ideia que o piso abateu junto a estes.

            Há ainda mais um aspecto. A estrada está toda rachada! Quando tenho o azar de lá "enfiar" uma roda parece que carro vai fugir a qualquer momento.

            Mas sem dúvida que o que mais medo me mete, são os condutores! Dias em que chove imenso, é vê-los passar por mim a mais 120-130 Km/h!!!

            Cumps
            Nunca tinha ponderado esse aspecto: o peso dos separadores terem causado um abatimento criando assim os lençóis constantes de água. Mas de facto, os separadores com toda a certeza salvaram muitas vidas, tal é a quantidade de sinistros. Aliás, eles foram colocados porque se verificou que muitas mortes se deviam a veículos que saiam da sua via e chocavam com veículos "inocentes" em sentido contrário.

            De facto o piso está completamente rachado. Aliás, essa tem sido uma das reclamações que tenho enviado à EdP (Estrada Livre). Este ano já seguiram 10 só devido a situações relativas ao IP3.

            Marco

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MarcoVeloso Ver Post
              Viva,



              Nunca tinha ponderado esse aspecto: o peso dos separadores terem causado um abatimento criando assim os lençóis constantes de água. Mas de facto, os separadores com toda a certeza salvaram muitas vidas, tal é a quantidade de sinistros. Aliás, eles foram colocados porque se verificou que muitas mortes se deviam a veículos que saiam da sua via e chocavam com veículos "inocentes" em sentido contrário.

              De facto o piso está completamente rachado. Aliás, essa tem sido uma das reclamações que tenho enviado à EdP (Estrada Livre). Este ano já seguiram 10 só devido a situações relativas ao IP3.

              Marco
              Sim essa foi a principal razão dos separadores existirem... No meu caso, quando tive o acidente no IP3, se não houvesse separador, possivelmente tinha saído do outro lado da ponte ou tinha batido em alguém de frente...

              O que não conhecia era esse serviço da Estradas de Portugal!!! Acho que é bastante bom (isto se funcionar claro!!!). Mas devia ser mais divulgado... Já agora, dessas 10 queixas, tiveste alguma resposta?

              Cumps

              Comentário


                #8
                o IP3 é um ponto negro desde que começa até acabar


                desde o dia em que foi inaugurado.

                claro que com o abandono actual pior

                Comentário


                  #9
                  Viva,

                  Originalmente Colocado por shark20 Ver Post
                  Sim essa foi a principal razão dos separadores existirem... No meu caso, quando tive o acidente no IP3, se não houvesse separador, possivelmente tinha saído do outro lado da ponte ou tinha batido em alguém de frente...

                  O que não conhecia era esse serviço da Estradas de Portugal!!! Acho que é bastante bom (isto se funcionar claro!!!). Mas devia ser mais divulgado... Já agora, dessas 10 queixas, tiveste alguma resposta?

                  Cumps
                  Há algum tempo foi divulgado pela EdP, e considero um óptimo sistema para reportar situações nas estradas. Anualmente reporto várias dezenas. Ao mínimo buraco, falta de sinal, queda de detritos, etc., reporto a situação - sejamos sinceros eles não podem estar em cima de todos os acontecimento e em todo o lado, logo cabe-nos a nós reportar as situações para eles actuarem, não basta reclamar no café de esquina que ninguém arranja nada.

                  Fornecem resposta a todas as solicitações. Vão averiguar e depois informam. Se for algo para arranjar, procedem aos trabalhos, se for um pedido de informação da nossa parte, esclarecem. Após algum tempo o arranjo é feito, excepto em situações que a obra implica muito investimento, muito tempo de trabalho e um grande efeito no trânsito, demora mais tempo e ponderação.

                  Aconselho ao pessoal que quando detecta algo de errado, ao invés de relatar no café do bairro ou aqui, o faça à EdP através da plataforma. Será mais produtivo, pois os responsáveis serão chamados à atenção.

                  Marco

                  Comentário


                    #10
                    o separador não fez o abatimento, mas sim a quantidade de detritos que estão acumulados nos ralos dos mesmos. aquilo é uma vergonha...

                    eu tb passo com alguma regularidade por lá e tb era daqueles que pensava que conhecia o traçado de cor, até ao dia em que me despistei no km 68 (curva a seguir à saída para Arganil).

                    estranho não falarem deste ponto negro, mas o sinal de aproximação de estrada sem prioridade desapareçe de lá cada vez que chove.

                    Comentário


                      #11
                      Viva,

                      Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                      o separador não fez o abatimento, mas sim a quantidade de detritos que estão acumulados nos ralos dos mesmos. aquilo é uma vergonha...

                      eu tb passo com alguma regularidade por lá e tb era daqueles que pensava que conhecia o traçado de cor, até ao dia em que me despistei no km 68 (curva a seguir à saída para Arganil).

                      estranho não falarem deste ponto negro, mas o sinal de aproximação de estrada sem prioridade desapareçe de lá cada vez que chove.
                      Sim, o lixo que se tem acumulado nos separadores é imenso. Periodicamente procura-se limpar a via, mas o foco é dado às bermas, e há zonas onde as plantas crescem livremente por baixo dos separadores.

                      A curva que referes é muito enganadora, e prova disso é o estado dos separadores. 1 em cada 5 viagens que faço e passo nessa curva um carro está lá parado, virado em sentido contrário. Geralmente são carros mais leves (peugeut 200, renault clio, etc.) que pela velocidade não consegue aderência. Num dos relatórios passados essa foi uma das curvas bastante criticada, mas o certo é que em termos de acidentes, a que surge após a descida do Botão tem um historial bastante superior (nem que seija pela descida que a precede onde todos os santos ajudam).

                      Marco

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                        o separador não fez o abatimento, mas sim a quantidade de detritos que estão acumulados nos ralos dos mesmos. aquilo é uma vergonha...

                        eu tb passo com alguma regularidade por lá e tb era daqueles que pensava que conhecia o traçado de cor, até ao dia em que me despistei no km 68 (curva a seguir à saída para Arganil).

                        estranho não falarem deste ponto negro, mas o sinal de aproximação de estrada sem prioridade desapareçe de lá cada vez que chove.
                        Eu já perdi um familiar no IP3 (acidente com autocarro em Sta Comba Dão, fez na semana passada 9 anos) e outro teve um despiste violento (carro foi dado como irrecuperável).

                        No primeiro o limite de velocidade para o local estava claramente desadequado - o autocarro circulava dentro dos limites e só depois do acidente diminuíram o limite de 90 para 60km/h.

                        O segundo foi causado por gelo acumulado nos sulcos dos rodados dos camiões num dia de bastante frio e logo de manhãzinha.

                        Tanto num caso como no outro eram condutores que conheciam extremamente bem a estrada, sendo que o familiar envolvido no segundo acidente fazia, e faz, Viseu<->Coimbra praticamente todos os dias.

                        Eu tenho um enorme respeito pela estrada apesar de a ter feito muitas centenas (senão milhares) de vezes já apanhei valentes sustos com poças de água que surgem de um dia para o outro, com obstáculos caídos na via, com outros condutores, com peregrinos de fátima e até por exagerar na velocidade.

                        Actualmente evito sempre a estrada em dias de muito movimento ou mau tempo, prefiro pagar mais e ir pela A17+A25 que apesar do constante nevoeiro (caramulo) e do traçado perigoso é muito melhor conservada e cuidada. Só faço o IP3 a horas muito tardias ou em dias de pouco ou nenhum movimento com bom tempo.
                        Editado pela última vez por pacxito; 31 March 2010, 10:51.

                        Comentário


                          #13
                          Sempre podemos reclamar aqui

                          Estrada Livre

                          Eu já reclamei de 3 pontes no IP3

                          Quanto à estrada digo que:

                          - Temos de circular com cuidado (tal como em todas as outras);
                          - Temos de ter a noção que não é um auto estrada e como tal não devemos exceder em muito o seu limite legal de 100km/h;
                          - Temos de ter a noção que há pontos negros como os que já foram referidos. Estão efectivamente mal construídos. No caso da descida do Botão o seu fim não muito alterável e como tal somos nós que temos de ter cuidado;
                          - Temos de ter noção das entradas e saídas sem faixa de aceleração;

                          Depois disto tudo a estrada em causa pode tornar-se mais segura.

                          Temos ainda de ter noção que há pontes que estão em risco de queda semelhante à de Entre os Rios e não há qualquer notícia da sua reparação, tais como:

                          - Fim / Inicio da descida / subida de Penacova (sobre o rio Mondego... com o concomitante risco de afogamento);
                          - Restaurante Verão Azul (é assim que se chama) no lago da barragem da Aguieira (sobre a albufeira da barragem... com o concomitante risco de afogamento);
                          - Fim / Inicio do IC12 perto de Santa Comba (sobre o IP3)

                          Mas isto não está nas nossas mãos. Há que reclamar!

                          Vamos todos reclamar aqui sff?

                          Estrada Livre

                          Comentário


                            #14
                            Viva,

                            Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
                            (...)
                            Temos ainda de ter noção que há pontes que estão em risco de queda semelhante à de Entre os Rios e não há qualquer notícia da sua reparação, tais como:

                            - Fim / Inicio da descida / subida de Penacova (sobre o rio Mondego... com o concomitante risco de afogamento);
                            - Restaurante Verão Azul (é assim que se chama) no lago da barragem da Aguieira (sobre a albufeira da barragem... com o concomitante risco de afogamento);
                            - Fim / Inicio do IC12 perto de Santa Comba (sobre o IP3)

                            (...)
                            Num relatório recente, várias pontes do IP3 foram identificadas como em risco, sendo indicada uma intervenção urgente. Devido à urgência, essas intervenções já iniciaram - e até já congestionaram o acesso em alguns dias.

                            Marco

                            Comentário


                              #15
                              O IP3 até pode estar longe de ser das melhores estradas portuguesas, mas sempre que lá passei fiquei com a sensação que se a estrada não ajuda, os condutores ainda menos...


                              Até já tinha relatado aqui antes...

                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...?highlight=ip3

                              http://forum.autohoje.com/road-book/...?highlight=ip3

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ramgouveia Ver Post
                                Temos ainda de ter noção que há pontes que estão em risco de queda semelhante à de Entre os Rios e não há qualquer notícia da sua reparação, tais como:

                                - Fim / Inicio da descida / subida de Penacova (sobre o rio Mondego... com o concomitante risco de afogamento);
                                - Restaurante Verão Azul (é assim que se chama) no lago da barragem da Aguieira (sobre a albufeira da barragem... com o concomitante risco de afogamento);
                                - Fim / Inicio do IC12 perto de Santa Comba (sobre o IP3)
                                Não tinha consciência desta situação mas quer-me parecer que vou tentar evita-las ao máximo!!! Nem que tenha que fazer mais Km's...

                                Cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  O IP3 pode ser mal feito e o catano mas porra, o que o torna perigoso são os condutores que não sabem adequar a vel quer a tipologia do trajecto quer ao tráfego. Se não dá para andar a 120, anda-se a 100. Simples.
                                  Tb por não pensarem nas coisas acom a antecedencia necessária (provavelemtne pelo excesso de vel.), principalmente nas zonas de estreitamento de faixas. Tive um familiar meu que morreu la precisamente por causa dessa questão do estreitamento de faixas. No entanto, a culpa foi dele.
                                  Há uns 5 anos que faço IP3 pelo menos 2 vezes por semana. Nunca tive o mínimo problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
                                    O IP3 pode ser mal feito e o catano mas porra, o que o torna perigoso são os condutores que não sabem adequar a vel quer a tipologia do trajecto quer ao tráfego. Se não dá para andar a 120, anda-se a 100. Simples.
                                    Tb por não pensarem nas coisas acom a antecedencia necessária (provavelemtne pelo excesso de vel.), principalmente nas zonas de estreitamento de faixas. Tive um familiar meu que morreu la precisamente por causa dessa questão do estreitamento de faixas. No entanto, a culpa foi dele.
                                    Há uns 5 anos que faço IP3 pelo menos 2 vezes por semana. Nunca tive o mínimo problema.
                                    Se acham o ip3 perigoso...
                                    Perigoso é quem lá anda como se fosse numa AE.
                                    Existem pontos a melhorar tal como a acumulação de água junto ao separador central e algumas marcações na estrada. Tomara muita terra do interior ter acessos como o IP3.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um dos maiores problemas das estradas em Portugal são os condutores. Não digo que os traçados não tenham os seus problemas, porque também têm e muitos. No entanto os condutores são os maiores culpados.

                                      Passei agora 5 dias a conduzir por Espanha e reparei que não se vêm determinadas manobras que se vêm por cá. Não vi tanto excesso de velocidade como vejo por cá. Por mais de uma vez olhei para alguns traçados e até comentei com a maria que se fosse em Portugal, não podiam ter aquele limite de velocidade porque senão era estoiro sim, estoiro não...
                                      Não é o dizer mal por dizer, mas na realidade fiquei com a percepção que o civismo na estrada é muito diferente do nosso. E a nossa falta do mesmo é, muitas vezes, conjugado com um traçado deficiente, um catalisador para os acidentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A última vez que circulei no IP3, vi ao vivo um despiste que poderia ter sido muito bem evitado.

                                        A inconsciência de quem o causou é que a causa e não a estrada e as condições climatéricas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joaopmsantos Ver Post
                                          Um dos maiores problemas das estradas em Portugal são os condutores. Não digo que os traçados não tenham os seus problemas, porque também têm e muitos. No entanto os condutores são os maiores culpados.

                                          Passei agora 5 dias a conduzir por Espanha e reparei que não se vêm determinadas manobras que se vêm por cá. Não vi tanto excesso de velocidade como vejo por cá. Por mais de uma vez olhei para alguns traçados e até comentei com a maria que se fosse em Portugal, não podiam ter aquele limite de velocidade porque senão era estoiro sim, estoiro não...
                                          Não é o dizer mal por dizer, mas na realidade fiquei com a percepção que o civismo na estrada é muito diferente do nosso. E a nossa falta do mesmo é, muitas vezes, conjugado com um traçado deficiente, um catalisador para os acidentes.

                                          Isso é verdade, pelo menos na estrada que faço de Andorra ate Portugal, em que raramente alguem se cola ao meu carro, ou que va a mais de 130km/h... intermitente para ultrapassar e com grande distancia, assinalando bem a manobra que vai realizar...




                                          Eu fiz o IP3 durante 10 anos, duas vezes a semana... Nunca aconteceu nada, talvez devido a precauçao que tinha ao circular nessa via...
                                          Entao nessa descida do botao, nao se lembram como era o piso antes??? Parecia de cimento!!!!! com duas faixas a descer, eu se fosse a mais de 70km/h sentia logo o carro a "rabiar"... Quantos e quantos vi eu la espetados...
                                          Tal como a curva no corte para arganil, e antes quando a estrada passava pelo meio das povoaçoes (nao me lembro dos nomes) em que deviam de ir a 60km/h e circulavam a 100km/h como se nada fosse...
                                          Nessa estrada todo o cuidado é pouco, e o pior disto tudo é que vamos com estes cuidados todos e vem um truncho que nos poe a fazer uns valentes pioes na estrada
                                          Que raiva!!!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            A esta hora está lá tudo parado por causa de mais um acidente.

                                            O costume, vá!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                              A esta hora está lá tudo parado por causa de mais um acidente.

                                              O costume, vá!
                                              passei por lá hoje de manhã e foi sempre a andar, mas neste dias de grande trânsito, ou vou por Penacova até Coimbra pela N110 (que agora está cortada...) ou vou em direcção ao Luso (N234) e depois A1.

                                              fiz esta estrada no fds e até nem está nada mal

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                A esta hora está lá tudo parado por causa de mais um acidente.

                                                O costume, vá!

                                                Pois é verdade...essa acidente deve ter sido o que os pais da minha namorada tiveram, no sentido Viseu-Coimbra, com um pesado que transportava madeira.
                                                Felizmente apesar do carro ter ficado em sanduíche não houve um final trágico
                                                O que percebi, foi que estavam parados no trânsito e um camião não conseguiu parar a tempo e lá foi ele.
                                                Pelo que me disse a mãe ainda tentou desviar-se do camião mas não tinha espaço para tal...
                                                Enfim carro para a sucata...que apesar dos seus 400mil km estava em muito bom estado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sinceramente o IP3 não é uma estrada que me meta muito medo, porque já sei as suas manhas.
                                                  Tenho mais medo daquelas que de noite não há por onde me guiar, como era exemplo da N2 para o Algarve antes de Grâncola, uns 5 km's sem marcações na via nem sinais. Era levar os máximos enquanto pudesse.
                                                  A N17 que acompanha o IP3 à uns poucos anos era um perigo que aí andava, agora com as obras ficou muito melhor, mas a Venda de Galizes e a descida a seguir à Moita da Serra são perigosissimos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Só lá passei uma vez. Não gostei.
                                                    Ainda por cima era um dia de tempestade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
                                                      Pois é verdade...essa acidente deve ter sido o que os pais da minha namorada tiveram, no sentido Viseu-Coimbra, com um pesado que transportava madeira.
                                                      Felizmente apesar do carro ter ficado em sanduíche não houve um final trágico
                                                      O que percebi, foi que estavam parados no trânsito e um camião não conseguiu parar a tempo e lá foi ele.
                                                      Pelo que me disse a mãe ainda tentou desviar-se do camião mas não tinha espaço para tal...
                                                      Enfim carro para a sucata...que apesar dos seus 400mil km estava em muito bom estado.

                                                      Exactamente!
                                                      A paragem devia-se a ser uma zona de fim de duas vias para passar a 1.
                                                      Ainda bem que foi só chapa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Viva,

                                                        Originalmente Colocado por DaniCMax Ver Post
                                                        (...)
                                                        A N17 que acompanha o IP3 à uns poucos anos era um perigo que aí andava, agora com as obras ficou muito melhor, mas a Venda de Galizes e a descida a seguir à Moita da Serra são perigosissimos.
                                                        As únicas 2 vítimas mortais a nível nacional no período da Páscoa foram registadas na N17. acho que isto diz tudo. Por alguma razão quase 30 concelhos se debatem com o MOPTC para a construção do IC6/IC7/IC37.

                                                        Marco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Viva,

                                                          Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                          A esta hora está lá tudo parado por causa de mais um acidente.

                                                          O costume, vá!
                                                          Este fim-de-semana a IP3 esteve parada em vários momentos. Alguns por acidentes, outros apenas pelos simples fluxo. Que circulou no IP3, sentido Viseu-Coimbra, no Domingo à tarde ou 2.ªF de manhã apanhou filas próximas ao que é visível na A2 em Marateca ou A1 em Vila Franca de Xira.

                                                          No Domingo pelas 19h30 circulava em sentido contrário e encontrei duas grandes filas (sentido Viseu-Coimbra): uma desde a descida do Botão até ao nó do Lorvão (cerca de 3km), e outra desde a ponte do Mondego em Penacova até à estação de Serviço a seguir à Albufeira de Aguieira, o que são uns bons 5km. E de notar que era fila que na maioria estava parada.

                                                          Na 5F ao final do dia encontrei o cenário contrário, quando me dirigia para Coimbra. O facto é que o desenho do IP3, com sucessivos encurtamentos de via gera pontos de "Gargalo de Garrafa" sendo na realidade uma via com uma enorme densidade de trânsito, ousaria dizer próxima das principais AE nacionais, não existindo qualquer alternativa viável nesta região ao IP3.

                                                          Aliás, para evitar o efeito onda e gargalo de garrafa a GNR em muitos pontos em que a via abria em 2, cortavam a via da direita e mantinham apenas uma via em circulação durante vários km. Os pontos habituais são a seguir ao nó do IC6 até à ponte de Penacova (sentido Viseu-Coimbra) e a seguir à subida do Botão até ao nó de Lorvão (sentido Coimbra-Viseu).

                                                          A velocidade que se ganha com duas vias aparentemente perde-se quando estas passam a uma, sendo preferível apresentar apenas uma única via - daí o actual projecto do IC6 apenas contemplar um perfil 1x1, embora talvez fosse mais eficiente criar um corredor continuo 2x2, caso pudéssemos ignorar as despesas que isso implica.

                                                          Marco

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MarcoVeloso Ver Post
                                                            Viva,



                                                            As únicas 2 vítimas mortais a nível nacional no período da Páscoa foram registadas na N17. acho que isto diz tudo. Por alguma razão quase 30 concelhos se debatem com o MOPTC para a construção do IC6/IC7/IC37.

                                                            Marco
                                                            Se bem que em parte estou em desacordo com esses traçados, por causa dos impactos ambientais, mas por outro lado ajuda a desenvolver essas localidades interiores e talvez aumente a segurança das vias.
                                                            Sei já que o traçado Catraia dos Poços-Arganil do IC6 está concluído, ainda não tive oportunidade de lá passar.
                                                            Mas quando me referi à N17 no aspecto positivo, para mim está muito melhor da Moita da Serra a Coimbra, porque para cima está igual.
                                                            Nesse percurso, há a excepção na zona do Parque das Mêdas, em que há muito óleo na estrada devido aos eucaliptos, e são curvas a descer apertadas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X