Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Travagem em Auto Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Travagem em Auto Estrada

    Quando fazemos auto estrada passamos por vezes centenas de kms sem fazer uma travagem, mas quando é preciso e se
    for até uma travagem mais brusca é normal os travões reagirem normalmente mesmo estando frios ou demorarem mais a actuar?

    Digo isto porque no outro dia havia algum transito e houve uma parte da auto estrada em que este estava parado, tive todo o tempo
    para reduzir e travar mas lá está noto o carro a travar mal.. (o carro em questão é um rover 400).

    O meu pai diz que é normal, mas eu acho que não por isso queria ouvir o que a malta tem a dizer..

    #2
    Pastilhas gastas?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DarkSeid Ver Post
      Pastilhas gastas?
      Não, nada disso, o carro trava bem numa situação normal em cidade etc..

      Apenas noto em auto estrada depois de muitos kms sem travar..

      Comentário


        #4
        Essa pergunta exige outras 2:

        Estava a chover ?
        Estás habituado e conheces bem os travões do Rover 400 ?

        Comentário


          #5
          sendo travões em aço, frios devem travar melhor.

          já pensaste que por ir com a perna em descanso, podes é ter a perna meio adormecida e não teres empregue a força que pensavas empregar?

          a mim acontece com a embraiagem... já apanhei um cagaço enorme no final da A23 para entrar na A1 (tenho via verde).

          Comentário


            #6
            Piso seco, conheço mais ou menos visto só conduzir praticamente o carro nas viagens de familia, mas já não é a primeira vez que nota esta situação, por exemplo quando reduzo e travo para entrar numa estação de serviço também noto que os travões não teem logo a potencia toda disponivel, fazem até uma espécie de "azuada"..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zombil Ver Post
              sendo travões em aço, frios devem travar melhor.

              já pensaste que por ir com a perna em descanso, podes é ter a perna meio adormecida e não teres empregue a força que pensavas empregar?

              a mim acontece com a embraiagem... já apanhei um cagaço enorme no final da A23 para entrar na A1 (tenho via verde).
              É uma hipotese, mas não me parece que seja isso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por loop Ver Post
                Piso seco, conheço mais ou menos visto só conduzir praticamente o carro nas viagens de familia, mas já não é a primeira vez que nota esta situação, por exemplo quando reduzo e travo para entrar numa estação de serviço também noto que os travões não teem logo a potencia toda disponivel, fazem até uma espécie de "azuada"..
                Bom... pela discrição não dá para ver.
                Mas uma coisa é certa: os travões do Rover 400 são extrema e demasiadamente progressivos. O que pode provocar alguns sustos quando é preciso parar de repente numa fila de trânsito ou num semáforo. Até parece que o carro tem ABS, mas não tem. (pelo menos, o meu)
                Vai-se carregando, carregando, o pedal vai afundando e parece que o carro não "responde". Não é defeito, é feitio.
                Um dos carros mais irritantes que conduzi foi o CLio II. A assistência é de tal forma intensa e imediata que, mesmo em cidade, a 20 km/h, sentia o safanão ao travar para deixar um peão atravaessar a passadeira. Tinha que travar com "pézinhos de lã"

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                  Bom... pela discrição não dá para ver.
                  Mas uma coisa é certa: os travões do Rover 400 são extrema e demasiadamente progressivos. O que pode provocar alguns sustos quando é preciso parar de repente numa fila de trânsito ou num semáforo. Até parece que o carro tem ABS, mas não tem. (pelo menos, o meu)
                  Vai-se carregando, carregando, o pedal vai afundando e parece que o carro não "responde". Não é defeito, é feitio.
                  Um dos carros mais irritantes que conduzi foi o CLio II. A assistência é de tal forma intensa e imediata que, mesmo em cidade, a 20 km/h, sentia o safanão ao travar para deixar um peão atravaessar a passadeira. Tinha que travar com "pézinhos de lã"
                  já me aconteceu o mesmo com um golf com 8 ou 9 anos, travei e aquilo até quase que fez chiar os pneus.

                  Comentário


                    #10
                    Se pensarmos até faz sentido. Numa situação de AE em que circulamos a 120km/h ou mais, dificilmente vamos querer imobilizar a viatura, apenas queremos reduzir a velocidade. Se fossem muito sensíveis, e com qualquer sustozinho na AE, era logo cabeçada no volante.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                      já me aconteceu o mesmo com um golf com 8 ou 9 anos, travei e aquilo até quase que fez chiar os pneus.
                      alguns golfs IV têm uma afinação dos travões muito "agressiva", o travão actua assim que o pedal desce alguns cm, e depois é um carro que trava bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        alguns golfs IV têm uma afinação dos travões muito "agressiva", o travão actua assim que o pedal desce alguns cm, e depois é um carro que trava bem.
                        Osgass.... Não é não!!! Para quem é inexperiente e nem sequer condutor é... Aquilo é muito mau!!! Uma vez o meu pai passou-me o carro para as mãos para eu dar uma voltinha num parque de estacionamento privado e aquilo é preciso saber dosear bem o pedal, não gostei nada daquele travão "on-off".

                        Comentário


                          #13
                          Nos carros que têm jantes em ferro notam que ela ao fim de alguns (muitos) kms ela está muito quente.. Agora não me lembro do nome da peça que agarra à pastilha,mas essa mesma peça vai sempre em contacto, o que faz aumentar a sua temperatura, etc.

                          E como é do conhecimento geral quanto mais quentes menos efectivas são as pastilhas..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                            Nos carros que têm jantes em ferro notam que ela ao fim de alguns (muitos) kms ela está muito quente.. Agora não me lembro do nome da peça que agarra à pastilha,mas essa mesma peça vai sempre em contacto, o que faz aumentar a sua temperatura, etc.

                            E como é do conhecimento geral quanto mais quentes menos efectivas são as pastilhas..
                            Como é do conhecimento geral depende das pastilhas.

                            Comentário


                              #15
                              Não depende assim tanto. A menos que sejam de cerâmica todas sofrem de fadiga aquando das travagens, e quanto mais quentes estiverem menos eficientes são.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                Não depende assim tanto. A menos que sejam de cerâmica todas sofrem de fadiga aquando das travagens, e quanto mais quentes estiverem menos eficientes são.
                                No geral, após utilização extrema concordo, todas perdem eficácia. Mas há pastilhas que a frio não travam tão bem quanto a quente, aumentando a eficácia de travagem a quente. Daí não ser linear que todas percam eficácia a quente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  No geral, após utilização extrema concordo, todas perdem eficácia. Mas há pastilhas que a frio não travam tão bem quanto a quente, aumentando a eficácia de travagem a quente. Daí não ser linear que todas percam eficácia a quente.
                                  Sim, concordo contigo ! (sem ironias)

                                  Comentário


                                    #18
                                    centenas de quilometros sem travar ?

                                    nunca tive esse stress, mas suponho que o rolamento também por si mantenha os travões relativamente 'mornos', ainda que não os estejamos a utilizar..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                      sendo travões em aço, frios devem travar melhor.

                                      já pensaste que por ir com a perna em descanso, podes é ter a perna meio adormecida e não teres empregue a força que pensavas empregar?

                                      a mim acontece com a embraiagem... já apanhei um cagaço enorme no final da A23 para entrar na A1 (tenho via verde).
                                      Naquela curva à esquerda? minha maria ia espetando meu carro ali... vinha a uns 70~80km/h quando entrou na curva e se não tivesse presença de espírito e alguma sorte, íamos contra o separador :x

                                      Quanto à questão do tópico, acho que o "efeito preguiça das pernas" falado ali acima tem um bom peso, pelo menos comigo.

                                      #edit#
                                      quanto às centenas de quilómetros sem travar, de Vilar Formoso à Salamanca são cerca de 120km solitários sempre a direito... não travas...
                                      Editado pela última vez por Mazzeo; 07 April 2010, 17:18.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                        Naquela curva à esquerda? minha maria ia espetando meu carro ali... vinha a uns 70~80km/h quando entrou na curva e se não tivesse presença de espírito e alguma sorte, íamos contra o separador :x

                                        Quanto à questão do tópico, acho que o "efeito preguiça das pernas" falado ali acima tem um bom peso, pelo menos comigo.

                                        #edit#
                                        quanto às centenas de quilómetros sem travar, de Vilar Formoso à Salamanca são cerca de 120km solitários sempre a direito... não travas...
                                        entrei na A23 vindo da A25 e sempre a andarn nunca parei nem tive de meter mudanças, nas portagens passei a uns 80/90, cheguei à curva, ia meter uma abaixo... dassssssssssssssssss!
                                        pé no travão mesmo à FDP! a perna esquerda parecia que tinha ficado em casa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Essa A23 é bastante engraçada de se fazer com o CC ligado a 150km/h
                                          É só curva e contracurva. Dass

                                          Comentário


                                            #22
                                            Podem ser varias coisas...

                                            As pastilhas que nao sao grande pistola (ja me aconteceu algo parecido no corsa com umas pastilhas )

                                            O discos que tambem nao sejam grande coisa...

                                            O tal "adormecimento" das pernas, ou a pregiça mental de pensas que estas a travar com força e afinal nao estas... Ou outra coisa ainda, os reflexos diminuidos, sonolencia, etc...

                                            acredito mais nesta ultima...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                              Quando fazemos auto estrada passamos por vezes centenas de kms sem fazer uma travagem, mas quando é preciso e se
                                              for até uma travagem mais brusca é normal os travões reagirem normalmente mesmo estando frios ou demorarem mais a actuar?

                                              Digo isto porque no outro dia havia algum transito e houve uma parte da auto estrada em que este estava parado, tive todo o tempo
                                              para reduzir e travar mas lá está noto o carro a travar mal.. (o carro em questão é um rover 400).

                                              O meu pai diz que é normal, mas eu acho que não por isso queria ouvir o que a malta tem a dizer..

                                              Se tiveres que fazer uma travagem forte, os travões aquecem logo e bem!

                                              Será que o estado dos discos, pastilhas, óleo e tubagem será o melhor ou só nessa situação é que notas essa ineficiencia?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sabes que há uma diferença (bem grande), de travar a 60km/h e a 120km/h. Não sabes?

                                                É que se vais a 60/70 numa estrada qualquer e travas, é uma coisa.
                                                Ir a 120/140 numa AE e travas é outra coisa...

                                                Por isso é que parece que trava bem menos...

                                                Aliás quando um gajo está aflito parece sempre que o carro não trava.


                                                Por exemplo a 50Km/h demoras cerca de 40m a travar, desde o momento que vês que tens de travar e até estares mesmo imobilizado.

                                                A 120Km/h são precisos 180m... É "apenas" 4,5x mais.
                                                Editado pela última vez por SilverArrow; 08 April 2010, 11:27.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tjose Ver Post
                                                  Se tiveres que fazer uma travagem forte, os travões aquecem logo e bem!

                                                  Será que o estado dos discos, pastilhas, óleo e tubagem será o melhor ou só nessa situação é que notas essa ineficiencia?
                                                  Só noto mesmo nessa situação..

                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Sabes que há uma diferença (bem grande), de travar a 60km/h e a 120km/h. Não sabes?

                                                  É que se vais a 60/70 numa estrada qualquer e travas, é uma coisa.
                                                  Ir a 120/140 numa AE e travas é outra coisa...

                                                  Por isso é que parece que trava bem menos...

                                                  Aliás quando um gajo está aflito parece sempre que o carro não trava.


                                                  Por exemplo a 50Km/h demoras cerca de 40m a travar, desde o momento que vês que tens de travar e até estares mesmo imobilizado.

                                                  A 120Km/h são precisos 180m... É "apenas" 4,5x mais.
                                                  Sim eu sei que as distancias de paragem vai ser claramente superiores, mas embora isso a qualidade de travagem não terá de ser a mesma?

                                                  É isso que noto que os travões não parecem estar logo disponíveis, mas lá esta na volta é alguma impressão minha ou um dos vários factores mencionados ai pelo tópico..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por djm Ver Post
                                                    centenas de quilometros sem travar ?
                                                    Sim centenas, não acontence contigo também?

                                                    Eu em auto-estrada só travo mesmo em caso disso, de resto muitas vezes basta desacelerar para e fazer o timing..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por loop Ver Post
                                                      Só noto mesmo nessa situação..



                                                      Sim eu sei que as distancias de paragem vai ser claramente superiores, mas embora isso a qualidade de travagem não terá de ser a mesma?

                                                      É isso que noto que os travões não parecem estar logo disponíveis, mas lá esta na volta é alguma impressão minha ou um dos vários factores mencionados ai pelo tópico..
                                                      A qualidade é a mesma, parece-te é que não é por causa da velocidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho 1 colega que tem 1 rover.
                                                        O gajo queixasse que aquilo nao tem travoes de jeito.
                                                        Nem os discos sao ventilados é 1 unico disco maciço!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Isso depende sempre de muitos factores, a velocidade a que rolas, o estado da bomba, dos discos e das pastilhas... Até em novos eles deixam de travar facilmente. Um amigo meu que tinha feito a revisão no Polo há 5000km foi nas férias para Andorra e levou o carro. Andou a divertir-se no meio da montanha e ficou sem travões por tanto que aquilo aqueceu Travou com a ajuda dum rail

                                                          Uma coisa que reparei no meu antigo polo, é que ele de repente passou do 8 para o 80, ou trava quase a fundo ou não trava nada... E o pedal está mais duro e com menor curso. O mecânico diz que é assim mas eu sei que no passado o carro não travava assim

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                                            Tenho 1 colega que tem 1 rover.
                                                            O gajo queixasse que aquilo nao tem travoes de jeito.
                                                            Nem os discos sao ventilados é 1 unico disco maciço!
                                                            Nem com os ventilados se safa... o meu tem discos ventilados à frente e maciços atrás e apesar de travar bem(zito) requer habituação... ah e até os travões do Punto da namorada parecem actuar melhor...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X