Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Zona de trânsito proibido com excepções

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Zona de trânsito proibido com excepções

    Boas.

    A minha dúvida é relativa ao seguinte sinal de trânsito, presente em Coimbra, entre a Portagem e a Praça 8 de Maio.




    Esta dúvida surge após ter sido abordado por uma viatura da PSP, quando entrava nesta zona com um passageiro residente, por volta das 23h, junto à Câmara. A viatura da PSP ia a sair da zona, e após eu entrar, fez inversão de marcha e fez-me sinal para parar. O agente, com um tom agressivo, ordenou que eu verificasse o horário presente no sinal, e assim o fiz. Após lhe indicar que o horário estava correcto, um colega dele desloca-se também próximo do sinal. Ambos verificaram que o mesmo estava correcto, perdendo a razão pela qual me mandaram parar. O agente optou então por me dizer que apenas era permitida a circulação a quem tivesse uma loja, apesar de o sinal indicar "excepto residentes". É óbvio que as razões apontadas pelos agentes não estão propriamente correctas, mas sinceramente não estive para me chatear.

    Na sequência desta situação, fiquei com duas dúvidas.

    O sinal significa:

    - Zona de trânsito proibido. Excepto residentes (COM) ligeiros para cargas e descargas
    - Zona de trânsito proibido. Excepto residentes (OU) ligeiros para cargas e descargas

    E se eu circulando com um passageiro residente, passo a ser considerado um veículo residente.

    De facto faz todo o sentido ser permitido pelo menos cargas e descargas a residentes, pelo que, os agentes apenas me deveriam ter abordado, após verificarem se eu realmente fazia uma carga/descarga.

    Obrigado desde já.

    #2
    O agente foi parvo.

    A excepção é residentes OU ligeiros para cargas e descargas, dentro do horário estipulado.

    Em miúdos, a placa está mal feita, pois da maneira como está escrita os residentes também estão limitados ao horário, o que não deveria ser.

    Agora cargas e descargas pode ser qualquer pessoa, desde que o veículo seja ligeiro (não necesariamente comercial ou de mercadorias).

    #edit#

    ahh, transportar um residente não faz de ti residente, para isso tinhas de ter um selo que se pede na junta de freguesia.
    Editado pela última vez por Mazzeo; 27 April 2010, 10:24.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
      O agente foi parvo.

      A excepção é residentes OU ligeiros para cargas e descargas, dentro do horário estipulado.

      Em miúdos, a placa está mal feita, pois da maneira como está escrita os residentes também estão limitados ao horário, o que não deveria ser.

      Agora cargas e descargas pode ser qualquer pessoa, desde que o veículo seja ligeiro (não necesariamente comercial ou de mercadorias).

      #edit#

      ahh, transportar um residente não faz de ti residente, para isso tinhas de ter um selo que se pede na junta de freguesia.
      Isso ja me parece uma má(ou subjectiva) interpretaçao do pretogues(ops portugues), ja q existe uma virgula, q separa os residentes(sem excepçoes) e os ligeiros para cargas e descargas dentro do horario mencionado.
      Mas é a minha interpretaçao, claro está.

      Comentário


        #4
        Que estranho. Tiveste azar. Os agentes do Banco de Portugal que aí estão nunca chateiam e há imensos carros à procura de lugar nessa rua sem cumprirem as condições estipuladas... Aliás, penso que os lugares de estacionamento nessa rua até têm parquímetro!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gsimoes Ver Post
          Que estranho. Tiveste azar. Os agentes do Banco de Portugal que aí estão nunca chateiam e há imensos carros à procura de lugar nessa rua sem cumprirem as condições estipuladas... Aliás, penso que os lugares de estacionamento nessa rua até têm parquímetro!
          Lugares de estacionamento, na Ferreira Borges e Visconde da Luz?
          Acho que estás a confundir com a rua da Alegria.

          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
          A minha dúvida é relativa ao seguinte sinal de trânsito, presente em Coimbra, entre a Portagem e a Praça 8 de Maio.

          Comentário


            #6
            A minha interpretação é:

            Zona de trânsito proibido. Excepto residentes (em qualquer horário) ou ligeiros para cargas e descargas (no horário assinalado).

            O sinal tem um erro ortográfico infelizmente comuns que é confundir "ás" (de copas, espadas...) com "às"


            PS: O que significa o sinal que está imediatamente abaixo? Zona de peões? Mas é um sinal homologado, porque não me lembro de ter visto isso no código?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
              Boas.

              A minha dúvida é relativa ao seguinte sinal de trânsito, presente em Coimbra, entre a Portagem e a Praça 8 de Maio.




              Esta dúvida surge após ter sido abordado por uma viatura da PSP, quando entrava nesta zona com um passageiro residente, por volta das 23h, junto à Câmara. A viatura da PSP ia a sair da zona, e após eu entrar, fez inversão de marcha e fez-me sinal para parar. O agente, com um tom agressivo, ordenou que eu verificasse o horário presente no sinal, e assim o fiz. Após lhe indicar que o horário estava correcto, um colega dele desloca-se também próximo do sinal. Ambos verificaram que o mesmo estava correcto, perdendo a razão pela qual me mandaram parar. O agente optou então por me dizer que apenas era permitida a circulação a quem tivesse uma loja, apesar de o sinal indicar "excepto residentes". É óbvio que as razões apontadas pelos agentes não estão propriamente correctas, mas sinceramente não estive para me chatear.

              Na sequência desta situação, fiquei com duas dúvidas.

              O sinal significa:

              - Zona de trânsito proibido. Excepto residentes (COM) ligeiros para cargas e descargas
              - Zona de trânsito proibido. Excepto residentes (OU) ligeiros para cargas e descargas

              E se eu circulando com um passageiro residente, passo a ser considerado um veículo residente.

              De facto faz todo o sentido ser permitido pelo menos cargas e descargas a e também a residentes, pelo que, os agentes apenas me deveriam ter abordado, após verificarem se eu realmente fazia uma carga/descarga.

              Obrigado desde já.
              A bold
              Curiosamente ainda ontem olhei para este sinal Deixa-me adivinhar. Foram os da PSP com um Renault Megane comprado em Chelas É que passei lá a essa hora

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                Lugares de estacionamento, na Ferreira Borges e Visconde da Luz?
                Acho que estás a confundir com a rua da Alegria.
                Não. É nesta rua, ou seja, atrás do Astória.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por erc Ver Post
                  Isso ja me parece uma má(ou subjectiva) interpretaçao do pretogues(ops portugues), ja q existe uma virgula, q separa os residentes(sem excepçoes) e os ligeiros para cargas e descargas dentro do horario mencionado.
                  Mas é a minha interpretaçao, claro está.

                  Tens razão...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por gsimoes Ver Post
                    Não. É nesta rua, ou seja, atrás do Astória.
                    Mas a rua que está aqui em questão é a Ferreira Borges e a Visconde da Luz, que vão da Câmara até à Portagem. Repara que o bruncamps disse "entre a Portagem e a Praça 8 de Maio".

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
                      Mas a rua que está aqui em questão é a Ferreira Borges e a Visconde da Luz, que vão da Câmara até à Portagem. Repara que o bruncamps disse "entre a Portagem e a Praça 8 de Maio".
                      Tens toda a razão! Desculpa ;)

                      Passei lá ontem e vi melhor. Mas já reparaste que aquela entre o Astória e o Banco de Portugal também é muito estranha, com aquela semi-proibição e depois com os lugares?...

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pelas respostas.

                        Realmente a forma como as excepções estão escritas pode levar a várias interpretações. A mais lógica para a zona em questão, é que o horário se aplique tanto a residentes como a ligeiros para cargas e descargas, visto a rua durante o dia ter bastante movimento pedonal.

                        Irei continuar a utilizar a rua para cargas e descargas, devido a não ter o dístico de residente. Se me abordarem novamente, sugiro que leiam o código da estrada, certo?

                        LIC, curiosamente foi o carro que viste.

                        Comentário


                          #13
                          é uma questão de português.

                          excepto residentes, e ligeiros para cargas e descargas das 8h às 10h e das 20h às 1h

                          assim, excepto residentes, pode ser considerado o dia todo
                          para cargas e descargas tem horário.

                          a virgula deve ter ali algum efeito. ou só tem efeito se tiver um ponto

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pmml Ver Post
                            é uma questão de português.

                            excepto residentes, e ligeiros para cargas e descargas das 8h às 10h e das 20h às 1h

                            assim, excepto residentes, pode ser considerado o dia todo
                            para cargas e descargas tem horário.

                            a virgula deve ter ali algum efeito. ou só tem efeito se tiver um ponto
                            N sendo perito em portugues nem sequer aspirante a tal, penso q tecnicamente n se usa a virgula aliada a "e", ja q este ultimo pressupoe "uniao" e como tal impedindo a dissociaçao das condiçoes.
                            Eu aprecio as listagens à Paulo Portas, do tipo
                            "A)
                            B)
                            .
                            .
                            ."
                            Assim n ha lugar a subjectividade.

                            Comentário


                              #15
                              Eh pá, vocês não estão a interpretar correctamente a sinalização.

                              É trânsito proibido excepto a "residentes ligeiros", ou seja, malta que more lá e que não seja muito pesada e se desloque com alguma celeridade.

                              O Sr. polícia tem sempre razão!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X