Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente numa rotunda ( lajes em coimbra )

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente numa rotunda ( lajes em coimbra )

    A viatura XX-XX-xx, vinha a minha frente, para entrar para a rotunda, vindos da ponte/IC. Ambos fomos para a faixa mais a esquerda, a condutora do XX-XX-XX, faz pisca para a direita, saído da faixa para uma mais a direita (faixa do meio) pensando eu que iria sair em frente, eu faço o mesmo, mas na faixa mais a dentro, para sair mais por dentro, mais a esquerda, para também seguir em frente, a condutora vai-me então bater depois de eu passar a faixa do meio, ou seja, estava quase a sair da rotunda, na parte lateral e traseira direita do meu carro. A condutora alegou que o pisca era para sair em direcção há urbanização das Quinta das Lágrimas, o que me levou ao erro, pois deduzi e tenho quase a certeza que ela iria seguir também em frente, mas a ultima da hora mudou de ideias, provocando assim o acidente.
    De quem é a culpa?

    #2
    Originalmente Colocado por prymo Ver Post
    A viatura XX-XX-xx, vinha a minha frente, para entrar para a rotunda, vindos da ponte/IC. Ambos fomos para a faixa mais a esquerda, a condutora do XX-XX-XX, faz pisca para a direita, saído da faixa para uma mais a direita (faixa do meio) pensando eu que iria sair em frente, eu faço o mesmo, mas na faixa mais a dentro, para sair mais por dentro, mais a esquerda, para também seguir em frente, a condutora vai-me então bater depois de eu passar a faixa do meio, ou seja, estava quase a sair da rotunda, na parte lateral e traseira direita do meu carro. A condutora alegou que o pisca era para sair em direcção há urbanização das Quinta das Lágrimas, o que me levou ao erro, pois deduzi e tenho quase a certeza que ela iria seguir também em frente, mas a ultima da hora mudou de ideias, provocando assim o acidente.
    De quem é a culpa?
    Desculpa, mas não percebi nada... nem um parágrafo... e uma imagem/esquema valeria mais que 1000 palavras...

    Comentário


      #3
      pelo que percebi ias por dentro e quando querias sair deste um toque, se for assim a culpa é tua ,porque segundo o codigo nao tiveste cuidado ao mudar de direção , eu sei que é lixado porque quem sabe fazer as retundas é que se lixa .

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joaoabreu Ver Post
        pelo que percebi ias por dentro e quando querias sair deste um toque, se for assim a culpa é tua ,porque segundo o codigo nao tiveste cuidado ao mudar de direção , eu sei que é lixado porque quem sabe fazer as retundas é que se lixa .
        tive cuidado, liguei o pisca para sair e so o fiz porque a mulher so XX-XX-XX tb tinha o ligado para sair na mesma direção, mas depois la decidiu nao sair, e nao fui eu que dei o toque, mas sim a mulher.

        Comentário


          #5
          Se estavas a mudar de faixa para a direita e és embatido por uma viatura que seguia numa faixa à tua direita és 100% culpado, mesmo que a condutora tivesse intenção de sair ou não...

          Comentário


            #6
            tirado da DBV

            Circulação em rotundas
            Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
            redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
            Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
            nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
            mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
            seguinte comportamento:
            1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
            ��
            Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
            antecipadamente quando pretender sair.
            2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

            ��
            Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
            função da saída que vai utilizar;

            ��
            Aproximar-se progressivamente da via da direita;

            ��
            Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
            anterior à que pretende utilizar;

            ��
            Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando

            antecipadamente quando for sair.

            ela entrou na rotunda e fez logo sinal da direita, para sair, logo pelo codigo o procecimento dela esta incorrecto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por xiko Ver Post
              Se estavas a mudar de faixa para a direita e és embatido por uma viatura que seguia numa faixa à tua direita és 100% culpado, mesmo que a condutora tivesse intenção de sair ou não...
              ai sim,
              entao quando tiver alguma coisa estragada no meu carro ja sei o que fazer. Acabei de imprimir um relação do codigo da estrada, essa mesma relação da-me total razao. se a policia assim nao indicar, vou para tribunal. pois o que esta no codigo é que prevalece.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                tirado da DBV

                Circulação em rotundas
                Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
                redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
                Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
                nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
                mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
                seguinte comportamento:
                1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
                ��
                Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
                antecipadamente quando pretender sair.
                2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

                ��
                Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
                função da saída que vai utilizar;

                ��
                Aproximar-se progressivamente da via da direita;

                ��
                Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
                anterior à que pretende utilizar;

                ��
                Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando

                antecipadamente quando for sair.

                ela entrou na rotunda e fez logo sinal da direita, para sair, logo pelo codigo o procecimento dela esta incorrecto.
                Ela está incorrecta mas se tu lhe bateste mudando de faixa ainda estás "mais incorrecto" e perdes o acidente.

                Desculpa se percebi mal o que aconteceu mas não foste bem explícito. Se queres uma opinião mais fundamentada vais ter que por aqui um esquema ou explicar melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                  ai sim,
                  entao quando tiver alguma coisa estragada no meu carro ja sei o que fazer. Acabei de imprimir um relação do codigo da estrada, essa mesma relação da-me total razao. se a policia assim nao indicar, vou para tribunal. pois o que esta no codigo é que prevalece.
                  Se não aceitas opiniões contrárias á tua, porque vieste perguntar?

                  Tendo por base apenas os escassos elementos que, confusamente, nos explicas, tudo aponta para que a responsabilidade te caiba por não tomada das devidas precauções ao mudar de via de circulação.

                  Dizes que ela fez pisca para a direita, mas para veres isso é porque vinhas atrás dela. Passaste-a pela esquerda e quando quiseste sair da rotunda não usaste os espelhos retrovisores? Provavelmente o carro era visivel pelos mesmos.

                  Ah, e esquece a recomendação da DGV, baseia-te na Lei, ou seja, no Código da Estrada.

                  Comentário


                    #10
                    o carro ia a minha frente, depois ligou o pisca para sair e meteu-se ao meu lado, eu acelarei para sair, visto que ele estava ao meu lado e ia tb sair. depois nao saiu, e continua a conturnar a rotunda, batendo-me na parte de tras do carro, quando eu ja tinha a a frente do carro ja fora da rotunda....

                    Comentário


                      #11
                      Terá sempre responsabilidade, pois mesmo baseando no que colocaste, terias que antecipadamente aproximar da via mais à direita, o que não fizeste...

                      Comentário


                        #12
                        pois nao, porque a mulher foi para la, e tava a fazer pisca para sair, das duas uma, ou ia para cima dela, ou para o carro para ir para a via da direita. A rotunda tem 3 faixas. é preciso ter isso em conta

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                          pois nao, porque a mulher foi para la, e tava a fazer pisca para sair, das duas uma, ou ia para cima dela, ou para o carro para ir para a via da direita. A rotunda tem 3 faixas. é preciso ter isso em conta

                          Falta-te a terceira e opção mais lógica: Se já vinhas atrás dela, era manteres e fazeres exactamente a mesma manobra e saíres descansado da vida...

                          Se a rotunda tem 3 faixas e ainda por cima o sinistro é da mais à esquerda e a do meio (onde estava a sra.), é totalmente responsável.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                            o carro ia a minha frente, depois ligou o pisca para sair e meteu-se ao meu lado, eu acelarei para sair, visto que ele estava ao meu lado e ia tb sair. depois nao saiu, e continua a conturnar a rotunda, batendo-me na parte de tras do carro, quando eu ja tinha a a frente do carro ja fora da rotunda....
                            O chamado espertismo de ratar nas rotundas e correu mal né? O carro ia à tua frente e tu aceleras para passar e sair á frente dela. Pois estás com azar, tu é que mudas de faixa e és embatido por quem segue na faixa da direita e não interessa nada qual a intenção de quem segue nessa faixa. Não virou e bateu num carro que se lhe atravessou à frente cortando a faixa onde seguia. Claro como água, para o tribunal é limpinho...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                              pois nao, porque a mulher foi para la, e tava a fazer pisca para sair, das duas uma, ou ia para cima dela, ou para o carro para ir para a via da direita. A rotunda tem 3 faixas. é preciso ter isso em conta
                              Não, ias para trás dela que era o lugar que te pertencia...

                              Comentário


                                #16
                                e lugar dela era mais a esquerda, se só ia sair na terceira saida, porque é que ela saiu para a do meio e depois para a mais a direita e com o pisca ligado, para sair na terceira saida???? nao me lixem

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                  Não, ias para trás dela que era o lugar que te pertencia...
                                  X2

                                  Ela ate podia dar voltas ilimitadas na rotunda usando a via da direita.. tu mudaste de faixa perdendo a prioridade e pronto.. 100% culpado...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenta fazer um esboço, eu fiquei com a ideia que ela estava na via do meio, já dizes que é na direita...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pelo que percebi devias ter esperado, colocado atrás do carro dela e então saíres onde querias.

                                      Se foi como eu percebi que foi a culpa é toda tua.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ias por dentro, aceleraste para tentar ultrapassá-la, meteste-te para cima dela... Mesmo que ela tenha dado indicações erradas com os piscas (acontece muitas vezes pensarmos que vamos para um lado e depois vamos para outro... Ou não?), tu é que te mandaste para cima da via em que ela circulava.
                                        Não tens grandes hipóteses.

                                        Para a próxima, fazes como eu... Circulas por dentro (o correcto de se fazer), mas abrandas se vês que está um carro ao teu lado na saída que queres utilizar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                                          tive cuidado, liguei o pisca para sair e so o fiz porque a mulher so XX-XX-XX tb tinha o ligado para sair na mesma direção, mas depois la decidiu nao sair, e nao fui eu que dei o toque, mas sim a mulher.
                                          Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                                          ai sim,
                                          entao quando tiver alguma coisa estragada no meu carro ja sei o que fazer. Acabei de imprimir um relação do codigo da estrada, essa mesma relação da-me total razao. se a policia assim nao indicar, vou para tribunal. pois o que esta no codigo é que prevalece.

                                          por mim ate tinhas razão mas como o codigo é o que é, vais pagar tu, porque não ias na faixa de fora

                                          o que rende em portugal é fazer rotundas pela faixa de fora, as outras foram feitas porque havia alcatrao a mais

                                          Comentário


                                            #22
                                            AInda não consegui visualizar o que se passou..

                                            Mas estivesse lá a senhora onde estivesse, se ela não mudou de faixa, não será responsabilizada por nada..

                                            Apesar de moralmente perceber que esta tem uma certa "culpa", ir na faixa mais à direita, com o pisca para a direita, de facto engana.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu, pelo pouco que percebi, acho que a senhora é que estava a aproximar-se progressivamente da saída, ou estou enganado? Ela estava na via do meio e não ía sair nessa, mas na seguinte, correcto? Portanto acho que não há muitas dúvidas... tens 100% de responsabilidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não percebi praticamente nada do que escreves-te mas.... se mudas-te de faixa perdes a prioridade, logo se bates-te és culpado a 100%, a sr até podia fazer a rotunda toda por fora (muito mal feita, diga-se ) que és culpado á mesma... Antes de saires da rotunda deves já estar colocado na faixa mais á direita.

                                                Cumprimentos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                                                  A viatura XX-XX-xx, vinha a minha frente, para entrar para a rotunda, vindos da ponte/IC. Ambos fomos para a faixa mais a esquerda (correcto), a condutora do XX-XX-XX, faz pisca para a direita, saído da faixa para uma mais a direita (faixa do meio) (exactamente, saindo progressivamente) pensando eu que iria sair em frente (pelos vistos, pensaste mal), eu faço o mesmo, mas na faixa mais a dentro, para sair mais por dentro, mais a esquerda, para também seguir em frente (ou seja, em vez de tambem saíres progressivamente, resolveste ultrapassar um carro á queima e sair á sua frente), a condutora vai-me então bater depois de eu passar a faixa do meio, ou seja, estava quase a sair da rotunda, na parte lateral e traseira direita do meu carro (pois, atravessaste-te á frente dela). A condutora alegou que o pisca era para sair em direcção há urbanização das Quinta das Lágrimas (claro, se a senhora estava a sair progressivamente para a direita tinha que assinalar a manobra), o que me levou ao erro, pois deduzi e tenho quase a certeza que ela iria seguir também em frente, mas a ultima da hora mudou de ideias, provocando assim o acidente (é uma mera e infundada suposição tua).
                                                  Originalmente Colocado por prymo Ver Post
                                                  De quem é a culpa?
                                                  Realcei o texto comentado a vermelho e comentei a verde.

                                                  A culpa? É obviamente tua! A senhora estava a fazer a rotunda correctamente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                    por mim ate tinhas razão mas como o codigo é o que é, vais pagar tu, porque não ias na faixa de fora

                                                    o que rende em portugal é fazer rotundas pela faixa de fora, as outras foram feitas porque havia alcatrao a mais
                                                    Também acontece o contrário, que fazem a rotunda sempre por dentro e depois cortam a direito para onde querem sair, sem qualquer aviso e nem olham se vem mais alguém...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                                                      Também acontece o contrário, que fazem a rotunda sempre por dentro e depois cortam a direito para onde querem sair, sem qualquer aviso e nem olham se vem mais alguém...
                                                      Como foi o caso do autor do tópico, e muito provavelmente do BrunoDias

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ela ultrapassou-te para sair a direita certo?e deram os dois piscas?
                                                        nao sei se será 50 por 50
                                                        mas boa sorte á mesma

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por deathgrind Ver Post
                                                          Ela ultrapassou-te para sair a direita certo?e deram os dois piscas?
                                                          nao sei se será 50 por 50
                                                          mas boa sorte á mesma
                                                          Se a sra. circulava à frente, como é que o ultrapassa?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Se a sra. circulava à frente, como é que o ultrapassa?
                                                            ah a frente...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X