Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Multa por ter pisado raia obliqua, como e onde reclamar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Multa por ter pisado raia obliqua, como e onde reclamar?

    Bom dia pessoal.

    Hoje o meu dia começou mal, logo de manhã uma multa.

    Vejam a imagem a baixo, eu sou o carro verde



    Isto é no centro de Cascais, quem conhece sabe que a estrada passa de duas faxas para uma e que há muita gente que não deixa entrar (há duas faxas é para serem usadas...)

    Isto passou-se agora de manhã, fila enorme, tudo parado quando abre o semaforo que há mais acima, começamos a andar, eu com pisca para a direita para ir para a outra faxa, e há um gajo que acelera a fundo e não me deixa entrar. Para não lhe bater pisei a raia (fiquei apenas com o peneu em cima da linha da raia).

    Vem um Sr Policia de Transito mal humurado e mandou-me encostar. Pede-me os documentos do carro, BI e carta de condução e diz-me logo "vou autoá-lo por ter circulado em cima da raia".

    Ora bem, eu que não tenho prioridade na via onde circulava, sei também que não posso circular em cima da raia (por isso é que parei antes de circular em cima da mesma) logo parei para não haver um pequeno toque.

    Não paguei logo na hora, fiquei sem carta de condução e uma coima de 24.94€

    O que quero perguntar é onde é que posso reclamar visto que o veiculo que circulava à minha direita fez uma manobra perigosa, isto é, acelerou a fundo quando eu já estava à frente dele, só para não me deixar entrar.

    Cumps
    Ficheiros anexados

    #2
    Não me parece que reclamando vás ter grande sucesso.

    Pisaste, não podes. És multado.

    Comentário


      #3
      No verso de contra-ordenação deves ter toda a informação necessária para contestar a coima.

      Comentário


        #4
        contestar porquê? ainda não percebi...

        Se calhar percebi mal a explicação.. não pisaste a raia? Ate podias ter ficado ali o dia todo com malta a não te deixar entrar.. nao tens prioridade certo?

        não percebo

        Comentário


          #5
          Contestar porque apesar de nao ter prioridade, ter parado mesmo no limite da raia porque o sr condutor que se apresentava à minha direita primeiro parece que me vai deixar entrar e depois acelera a fundo e eu para nao lhe bater fui obrigado a desviar-me um pouco para a esquerda e ficar parado com o peneu em cima da raia.

          Se tivesse continuado a circular em cima da raia tudo bem, era 100% culpado, mas eu parei (1 peneu em cima da linha) porque um gajo se arma em parvo, faz uma manobra perigosa e eu levo multa?

          Comentário


            #6
            isso e parecido a historia do bater por tras. o problema e que foste visto, e so tu a fazer asneira, ai foi o problema

            Comentário


              #7
              Seja como for, não percebo como pensas que terás motivos para contestar a multa.

              O outro gajo pode ter sido um idiota, no entanto ele tem prioridade, e tu pisaste a linha.

              Para mim é bastante linear, infelizmente não creio que irás ter sorte na tua reclamação.


              P.S.: Escreve-se Pneu, e não "Peneu"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nunogato Ver Post
                Contestar porque apesar de nao ter prioridade, ter parado mesmo no limite da raia porque o sr condutor que se apresentava à minha direita primeiro parece que me vai deixar entrar e depois acelera a fundo e eu para nao lhe bater fui obrigado a desviar-me um pouco para a esquerda e ficar parado com o peneu em cima da raia.

                Se tivesse continuado a circular em cima da raia tudo bem, era 100% culpado, mas eu parei (1 peneu em cima da linha) porque um gajo se arma em parvo, faz uma manobra perigosa e eu levo multa?
                Pela descrição que fazes da manobra, parece-me é que a chique-espertice desta vez saiu-te cara...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                  Pela descrição que fazes da manobra, parece-me é que a chique-espertice desta vez saiu-te cara...
                  Não é chique-espertice, o transito está parado, há duas faixas é para serem usadas, não é para andar apenas numa faixa e deixar a outra vazia, para isso tinham feito a estrada apenas com uma faixa de rodagem...

                  Comentário


                    #10
                    Boas!

                    Riscos continuos, raias, etc... são como paredes

                    A questão aqui é. E se fosse uma parede ias contra ela? Não, pois não?

                    Então porque é que temos sempre de pisar o risco ou a raia ou o que quer que seja?

                    A isso chamo facilitismo.... isto é ficar a jeito de...

                    Mas quase toda a gente faz também é verdade...

                    se eu fosse a ti não reclamava....

                    Comentário


                      #11
                      Se tentasses entrar 50 mts antes provavelmente deixavam-te entrar, mas como forças-te até á ultima, porque esperas que alguem que está na fila correctamente te ceda a passagem?

                      Reclamar não vai dar em nada!

                      Comentário


                        #12
                        O policia pode ter tido um bocado de excesso de zelo se, como dizes, até ficaste parado em cima da raia para não circulares por cima.

                        Infelizmente como já se disse aqui para trás não vai adiantar nada reclamar, mesmo que o outro condutor tenha acelerado para não te deixar entrar, não tinha de o fazer e isso é o pão nosso de cada dia nas estradas tugas, primeiro tenho de passar eu

                        Comentário


                          #13
                          vais reclamar por... teres sido multado por pisar uma raia que... efectivamente pisaste?

                          Se o outro nao te deixou meter devias ter parado o carro antes de entrar pela raia adentro. Ou devias ter tentado entrar mais cedo, e talvez nao te apertassem.

                          Comentário


                            #14
                            Não é "questão de primeiro sou eu... e o resto do mundo que se lixe".

                            Eu farto-me de dar passagem a pessoas em cruzamentos, onde eu tenho prioridade, chama-se civismo, e existem montes de situações onde se aplica esse civismo.

                            No entanto eu considero que se está tudo em filas de trânsito, e existem certos espertinhos que julgam que têm que chegar a casa mais cedo que todo o resto das pessoas, entao aí não devia haver cedências a ninguém.

                            Quantas vezes está tudo numa fila para a mesma saída, no entanto existem uma serie de abéculas a irem na faixa para outros sentidos e à ultima da hora metem-se na saída em que estamos todos à espera... isso deixa-me mesmo fora de mim, porque o que esses idiotas nao pensam, é que ao fazerem isso, estão na prática a roubar espaço a todos os que estão à espera para passar. Pior ainda assim são os que estão na fila e os deixam entrar.. Já tive numa situação dessas, em que estava ja na saída, e estava um senhor a querer meter-se à minha frente, e eu nao o deixei, resultado, ficou na segunda faixa, à espera para conseguir entrar, e a entupir o transito todo da malta que queria continuar nessa faixa, e nao se colocar à idiota na faixa de saída.. só buzinadelas e confusão..

                            Peço desculpa pelo off topic, mas tinha que desabafar

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                              Não é "questão de primeiro sou eu... e o resto do mundo que se lixe".

                              Eu farto-me de dar passagem a pessoas em cruzamentos, onde eu tenho prioridade, chama-se civismo, e existem montes de situações onde se aplica esse civismo.

                              No entanto eu considero que se está tudo em filas de trânsito, e existem certos espertinhos que julgam que têm que chegar a casa mais cedo que todo o resto das pessoas, entao aí não devia haver cedências a ninguém.

                              Quantas vezes está tudo numa fila para a mesma saída, no entanto existem uma serie de abéculas a irem na faixa para outros sentidos e à ultima da hora metem-se na saída em que estamos todos à espera... isso deixa-me mesmo fora de mim, porque o que esses idiotas nao pensam, é que ao fazerem isso, estão na prática a roubar espaço a todos os que estão à espera para passar. Pior ainda assim são os que estão na fila e os deixam entrar.. Já tive numa situação dessas, em que estava ja na saída, e estava um senhor a querer meter-se à minha frente, e eu nao o deixei, resultado, ficou na segunda faixa, à espera para conseguir entrar, e a entupir o transito todo da malta que queria continuar nessa faixa, e nao se colocar à idiota na faixa de saída.. só buzinadelas e confusão..

                              Peço desculpa pelo off topic, mas tinha que desabafar
                              Concordo plenamente contigo, nesta situação é diferente porque são duas faixas que se transformam em uma, e como eu toda a gente usa as duas faixas visto que o transito vinha parado desde uns 200 metros atrás. (não fazia sentido toda a gente utilizar apenas a faixa da direita e ficar uma faixa vazia, faria com que a fila ficasse com o dobro do tamanho)

                              Passo ali todos os dias e normalmente quando se é obrigado a ficar só numa faixa entra um de cada vez. Há sempre os que pensam "aqui não entras" e deixo-os passar, mas este primeiro não arrancou, eu meti-me e ele acelera a fundo. se não me desviasse para cima da raia ele batia-me e eu também tinha a culpa...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nunogato Ver Post
                                Concordo plenamente contigo, nesta situação é diferente porque são duas faixas que se transformam em uma, e como eu toda a gente usa as duas faixas visto que o transito vinha parado desde uns 200 metros atrás. (não fazia sentido toda a gente utilizar apenas a faixa da direita e ficar uma faixa vazia, faria com que a fila ficasse com o dobro do tamanho)

                                Passo ali todos os dias e normalmente quando se é obrigado a ficar só numa faixa entra um de cada vez. Há sempre os que pensam "aqui não entras" e deixo-os passar, mas este primeiro não arrancou, eu meti-me e ele acelera a fundo. se não me desviasse para cima da raia ele batia-me e eu também tinha a culpa...
                                Não tens qualquer razão para reclamares. O outro entalou-te e não há nada a fazer. Ele é que tinha prioridade, se calhar achou que estavas ali armado em esperto e acelerou para não entrares. Vais pedir para o que te entalou pagar a multa porque foi mau?

                                Não pagaste, pode ser que o Papa te amnistie a multa.

                                Comentário


                                  #17
                                  a verdade é que nessa zona as pessoas não sabem respeitar a fila e metem-se ali à grande à frente dos outros que estão ali na bem sossegados da vida. e quanto à queixa que queres fazer acho ridículo, se pensares um pouco também podes causar um acidente com essas entradas forçadas que dão origem a travagens forçadas aos carros atrás do carro que foi forçado a dar-te passagem e quanto à multa acho bem, eles que apertem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes ter toda a razão do mundo mas é a tua palavra contra a do policia por isso não te vai adiantar de nada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                                      Se tentasses entrar 50 mts antes provavelmente deixavam-te entrar, mas como forças-te até á ultima, porque esperas que alguem que está na fila correctamente te ceda a passagem?
                                      Não pode !

                                      50 metros mais atrás, a via da direita é uma faixa "BUS"...

                                      Aqui não há nada que reclamar. O polícia achou que estavas a ser chico-esperto e por isso te multou.

                                      E já devias saber que em Portugal, cortesia ao volante não existe.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se te tivesses encostado mais atrás já não tinhas esse problema. Eu quando passo aí, ou em qualquer outro lado que conheça, encosto-me o quanto antes e nunca tenho problemas.

                                        Normalmente os tipos que forçam a passagem para se armar em chicos espertos - não estou a dizer que foi o teu caso - nunca os deixo meter.

                                        De qualquer modo a raia está lá, não se pode pisar, tu pisaste-a e foste multado. Reclamar para quê? Temos que assumir as coisas que fizémos. Erraste e por 25€ vais-te meter numa encrencada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há que ter consciência que, ao tentarmos ser "mais que os outros" estamos sujeitos às consequências dos nossos actos irresponsáveis...

                                          O mês passado um taxista, achou que sabia conduzir melhor que eu, talvez por ser um "profissional", sei lá... e tentou forçar a entrada à minha frente. Azar o dele... Ficou com um espelho retrovisor pendurado, perdeu um cliente, apanhou multa por falta de colete e acabou responsabilizado pelo acidente. São coisas que acontecem...

                                          No entanto, e respondendo à tua questão, creio que no verso da multa tens a informação que precisas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                            Pela descrição que fazes da manobra, parece-me é que a chique-espertice desta vez saiu-te cara...
                                            x2.

                                            Farto-me de ver cenas destas todos os dias, afinal "otários" somos nós que ficamos a aguardar nossa vez!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Acho que não tens muito pelo que reclamar, tens de pagar e pronto( e passar a ter mais cuidado)...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Paga e não reclames.

                                                Eu concordo que tu tens razão. Pisaste a raia para evitar um acidente e ainda por cima foram apenas alguns centímetros, sem qualquer influencia nas circulação de viaturas, ou seja, nem tu beneficiaste, nem ninguém ficou prejudicado. No entanto o facto é que pisaste a raia e a tua multa não será retirada. Não vale a pena andares a perder tempo e dinheiro a apresentar uma reclamação nesta situação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se o outro acelerou propositadamente para não o deixar entrar o que fariam vocês nessa situação? Continuavam a meter-se ou travavam e pisavam a raia? Eu travava e pisava a raia mas se calhar sou eu a pensar mal .

                                                  Se achas que ele fez essa manobra, que constitui uma violação do código da estrada, podes e deves contestar. Aconselho-te um advogado quanto antes, a não ser que isso não dê direito a apreensão de carta pois se assim for sai mais barato pagar os 25eur do que pagar a um advogado.

                                                  No entanto acho que pisar uma raia contínua constitui uma contra ordenação grave que implica 1 mês sem conduzir (ainda por cima, se for como descrito, injustamente) por isso mete um advogado ao barulho.

                                                  Cumprimentos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Basicamente, foste multado por pisar uma raia que efectivamente pisaste, e queres reclamar?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se as coisas aconteceram exactamente como relataste, eu reclamava o que fosse preciso para não pagar.
                                                      Existiu claramente excesso de zelo por parte do policia e quem está a acusar o user de chico-espertice nunca teve ter circulado numa estrada composta por duas faixas em que dada altura uma delas acaba.

                                                      Se existem duas faixas são para ser usadas e se todos o fizessem ninguém chamava chico-esperto a ninguém. Costumo passar numa zona idêntica perto do Colégio do Ramalhão em Sintra e embora em 99% das vezes vá sempre na faixa que não acaba, são inúmeras as ocasiões em que aparece alguém a ultrapassar na faixa que vai acabar e que fica à minha frente.

                                                      Se vier com pressa chamo-o chico-esperto , se tiver com tempo, nem ligo.

                                                      Em relação ao cruzamento em concreto, eu também já passei pelo mesmo numa altura em que circulei por lá após as últimas obras. Na altura não deverei ter pisado a raia mas também ninguém me deixou meter.

                                                      O teu azar foi o polícia estar mal disposto porque qualquer pessoa com um pouco de bom senso compreenderia que pisar a raia ou um traço contínuo com uma roda apenas na situação em concreto pode perfeitamente acontecer a qualquer um, excepto a quem não anda de carro ou quem nunca saiu da santa terrinha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                                        Pela descrição que fazes da manobra, parece-me é que a chique-espertice desta vez saiu-te cara...
                                                        Ora bem!

                                                        A isto só acrescento que, se pisou a raia, vai mesmo contestar o quê? Não percebi...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nunogato Ver Post
                                                          Concordo plenamente contigo, nesta situação é diferente porque são duas faixas que se transformam em uma, e como eu toda a gente usa as duas faixas visto que o transito vinha parado desde uns 200 metros atrás. (não fazia sentido toda a gente utilizar apenas a faixa da direita e ficar uma faixa vazia, faria com que a fila ficasse com o dobro do tamanho)

                                                          ...
                                                          Pois, mas a tua tem o sinal de cedência de passagem. Isso significa que se tens alguém na outra faixa, tens que ceder a passagem, e se para isso tens que chegar a parar e esperar um minuto, esperas, se tens que esperar uma hora, esperas e se tens que esperar uma semana, também!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Viva,
                                                            como foi mencionado, no verso tens a info necessaria para contestares.
                                                            Pessoalmente e se me permites sinceridade, n tens razao-a faixa acaba, tens cedencia de prioridade e como tal tens de ceder passagem(leia-se parar antes de entrar/pisar na raia).
                                                            Se um foi egoista o outro foi demasiado ambicioso - aconteceu-me N vezes, umas la faço pisca à pressa e entro onde algum incauto deixou espaço, outras nem por isso, fico parado à espera da benevolencia de algum("algum" sim, pois "alguma" é extremamente raro).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X