Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente, o que decidir agora? (Com FOTOS)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente, o que decidir agora? (Com FOTOS)

    Aqui estão as fotos, o carro tem um ano apenas...

    Imageshack - img0283nf.jpg
    ImageShack(TM) slideshow


    O que acham que devo fazer?
    exigir a reparação acima de tudo...


    --------------------------------------------
    Infelizmente, a minha mulher teve um acidente onde felizmente não teve grandes danos físicos, mas o carro ficou em mau estado...

    eu ainda não tive oportunidade de o ver pois foi levado para a central de reboques, apenas vi uma foto, mas em contacto telefónico com o reboque que lá o foi buscar afirma que o carro é para a sucata.

    Ora sendo o carro um renault clio de junho de 2009 e tendo ela seguro contra todos os riscos, quais as condições para se declarar perda total?
    pelo seguro, o carro está avaliado em cerca de 11000€
    Quem faz o preço do arranjo, a seguradora ou a garagem para onde o carro será levado para arranjar, neste caso, seria a renault.

    Se a seguradora declarar perda total, tenho direito a reclamar o salvado do carro? Como negoceio o preço?

    Mesmo declarada a perda total, ela gostaria de ficar com o carro.
    Acham que é sempre possível recuperar um carro, principalmente se o mesmo tem apenas 1 ano e estava em muito bom estado ou o melhor é como dinheiro da indemnização comprar outro?

    Em conversa com o meu mediador de seguros ele disse que se eu levar o carro para a renault a probabilidade de o carro ser declarado perda total é maior, pelo que ele sugeriu que o levasse para uma garagem(que eu conheço e tenho boas referências), que poderia fazer um orçamento melhor e dessa forma ter mais hipóteses de arranjo.

    A minha dúvida era se, estando o carro dentro da garantia, não sou obrigado a levar obrigatoriamente à renault, sob pena de perder a garantia.
    Ora ele disse-me que segundo legislação recente, posso optar por arranjar o carro noutro local que não a marca.
    Alguém pode confirmar esta informação.

    Obrigado.
    Editado pela última vez por mjm; 14 June 2010, 20:28.

    #2
    Mas porque não queres declarar perda total?

    Sem ver o carro, se dizes que foi um acidente com muita força, nunca um arranjo tornará o carro perfeito. Terá sempre problemas internos de estrutura, poderá até notar-se pelo exterior.

    Bem sei que agora podes gostar do carro. Mas é só um carro. Eu metia-o na Renault para eles declararem perda total.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Mas porque não queres declarar perda total?

      Sem ver o carro, se dizes que foi um acidente com muita força, nunca um arranjo tornará o carro perfeito. Terá sempre problemas internos de estrutura, poderá até notar-se pelo exterior.

      Bem sei que agora podes gostar do carro. Mas é só um carro. Eu metia-o na Renault para eles declararem perda total.
      Pois lá está... o embate foi frontal atingindo o lado esquerdo do carro, que na foto que vi pareceu estar em mau estado... não sei até que ponto é possível o arranjo, tenho de perguntar mesmo a opinião da renault e da garagem alternativa para o arranjo.

      A questão é que com o dinheiro talvez não dê para comprar um carro nas mesmas condições, se ficasse com o salvado e poderia tentar o arranjo... a preço mais baixo.

      E as outras questões legais sabes alguma coisa?

      Comentário


        #4
        Negoceia com o seguro ficar com o carro e receber o valor do carro ou um pouco menos.

        Já vi casos em que os donos fazem o que eu já disse, e arranjam o salvado por um 1/3 do que receberam e assim fazem um bom dinheiro
        Editado pela última vez por MonteiroRibas; 13 June 2010, 14:57.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
          Negoceia com o seguro ficar com o carro e receber o valor do carro ou um pouco menos.

          Já vi carros em que os donos fazem o que eu já disse, e arranjam o salvado por um 1/3 do que receberam e assim fazem um bom dinheiro
          Pois lá está essa é uma das opções.

          Mas, como funciona o salvado, tenho de entrar em algum leilão juntamente com sucateiros? Ou tenho direito de preferência?

          Mas, para já apenas estou no campo das suposições, pois nem sei se o carro irá mesmo para perda total, estou a basear-me em quem viu o carro e afirmou que seria para a sucata... eu apenas vi uma foto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mjm Ver Post
            Pois lá está... o embate foi frontal atingindo o lado esquerdo do carro, que na foto que vi pareceu estar em mau estado... não sei até que ponto é possível o arranjo, tenho de perguntar mesmo a opinião da renault e da garagem alternativa para o arranjo.

            A questão é que com o dinheiro talvez não dê para comprar um carro nas mesmas condições, se ficasse com o salvado e poderia tentar o arranjo... a preço mais baixo.

            E as outras questões legais sabes alguma coisa?
            Boas.

            Embora seja difícil analisar sem uma fotografia (secalhar até é um arranjo estruturalmente simples, embora não me pareça pela tua descrição), a estrutura frontal de um veículo é muito complexa, de forma a conseguir absorver os choques, como aconteceu neste caso. Com o arranjo, e dependendo da intensidade do acidente, essa estrutura nunca voltará a ser a mesma. Imagina um novo acidente, exactamente no mesmo sítio, nesse carro. Com essa zona fragilizada, a estrutura não absorverá o que absorveu da primeira vez, e o resultado pode ser desastroso!

            Percebo que neste momento, e olhando para o preço dos usados, seja uma proposta tentadora, tentar o arranjo. Mas tenta saber quanto te dão por ele, tenta falar com pessoas que tenham veículos semelhantes à venda.

            E se puderes/quiseres, coloca uma fotografia do carro Assim é mais fácil estimar o valor do arranjo / viabilidade do mesmo.

            Quanto às questões legais, lamento mas não posso ajudar. Haverá de certeza alguém no fórum pronto a ajudar!

            Boa sorte!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mjm Ver Post
              Pois lá está essa é uma das opções.

              Mas, como funciona o salvado, tenho de entrar em algum leilão juntamente com sucateiros? Ou tenho direito de preferência?

              Mas, para já apenas estou no campo das suposições, pois nem sei se o carro irá mesmo para perda total, estou a basear-me em quem viu o carro e afirmou que seria para a sucata... eu apenas vi uma foto.
              Negoceias o valor do seguro - o que o carro possa valer, regra geral são trocos para eles. Antes disso certifica-te que o estrago dá para reparar na boa e claro numa oficina que não a marca. Não sei se és de LX mas por ai há oficinas experientes a fazer bom e barato o trabalho.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                Boas.

                Embora seja difícil analisar sem uma fotografia (secalhar até é um arranjo estruturalmente simples, embora não me pareça pela tua descrição), a estrutura frontal de um veículo é muito complexa, de forma a conseguir absorver os choques, como aconteceu neste caso. Com o arranjo, e dependendo da intensidade do acidente, essa estrutura nunca voltará a ser a mesma. Imagina um novo acidente, exactamente no mesmo sítio, nesse carro. Com essa zona fragilizada, a estrutura não absorverá o que absorveu da primeira vez, e o resultado pode ser desastroso!
                Há uns anos o Top Gear comparou, em crash-test, um Focus que nunca tinha batido com um reparado após uma colisão, e a diferença é brutal.

                Comentário


                  #9
                  Normalmente, caso o custo da reparação seja acima de 70% do valor venal da viatura, esta é dada como irreparável e torna-se um salvado.

                  Ora, na marca o custo das reparações costumam ser mais elevados.

                  Em reparações que exijam uma grande complexidade, eu recorro à marca. Nas outras, uma boa oficina resolve.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                    Ora sendo o carro um renault clio de junho de 2009 e tendo ela seguro contra todos os riscos, quais as condições para se declarar perda total?

                    Se a reparação orçar em mais de 70% do valor venal do carro é declarado perda total.

                    pelo seguro, o carro está avaliado em cerca de 11000€
                    Quem faz o preço do arranjo, a seguradora ou a garagem para onde o carro será levado para arranjar, neste caso, seria a renault.

                    Quem estipula o preço do arranjo é o perito avaliador em consonância com a oficina onde o veículo for colocado.

                    Se a seguradora declarar perda total, tenho direito a reclamar o salvado do carro? Como negoceio o preço?

                    Por norma as seguradoras preferem que o segurado fique com a viatura, descontando o seu valor da indeminização a atribuir.

                    Mesmo declarada a perda total, ela gostaria de ficar com o carro.
                    Acham que é sempre possível recuperar um carro, principalmente se o mesmo tem apenas 1 ano e estava em muito bom estado ou o melhor é como dinheiro da indemnização comprar outro?

                    A recuperação depende de muitos factores.
                    Se for uma oficina séria e competente, diz logo se a recuperação é viável ou não; se for uma menos séria, diz que sim, repara o carro, e depois é velos a ''andar de lado''.

                    Em conversa com o meu mediador de seguros ele disse que se eu levar o carro para a renault a probabilidade de o carro ser declarado perda total é maior, pelo que ele sugeriu que o levasse para uma garagem(que eu conheço e tenho boas referências), que poderia fazer um orçamento melhor e dessa forma ter mais hipóteses de arranjo.

                    Por norma na marca o valor da reparação tenderá a ser rmais elevado do que numa oficina independente, atendendo principalmente ao valor da mão-de-obra.

                    A minha dúvida era se, estando o carro dentro da garantia, não sou obrigado a levar obrigatoriamente à renault, sob pena de perder a garantia.
                    Ora ele disse-me que segundo legislação recente, posso optar por arranjar o carro noutro local que não a marca.
                    Alguém pode confirmar esta informação.

                    Se está na garantia, e tratando-se da Renault, aconselho a que seja lá reparado - experiência própria -.

                    Obrigado.
                    Respostas a bold.

                    Comentário


                      #11
                      Não são 70% do valor venal, mas sim 100%, desde o DL 291/07.

                      O melhor é esperar pelas peritagens para ver a real extensão dos danos e custos de reparação.

                      Quando for concluída será apresentado o valor de reparação e valor atribuído para o salvado. Depois se ficares com ele é deduzido à indemnização.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Não são 70% do valor venal, mas sim 100%, desde o DL 291/07.
                        Tens razão, lapso meu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                          Há uns anos o Top Gear comparou, em crash-test, um Focus que nunca tinha batido com um reparado após uma colisão, e a diferença é brutal.
                          Fifth Gear - Used Car Repaired with Severe Economic Restraint in Crash Test

                          http://www.youtube.com/watch?v=yjxM9chAe1k

                          Comentário


                            #14
                            Puxa deve ter sido um acidente do caraças
                            ela foi culpada?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por deathgrind Ver Post
                              Puxa deve ter sido um acidente do caraças
                              ela foi culpada?
                              Sim, porque saiu de mão e foi embater em outro carro em sentido contrário...

                              Comentário


                                #16
                                a reparação certamente será mais cara na reanult.
                                e o mais certo é darem como perda total.
                                ficares com o carro, por mais que gostes dele, nunca mais será o mesmo.
                                Mas também com o valor de 11mil poderá ser dicil encontar um do mesmo ano.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu já não queria esse carro, mas isto sou eu...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que não tens hipótese. A avaliar pela foto, o impacto quase de certeza que empenou o chassi, ou seja, mesmo se for reparado nunca mais ficará a 100% e estarás a comprometer a estabilidade e a segurança de quem voltar a conduzir a viatura. Se fosse eu jamais repararia um carro nesse estado.

                                    Já agora, se me permites a pergunta, a tua esposa ficou bem?

                                    Abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      A minha opinião é que não mandes reparar esse veículo.
                                      Já podes dar como adquirida a perda total.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É a velha questão, dá para arranjar mas muita gente (onde me incluo) acha que nunca fica igual, e esse video que puseram ai mostra o que acontece em caso de impacto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                          Acho que não tens hipótese. A avaliar pela foto, o impacto quase de certeza que empenou o chassi, ou seja, mesmo se for reparado nunca mais ficará a 100% e estarás a comprometer a estabilidade e a segurança de quem voltar a conduzir a viatura. Se fosse eu jamais repararia um carro nesse estado.

                                          Já agora, se me permites a pergunta, a tua esposa ficou bem?

                                          Abraço
                                          Sim, felizmente só teve umas pisadelas e uma pequena ferida na perna, mas pelo que vejo no carro teve muita sorte no meio do azar do acidente.


                                          Em relação ao carro, pois... lá está... a nossa intuição é dizer que psicologicamente não queremos mais o carro e que nunca ficará igual após a reparação... e eu acredito que sim.

                                          Na renault a primeira impressão é que não tem arranjo, mas isso também tem sempre água no bico, agora enviei as fotos a uma oficina de confiança e estou a espera de uma análise, assim como a peritagem e conclusões.

                                          Mas, qualquer conselho para lidar com estas situações é bem-vindo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A reparação pode ser feita, mas deve ficar mais cara que o valor comercial do carro. Além disso, o chassis foi afectado e o carro nunca mais será o mesmo.

                                            PS: o que aconteceu ao carro onde ela bateu? Ficaram bem?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em primeiro lugar, ainda bem que a tua esposa ficou bem porque esse acidente não foi brincadeira nenhuma.

                                              Respondendo às tuas questões, desiste da ideia de reparar esse carro, nota-se nitidamente que todo a sua estrutura de absorção de impacto frontal foi comprometida, o chassis parece empenado e penso ser quase impossivel voltar a ter a rigidez estrutural "original".

                                              Por outro lado percebo que seja dificil arranjar um carro semelhante pelos 11.000€ que o seguro dá, se não forem feitos mts kms, o Clio 1.2 TCE 100cv pode ser uma opção, ou então os usados aprovados Renault?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                                Sim, felizmente só teve umas pisadelas e uma pequena ferida na perna, mas pelo que vejo no carro teve muita sorte no meio do azar do acidente.


                                                Em relação ao carro, pois... lá está... a nossa intuição é dizer que psicologicamente não queremos mais o carro e que nunca ficará igual após a reparação... e eu acredito que sim.

                                                Na renault a primeira impressão é que não tem arranjo, mas isso também tem sempre água no bico, agora enviei as fotos a uma oficina de confiança e estou a espera de uma análise, assim como a peritagem e conclusões.

                                                Mas, qualquer conselho para lidar com estas situações é bem-vindo.
                                                Se fores a uma oficina boa dizem te logo se a estrutura foi afectada e isso é que interessa, pelas fotos parece que foi pelo menos do lado virado para a foto.
                                                Tens é de agradecer á marca de o carro ter dado o corpo ao manifesto pela tua mulher.


                                                só uma coisa, se o carro é de 2009 só dão 11mil? esse carro não foi na casa dos 20mil?
                                                Editado pela última vez por dysplay21; 14 June 2010, 22:20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  É a velha questão, dá para arranjar mas muita gente (onde me incluo) acha que nunca fica igual, e esse video que puseram ai mostra o que acontece em caso de impacto.
                                                  dá para arranjar? olha que não...para já o motor ficou afectado e bem...depois todo o chassi monobloco sofreu uma torção...a coluna de direcção tambem deve ter ido à vida...a primeira coisa que me vem à cabeça é "perda total" a segunda é "perda total porque o valor do arranjo é superior ao valor venal do veículo" e a terceira é "perda total poque mesmo que fosse arranjado, o mais certo era não passar na inspecção B" e a quarta "jamais eu punha o meu corpo num carro que já esteve nesse estado" (claro que secalhar já aconteceu mas eu não sabia...)

                                                  graças a Deus, a Alá, a todos os deuses ou a nenhum, a tua esposa está bem e isso é que importa! que se fo%$ o carro e o dinheiro! é bom saber que hoje em dia se se sofrer um acidente grave, há possibilidades de sobreviver sem mazelas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mjm, sinceramente eu não vejo grandes vantagens em reparar esse carro... e a partir do momento em que o valor de reparação (acrescido do valor do salvado), for maior que o valor seguro a companhia vai propor este último (e legitimamente).

                                                    Não disseste motorização nem nível de equipamento, mas o valor seguro (11mil) é o actual ou o feito em novo? O valor seguro em novo foi exactamente o que pagaram pelo carro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                      dá para arranjar? olha que não...para já o motor ficou afectado e bem...depois todo o chassi monobloco sofreu uma torção...a coluna de direcção tambem deve ter ido à vida...a primeira coisa que me vem à cabeça é "perda total" a segunda é "perda total porque o valor do arranjo é superior ao valor venal do veículo" e a terceira é "perda total poque mesmo que fosse arranjado, o mais certo era não passar na inspecção B" e a quarta "jamais eu punha o meu corpo num carro que já esteve nesse estado" (claro que secalhar já aconteceu mas eu não sabia...)

                                                      graças a Deus, a Alá, a todos os deuses ou a nenhum, a tua esposa está bem e isso é que importa! que se fo%$ o carro e o dinheiro! é bom saber que hoje em dia se se sofrer um acidente grave, há possibilidades de sobreviver sem mazelas!
                                                      Acredita que dá para arranjar e infelizmente passar na inspecção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu nem pensava duas vezes, no estado em que o carro ficou mais vale desistir dele.
                                                        O acidente foi mesmo muito violento, ainda assim o habitáculo aguentou bem (aparentemente) o impacto, nem quero imaginar o estado em que ficava o meu Saxo numa situação idêntica...

                                                        Boa sorte na procura do substituto para esse Clio e as melhoras a quem se magoou no acidente ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                          dá para arranjar? olha que não...para já o motor ficou afectado e bem...depois todo o chassi monobloco sofreu uma torção...a coluna de direcção tambem deve ter ido à vida...a primeira coisa que me vem à cabeça é "perda total" a segunda é "perda total porque o valor do arranjo é superior ao valor venal do veículo" e a terceira é "perda total poque mesmo que fosse arranjado, o mais certo era não passar na inspecção B" e a quarta "jamais eu punha o meu corpo num carro que já esteve nesse estado" (claro que secalhar já aconteceu mas eu não sabia...)

                                                          graças a Deus, a Alá, a todos os deuses ou a nenhum, a tua esposa está bem e isso é que importa! que se fo%$ o carro e o dinheiro! é bom saber que hoje em dia se se sofrer um acidente grave, há possibilidades de sobreviver sem mazelas!
                                                          desculpa não tinha visto a foto de lado que mostra a base da estrutura que fica por baixo da porta, parece muito torta mesmo, já não sei.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O carro como está pode ir para abate beneficiando das tão conhecidas campanhas feitas pelas marcas?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X