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E se o valor das portagens nas AE se fizesse por km/h?

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    E se o valor das portagens nas AE se fizesse por km/h?

    Eu explico...

    Hoje temos na ordem do dia a questão das portagens, dos chips, das obrigatoriedades, dos partidos que não se entendem e, quanto a mim, entre outras coisas essenciais, bem poderiam equacionar esta nuance... cobrar a utilização das AE em função do tempo percorrido entre o ponto A e o ponto B!

    Por exemplo, poderia ser gratuita a utilização das AE para quem circulasse até aos 130 kms / h, mas a partir desse valor poderiam pensar em cobrar, considerando uma tabela de valores progressiva...:

    - Mais de 130 aos 135 kms / h, € 1 por cada km /h a mais, em relação ao máximo permitido, multiplicado pelo número de quilómetros da viagem;
    - Mais de 135 kms / h e até aos 140 kms / h, idem, € 2...;
    - Mais de 140 kms / h e até aos 145 kms / h, idem, € 5...;
    - Mais de ...

    Eu sei que o pessoal gosta de, por vezes, andar depressa (quem não gosta...), mas o factor economia seria um argumento de peso para reduzir transversalmente as velocidades praticadas!

    Bem sei que já me vão dizer que quem pudesse pagar andaria sempre mais depressa!... Não se convençam disso, pois acredito que as pessoas embora pensem "uma vez não são vezes", com o decorrer do tempo passariam a andar mais devagar... Até entrar no hábito!

    Claro, há sempre a marcha de urgência, quando devidamente fundamentada, que excluiria o pagamento...

    O que acham?

    #2
    Não concordo.

    O perigo das velocidades está essencialmente é nas Nacionais e Regionais.

    Na AE até aos 150 km/h inclusive, é contra ordenação leve. Juntando o erro de velocímetro mais o desconto do radar, significa que podemos ir até aos 160 km/h no ponteiro, ou 170, conforme o carro, apenas a pagar uns 60 euros de multa sem apreensão de carta.

    Ora, pegamos num clio 1.2 e lá vamos todos contentes a 160 km/h no ponteiro, sem pagar taxas nem multas. Isto porque andar a 160 na AE com as devidas condições, até é seguro, pelo menos bem mais seguro que andar a 110 em algumas nacionais !

    Ora , se quiserem mesmo fiscalizar a velocidade nas AE's , metam radares fixos de 10 em 10 KM por exemplo,. sem estarem identificados e assim já ninguém se estica......

    Talvez tenha fugido um pouco ao tema do tópico, mas assim digo : Isso seria : os ricos têm possibilidades de andar depressa, os pobres não...

    Comentário


      #3
      Em questão de segurança talvez fosse bom, se bem que sou da opinião que andar a cima do limite legal na AE não seja um grande factor de acidentes como os organismos responsáveis tentam passar mas isso já é outra conversa.
      Mas esqueceste a questão economica, se realmente se precisa de portagens para se pagar as AE, se muita gente cumprisse o limite de 130 como falas, não havia receitas suficientes.

      Comentário


        #4
        Eu então nunca pagava.. Ando no limite em AE's... O meu outro carro não conseguia passar os 140 (e já ia bem a gritar).. Este que comprei agora já passa isso largamente, daí que ainda assim devo fazer o mesmo, pois poupa-se mais

        Não penso que assim seja a solução.

        Comentário


          #5
          Então as pessoas poderiam pagar para transgredir o código da estrada??

          Isso é quase como pagar à Igreja para se ser absolvido dos pecados... LOL

          Comentário


            #6
            Bons dias

            Devia ser engraçado fazerem uma tabela com esses valores quando o limite maximo legal é de 120Km/H.
            E depois lá poderiam usar e com provas as muntas de excesso de velocidade.

            Seguindo essa logica os veiculos pesados nunca pagariam nada, logo os que "supostamente" causam mais danos nas estradas.

            VNC

            Comentário


              #7
              E se não pagassemos portagens porque já descontamos o suficiente e porquem existem demasiados impostos e os mais altos da união europeia?

              Os impostos vão para onde? pelos vistos para as estradas não vão... talvez para submarinos e phateons a gasolina...e viagens a paris... e cursos de ingles em inglaterra, etc etc...

              Comentário


                #8
                A ideia é muito boa mas precisa de ser trabalhada.

                Continuavam a pagar qualquer que fosse a velocidade.

                Aumentada o mínimo para 100km/h e o máximo para 150km/h (conforme o traçado).

                A 120km/h pagava o que já se paga. A menos que isso tinha um desconto progressivo.
                A mais que isso tinha um aumento progressivo.

                Ou seja, por exemplo:

                - 120km/h pagava 5€
                - 100km/h pagava 4€ (-1€)
                - 130km/h pagava 6€ (+1€)
                - 140km/h pagava 7,5€ (+2,5€)
                - 150km/h pagava 9,5€ (+4,5€)

                Sendo assim já deixava de andar a 140-150km/h porque além do aumento do gasóleo levava no pelo com as portagens.

                Comentário


                  #9
                  Já agora, qual era a ideia para controlar a velocidade do veículo durante o percurso?

                  Comentário


                    #10
                    A partir dos 130km/h, quem cobrava a "portagem" era a policia e não a concessionaria

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RiCkYLiNk Ver Post
                      Já agora, qual era a ideia para controlar a velocidade do veículo durante o percurso?
                      Só há uma maneira e eles já tiveram isso em mente. Era controlar a velocidade média entre as saídas com a Via Verde.

                      O problema é que toda a gente tinha que ter uma.

                      E para evitar pagamentos com elas bastava ter um pórtico a ler as VV depois da portagem de entrada e 1 pórtico a ler 1km antes da portagem de saida.

                      Comentário


                        #12
                        Para ter uma velocidade média de 120 km/h é preciso ir muito tempo BEM ! acima deste valor...


                        Acho uma ideia completamente descabida.

                        Preferia de longe ter portagens mais acessíveis e sobretudo, ter descontos nas zonas com trabalhos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          Só há uma maneira e eles já tiveram isso em mente. Era controlar a velocidade média entre as saídas com a Via Verde.

                          O problema é que toda a gente tinha que ter uma.

                          E para evitar pagamentos com elas bastava ter um pórtico a ler as VV depois da portagem de entrada e 1 pórtico a ler 1km antes da portagem de saida.
                          Sem ter muito a ver, mas em Inglaterra parece que aconteceram algumas coisas parvas com câmaras de velocidade média. Houve pessoas que foram apanhadas porque não têm conhecimento do que uma média é, ou seja, travaram na primeira câmara e aceleraram até á próxima onde abrandaram novamente. Muito inteligente!

                          Comentário


                            #14
                            O imposto das portagens é suposto render ao estado $. Se assim fosse toda a gente iria tentar andar no limite pra nao pagar e o estado via navios.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Road2TheFreedom Ver Post
                              Não concordo.

                              Ora , se quiserem mesmo fiscalizar a velocidade nas AE's , metam radares fixos de 10 em 10 KM por exemplo,. sem estarem identificados e assim já ninguém se estica......
                              uma boa fonte de receitas é o pessoal apanhado em aes, com radares ia cair a receita

                              eles fazem mais receitam nas estradas mais seguras, no fundo a maior parte das aes só são perigosas pelo pessoa que muda de faixa sem olhar para os espelhos

                              Originalmente Colocado por PilotoZetec Ver Post
                              E se não pagassemos portagens porque já descontamos o suficiente e porquem existem demasiados impostos e os mais altos da união europeia?

                              Os impostos vão para onde? pelos vistos para as estradas não vão... talvez para submarinos e phateons a gasolina...e viagens a paris... e cursos de ingles em inglaterra, etc etc...
                              a independente tambem dava cursos de ingles tecnico
                              podem meter na cabeça que em portugal qualquer dia pagamos para respirar

                              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                              A ideia é muito boa mas precisa de ser trabalhada.

                              Continuavam a pagar qualquer que fosse a velocidade.

                              Aumentada o mínimo para 100km/h e o máximo para 150km/h (conforme o traçado).

                              A 120km/h pagava o que já se paga. A menos que isso tinha um desconto progressivo.
                              A mais que isso tinha um aumento progressivo.

                              Ou seja, por exemplo:

                              - 120km/h pagava 5€
                              - 100km/h pagava 4€ (-1€)
                              - 130km/h pagava 6€ (+1€)
                              - 140km/h pagava 7,5€ (+2,5€)
                              - 150km/h pagava 9,5€ (+4,5€)

                              Sendo assim já deixava de andar a 140-150km/h porque além do aumento do gasóleo levava no pelo com as portagens.
                              honestamente acredito que o meu carro gaste tanto a 160 como a 120

                              Comentário


                                #16
                                Boa idéia. E quem fizesse uma média inferior a 50 km/h tinha direito a uma sande de presunto, uma cerveja ou um copo de vinho e um maço de Português Suave.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Para ter uma velocidade média de 120 km/h é preciso ir muito tempo BEM ! acima deste valor...

                                  Acho uma ideia completamente descabida.

                                  Preferia de longe ter portagens mais acessíveis e sobretudo, ter descontos nas zonas com trabalhos.
                                  Se os porticos fossem depois das portagens na entrada e antes das portagens na saída a velocidade média é sempre mais elevada do que aquela que as pessoas costumam fazer no CB, que é quando saem de casa e quando chegam ao local de destino.

                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  Sem ter muito a ver, mas em Inglaterra parece que aconteceram algumas coisas parvas com câmaras de velocidade média. Houve pessoas que foram apanhadas porque não têm conhecimento do que uma média é, ou seja, travaram na primeira câmara e aceleraram até á próxima onde abrandaram novamente. Muito inteligente!
                                  Isso não é inteligente e só tem desvantagens. Para ir de A para B o tempo que conta é a média. Se andam depressa e depois travam só vão chegar ao mesmo tempo do que alguém que manteve o ritmo. E alem do mais tem um desgaste maior no carro e podem ser apanhados por radares fixos.

                                  Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                  honestamente acredito que o meu carro gaste tanto a 160 como a 120
                                  Isso é impossível. A não ser que estejas a comparar ir a 120km/h em 3ª e a 160km/h em 6ª.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                    Eu explico...

                                    Hoje temos na ordem do dia a questão das portagens, dos chips, das obrigatoriedades, dos partidos que não se entendem e, quanto a mim, entre outras coisas essenciais, bem poderiam equacionar esta nuance... cobrar a utilização das AE em função do tempo percorrido entre o ponto A e o ponto B!

                                    Por exemplo, poderia ser gratuita a utilização das AE para quem circulasse até aos 130 kms / h, mas a partir desse valor poderiam pensar em cobrar, considerando uma tabela de valores progressiva...:

                                    - Mais de 130 aos 135 kms / h, € 1 por cada km /h a mais, em relação ao máximo permitido, multiplicado pelo número de quilómetros da viagem;
                                    - Mais de 135 kms / h e até aos 140 kms / h, idem, € 2...;
                                    - Mais de 140 kms / h e até aos 145 kms / h, idem, € 5...;
                                    - Mais de ...

                                    Eu sei que o pessoal gosta de, por vezes, andar depressa (quem não gosta...), mas o factor economia seria um argumento de peso para reduzir transversalmente as velocidades praticadas!

                                    Bem sei que já me vão dizer que quem pudesse pagar andaria sempre mais depressa!... Não se convençam disso, pois acredito que as pessoas embora pensem "uma vez não são vezes", com o decorrer do tempo passariam a andar mais devagar... Até entrar no hábito!

                                    Claro, há sempre a marcha de urgência, quando devidamente fundamentada, que excluiria o pagamento...

                                    O que acham?

                                    Em jeito de brincadeira, então e o pessoal dos Alfa Romeo ? Pagavam um balúrdio !



                                    Bem mas também não me parece que seja solução... O número de acidentes ia aumentar drásticamente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como todas as leis há sempre inconvenientes, mas que a ideia do tópico é brilhante é.

                                      É uma maneira de diminuir as velocidades na AE e controlar a sinistralidade.

                                      Só se tinha de encontrar bem as velocidades médias e os valores a pagar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                        Como todas as leis há sempre inconvenientes, mas que a ideia do tópico é brilhante é.

                                        É uma maneira de diminuir as velocidades na AE e controlar a sinistralidade.

                                        Só se tinha de encontrar bem as velocidades médias e os valores a pagar.
                                        Imagina que fazer um percurso X a 100 km/h custava metade do valor antigo. Mas fazer o mesmo percurso a 160 ja era igual ao valor antigo. Achas que quem tem essas passagens pagas pelas empresas vai optar pela economia ? Paga o mesmo, mas vai legalmente a 160 km/h...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                          Imagina que fazer um percurso X a 100 km/h custava metade do valor antigo. Mas fazer o mesmo percurso a 160 ja era igual ao valor antigo. Achas que quem tem essas passagens pagas pelas empresas vai optar pela economia ? Paga o mesmo, mas vai legalmente a 160 km/h...
                                          Lê mais atrás.

                                          A ideia era com o limite máximo legal actual pagar o mesmo.

                                          Mas acho que os 120km/h são curtos. Aumentavam para 150km/h e aumentavam o mínimo para 100km/h.

                                          Abaixo dos 120km/h tinham um desconto. Acima dos 120km/h até ao 150km/h aumentavam o valor. Com os 150km/h a custarem quase o dobro dos 120km/h.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                            ...

                                            É uma maneira de diminuir as velocidades na AE e controlar a sinistralidade.

                                            Só se tinha de encontrar bem as velocidades médias e os valores a pagar.
                                            A ideia é exactamente por aqui. Apresentar um conceito "novo" e trabalhá-lo até valores de ratio óptimos aos diversos fins em vista (menos sinistralidade, mais economia, menos poluição, etc...!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                              Eu explico...

                                              Hoje temos na ordem do dia a questão das portagens, dos chips, das obrigatoriedades, dos partidos que não se entendem e, quanto a mim, entre outras coisas essenciais, bem poderiam equacionar esta nuance... cobrar a utilização das AE em função do tempo percorrido entre o ponto A e o ponto B!

                                              Por exemplo, poderia ser gratuita a utilização das AE para quem circulasse até aos 130 kms / h, mas a partir desse valor poderiam pensar em cobrar, considerando uma tabela de valores progressiva...:

                                              - Mais de 130 aos 135 kms / h, € 1 por cada km /h a mais, em relação ao máximo permitido, multiplicado pelo número de quilómetros da viagem;
                                              - Mais de 135 kms / h e até aos 140 kms / h, idem, € 2...;
                                              - Mais de 140 kms / h e até aos 145 kms / h, idem, € 5...;
                                              - Mais de ...

                                              Eu sei que o pessoal gosta de, por vezes, andar depressa (quem não gosta...), mas o factor economia seria um argumento de peso para reduzir transversalmente as velocidades praticadas!

                                              Bem sei que já me vão dizer que quem pudesse pagar andaria sempre mais depressa!... Não se convençam disso, pois acredito que as pessoas embora pensem "uma vez não são vezes", com o decorrer do tempo passariam a andar mais devagar... Até entrar no hábito!

                                              Claro, há sempre a marcha de urgência, quando devidamente fundamentada, que excluiria o pagamento...

                                              O que acham?
                                              Muito sinceramente, e sem ler os posts seguintes, acho que era uma aberração total. Uma injustiça baseada nas posses de cada um. Os ricos poderiam andar à velocidade que quisessem e os menos afortunados devagar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                                Muito sinceramente, e sem ler os posts seguintes, acho que era uma aberração total. Uma injustiça baseada nas posses de cada um. Os ricos poderiam andar à velocidade que quisessem e os menos afortunados devagar.
                                                Isso só me dá vontade de rir.

                                                Essa de defender os pobrezinhos é muito BE e cheira mal.

                                                Os ricos já compram melhores carros, melhores carros, gastam mais gasolina e mais muitas outras coisas.

                                                Isso só resulta em mais impostos.

                                                Aumentar o limite da AE, que é ridículo nos dias de hoje, e cobrar bem tudo que fosse acima dos 120km/h até ao limite é uma solução de sacar mais dinheiro a quem pode.

                                                Com a tua mentalidade eles andam a mesma mais depressa e não pagam. lol

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Para ter uma velocidade média de 120 km/h é preciso ir muito tempo BEM ! acima deste valor...


                                                  Acho uma ideia completamente descabida.

                                                  Preferia de longe ter portagens mais acessíveis e sobretudo, ter descontos nas zonas com trabalhos.
                                                  Eu concordo com o pagamento das portagens, desde que fossem valores aceitáveis. Basicamente metade do que estão a sugerir agora p/ as SCUT. Quem faz todos os dias Aveiro-Ovar-Aveiro como eu, vai levar com 2,9€x2 no lombo. Ora se fosse metade o valor já era aceitável, mas fogo é muito dinheiro ao fim do mês.

                                                  Agora essa situação de pagar por km/h, teria que ser bem estudade. Eu por mim, acho que deviamos pagar uma avença anual para andar em todas auto-estradas. Quem queria usar, pagava o valor, quem não contava andar não pagava. Tão simples quanto isto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post

                                                    (...)

                                                    Claro, há sempre a marcha de urgência, quando devidamente fundamentada, que excluiria o pagamento...

                                                    O que acham?

                                                    A tua ideia até dá um tópico de conversa interessante, mas lixaste tudo com a parte a negrito.
                                                    Estamos em Portugal, PeLeve!!!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                      Isso só me dá vontade de rir.

                                                      Essa de defender os pobrezinhos é muito BE e cheira mal.

                                                      Os ricos já compram melhores carros, melhores carros, gastam mais gasolina e mais muitas outras coisas.

                                                      Isso só resulta em mais impostos.

                                                      Aumentar o limite da AE, que é ridículo nos dias de hoje, e cobrar bem tudo que fosse acima dos 120km/h até ao limite é uma solução de sacar mais dinheiro a quem pode.

                                                      Com a tua mentalidade eles andam a mesma mais depressa e não pagam. lol
                                                      Para o primeiro ponto só posso recomendar uma ida ao otorrino.

                                                      Quanto ao segundo, cada um tem uma mentalidade diferente. A minha é assim, a tua deu para o que se lê.

                                                      Fica bem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não é assim tão fácil atingir uma média de 130km/h em AE porque na maioria das vezes o pessoal pára nas estações de serviço (eu pelo menos quando viajo em AE paro sempre) e isso reduz substancialmente a média.
                                                        No entanto, acho que esta ideia deveria ser aproveitada e quem fosse "apanhado" com uma média superior à permitida por lei em vez de um aumento da portagem devia receber uma coima em casa.
                                                        Editado pela última vez por vsfce; 26 June 2010, 00:41.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não concordo, pelo simples facto de ter de haver um método fidedigno para controlar as velocidades.
                                                          Ponho somente o seguinte imaginemos que para uma viagem Lisboa - Algarve (veja-se a A2 ponta a ponta), quem diz que não há uma pessoa que venha a 200 até Aljustrel, pare para almoçar e dormir a sesta e continue a sua viagem a 200 até às portagens finais.
                                                          Supostamente teria de haver um tempo que calculava a média do tipo Lisboa-Algarve a 120 km/h = Xh e X min, daí para baixo a velocidade seria menor e caso se fizesse em menos tempo a velocidade superior.. agarre-se no exemplo da sesta, e a pessoa que vai sempre a 200 supostamente faz um tempo de viagem de uma pessoa que fosse a 95 km /h, isto é uma pessoa que fizesse uma viagem a 135 km /h sem paragens iria estar a ser mais correcta que a outra que fez sempre a 200, no entanto a outra pessoa como teve tempo de almoçar e dormir a sesta, etc vai pagar menos do que o que foi sempre a 135. Era estranho desta forma.

                                                          Por outro lado as áreas de serviço em tempo de verão iriam encher e seria um cumulo, pois todas as famílias iriam parar para descansar e ainda por cima poupar uns trocos, o que se quer mais?

                                                          Não concordo com este esquema por causa disso, não há controlo nem há infra-estruturas para suportar o tráfego nestas situações.
                                                          Em casos normais... seria mau quem quisesse mesmo fazer uma viagem de noite às 4 da manhã ou assim pela A6 por exemplo ou A13 ou outras auto estradas sem ninguém onde se anda sem problema pelos 145, e pagar um balúrdio por isso.
                                                          Tinha de ser uma coisa extremamente bem estudada... mas apenas a minha opinião

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                            Eu explico...

                                                            Hoje temos na ordem do dia a questão das portagens, dos chips, das obrigatoriedades, dos partidos que não se entendem e, quanto a mim, entre outras coisas essenciais, bem poderiam equacionar esta nuance... cobrar a utilização das AE em função do tempo percorrido entre o ponto A e o ponto B!

                                                            Por exemplo, poderia ser gratuita a utilização das AE para quem circulasse até aos 130 kms / h, mas a partir desse valor poderiam pensar em cobrar, considerando uma tabela de valores progressiva...:

                                                            - Mais de 130 aos 135 kms / h, € 1 por cada km /h a mais, em relação ao máximo permitido, multiplicado pelo número de quilómetros da viagem;
                                                            - Mais de 135 kms / h e até aos 140 kms / h, idem, € 2...;
                                                            - Mais de 140 kms / h e até aos 145 kms / h, idem, € 5...;
                                                            - Mais de ...

                                                            Eu sei que o pessoal gosta de, por vezes, andar depressa (quem não gosta...), mas o factor economia seria um argumento de peso para reduzir transversalmente as velocidades praticadas!

                                                            Bem sei que já me vão dizer que quem pudesse pagar andaria sempre mais depressa!... Não se convençam disso, pois acredito que as pessoas embora pensem "uma vez não são vezes", com o decorrer do tempo passariam a andar mais devagar... Até entrar no hábito!

                                                            Claro, há sempre a marcha de urgência, quando devidamente fundamentada, que excluiria o pagamento...

                                                            O que acham?
                                                            E acaba-se com granda parte da BT e todos os recursos e entidades à volta da prevenção rodoviária!

                                                            Quando se paga uma portagem, estou sensível a pagar por ter uma mais valia da minha mobilidade face a outras vias alternativas, optimizando o tempo e a segurança com que o faço!
                                                            Ter a opção de prejudicar a nossa segurança e a dos outros (que eventualmente nem pagaram essa mais valia de poder circular a maiores velocidades) a troco de dinheiro não é moral, não pode vir de um Estado Democrático...

                                                            Percebo a origem da ideia...e a tua faceta Sócrates mas este exemplo é bem diferente em conceito de eu pagar para entrar dentro de um perímetro de uma grande cidade...que neste caso, já concordo e bem! E está cada vez mais perto esta realidade em Lisboa segundo uma entrevista que li do Prof. Viegas. Parece que está a terminar o estudo de uns americanos sobre esta possibilidade e que será entregue ao Ministério respectivo não tarda muito.

                                                            Comentário

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