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Férias - Melhor Trajecto Porto - Algarve

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    [Estradas] Férias - Melhor Trajecto Porto - Algarve

    Bom dia a todos,

    tenho seguido o fórum como visitante e já aprendi muito com todos vocês, experts da estrada!

    A minha dúvida é a seguinte:

    no próximo dia 02/08 vou iniciar as minhas férias no Algarve. Gostaria de saber que trajecto aconselham... acham que compensa ir pela A29/A25/A17/A8 e depois A2 ou mais vale ir sempre pela A1, sair para Santarém e depois apanhar a A2? Em termos de custos de portagens têm alguma ideia? Já fui ao site da Brisa mas não consegui saber exactamente o que procuro... ouvi falar que depois de Lisboa, ir pela Nacional até ao Algarve também não é mau... mas depois de algumas horas de viagem é boa ideia meter-me numa Nacional e apanhar com os camiões, ultrapassagens perigosas, etc?

    Obrigado desde já pela ajuda!

    #2
    Esquece a A8. O que ganhas no conforto da A17 e da A8 até Óbidos, não compensa o stress de andar naquela "estrada", sobretudo se gostares de poupar o carrito É só altos e baixos, curvas mal feitas, piso em mau estado, obras e mais obras...

    Eu iria pela A1, pelo menos de Leiria para baixo, sobretudo agora que temos 3 faixas desde Torres Novas.

    Comentário


      #3
      @ FusionPlus, tens abertos vários tópicos com a mesma temática - utiliza a pesquisa (Algarve no título)

      Dá uma olhadela neste - http://forum.autohoje.com/road-book/...o-algarve.html

      Do Porto a Coimbra - A29 + A25 até Aveiro e o resto de IC2 ou A1.
      Coimbra a Leiria - O IC2 faz-se num instante.
      O resto, tens no tópico que referi em cima

      Comentário


        #4
        Opta pela Ponte da Leziria.
        Evitas todo o tráfego da AML, e a AE é nova até reentrares na A2.

        Comentário


          #5
          Boas,

          obrigado pelas dicas...

          A solução:

          - A1 até ao Carregado

          - Ponte da Lezíria

          - A13 até á Marateca ou Alcácer

          - IC1 até Albufeira

          não me parece nada má...

          Comentário


            #6
            A revista autohoje de 9 de Junho traz informações sobre a melhor forma de poupar dinheiro na viagem para o Algarve. Uma delas é o percurso desde os o Porto e Lisboa.

            E para quem parte do Porto a sugestão é a seguinte:
            A29 (não tens portagens);
            A17 até Leiria, o pavimento proporciona um aforra de combustível de 10% , apanhar a A1 (portagens mais baratas do que na A8);
            deixar a A1, atravessar ponte Salgueiro Maia e apanhar a A13;
            apanhar IC1 em Alcácer do Sal.
            O meu pai este ano vai mesmo pela A29 e A17, porque a auto-estrada é melhor e não há tanto movimento. Pelo menos foi a ideia com que ele ficou quando foi a Peniche. Quem quer ir pela A1 o melhor é acordar mais cedo, para não apanhar tanto volume de tráfego .
            O resto do percurso, eu já o tinha convencido a ir sempre por auto-estrada, mas agora leu a revista e mudou novamente de opinião . Diz que não gosta da auto-estrada naquela zona, e que é mais seguro o IC1 .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FusionPlus Ver Post
              Boas,

              obrigado pelas dicas...

              A solução:

              - A1 até ao Carregado

              - Ponte da Lezíria

              - A13 até á Marateca ou Alcácer

              - IC1 até Albufeira

              não me parece nada má...

              Só trocava a parte do IC1 pela A2/A22.
              Pagas portagem, mas a viagem é bem mais tranquila e rápida.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                Só trocava a parte do IC1 pela A2/A22.
                Pagas portagem, mas a viagem é bem mais tranquila e rápida.
                Concordo. E por 2,30€, a diferença não é muita.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                  Concordo. E por 2,30€, a diferença não é muita.
                  Peço desculpa mas não percebi a diferença de 2,30 €... Na A2 entrando em Alcácer do Sal e saindo em Paderne o custo é de 13,45 €...

                  Por isso ao sair em Alcácer e depois continuar na IC1 poupa-se 13,45 € não? Ou estou a pensar mal?
                  Editado pela última vez por FusionPlus; 27 July 2010, 14:18. Razão: Erro ortográfico

                  Comentário


                    #10
                    O valor da portagem de Alcacer a Paderne é de 13,45 euros.
                    Mas indo pelo IC1 vais gastar mais combustivel e vais demorar bastante mais tempo.

                    Comentário


                      #11
                      O melhor é ir sempre na A1.

                      Depois sai para Santarém e vai na A13 e depois A2.

                      É muito mais confortável e seguro.

                      Se há problema com o custo de portagens e gasto de combustível, o melhor é ficar em casa e apanhar o comboio todos os dias e ir para Espinho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                        O valor da portagem de Alcacer a Paderne é de 13,45 euros.
                        Mas indo pelo IC1 vais gastar mais combustivel e vais demorar bastante mais tempo.
                        Nada mais errado...

                        Pelo IC1 fazes velocidades inferiores e, á partida, consumos idênticos ou até inferiores.

                        Desde que a A2 ficou completa, o IC1 é quase o paraíso, bom piso, bom traçado, pouco tráfego. A ultima vez que a fiz, raramente desci dos 100/120 km/h.

                        Comentário


                          #13
                          é preferivel ir por santarem do que pela ponte das lezirias.

                          para quem vem de norte é mais pratico e apanhas menos transito.

                          mas, como vais para sul a um domingo, não deves ter problemas nenhuns.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FusionPlus Ver Post
                            Peço desculpa mas não percebi a diferença de 2,30 €... Na A2 entrando em Alcácer do Sal e saindo em Paderne o custo é de 13,45 €...

                            Por isso ao sair em Alcácer e depois continuar na IC1 poupa-se 13,45 € não? Ou estou a pensar mal?
                            Tens razão, eu tinha lido mal . Até achava estranho a diferença ser tão pequena, mas agora percebi.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                              O melhor é ir sempre na A1.

                              Depois sai para Santarém e vai na A13 e depois A2.

                              É muito mais confortável e seguro.

                              Se há problema com o custo de portagens e gasto de combustível, o melhor é ficar em casa e apanhar o comboio todos os dias e ir para Espinho.
                              Subscrevo.

                              Alem de ser mais rapido, é mais confortavel e seguro.

                              E para mim, não ha dinheiro que pague a segurança.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Nada mais errado...

                                Pelo IC1 fazes velocidades inferiores e, á partida, consumos idênticos ou até inferiores.

                                Desde que a A2 ficou completa, o IC1 é quase o paraíso, bom piso, bom traçado, pouco tráfego. A ultima vez que a fiz, raramente desci dos 100/120 km/h.
                                Discordo. A primeira metade do IC1 é miseravel. A segunda metade, até que não é má...
                                E duvido que agora no verão consigas andar nos 100/120Km/h na nacional.

                                Comentário


                                  #17
                                  o IC1 só se usa sem sacrificio a partir de grandola até ao algarve.

                                  acima disso está com um piso miserável, e com obras (ja era para estar, não sei se estão no terreno...)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Nada mais errado...

                                    Pelo IC1 fazes velocidades inferiores e, á partida, consumos idênticos ou até inferiores.

                                    Desde que a A2 ficou completa, o IC1 é quase o paraíso, bom piso, bom traçado, pouco tráfego. A ultima vez que a fiz, raramente desci dos 100/120 km/h.

                                    Consumos inferiores com cruzamentos de nivel, semáforos, controlos de velocidade, camiões e tractores agricolas ?
                                    Se quiseres dizer que não compensa o que economizas de combustivel relativamente ao preço da portagem indo pela autoestrada, até ai tudo bem, agora que gastas mais combustivel indo pela autoestrada relativamente ao IC1, aí não concordo.
                                    No IC1 a velocidade máxima permitida é de 90 km/h, e a guarda anda por lá sempre (e bem).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                                      Consumos inferiores com cruzamentos de nivel, semáforos, controlos de velocidade, camiões e tractores agricolas ?
                                      Se quiseres dizer que não compensa o que economizas de combustivel relativamente ao preço da portagem indo pela autoestrada, até ai tudo bem, agora que gastas mais combustivel indo pela autoestrada relativamente ao IC1, aí não concordo.
                                      No IC1 a velocidade máxima permitida é de 90 km/h, e a guarda anda por lá sempre (e bem).
                                      Normalmente consegue fazer-se o IC1 por volta dos 120 km/h (ou mais) sem grandes problemas.
                                      Mas sim, a auto-estrada é muito melhor e, pensando assim, talvez até em termos de € vale a pena.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RoadsterRunner Ver Post
                                        Consumos inferiores com cruzamentos de nivel, semáforos, controlos de velocidade, camiões e tractores agricolas ?
                                        Se quiseres dizer que não compensa o que economizas de combustivel relativamente ao preço da portagem indo pela autoestrada, até ai tudo bem, agora que gastas mais combustivel indo pela autoestrada relativamente ao IC1, aí não concordo.
                                        No IC1 a velocidade máxima permitida é de 90 km/h, e a guarda anda por lá sempre (e bem).
                                        Os teus carros não sei, mas os meus consomem menos em IC entre os 90 e os 120 km/h do que em AE entre os 120 e os 150 km/h. Aliás, parece-me consensual que a esmagadora maioria dos carros assim funciona...

                                        Cruzamentos de nivel? Sim, onde quem vai no IC1 tem sempre prioridade, o máximo que se faz é reduzir a velocidade por uma questão de precaução. Semáforos? Apenas de controlo de velocidade e quantos? Meia-duzia? Nem devem ser tantos.

                                        Camiões? Sim, alguns a 80/90 km/h, ultrapassam-se com toda a facilidade.

                                        Controlos de velocidade? Sim, como os há na AE. Se lá ando a mais 20/30 km/h do que o permitido, no IC1 faço o mesmo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Torres Novas - Comporta/Troia

                                          Aproveitando este tópico, gostaria de saber qual é o percurso mais barato em auto-estrada.

                                          A1/A2?

                                          A1/A12/A2?

                                          A1/A13/A2?

                                          Apanhar o ferry em Setubal está fora de hipotese devido ao preço absurdo.

                                          Obg.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ninguém?

                                            Sigo viajem amanhã.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                              Aproveitando este tópico, gostaria de saber qual é o percurso mais barato em auto-estrada.

                                              A1/A2?

                                              A1/A12/A2?

                                              A1/A13/A2?

                                              Apanhar o ferry em Setubal está fora de hipotese devido ao preço absurdo.

                                              Obg.
                                              Não te sei ajudar, mas na via michelin não consegues ver os preços?

                                              Cumps e boa viagem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                Não te sei ajudar, mas na via michelin não consegues ver os preços?

                                                Cumps e boa viagem
                                                Consigo sim.

                                                Obg pela dica.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Coimbra - Isla Canela

                                                  Aproveitando o tópico, será que alguém me dá uma opinião acerca da viagens Coimbra - Isla Canela?
                                                  O objectivo era fazer um percurso rápido mas não muito caro.
                                                  Em Junho fui até Punta Umbria e para baixo, paguei uma pipa de massa em portagens. Na volta, fiz as autopistas e autovias até Badajoz - sem portagens, claro.

                                                  Será que compensa ir para baixo sempre por Espanha?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A volta será sempre muito maior por Espanha.

                                                    Podes por exemplo, para evitares a A2 até ao Algarve, saíres após a Ponte Salgueiro Maia em Santarém, apanhares a N114 que passa por Coruche em direcção a MOntemor-O-Novo e por conseguinte Évora, e daí o IP2 até Beja.
                                                    Depois em Beja, apanhas a N122 até Mértola e a seguir a Mértola tens o IC27 até Castro marim.

                                                    Mas isto sou eu que em férias gosto de evitar as AE's e andar pela nacionais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FusionPlus Ver Post
                                                      Boas,

                                                      obrigado pelas dicas...

                                                      A solução:

                                                      - A1 até ao Carregado

                                                      - Ponte da Lezíria

                                                      - A13 até á Marateca ou Alcácer

                                                      - IC1 até Albufeira

                                                      não me parece nada má...

                                                      Opta por sair em Grândola, a EN desde á Marateca até Grândola tá uma míseria para além de apanhares muitos camiões nessa zona.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Aproveitando a existência deste tópico, pergunto se haverá alguma estrada, directa e em condições, do Porto até Aljezur?

                                                        Vou no dia 8 para baixo e até chegar ao inicio da A2 não tenho qualquer problema. É sempre em AE.

                                                        A questão coloca-se no seguinte: Ir em AE até Lagos e depois fazer aqueles quilómetros em falta até Aljezur, ou sair algures na A2 e ir por alguma estrada nacional, em condições até lá?

                                                        A sugestão terá que ser mesmo boa, porque prefiro sempre AE.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          EDIT: engano - apagar

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                            Os teus carros não sei, mas os meus consomem menos em IC entre os 90 e os 120 km/h do que em AE entre os 120 e os 150 km/h. Aliás, parece-me consensual que a esmagadora maioria dos carros assim funciona...

                                                            Cruzamentos de nivel? Sim, onde quem vai no IC1 tem sempre prioridade, o máximo que se faz é reduzir a velocidade por uma questão de precaução. Semáforos? Apenas de controlo de velocidade e quantos? Meia-duzia? Nem devem ser tantos.

                                                            Camiões? Sim, alguns a 80/90 km/h, ultrapassam-se com toda a facilidade.

                                                            Controlos de velocidade? Sim, como os há na AE. Se lá ando a mais 20/30 km/h do que o permitido, no IC1 faço o mesmo.
                                                            Isso podia ser verdade se fosse mantida uma velocidade constante o que não é o caso, há algumas localidades onde a velocidade maxima é 50kmh e muitos bocados com traço continuo onde vais a engonhar a trás dos lentos, depois até fazem fila para os passar, e há artistas que vão atras dos camiões e não os passam tornando a passagem complicada, depois vais puxar pelo carro para fazeres estas passagem, dezenas de vezes, pois os camiões tem ordens para poupar e não ir pela AE porque não podem passar dos 90kmh e não se justifica.
                                                            Resumindo, A2 2 horas Lisboa-algarve IC1 3 horas se tiveres um carro economico fazes o mesmo consumo se for um carro potente e fores na velocidade legal fazes menos em AE.

                                                            Comentário

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